Egr golf iv 130, em golf 4 110
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Egr golf iv 130, em golf 4 110
Boas,venho aqui mais uma vez pedir ajuda, tenho um golf tdi 110, meti coletor pd,com egr e tudo certinho a funcionar...ontem ao fim de uma viagem de cerca de 100/100 e poucos km,ao chegar a casa deixei o carro estar a trabalhar um bocadinho como sempre e ao desligar com o pe na embraiagem o carro estremeceu todo... estranhei logo, pois a egr esta tudo ligado e nunca tinha feito isso... hoje andei a ver e quando dou a ignição e volto a desligar verifiquei que a egr nao fecha a "borboleta" como fazia antes...dai o desligar estar brusco... a minha pergunta é... por onde devo começar a ver o problema? Sera a valvula que controla o fecho da egr? (1J0906283A) a minha tem essa referência... ou será algum fio partido? Se for fio qual sera a melhor opção? Dá para cortar e emendar um novo qualquer, ou tenho de fazer de outra maneira? Obrigado desde ja pessoal..
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
Vais ter de explicar o que é um "coletor pd" primeiro
É que o TDI 90, 100, 110, 115 usam todos o mesmo coletor e o 100 e 115 sao de injetor bomba(pd), provavelmente meteste foi o coletor de admissão de um TDI 130/150cv.
Deves começar por ver se não tens fugas de vácuo ou mesmo falta de vacuo, e se o diafragma do atuador pneumático da borboleta está bom, depois, caso não seja uma coisa nem outra, testar o solenoide de controlo da borboleta.
É que o TDI 90, 100, 110, 115 usam todos o mesmo coletor e o 100 e 115 sao de injetor bomba(pd), provavelmente meteste foi o coletor de admissão de um TDI 130/150cv.
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
Isso, coletor de admissão tdi 150ahahMario_Marques Escreveu: ↑23 mai 2021, 13:32 Vais ter de explicar o que é um "coletor pd" primeiro
É que o TDI 90, 100, 110, 115 usam todos o mesmo coletor e o 100 e 115 sao de injetor bomba(pd), provavelmente meteste foi o coletor de admissão de um TDI 130/150cv.
Deves começar por ver se não tens fugas de vácuo ou mesmo falta de vacuo, e se o diafragma do atuador pneumático da borboleta está bom, depois, caso não seja uma coisa nem outra, testar o solenoide de controlo da borboleta.
Tens alguma dica para testas a falta de vacuo? Fuga nao creio muito, pois troquei os tubos ah relativamente pouco tempo..como testas o solenoide? Estou as escuras ahahah
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
Testei agora o pneumático da egr liguei um tubo puchei o ar, ele recolheu e segurou na posicao da borboleta fechada*Mario_Marques Escreveu: ↑23 mai 2021, 13:32 Vais ter de explicar o que é um "coletor pd" primeiro
É que o TDI 90, 100, 110, 115 usam todos o mesmo coletor e o 100 e 115 sao de injetor bomba(pd), provavelmente meteste foi o coletor de admissão de um TDI 130/150cv.
Deves começar por ver se não tens fugas de vácuo ou mesmo falta de vacuo, e se o diafragma do atuador pneumático da borboleta está bom, depois, caso não seja uma coisa nem outra, testar o solenoide de controlo da borboleta.
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
deves testar a válvula se está a fazer vácuo e verificar se não tens mesmo uma fuga nos tubos
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
se estiver a fazer vácuo fecha a EGR.Daniel_mkiv Escreveu: ↑23 mai 2021, 16:22Para testar a valvula se faz vacuo, basta ligar e desligar a chave? E ver se faz o vacuo? Mas se estivesse a fazer vacuo, nao fecharia a borboleta da egr?
se testas te o pneumático e segurou o vácuo é dai para trás o que resta a válvula ou as tubagens com fuga.
desliga o tubo na válvula e testa de consegue aguentar a EGR fechada
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
Sempre que desligas o carro, a ecu envia energia para o solenoide que faz a borboleta da egr fechar, logo, para saber se chega lá energia ou tentas ouvir (se ouvires o click está a trabalhar) se ela atua mas ficas sem saber na mesma se chega lá energia, ou ligas um multímetro e vês se chega lá ou não energia, se chegar energia mas ela não atua está danificada.
Se tiveres energia, se o solenoide trabalhar, só te resta mais 2 coisas, circuito de vácuo ou não haver mesmo vácuo.
Outra coisa, se trocaste os tubos, há sérias chances de o problema ser uma fuga, geralmente os tubos de concorrência rasgam onde faz as uniões, outras hipótese, se o problema tiver começado após a troca dos tubos, teres trocado alguma ligação.
Se tiveres energia, se o solenoide trabalhar, só te resta mais 2 coisas, circuito de vácuo ou não haver mesmo vácuo.
Outra coisa, se trocaste os tubos, há sérias chances de o problema ser uma fuga, geralmente os tubos de concorrência rasgam onde faz as uniões, outras hipótese, se o problema tiver começado após a troca dos tubos, teres trocado alguma ligação.
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
A mudança dos tubos ja foi feita ah praticamente 1 ano... tirei um a um, medi e coloquei no mesmo sitio... sempre funcionou 5 estrelas ate ontem....vim a apertar um pouco com o carro na viagem que fiz... entretanto tive parado cerca de 15 minutos ao relantim e depois arranquei para casa...(5minutos nem tanto) e ao chegar deixar estar um pouco e ao desligar ai eque notei o desligar brusco, a meio.da viagem comi no.mac, desliguei o carro e estava normal... foi do "nada" xDMario_Marques Escreveu: ↑23 mai 2021, 19:01 Sempre que desligas o carro, a ecu envia energia para o solenoide que faz a borboleta da egr fechar, logo, para saber se chega lá energia ou tentas ouvir (se ouvires o click está a trabalhar) se ela atua mas ficas sem saber na mesma se chega lá energia, ou ligas um multímetro e vês se chega lá ou não energia, se chegar energia mas ela não atua está danificada.
Se tiveres energia, se o solenoide trabalhar, só te resta mais 2 coisas, circuito de vácuo ou não haver mesmo vácuo.
Outra coisa, se trocaste os tubos, há sérias chances de o problema ser uma fuga, geralmente os tubos de concorrência rasgam onde faz as uniões, outras hipótese, se o problema tiver começado após a troca dos tubos, teres trocado alguma ligação.
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
ok, então exclui-se a parte de ter sido um tubo trocado e da propria EGR, e ficam só as hipóteses de problemas elétricos, problemas no próprio solenoide, falta de vácuo, fuga de vácuo.
Isso é trabalho de 5 minutos, ver o que está realmente mal.
Isso é trabalho de 5 minutos, ver o que está realmente mal.
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
5 minutos para quem sabe ahahaMario_Marques Escreveu: ↑23 mai 2021, 22:06 ok, então exclui-se a parte de ter sido um tubo trocado e da propria EGR, e ficam só as hipóteses de problemas elétricos, problemas no próprio solenoide, falta de vácuo, fuga de vácuo.
Isso é trabalho de 5 minutos, ver o que está realmente mal.
Eu nao percebo grande coisa disto ahah
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
Pergunta parva oi talvez não. Porque é que não vais ao mecânico?
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
Porque se for relativamente facil de descobrir oque é, poupo uns trocos, se detetar que a falha vem da valvula que faz atuar o solenoide da egr,posso trocar em casa e escuso de gastar 20 ou 30 euros em mao de obra do meu mecânico 😁|Guilherme| Escreveu: ↑24 mai 2021, 00:25 Pergunta parva oi talvez não. Porque é que não vais ao mecânico?
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
Daniel, Pega num multímetro, liga em DC aos 2 terminais que vao á ficha do solenoide, liga a ignição, não é preciso ligar mesmo o carro, depois desliga a ignição e vê se chega sinal elétrico, se chegar, faz novamente o mesmo teste mas desta vez com o solenoide ligado, deves ouvir/sentir algo no solenoide ao desligar , com o multímetro, mede a resistência do solenoide, se tudo isto der ok, tens uma fuga de vácuo ou falta de vácuo.
Se houver problemas elétricos no vag-com, módulo do motor grava erro do solenoide.
Para medir o vácuo caso não tenhas fuga, precisas de um vacuometro e a fuga pode ser em imensos sítios, por ex o tubo do servofreio.
Á partida o mais provável é mesmo teres uma fuga, estes métodos que estou a explicar é o método para totós, quem não conseguir assim mais vale ir a uma oficina, pois quem não conseguir muito provavelmente vai fazer asneira.
As vezes o pessoal que monta esses coletores também não tem cuidado e o solenoide ou cabos acabam caídos no escape e derretem ou estragam-se
Se houver problemas elétricos no vag-com, módulo do motor grava erro do solenoide.
Para medir o vácuo caso não tenhas fuga, precisas de um vacuometro e a fuga pode ser em imensos sítios, por ex o tubo do servofreio.
Á partida o mais provável é mesmo teres uma fuga, estes métodos que estou a explicar é o método para totós, quem não conseguir assim mais vale ir a uma oficina, pois quem não conseguir muito provavelmente vai fazer asneira.
As vezes o pessoal que monta esses coletores também não tem cuidado e o solenoide ou cabos acabam caídos no escape e derretem ou estragam-se
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Re: Egr golf iv 130, em golf 4 110
Boas mario, desde ja agradeço imenso a explicação, mas acho que o carro tem de ser benzido ahaah, como nao é algo muito grave peguei no carro para fazer umas coisas aqui na zona e do nada esta tudo a funcionar novamente... ate hoje nao voltou a acontecer o desligar "bruto"... a única coisa que fiz foi abrir e fechar varias vezes a borboleta da egr... nao sei se possivelmente ficou presa ou nao...por dentro nao tem carvao rigorosamente nenhum... em relação ao tubo roto do servo freio também e possivel descartar essa opção, pois na montagem do coletor partiu uma saida da valvula que liga nesse tubo e eu comprei um tubo completo e original VW..em principio nao seria dai, mas muito obrigado pela tua explicação novamenteMario_Marques Escreveu: ↑24 mai 2021, 19:07 Daniel, Pega num multímetro, liga em DC aos 2 terminais que vao á ficha do solenoide, liga a ignição, não é preciso ligar mesmo o carro, depois desliga a ignição e vê se chega sinal elétrico, se chegar, faz novamente o mesmo teste mas desta vez com o solenoide ligado, deves ouvir/sentir algo no solenoide ao desligar , com o multímetro, mede a resistência do solenoide, se tudo isto der ok, tens uma fuga de vácuo ou falta de vácuo.
Se houver problemas elétricos no vag-com, módulo do motor grava erro do solenoide.
Para medir o vácuo caso não tenhas fuga, precisas de um vacuometro e a fuga pode ser em imensos sítios, por ex o tubo do servofreio.
Á partida o mais provável é mesmo teres uma fuga, estes métodos que estou a explicar é o método para totós, quem não conseguir assim mais vale ir a uma oficina, pois quem não conseguir muito provavelmente vai fazer asneira.
As vezes o pessoal que monta esses coletores também não tem cuidado e o solenoide ou cabos acabam caídos no escape e derretem ou estragam-se
Vou estar atento para verificar se acontece novamente este problema ahah