Motor Colado

Responder
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Motor Colado

Mensagem por franciscocastro »

Boas, queria opiniões acerca de swaps visto que o meu motor AJM agarrou, compensa fazer o swap para o ASZ ou reparar este?
O que é preciso alterar neste swap? Posso utilizar a minha cablagem, centralina etc?
Obrigado!
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3178
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Motor Colado

Mensagem por sflopes »

Francisco, reparo que está registado desde Março/2019 e até hoje penso que por esquecimento ainda não fez a sua apresentação. Leia o modelo de apresentação e apresente-se o fórum agradece.
Quanto a sua questão não sei responder.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor Colado

Mensagem por Mario_Marques »

franciscocastro, só a pessoa que vai fazer o serviço consegue inspecionar o motor para ter noção da extensão dos estragos, mas gripar um motor desses é obra, não deve haver muitos motores desses no mundo inteiro a griparem, blocos partidos, juntas queimadas, injetores partidos, motores que saem do ponto há muitos, agora gripados, eu prai em 15 anos nunca vi um e trabalhei mesmo muito com esses motores, alguns em estado miserável.

Substituir o motor, seja outro ajm ou outro motor qualquer, vai ser sempre um motor usado e como tal nem sempre corre da melhor forma, convém sempre fazer as contas de custos lá para cima para comprar o motor, rever o que for necessário antes de montar no carro.
Montar um motor diferente do original, para ficar uma coisa em condições não é tirar um e meter outro, se o fizer, ele vai ficar a funcionar e a andar, mas não vai ficar igual ao carro que traz de origem esse motor e a fiabilidade não vai ser muito melhor as vezes, como acontece por ex nos golf 5, que o pessoal só troca o motor e depois aquilo estoura como pipocas pois não conseguem ajustar devidamente o comando de ângulos de injeção.

Já fiz várias aplicações de motor diferente em TDI, no que puder ajudar esteja á vontade.

Há ainda outra opção boa, para alguns TDI é possível comprar blocos zero km na vw na Alemanha a preços relativamente simpáticos e nada bate uma coisa nova original.

https://www.volkswagen-classic-parts.de ... 86d74.html

É uma solução muito boa, fica mais barato comprar isso completo que comprar 4 pistões de concorrência em Portugal.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Motor Colado

Mensagem por franciscocastro »

Mario_Marques Escreveu: 20 mai 2021, 22:02 franciscocastro, só a pessoa que vai fazer o serviço consegue inspecionar o motor para ter noção da extensão dos estragos, mas gripar um motor desses é obra, não deve haver muitos motores desses no mundo inteiro a griparem, blocos partidos, juntas queimadas, injetores partidos, motores que saem do ponto há muitos, agora gripados, eu prai em 15 anos nunca vi um e trabalhei mesmo muito com esses motores, alguns em estado miserável.

Substituir o motor, seja outro ajm ou outro motor qualquer, vai ser sempre um motor usado e como tal nem sempre corre da melhor forma, convém sempre fazer as contas de custos lá para cima para comprar o motor, rever o que for necessário antes de montar no carro.
Montar um motor diferente do original, para ficar uma coisa em condições não é tirar um e meter outro, se o fizer, ele vai ficar a funcionar e a andar, mas não vai ficar igual ao carro que traz de origem esse motor e a fiabilidade não vai ser muito melhor as vezes, como acontece por ex nos golf 5, que o pessoal só troca o motor e depois aquilo estoura como pipocas pois não conseguem ajustar devidamente o comando de ângulos de injeção.

Já fiz várias aplicações de motor diferente em TDI, no que puder ajudar esteja á vontade.

Há ainda outra opção boa, para alguns TDI é possível comprar blocos zero km na vw na Alemanha a preços relativamente simpáticos e nada bate uma coisa nova original.

https://www.volkswagen-classic-parts.de ... 86d74.html

É uma solução muito boa, fica mais barato comprar isso completo que comprar 4 pistões de concorrência em Portugal.
Vou agora começar a desmontar o motor para ver se encontro o que está mal visto que pior não fica mas sim está mesmo colado.
Se for algo da parte do bloco é fiável colocar um bloco do asz? Fica melhor ou fica igual?
Visto que o vou recuperar porque não quero ficar sem este carro gostaria de o colocar algo melhor se fosse possivel.
Obrigado pela ajuda!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor Colado

Mensagem por Mario_Marques »

Se tiveres de trocar o bloco, só bloco, nos dias de hoje é geralmente uma má ideia, geralmente, porque quem vende um bloco é porque algo de mal aconteceu, ninguém vai desfazer um motor bom para peças, depois o custo em si também não compensa, pedem quase por um bloco usado o preço de um ajm zero kms.....!
Depois muito provavelmente a tua cabeça, se o teu bloco estiver mau, a cabeça deve estar bem pior pois é onde nestes motores há mais desgaste, a cam, os injetores e as sedes dos injetores, além das válvulas claro e por aí fora, reparar uma cabeça, ou comprar uma cabeça é quase o preço de um motor.

Eu acho má ideia abrirem o teu motor sem primeiro tentar perceber exatamente o que se passou.

Caso o teu motor não esteja mesmo bom, do ponto de vista econômico a melhor solução é comprar um usado com garantia por escrito e prova da venda do mesmo/declaração de venda assinada, segunda melhor opção, comprar o bloco do link, e reconstruir um ajm com bloco zero kms, seguramente é a opção mais fiável e durável que meter coisas usadas.

Atenção a uma coisa importante, por muito que uma pessoa te tente ajudar aqui, na verdade, o que realmente precisas é de entregar esse serviço a pessoas que tenham já experiência nisso e sejam capazes de avaliar bem a tua situação e custos envolvidos, para depois ao fim não teres surpresas no custo total final e no resultado em si, uma conversão 130/150 feita a rigor nunca fica por muito menos de 3500e, só na mecânica, são logo 1200/1500 se comprares tudo legal, depois rever tudo, etc, vai para volta desses valores, volto a repetir, tudo somado, é que as vezes o pessoal não faz contas a tudo pois muitas vezes andam aos bochechos a resolver as coisas se não fizerem logo tudo direitinho do início, um motor usado tem de ser revisto.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14974
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Motor Colado

Mensagem por gongasfrs »

Não sei se é o caso. Mas o meu ex patrão vendeu um carro com supostamente o motor colado e foi o motor de arranque que partiu e estava a encravar o motor.
Como o Mário disse e bem convém examinar tudo muito bem antes de abrir o motor.
Eles não colam assim como disses te em cima
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Motor Colado

Mensagem por franciscocastro »

gongasfrs Escreveu: 21 mai 2021, 06:51 Não sei se é o caso. Mas o meu ex patrão vendeu um carro com supostamente o motor colado e foi o motor de arranque que partiu e estava a encravar o motor.
Como o Mário disse e bem convém examinar tudo muito bem antes de abrir o motor.
Eles não colam assim como disses te em cima
Existe algum teste que possa fazer para ver se é o motor de arranque partido ?
Nós estivemos a tentar rodar o motor a mão e não roda mesmo..
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14974
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Motor Colado

Mensagem por gongasfrs »

Tiras o motor de arranque fora e alivia a correia de acessórios para começar por partes
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor Colado

Mensagem por Mario_Marques »

Primeiro de tudo, tirar as velas, depois a questão do motor de arranque é tirá-lo fora, também é boa ideia ver a correia de distribuição, ver se não aconteceu uma das situações que expliquei em cima, é que gripar não faz sentido nenhum da forma como explicas que aconteceu.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Motor Colado

Mensagem por franciscocastro »

Eu apenas estou a dizer o que os dois mecânicos me disseram porque não percebo nada do assunto dai estar também a pedir opiniões a quem sabe, então começo a verificar tudo a volta antes de começar no motor certo?
Eu vou tentar fazer essa parte com ajuda de amigos meus mecânicos então porque se for a quem me viu o carro vai ser logo para mudar o motor e queria primeiro ter a certeza que o problema está mesmo no motor.
Obrigado pela ajuda!
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Motor Colado

Mensagem por franciscocastro »

gongasfrs Escreveu: 21 mai 2021, 08:12 Tiras o motor de arranque fora e alivia a correia de acessórios para começar por partes
A correia de acessórios já foi retirada para ver se ele rodava e mesmo assim não roda..
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Motor Colado

Mensagem por franciscocastro »

Mario_Marques Escreveu: 21 mai 2021, 08:41 Primeiro de tudo, tirar as velas, depois a questão do motor de arranque é tirá-lo fora, também é boa ideia ver a correia de distribuição, ver se não aconteceu uma das situações que expliquei em cima, é que gripar não faz sentido nenhum da forma como explicas que aconteceu.
Vou ver o motor de arranque então! Porque a correia da distribuição está ok isso já vi.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor Colado

Mensagem por Mario_Marques »

franciscocastro Escreveu: 21 mai 2021, 09:14
Mario_Marques Escreveu: 21 mai 2021, 08:41 Primeiro de tudo, tirar as velas, depois a questão do motor de arranque é tirá-lo fora, também é boa ideia ver a correia de distribuição, ver se não aconteceu uma das situações que expliquei em cima, é que gripar não faz sentido nenhum da forma como explicas que aconteceu.
Vou ver o motor de arranque então! Porque a correia da distribuição está ok isso já vi.
Aí não me expliquei corretamente, quando dizia para verem a correia era no sentido de verem se saiu do ponto para ter prendido por ter ficado preso nas válvulas, mas o motor não rodando, deviam de tirar as velas e ver o que se passa, pois é muito improvável que tenha gripado da maneira que descreves a não ser que tivesses um óleo que fosse mais água que óleo, e mesmo assim não era fácil.

De qualquer das formas é muito mais importante a competência de quem te está a tratar disso do que propriamente aquilo que com a informação que forneces se pode avaliar, que é muito pouco, porém o problema que descreves, da forma que descreves não faz grande sentido.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Motor Colado

Mensagem por franciscocastro »

Já confirmei e é mesmo o motor colado, provavelmente não chegou óleo porque a árvore de cams está riscada e o motor não roda mesmo..
Só ainda não retirei o carter para ver por baixo mas também acho que já não vale a pena.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor Colado

Mensagem por Mario_Marques »

O riscado da árvore de cames é "fresco", é que árvore de cames riscada nos pd é o pão nosso de cada dia e andam por aí na boa e os donos nem imaginam que estão riscadas, se estiver riscada muito fresco no lóbulo, é mais depressa sinal que saiu do ponto e uma válvula e tucho ferraram a árvore de cames, o que explica não rodar.
Se esse motor realmente gripou vai ser o primeiro que vi em prai 20 anos que gripou sem primeiro dar 50 mil avisos de falta de pressão e sem partir o turbo primeiro que é a peça que vai logo á vida mal falha o óleo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder