Começou a falhar e deixou de pegar

Responder
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por franciscocastro »

Boas,

Estava a andar normalmente com o carro quando tentei acelerar e o carro soluçou um bocado (parece que perdeu a força durante 1seg.) como fiquei preocupado parei 50m a frente e desliguei o carro para ver se algum tubo se tinha soltado ou algo do género.

Estava tudo direito quando tentei voltar a ligar o carro já não pegou mais (Tem combustível).

E 3 horas antes acendeu me a luz do óleo e apareceu no computador de bordo 'Sensor do óleo' eu deixei o carro parado durante uma hora e fui ver o nível do óleo e estava a mais de meio, entretanto o sinal desapareceu e não ligou mais.

Alguém me consegue dar uma ajuda ou noção do que possa ser?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por Mario_Marques »

Que história bonita, agora a gente aqui que tente adivinhar qual é o carro/motor hehehe :mrgreen:

franciscocastro qual é o motor?? Pela tua descrição parece um problema elétrico, mas vais ter de dar mais detalhes pois a informação que deste e nada é quase o mesmo.

Uma coisa, a luz de óleo que te acendeu era de nivel ou de pressão?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por franciscocastro »

Golf IV 1.9 115CV.

A luz do óleo era uma amarela a piscar mas o nível do óleo está bom.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por SuperGolf »

Só ligando a máquina agora.....
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por Mario_Marques »

Uma pergunta antes de tudo, não meteste gasolina por engano?
Quando rodas a chave o motor de arranque gira normalmente e o som do motor parece normal?
Tirando isso, tudo o resto implica fazeres diagnóstico, pois há muitas possibilidades para o teu problema, desde uma simples relé a algo bem complexo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por franciscocastro »

Mario_Marques Escreveu: 04 mai 2021, 14:11 Uma pergunta antes de tudo, não meteste gasolina por engano?
Quando rodas a chave o motor de arranque gira normalmente e o som do motor parece normal?
Tirando isso, tudo o resto implica fazeres diagnóstico, pois há muitas possibilidades para o teu problema, desde uma simples relé a algo bem complexo.
Quanto a gasolina não não coloquei até porque isto aconteceu dias depois de atestar o deposito.

Quanto as perguntas sim tudo parece normal.

É possível o carro não ligar por o sensor do óleo ou alguma ligação estar estragada? Porque a luz do óleo acendeu a piscar e o nível está ok.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por Mario_Marques »

Alguns VW golf e carros do grupo no geral, tem um sistema que quando não há pressão de óleo não pegam, é uma situação que conheço, e inclusive o meu carro tem esse sistema, mas só funciona para pressão, para nível não, tanto que vês aí montes de gente com o sensor de nível avariado durante anos e andam aí na boa.
Agora a questão é, será que tens o sensor avariado mesmo ou algum outro problema elétrico?
Para isso convinha pelo menos fazeres uma leitura a memória de erros, é que pela tua descrição apenas não dá para tirar daí nada lógico ou conclusivo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por franciscocastro »

Já fiz a leitura e dá erro de sensor de óleo apenas mas agora o motor já não roda, o senhor que veio com a máquina diz que o motor colou, é possível ter ficado assim ao estar parado?
Porque o motor rodava normalmente mesmo depois de não pegar, agora deixei o uma semana sem tentar ligar e agora que fui não faz manda simplesmente empanca.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por Mario_Marques »

Essa história parece mais uma bateria morta que qualquer outra coisa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por franciscocastro »

Mario_Marques Escreveu: 20 mai 2021, 20:01 Essa história parece mais uma bateria morta que qualquer outra coisa.
Carreguei a bateria ontem com o booster e os mecânicos fizeram algo de colocar sexta e ver se o motor rodava, não sei se me expliquei bem mas eu não percebo muito disto mas eles confirmaram me que o motor tinha colado daí estar a dizer isto..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por Mario_Marques »

Como deves imaginar, uma pessoa tenta ajudar baseado nos factos que apresentas.

Para um motor gripar precisava ter sofrido um sobreaquecimento grande ou um grande choque térmico, fosse por deficiência do sistema de refrigeração, seja por deficiência do sistema de lubrificação.

O aviso que descreves era um aviso do sensor de nível de óleo baixo, dizes que não verdade acendia o aviso mas o óleo estava todo lá, nunca te acendeu a luz de falha de pressão de óleo.
Baseado nisto a conclusão é, avaria elétrica.

Agora a verdade é que muito mais que isto não dá para concluir.
Se te testaram o motor e ele não roda, pode não ter necessariamente gripado, mas coisa boa não é de certeza, se estiver muito fora de ponto, con algum líquido nos cilindros o motor não roda, fora de ponto, pode estar encostado em válvulas, com líquido(pode ser óleo, gasóleo ou água) os líquidos não são compressíveis e o motor não roda.

Num carro de boa saúde, se houver problemas no circuito de lubrificação, falta de pressão, aparece logo o aviso e em alguns casos não pega ou desliga-se se for um modelo que tenha a proteção, poucos carros têm.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por Mario_Marques »

Olha, nem por acaso, hoje chegou-me um 115 de reboque, com sintomas iguais ao teu, a historia do carro/problema, o carro andava a dar avisos do sensor de NIVEL de oleo continuamente e falhava, o dono ignorou completamente e foi andado e acrescentando oleo e mais oleo, e foi andando, um dia deixou mesmo de pegar de vez e andou para lá com tentativas á sorte a fazer não sei muito bem o quê.....

Resultado, o sensor do nivel de oleo estava derretido e deixou passar oleo para dentro da parte eletrica, a cablagem do mesmo também estava toda lixada, co falhas de sinal e curtos e queimou o fusivel, a bomba do deposito deixou de ligar pois neste carro vai buscar lá sinal para ligar, fusivel substituído, instalação reparada, sensor substituído, tentei rodar o motor e nada.....saco as velas e sai prai 1 litro de óleo disparado que estava travar os cilindros e por isso não rodava, óleo removido, ainda nada de pegar, por ter óleo em excesso, o óleo foi pela admissão fora e forçou tanto que até descomandou o motor(penso eu pois não sei se lá andaram também a mexer, mas tinha marcas na polia de ter sido forçado) isto tudo resolvido, dar á chave e está vivo de novo!
Não sei se causou mais danos, tipo empenar uma biela, pois não medi a compressão, mas o mistério principal foi descoberto.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Começou a falhar e deixou de pegar

Mensagem por sflopes »

Mário,muitas vezes os problemas somos nós que os criamos.
Estava aí um bom bico de obra, sim senhor.
Responder