Discos+pastilhas 288mm

Responder
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por Lfmm »

Boa noite,

Preciso de trocar discos e pastilhas de travão.

Estou a pensar colocar discos ATE ou Zimmermann normais com pastilhas Ferodo Ds performance ou entao ATE ceramicas.

Alguém com setup parecido que se possa pronunciar do resultado.

Aceitam-se sugestões.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por Mario_Marques »

Mete os discos ATE ou outros quaisquer normais de uma marca conceituada com as ferodo ds performance se queres aumentar o poder de travagem, o primeiro passo é sempre umas pastilhas com mais atrito e mais resistência por perda térmica, obviamente isto não é um mundo perfeito....
As ATE ceramic são pastilhas "normais" a nível de desempenho, mas tem a vantagem sujar muito pouco mesmo as jantes e o que suja sai muito fácil, são óptimas a nível de conforto e durabilidade, boas para quem está satisfeito com a travagem e quer algo durável e de fácil manutenção.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 794
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por |Guilherme| »

As DsPerformance trabalham bem a frio ou são daquelas que só começam a travar bem a quente?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, trabalham bem, as ds performance são pastilhas para uso em estrada. :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 794
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 05 abr 2021, 08:08 Sim, trabalham bem, as ds performance são pastilhas para uso em estrada. :wink:
Fixe, um dia a ver se experimento :)
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por gongasfrs »

Mário as ATE ceramic diferem muito para as normais em termos de preço? E travagem é igual em situações normais do dia a dia? Tenho as normais e realmente suja as jantes rapidamente
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 794
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por |Guilherme| »

Tive as Ceramic e a unica coisa que senti foi realmente sujar menos as jantes o desempenho achei igual às ditas normais. Relativamente ao preço, tenho ideia que não é muito diferente, as que comprei na altura foram baratas
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por Daniel_mkiv »

Boas, tenho ATE power disc, com ceramic a frente e normais atrás, notas bastante a diferença na sujidade...
Meti tambem na altura que mudei discos, linhas de travao EBC em malha de aço, (oleo de travoes novo)e para mim, valeu bem o dinheiro, alem de ficar com travagem ligeiramente melhor sem sair da medida que tenho(280) a sensação do pedal e tudo para mim melhorou significativamente...
darknata
Beginner
Beginner
Mensagens: 58
Registado: 16 jan 2019, 13:55
Veículos: Golf 4 Tdi 115

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por darknata »

Mudei esta semana mesmo apliquei discos ATE power disc e pastilhas brembo e acredita que notei imensa diferença principalmente em longas viagens, apesar de ja ter discos de 288mm a frente eram apenas ventilados diferentes dos ate que sao ventilados e ranhurados, tirando isto claro oleo de travoes novo e vais ver que ja notas uma diferença grande, tenho o carro com algum material ja e para o que anda trava muito bem .
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por Lfmm »

darknata Escreveu: 08 mai 2021, 17:54 Mudei esta semana mesmo apliquei discos ATE power disc e pastilhas brembo e acredita que notei imensa diferença principalmente em longas viagens, apesar de ja ter discos de 288mm a frente eram apenas ventilados diferentes dos ate que sao ventilados e ranhurados, tirando isto claro oleo de travoes novo e vais ver que ja notas uma diferença grande, tenho o carro com algum material ja e para o que anda trava muito bem .

Vou colocar discos ATE normais e pastilhas ATE ceramic que já tenho para montar. Mandei limpar as mangas de eixo a jacto de areia, foram zincadas e ja pintei em preto, tenho os rolamentos novos para montar mas ainda estou à espera que me limpem e zinquem as bombas de travão para montar tudo com orings todos mudados. Espero notar melhorias.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 794
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por |Guilherme| »

Bastam ATE normais. Os powerdisc já tive e para dia a dia só tenho a dizer mal lol. Não vão fazer melhor o trabalho do que os lisos e vão fazer uma zoeira que nãofaz falta a ninguém mas cada um sabe de si, pode haver quem goste. Acho que vais fazer uma boa escolha com os lisos.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por Mario_Marques »

Volto a repetir, quem quer aumentar desempenho não vá para ATE ceramic, não são pastilhas de performance apesar de muita gente pelo nome associar cerâmica a coisas de performance, e há de facto coisas com performance com ceramica lá pelo meio mas neste caso não tem nada a ver, são boas para quem está satisfeito com a travagem atual "normal" e quer apenas melhorar a durabilidade e ter umas jantes fáceis de lavar.
Isto é o resultado de uma manhã inteira a tentar queimar forte e feio umas ATE ceramic:
Imagem
As jantes saíram limpas e chegaram limpas, já não as limpo desde o verão de 2020, com umas pastilhas bravas as jantes iriam chegar bem negras, o lado negativo, comparado com as minhas ferodo anteriores não travam um carago e nem os meus travões grandes, malhas de aço, oleo xpto castrol srf, bomba wilwood conseguem fazer isto travar bravo com umas pastilhas suaves, é completamente água para o vinho.
No meu golf 4 tenho umas pastilhas de alta performance, 3 dias com a mulher a andar em tarefas normais do dia a dia e estão as jantes todas negras, tenho de limpar semanalmente caso contrário depois para tirar o lixo nem é bom....
Quem quiser performance é pastilhas que recomendo evitar, agora na foto como dá para ver é uma jante polida e não foi limpa, saiu e chegou assim, com as ferodo no percurso que fiz, que geralmente faço varias vezes, chegariam todas pretas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
darknata
Beginner
Beginner
Mensagens: 58
Registado: 16 jan 2019, 13:55
Veículos: Golf 4 Tdi 115

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por darknata »

|Guilherme| Escreveu: 08 mai 2021, 23:02 Bastam ATE normais. Os powerdisc já tive e para dia a dia só tenho a dizer mal lol. Não vão fazer melhor o trabalho do que os lisos e vão fazer uma zoeira que nãofaz falta a ninguém mas cada um sabe de si, pode haver quem goste. Acho que vais fazer uma boa escolha com os lisos.
Ja uso os powerdisc a algum tempo e continuo sem perceber qual e a zoeira que algumas pessoas falam.... sinceramente nao nudei diferença alguma senao na melhoria de travagem.... os ate normais sao uma travagem mais básica, principalmente em viagens longas os powerdisc sao melhores pois tambem esfria o disco com muito mais facilidade
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por Mario_Marques »

Darknata, eles fazem a tal zoeira em situação mais intensas, a própria ATE avisa para esse facto, a ATE chama a isso som de discos desportivos :mrgreen:
"The technology of the PowerDisc has proven itself again and again in motor sports. You can see and hear it – the sporty looks and that typical braking sound make every trip a pleasure."

Como em tudo não há nunca um mundo perfeito, é sempre uma questão de compromissos, e há muita coisa que parece ser igual e não é, com alguma tecnologia atual que há nas pastilhas para uso convencional, já não faz as vezes muito sentido discos perfurados ou rasurados, e geralmente esse tipo de discos é também mais dispendioso que uns normais.
Hoje em dia há carros de alta performance com discos perfurados, mas são discos especiais geralmente e os propósitos são outros.
Eu pessoalmente mesmo em carros para correr não uso discos xpto, pois não dá nenhum benefício que justifique o custo, excepto por ex usar discos mais leves, tirando isso, logo que aguentem, fazem bem o serviço, o que vai trazer a diferença é a potência do sistema hidráulico( e repartição), o atrito máximo das pastilhas e por quanto tempo se aguentam nesse valor, a suspensão e os pneus.
A ATE em relação ao som so faltou num pormenor, os travões desportivos geralmente fazem ruído é das pastilhas, um som de chiar metálico que é devido á vibração gerada pelo atrito das mesmas, não tem nada a ver com os discos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 794
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Discos+pastilhas 288mm

Mensagem por |Guilherme| »

darknata Escreveu: 09 mai 2021, 10:29
|Guilherme| Escreveu: 08 mai 2021, 23:02 Bastam ATE normais. Os powerdisc já tive e para dia a dia só tenho a dizer mal lol. Não vão fazer melhor o trabalho do que os lisos e vão fazer uma zoeira que nãofaz falta a ninguém mas cada um sabe de si, pode haver quem goste. Acho que vais fazer uma boa escolha com os lisos.
Ja uso os powerdisc a algum tempo e continuo sem perceber qual e a zoeira que algumas pessoas falam.... sinceramente nao nudei diferença alguma senao na melhoria de travagem.... os ate normais sao uma travagem mais básica, principalmente em viagens longas os powerdisc sao melhores pois tambem esfria o disco com muito mais facilidade

Eu também já tive essa tentação de achar que eram um bom upgrade (por isso é que experentei pôr uma vez) mas se leres algumas coisas, vais ver que não é bem assim.
Não sei o que entendes por travagem básica nem estou honestente a perceber o porquê de usares viagens longas, presumo em AE, como exemplo. Em auto estrada vais na maioria do tempo em velocidade constante nem chegas a tirar partido da suposta resistência à fadiga ou o quê querias demonstrar. Se estiveres a falar em uso em estrada de serra a apertar um bocado ou até num trackday, faria mais sentido. Talvez estejas a sofrer do mal de muita gente e que já foi falado muitas vezes aqui que é comparar uma travagem velha e cansada com a nova em vez de comparares novo vs novo. Para uso diário, mesmo com algumas esfregas aqui e ali Lisos são a opção mais adequada a meu ver e com maior eficiência. Não são é tão bonitos, é verdade.

Vê este vídeo de alguém que dedicou tempo a fazer testes precisamente sobre este tema

Embora não seja uma comparação totalmente perfeita por causa da diferença de peso entre os 2 discos, dá para perceber que a diferença em uso diário não vai ser como pintam, sem pastilhas xpto e afins upgrades..



Teste feito trocando apenas os discos e em uso semelhante ao diário.

Mas cada um acredita no que achar melhor e tem todo o direito, é apenas mais uma opinião :mrgreen:
Responder