Turbo golf 4 110

Responder
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Turbo golf 4 110

Mensagem por Daniel_mkiv »

Boas pessoal, estou a pensar trocar de turbo, atualmente tenho um 1749va híbridado a 1756vk (segundo o antigo dono,pois o turbo ja vinha montado antes de compraro carro) como esta a dar sinais de fim de vida queria trocar por outro..
Queria saber a vossa opinião, gostava de meter um ligeiramente maior mas sem ser híbrido, original, tipo um 18 por exemplo, alguem que ja tenha aplicado um 18 que nao seja preciso alterar nada? Seja plug and play? E qual o melhor 18 original para colocar? De geo variável e que trabalhe com as ligações de vacuo todas como estao no carro..
E por ser 18 provavelmente nem precisava de afinar já a eletrónica do carro penso eu...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Mario_Marques »

Primeiro devias de definir os teus objetivos de potência/utilização e orçamento disponível, e depois sim, consoante isso preparar o carro, comprar peças á sorte e depois tentar fazer o carro funcionar em função delas é a pior maneira de se preparar um carro.
Uma nota, o turbo que tens não tem nada a ver com um gtb1756vk original mesmo que muita gente se acredite que enfiar uma compressora gigante faz milagres, não faz.
Tu vais sempre ter de fazer alguns ajustes na eletronica e na própria montagem do turbo, mesmo um simples gt1749vb precisa de algumas coisas na montagem e na ecu, um turbo novo, tudo bem feito dura muitos anos e kms, o pessoal geralmente anda sempre com problemas porque raramente fazem as coisas em condições, tens cá no fórum pessoal com carros preparados á 10, i15, 20 anos ou mais sem grandes percalços, antigamente fazia-se era tudo de maneira muito diferente, qualquer "macaco" faz cavalos num carro turbo diesel e mete-o a andar muito, só precisa de dinheiro, mas só alguns o fazem ser bom de usar no dia-a-dia a longo termo e fiável, pois aí é preciso saber muito sobre funcionamento de um motor, os problemas, grande parte deles vão aparecer no dia a dia, não a andar a dar pau.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 26 mar 2021, 23:38 Primeiro devias de definir os teus objetivos de potência/utilização e orçamento disponível, e depois sim, consoante isso preparar o carro, comprar peças á sorte e depois tentar fazer o carro funcionar em função delas é a pior maneira de se preparar um carro.
Uma nota, o turbo que tens não tem nada a ver com um gtb1756vk original mesmo que muita gente se acredite que enfiar uma compressora gigante faz milagres, não faz.
Tu vais sempre ter de fazer alguns ajustes na eletronica e na própria montagem do turbo, mesmo um simples gt1749vb precisa de algumas coisas na montagem e na ecu, um turbo novo, tudo bem feito dura muitos anos e kms, o pessoal geralmente anda sempre com problemas porque raramente fazem as coisas em condições, tens cá no fórum pessoal com carros preparados á 10, i15, 20 anos ou mais sem grandes percalços, antigamente fazia-se era tudo de maneira muito diferente, qualquer "macaco" faz cavalos num carro turbo diesel e mete-o a andar muito, só precisa de dinheiro, mas só alguns o fazem ser bom de usar no dia-a-dia a longo termo e fiável, pois aí é preciso saber muito sobre funcionamento de um motor, os problemas, grande parte deles vão aparecer no dia a dia, não a andar a dar pau.
O meu objectivo nem e tanto aumentar mais a potência, é mais a tar a mecher no turbo para reparar trocar por um original, tirar este que ja foi híbridado e colocar um idêntico mas original, sem estar híbridado, pelo que li em alguns posts no facebook nem é possível híbridar um 1749va para 1756vk(nao sei se é possível ou nao)
Dai ter falado num 18 original
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por SuperGolf »

Esquece os hibridos....só dão chatisses.

Eu comprei um VB novo e deixei de ter problemas com invenções.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por sflopes »

X2.
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Daniel_mkiv »

SuperGolf Escreveu: 27 mar 2021, 18:31 Esquece os hibridos....só dão chatisses.

Eu comprei um VB novo e deixei de ter problemas com invenções.
Pois...la esta... dai eu querer meter um original... sem ser híbridado... e querer meter um 18 prai...para ficar "equivalente" ao que la esta
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Mario_Marques »

Daniel_mkiv Escreveu: 27 mar 2021, 13:35
Mario_Marques Escreveu: 26 mar 2021, 23:38 Primeiro devias de definir os teus objetivos de potência/utilização e orçamento disponível, e depois sim, consoante isso preparar o carro, comprar peças á sorte e depois tentar fazer o carro funcionar em função delas é a pior maneira de se preparar um carro.
Uma nota, o turbo que tens não tem nada a ver com um gtb1756vk original mesmo que muita gente se acredite que enfiar uma compressora gigante faz milagres, não faz.
Tu vais sempre ter de fazer alguns ajustes na eletronica e na própria montagem do turbo, mesmo um simples gt1749vb precisa de algumas coisas na montagem e na ecu, um turbo novo, tudo bem feito dura muitos anos e kms, o pessoal geralmente anda sempre com problemas porque raramente fazem as coisas em condições, tens cá no fórum pessoal com carros preparados á 10, i15, 20 anos ou mais sem grandes percalços, antigamente fazia-se era tudo de maneira muito diferente, qualquer "macaco" faz cavalos num carro turbo diesel e mete-o a andar muito, só precisa de dinheiro, mas só alguns o fazem ser bom de usar no dia-a-dia a longo termo e fiável, pois aí é preciso saber muito sobre funcionamento de um motor, os problemas, grande parte deles vão aparecer no dia a dia, não a andar a dar pau.
O meu objectivo nem e tanto aumentar mais a potência, é mais a tar a mecher no turbo para reparar trocar por um original, tirar este que ja foi híbridado e colocar um idêntico mas original, sem estar híbridado, pelo que li em alguns posts no facebook nem é possível híbridar um 1749va para 1756vk(nao sei se é possível ou nao)
Dai ter falado num 18 original
Sim, mas qual é o objetivo final, é que escolher um turbo, seja ele qual for, tem de se saber o propósito e preferencialmente conhecer as características exatas do turbo.
O carro já está muito modificado? Há imensos modelos diferentes de gt18, com características bem diferentes entre eles.
Isso do ser possível hibridar, se o que quiseram dizer foi, que nunca vai ficar igual a um, isso é 100% verdade, pois o 1756vk verdadeiro tem uma construção muito diferente em vários aspectos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 27 mar 2021, 21:15
Daniel_mkiv Escreveu: 27 mar 2021, 13:35
Mario_Marques Escreveu: 26 mar 2021, 23:38 Primeiro devias de definir os teus objetivos de potência/utilização e orçamento disponível, e depois sim, consoante isso preparar o carro, comprar peças á sorte e depois tentar fazer o carro funcionar em função delas é a pior maneira de se preparar um carro.
Uma nota, o turbo que tens não tem nada a ver com um gtb1756vk original mesmo que muita gente se acredite que enfiar uma compressora gigante faz milagres, não faz.
Tu vais sempre ter de fazer alguns ajustes na eletronica e na própria montagem do turbo, mesmo um simples gt1749vb precisa de algumas coisas na montagem e na ecu, um turbo novo, tudo bem feito dura muitos anos e kms, o pessoal geralmente anda sempre com problemas porque raramente fazem as coisas em condições, tens cá no fórum pessoal com carros preparados á 10, i15, 20 anos ou mais sem grandes percalços, antigamente fazia-se era tudo de maneira muito diferente, qualquer "macaco" faz cavalos num carro turbo diesel e mete-o a andar muito, só precisa de dinheiro, mas só alguns o fazem ser bom de usar no dia-a-dia a longo termo e fiável, pois aí é preciso saber muito sobre funcionamento de um motor, os problemas, grande parte deles vão aparecer no dia a dia, não a andar a dar pau.
O meu objectivo nem e tanto aumentar mais a potência, é mais a tar a mecher no turbo para reparar trocar por um original, tirar este que ja foi híbridado e colocar um idêntico mas original, sem estar híbridado, pelo que li em alguns posts no facebook nem é possível híbridar um 1749va para 1756vk(nao sei se é possível ou nao)
Dai ter falado num 18 original
Sim, mas qual é o objetivo final, é que escolher um turbo, seja ele qual for, tem de se saber o propósito e preferencialmente conhecer as características exatas do turbo.
O carro já está muito modificado? Há imensos modelos diferentes de gt18, com características bem diferentes entre eles.
Isso do ser possível hibridar, se o que quiseram dizer foi, que nunca vai ficar igual a um, isso é 100% verdade, pois o 1756vk verdadeiro tem uma construção muito diferente em vários aspectos.
O carro nao tem nada de mais, tem repro, coletor pd, injetores vw transporter 2.5cc,ic lateral reforçado ,e atualmente o 1756vk... acho que é so isso
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Mario_Marques »

Ou seja, com sorte muita tens 140-160cv, isso faz-se facilmente com um 1749va original e sem mais nada modificado.
Não estou a perceber, mas afinal tu tens ou não um 1756vk? Disseste que tens agora um 1756vk, em cima que era um híbrido, é que são coisas completamente diferentes, mas de qualquer das formas com essa injeção não consegues sequer esgotar um 1749va, logo estares a meter turbos "todos malucos" do meu ponto de vista não é uma coisa nada inteligente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 28 mar 2021, 13:00 Ou seja, com sorte muita tens 140-160cv, isso faz-se facilmente com um 1749va original e sem mais nada modificado.
Não estou a perceber, mas afinal tu tens ou não um 1756vk? Disseste que tens agora um 1756vk, em cima que era um híbrido, é que são coisas completamente diferentes, mas de qualquer das formas com essa injeção não consegues sequer esgotar um 1749va, logo estares a meter turbos "todos malucos" do meu ponto de vista não é uma coisa nada inteligente.
Expressei me mal, quando disse que tinha 1756vk estava a referir me ao que tinha dito antes, 1749va híbridado a 1756vk..
Pois, nao sei quanto faz esta injecção...se difere muito ou pouco para a original sequer
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Mario_Marques »

Os injetores da Transporter tem ligeiramente mais débito que os originais do TDI 110 mas não chegam sequer para esgotar um gt1749vb, ou mesmo um gt1749va original(o máximo que já vi tirar neles numa coisa quase a partir foi pouco mais de 160cv num banco generoso), logo meter um turbo grande não te vai trazer grande benefício, provavelmente vai é trazer problemas e despesas de adaptações completamente desnecessárias que no fim não te vai trazer nenhum ganho extra quer em potência ou fiabilidade.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 28 mar 2021, 23:24 Os injetores da Transporter tem ligeiramente mais débito que os originais do TDI 110 mas não chegam sequer para esgotar um gt1749vb, ou mesmo um gt1749va original(o máximo que já vi tirar neles numa coisa quase a partir foi pouco mais de 160cv num banco generoso), logo meter um turbo grande não te vai trazer grande benefício, provavelmente vai é trazer problemas e despesas de adaptações completamente desnecessárias que no fim não te vai trazer nenhum ganho extra quer em potência ou fiabilidade.
Entao na tua opinião posso meter um 1749vb por exemplo? Que vai ficar bom? Escusado será híbridalo a 56 como este entao... o turbos híbridados teem fama de ser mais frageis.. e a meter metia algo para nao mecher tao depressa... e passava de VA para VB, pelo que ouvi dizer sao melhorzitos os VB
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Mario_Marques »

Acredito que tanto um 17va como um 17vb fazem melhor figura de uma forma geral que o que tens atualmente, porque tu não tens poder de injeção suficiente sequer para levar um 17va ao limite dele, logo mesmo que tivesses um 17va original, chegava e sobrava, não se faz potencia só com ar.
Os híbridos, ou são muito bem feitos(dimensionados corretamente e teste de fluxos estamos a falar em 1000 e para cima que quase ninguém tem turbos do gênero cá em Portugal em carros tão antigos)e mesmo assim tem limitações, depois tens os "tugas" que é meter o maior que cabe lá e wue ficam geralmente muito desiquilíbrados em vários sentidos e se assim for prejudica não só a performance geral como a fiabilidade do turbo e do motor, depois tens também a questão da qualidade e precisão do próprio serviço de hibridar e das próprias peças disponíveis para fazer isso, ou seja, tem imensas coisas para correr mal, como já correu a imensa gente, que só não vê quem não quer.
Desde que metas original, 17va ou 17vb, se não fazes intenções de fazer mais nada, chega e sobra, não falta aí pessoal com golf 4 TDI 130 reprogramados na casa dos 160/175cv ainda a rolar com os turbos de fabrica.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 29 mar 2021, 23:30 Acredito que tanto um 17va como um 17vb fazem melhor figura de uma forma geral que o que tens atualmente, porque tu não tens poder de injeção suficiente sequer para levar um 17va ao limite dele, logo mesmo que tivesses um 17va original, chegava e sobrava, não se faz potencia só com ar.
Os híbridos, ou são muito bem feitos(dimensionados corretamente e teste de fluxos estamos a falar em 1000 e para cima que quase ninguém tem turbos do gênero cá em Portugal em carros tão antigos)e mesmo assim tem limitações, depois tens os "tugas" que é meter o maior que cabe lá e wue ficam geralmente muito desiquilíbrados em vários sentidos e se assim for prejudica não só a performance geral como a fiabilidade do turbo e do motor, depois tens também a questão da qualidade e precisão do próprio serviço de hibridar e das próprias peças disponíveis para fazer isso, ou seja, tem imensas coisas para correr mal, como já correu a imensa gente, que só não vê quem não quer.
Desde que metas original, 17va ou 17vb, se não fazes intenções de fazer mais nada, chega e sobra, não falta aí pessoal com golf 4 TDI 130 reprogramados na casa dos 160/175cv ainda a rolar com os turbos de fabrica.
Pois, acredito que nao tenha intenção para tanto.. mas qual a diferença de VA para VB? De origem, nao tou bem dentro destes assuntos...a ter de escolher um queria o melhorzito... deve haver alguma diferença entre eles
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Turbo golf 4 110

Mensagem por SuperGolf »

Assim muito por alto:

O VA dispara mais cedo e faz até uns 160cv
O VB dispara ligeiramente mais tarde e faz até 190cv^

Há muitas mais variáveis na coisa, mas basicamente é isto. Conforme o Mário disse, sem gota, no fun...
Responder