SMIC

Responder
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

SMIC

Mensagem por golf4motion172 »

Boas. Tenho um SMIC de alumínio da Darkside Solutions (400€) com tubagem reforçada no meu golf asz. Actualmente, está com um 1749VB hibridado a 1752 a fazer 1.8bars estável. Estou a pensar passar a 1856 e dar mais carga-talvez 250-260cv. Uma vez que vivo na praia-ar mais fresco e não faço tiradas a fundo na AE, só nacionais a dar gás, posso manter este IC ou devia mudar para FMIC? Como a frente é a do 150, tenho mais entrada de ar para o smic ( alarguei as entradas de ar e abri também a cava de plástico da roda ). A Darkside, ao ser questionada, disse que podia manter e só iria aumentar ligeiramente as temperaturas de intake. Mas confio mais nos esperts do fórum.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: SMIC

Mensagem por Mario_Marques »

Ninguém vai adivinhar quais as temperaturas reais que estás e que vais fazer, ainda para mais se estás a usar híbridos e coisas do gênero
Tens de fazer logs nas condições mais "pesadas" possíveis para te dar uma ideia, isso é o trabalho normalmente de um preparador, ver essas coisas e fazer os cálculos.
Na minha experiência esses IC são maus em carros originais, em modificados ainda pior, basicamente eles saturam muito pior até que o intercooler original e depois demoram imenso tempo a arrefecer.
Na verdade falando no geral e não nisto em específico, tens imensas coisas no mercado á venda, mas também tens muito pouca informação sobre o que as coisas fazem na verdade, fazer testes e desenvolvimento custa tempo, dinheiro e é preciso saber, o consumidor final, compra, monta, se o carro ficar diferente já acham que houve uma melhoria e pouca gente testa realmente as coisas e confere os ganhos de diferença e porquê.
Há por aí imensas coisas no mercado que não são boas e o pessoal acha que é bom.

Tens aqui um belo exemplo, convém ler bem tudo para perceber.

O artigo "performance":
https://www.darksidedevelopments.co.uk/ ... di-8v.html

O resultado medido:
https://forums.tdiclub.com/index.php?th ... ta.318784/

Como isto tens muito mais obviamente nem toda a gente se vai dar ao trabalho e despesa de comparar

Procura aqui no fórum tópicos sobre o ic, eu já testei esse e outros.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

Re: SMIC

Mensagem por golf4motion172 »

Eu fiz logs com o 1749VB e as temperaturas de intake baixaram imenso. E foram feitos no verão. Ele fazia 71 graus com o original depois de várias tiradas a puxar mudanças e a fundo e com este nao passou dos 46 graus nas mesmas circunstâncias. Agora depois de mudar o turbo não voltei a fazer logs. Mas seja como for vou seguir as indicações do preparador, pois quero uma coisa fiável para não ter surpresas. Obrigado pela dica Mário.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: SMIC

Mensagem por Mario_Marques »

Tens aí algo de errado então nas tuas medições, medi exatamente o mesmo IC e não tive esses resultados, ao fazer logs é preciso ter atenção a temp. Ambiente, a pressão atmosférica, á humidade do ar, á pressão do turbo durante o teste, e á forma como se puxa no teste, ao tempo de duração do teste, e claro, comparar sempre instalação semelhante, pois isso faz uma diferença tremenda no resultado final, se não conparares em condições exatamente iguais de tudo tens obviamente resultados diferentes, isto neste caso ou outra coisa qualquer.
46 graus não te faz as vezes um IC frontal bom.
Mas se puderes partilha os logs, eu assim que tiver oportunidade vou colocar os meus desse e outros ic's pois há realmente muito pessoal á procura disso e há pouca informação.
Uma coisa que reparei, comum a todos os IC aftermarket grandes, é que devagar conseguem realmente manter uma temperatura mais baixa que o original, o que se explica com o facto de terem muito mais "massa" e volume, porém o problema ocorre no facto de que quando se puxa continuamente aquecem bem, não conseguem arrefecer rápido e se se continuar a acelerar a temperatura escala para valores muito superiores ao original, esses IC precisam de muito mais tempo para alterar a temperatura que um original, seja para o bom e para o mau, o original anda por ex entre os 37-75graus, rápido, mal tiras ou calcas a temperatura muda rápido pois conduz muito bem calor, um desses anda entre os 25-110+ e demora imenso tempo a descer depois de ter subido.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

Re: SMIC

Mensagem por golf4motion172 »

Compreendido. Vou tentar arranjar os logs feitos com este IC. Só consigo encontrar os feitos com o IC original. Vou fazer entretanto logs com este turbo e depois público todos para comparação. Mas a partida está troca de palavras já me fez chegar a conclusão que está não será a melhor opção para upgrade de turbo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: SMIC

Mensagem por Mario_Marques »

golf4motion172 Escreveu: 21 mar 2021, 18:29 Mas a partida está troca de palavras já me fez chegar a conclusão que está não será a melhor opção para upgrade de turbo.
A resposta é sim e não, depende muito mais do turbo que vais usar do que do IC, se o turbo conseguir produzir um caudal elevado sem aquecer muito o ar o ic sofre menos, quanto mais poderoso o turbo, menos trabalho tem o ic para fazer, num diesel uma diferença de 40 para 70 graus não te vai fazer uma diferença por aí além, se fosse tipo 90, 120, 140, aí já era preocupante, muita gente anda a fazer essas temperaturas com vnt15 e coisas do gênero.
Para teres noção, isto é um log de um TDI 115 com um IC lateral de um 115/110/90/100 em bom estado, temperatura máxima que consegui no teste 45graus a rolar a 1.8bar, turbo generoso, temp ambiente 22graus, pressão atmosférica 0,998, com o turbo original, tipo um vnt15, faz bastante pior figura a pouco mais que a pressão original típica de carros equipados com vnt15.
No teste da para ver as curvas aos solavancos, fui eu mesmo a esforçar ao máximo a ver se ele se "queixava" ou descontrolava pressão.

-Volto a repetir que é muito importante ter em consideração todas as condições em que o teste é feito, basta mudar a mais pequena coisa que as vezes as pessoas nem tem consciência que mudou sequer do que é e que mudou, que pode dar resultados diferentes, se não tivermos tudo igual é complicado comparar intercooler diferentes, porém em condições devidamente controladas os resultados/diferenças são bastante evidentes.

Dá aqui uma vista de olhos/visita, tem aí um vídeo que mostra aquilo que disse Antes.
viewtopic.php?f=32&t=116875&p=1854017&h ... c#p1854017
Anexos
IMG_20210321_184816_9.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

Re: SMIC

Mensagem por golf4motion172 »

Epa Mário, já fiquei com azia depois de ver o vídeo. Será que a m**** do SMIC de alumínio da Darkside que eu tenho tbm veio da China e tem este desempenho? Pra semana que vem vou já a estrada fazer um log com a Vagcom para ver temperaturas a fundo e depois o tempo de arrefecimento. Se calhar vou ter mesmo de optar por um IC original do 150 ou S3 e tubagens para evitar 'partir'. Gasto dinheiro mas invisto em fiabilidade e assim aproveito melhor o turbo que tenho ou outro maior.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: SMIC

Mensagem por Mario_Marques »

O teu IC da Darkside é o mesmo vendido numa série de sítios inclusive é igual ao do vídeo.
Há essencialmente dia 3 modelos Chinos no mercado, depois as empresas pedem com a sua marca, mudam cor, etc, mas o produto em si é o mesmo.
Mas hoje em dia o que é que os chineses não fazem ou copiam?!

https://m.alibaba.com/amp/countrysearch ... ooler.html

https://www.google.com/amp/s/m.alibaba. ... ooler.html

A qualidade de construção deles é muito boa(falando estruturalmente coisa que num intercooler nem interessa grande coisa)eles só não são de muito melhor desempenho porque usam alumínio e cores baratos de baixa performance, se usassem cores bons mesmo na China nunca conseguiam preços tão baixos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder