Injetores com problemas

Responder
gomes1972
Amateur
Amateur
Mensagens: 259
Registado: 09 dez 2010, 17:44

Injetores com problemas

Mensagem por gomes1972 »

Boa noite,
espero que esteja tudo bem com vocês,
tive que tirar os injetores do meu golf 4 tdi 110cv para uma reparação na colaça, depois de os colocar ao sitio, teve que aliviar um pouco a porca que liga os tubos do gasolio, assim facilitar a entrada do gasolio e sair possivel ar no sistema.

A questão aqui, é que ao fazer o que disse a cima, todos os injetores exceto o 4º a contar da esquerda espirrava bem o gasolio, o 4º não, saia em abundância, é normal ao tem algum problema no injetor ao na bomba injetora.

Essa problema já tinha notado a um tempo atras, uma outra altura que tinha retirado os injetores.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Injetores com problemas

Mensagem por Mario_Marques »

Olá Gomes, não te posso dizer nem que é normal nem que não é, isso são coisas de precisão que não dá para fazer uma avaliação correta dessa forma/nessas condições, ou seja, não dá para te dizer se está ok ou não.
No entanto, não é inédito o pessoal ter problemas nas válvulas de entrega, mais propriamente as molas partidas que pode influenciar isso, peça n4, ou lixo, etc, mas isso não pode ser avaliado assim.
Anexos
Distributor head and High pressure chamber.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
gomes1972
Amateur
Amateur
Mensagens: 259
Registado: 09 dez 2010, 17:44

Re: Injetores com problemas

Mensagem por gomes1972 »

Olá Mário,
Compreendo o que dizes, acabei de meter uns injetores que comprei numa sucata aqui na zona, o problema continua na mesma, como também mudei a posição deles e continua igual.

Vou falar com alguem que trabalha na aria das bombas, a ver que dizem .

Desde de já um muito obrigado
Abraço
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Injetores com problemas

Mensagem por Mario_Marques »

Se for "profissional" vai-se dizer exatamente o mesmo que te disse, que não dá para avaliar dessa forma, e que se tiveres realmente um problema vai ser algures na cabeça distribuidora, em especial a começar nas válvulas.

Para avaliar uma bomba corretamente tem de ser em condições específicas e medindo a quantidade, pois as bombas por defeito metem sempre mais combustível que o que é realmente necessário, e o circuito tem de estar estabilizado a nível de pressão, tu ao abrires não tens as condições ideais nem tens firma de saber se está nas tolerâncias de quantidade ou não.

https://youtu.be/LHLmEJslguY
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
gomes1972
Amateur
Amateur
Mensagens: 259
Registado: 09 dez 2010, 17:44

Re: Injetores com problemas

Mensagem por gomes1972 »

Quando falei que ia falar com alguem, refiro-me em uma casa especializada, como a Boche ao algo assim, eu nunca me meteria a faze-lo, sei perfeitamente o que dizes, é necessario equipamento para o fazer, como conhecimento.

Mais uma vez obrigado
Abraço
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Injetores com problemas

Mensagem por Mario_Marques »

Se tivesses um problema grave na bomba já terias de certeza notado, o quarto injetor fica logo junto á linha de retorno também e consegue escoar o excesso muito mais facilmente.
Sem fazer grandes desmontagens e sem te meteres em despesas, podes trocar por ex a válvula do injetor 4 com a do 1, ou tirar as 4 e mandar testar num "Popper" para ver se ainda estão nas tolerâncias, tudo o resto, vai sempre implicar tirar distribuição, tirar bomba, meter a bomba na bancada de testes para ver se realmente há aí algo errado, e aí é feito uma série de testes em condições específicas e comparado com valores de referência, é que o que estas a fazer não diz grande coisa, que me lembre isso acontece na mesma situação em montes de carros até porque ao dar ao motor de arranque não injeta combustível por aí além e como está aberto nem consegue sequer pressurizar a linha.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
gomes1972
Amateur
Amateur
Mensagens: 259
Registado: 09 dez 2010, 17:44

Re: Injetores com problemas

Mensagem por gomes1972 »

Dizes para tirar a válvula do injector 4 e trocar pelo 1,
Referes-te a peça que está á saida da bomba, a peça que aperta o tubo que leva o gasóleo ao injector.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Injetores com problemas

Mensagem por Mario_Marques »

Bem, depois dessa pergunta, eu vou fingir que não estou a achar que estive a escrever para o boneco até agora :lol:
Se for assim avisa que tenho mais coisas para fazer 😁
Ora se tiveres realmente problemas num injetor em específico o problema, se não for um problema imaginário teu tem de estar algures na cabeça distribuidora e a única coisa que podes fazer é essencialmente isso, trocar as válvulas, tudo o resto exige tirar a bomba e testar.
Eu já reparei bombas com essas molas das válvulas partidas, quando assim é o carro tem sintomas horríveis.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
gomes1972
Amateur
Amateur
Mensagens: 259
Registado: 09 dez 2010, 17:44

Re: Injetores com problemas

Mensagem por gomes1972 »

Mário, não entendi o porquê de te exaltares, desculpa se te ofendi com a pergunta, eu não entendo nada o funcionamento das bombas.

Obrigado
Abraço
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Injetores com problemas

Mensagem por Mario_Marques »

Eu não estou a exaltar só que já tinha explicado em cima e até me dei ao trabalho de colocar uma imagem para te tentar ajudar a perceber melhor.
A bomba tem um rotor que está sempre a pressurizar combustível, depois tem um sistema de canais que distribui o gasóleo na ordem de injeção, 1-3-4-2 pelo que se o "problema" se existir e se for só num sítio, tem de vir do distribuidor radial(isto é uma explicação mega simplificada!!! Na realidade é mais complicado).
O quarto injetor é o que faz saida para o retorno, pelo que a própria bomba suga o gasóleo novamente com muita facilidade, pelo que julgar esse tipo de coisas como estás a fazer é um grande potencial para te impingirem uma reparação de bomba sem uma grande necessidade, se tivesses falta de gasóleo num cilindro o motor vibrava imenso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder