Boa noite a todos.
Hoje estava a dar uma vista de olhos no motor do meu golf e reparei que o tubo que liga à parte superior do vaso de expansão não deita liquido. Assinalado a azul.
Ou seja dá ideia que não circula água para o vaso de expansão. Os tubos do radiador acabam por ficar os 2 quentes, assinalados a verde, a ventoinha dispara...
Poderá estar entupido?
Circuito de Refrigeração - Problema
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
Quando poderem movam para a secção correta.
Sorry
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- Mario_Marques
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
Tens ferrugem no circuito ou algo assim para o visualmente mau no líquido? Se não tens dificilmente estará entupido, mas também é fácil de verificar.
Há carros que a baixa rpm passa pouco ou nenhum líquido nesse tubo, pelo que pode ser normal, outros carros, pode ser sinal de bomba de água com pouca eficiência (acontece em algumas bombas de concorrência) ou outros problemas que fazem com que ela não gere muito caudal.
Esse vaso é só uma expansão, não faz parte do circuito principal, só o excesso vai lá parar, se subires as rpm do motor vais ver logo líquido a sair lá, se não vires, aí sim, realmente algo errado se passa.
Há carros que a baixa rpm passa pouco ou nenhum líquido nesse tubo, pelo que pode ser normal, outros carros, pode ser sinal de bomba de água com pouca eficiência (acontece em algumas bombas de concorrência) ou outros problemas que fazem com que ela não gere muito caudal.
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
Não me parece o líquido visualmente não me parece mau.Mario_Marques Escreveu: ↑29 dez 2020, 23:35 Tens ferrugem no circuito ou algo assim para o visualmente mau no líquido? Se não tens dificilmente estará entupido, mas também é fácil de verificar.
Há carros que a baixa rpm passa pouco ou nenhum líquido nesse tubo, pelo que pode ser normal, outros carros, pode ser sinal de bomba de água com pouca eficiência (acontece em algumas bombas de concorrência) ou outros problemas que fazem com que ela não gere muito caudal.
Esse vaso é só uma expansão, não faz parte do circuito principal, só o excesso vai lá parar, se subires as rpm do motor vais ver logo líquido a sair lá, se não vires, aí sim, realmente algo errado se passa.
Vou testar se com aceleração sai ou não liquido.
No fim de semana vou tirar o tubo nas pontas para ver se está ou não entupido.
É que antes saía água por lá mesmo no ralenti.
Depois de ter ido dar uma volta apertei os 2 tubos e estavam quentes e não estavam duros, pelo que não será do termostato.
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
Boa noite.
Efectivamente o tubo metálico estava entupido.
Lá consegui desentupir, apesar de não ter notado grande sujidade, mas nota-se que nas pontas não parece estar nos melhores dias.
Agora estive a pesquisar e pela referencia que encontrei não encontrei online.
Será que há substituto? Ou alguém sabe a referencia do tubo metalico?
Efectivamente o tubo metálico estava entupido.
Lá consegui desentupir, apesar de não ter notado grande sujidade, mas nota-se que nas pontas não parece estar nos melhores dias.
Agora estive a pesquisar e pela referencia que encontrei não encontrei online.
Será que há substituto? Ou alguém sabe a referencia do tubo metalico?
- Mario_Marques
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
Esse tubo só deves conseguir arranjar na origem pois é um componente muito específico.
Opinião pessoal, tira-o fora, limpa bem e mete ao sítio se não estiver podre, limpa com um arame grosso, tem é cuidado com o estado do teu líquido de refrigeração, pode já não estar a ter a proteção anti corrosão que devia.
Outra opção, já fiz não para esse motor mas para tdi 90/110/115 que também traziam um tubo do gênero, cheguei a fazer uns em alumínio, o alumínio é fácil de moldar.
Opinião pessoal, tira-o fora, limpa bem e mete ao sítio se não estiver podre, limpa com um arame grosso, tem é cuidado com o estado do teu líquido de refrigeração, pode já não estar a ter a proteção anti corrosão que devia.
Outra opção, já fiz não para esse motor mas para tdi 90/110/115 que também traziam um tubo do gênero, cheguei a fazer uns em alumínio, o alumínio é fácil de moldar.
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
Efectivamente online não encontrei.
Vou limpar e ver como fica, depois vejo se consigo encontrar um tubo em alumínio com aquele diâmetro e troco.
O líquido tenho nesmo que o trocar. Vou ver se compro se calhar mando vir Hepu ou Febi. Tenho que ver também o preço na WV e ver se consigo passar la.
Boas entradas e um bom ano.obrigado
Vou limpar e ver como fica, depois vejo se consigo encontrar um tubo em alumínio com aquele diâmetro e troco.
O líquido tenho nesmo que o trocar. Vou ver se compro se calhar mando vir Hepu ou Febi. Tenho que ver também o preço na WV e ver se consigo passar la.
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- gongasfrs
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
O líquido compra o da vw e água destilada é o melhor. Quanto tempo falta para trocar a distribuição?
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
Atualmente o G12 Evo já vem pré diluído e portanto é pronto a usar sem água destilada
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
Já não vendem puro?Golf_4_TDI Escreveu: ↑09 jan 2021, 20:44Atualmente o G12 Evo já vem pré diluído e portanto é pronto a usar sem água destilada
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
Atualmente só os bidões de 60 litros (acho ser 60) é que vem concentrado. A embalagem popular de 1,5 litros concentrado trespassou com referência atualizada para 1 litro pronto a usar em 50% (-36C°).
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
O cobre não é boa ideia pois é muito mais susceptível de reagir que o alumínio.
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Re: Circuito de Refrigeração - Problema
Boa noite o tubo original na auto Maria pia deve arranjar. O líquido vende se na alecarpecas da Fabi concentrado a cerca de cinco euros a garrafa. E o adequado igual ao da marca. Depois tem de juntar na proporção correta a água e por no carro.