Temperatura de Serviço motor AJM

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por Mario_Marques »

Aconselho preparares a mistura primeiro e depois acrescentar o que for necessário, se enfiares lá para dentro o concentrado o mais provável é que não vai ficar na concentração correta.

Sim, sangrar é essencialmente isso, deixar aquecer até abrir o termostato e acertar o nível, ao fim convém deixar arrefecer totalmente antes de fechar o vaso, caso contrário o sistema vai ficar sem pressão depois em quente (os líquidos aumentam volume quando quentes).

Deves acompanhar por obd, o quadrante não te dá informação suficientemente precisa da temperatura, e por aí também vês logo se o sensor está ok ou não, o termostato irá abrir a cerca de 94-96 graus na zona onde fica o sensor, na zona do termostato estarão cerca de 87graus, é normal a ver por obd, quando está prestes a abrir, una subida rápida de temperatura seguida por uma descida rápida.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
J
Amateur
Amateur
Mensagens: 504
Registado: 22 dez 2006, 07:22
Localização: Queluz

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por J »

Olá a todos!

Ja fiz a troca do termostato (troca é como quem diz, alguem havia decidido remover essa peça), e o sistema de refrigeração está agora a funcionar perfeitamente. Coloquei da marca valeo, conforme as vossas sugestões, liquido g13, e o ponteiro está agora sempre nos 90°C, quer com o carro a fazer subidas ou descidas. O que descobri agora é que custa um bocado a pegar a quente.
Também estou a achar estranho o consumo, mesmo apos a troca do filtro de ar e do termostato. Apesar de ser uma Variant, é dificil fazer consumos abaixo dos 8.5L, e dos 6.0 em estrada plana (se carregar no pedal atira-se para os 8, isto segundo medias do CB, que infelizmente nao estao muito erradas).
Falta me só trocar o óleo e filtro... não sei se tem alguma coisa a ver...
Quais as possíveis causas para estes sintomas? Pelo que tenho lido, os injectores devem estar a precisar de manutenção, certo? E porque será que custa a pegar a quente?
Obrigado por toda a vossa ajuda.

Melhores cumprimentos
J
Imagem

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por Silver_Ajm »

Mas essa media que tens é real, ou é do CB? É que as médias do CB não são de se fiar, normalmente são um pouco exageradas. O meu mk4 faz-me uma média real de 5.3l sensivelmente e no quadrante anda lá a média de 5.7l, abasteço sempre até à rolha e faço a divisão dos litros pelo número de kms percorridos. Quando o carro pega mal a quente, ou costuma ser a bateria já com fraca potência de arranque, ou o motor de arranque a precisar de manutenção, ainda assim se fosse a ti levava o carro a um mecânico, pode haver outro problema associado. Vai andando de olho no nível do liquido de refrigeração, pois podem ter tirado o termostato para o motor não aquecer e pode ser mau sinal... :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
J
Amateur
Amateur
Mensagens: 504
Registado: 22 dez 2006, 07:22
Localização: Queluz

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por J »

Sao do CB. Ainda nao tenho uma contagem muito concreta , mas parece-me que anda nos 7.1 reais...
Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por SuperGolf »

Fácil.
Enches o deposito até deitar fora e fazes reset ao KM. A partida, deves fazer uns 800Km`s...ou pelo menos o meu fazia isso embora faça bastante AE.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por Silver_Ajm »

J Escreveu: 17 dez 2020, 12:45 Sao do CB. Ainda nao tenho uma contagem muito concreta , mas parece-me que anda nos 7.1 reais...
Esquece os consumos do CB, não são fiáveis. :wink: No meu mk4 sem levar o carro à reserva faço mais de 1000kms. :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
J
Amateur
Amateur
Mensagens: 504
Registado: 22 dez 2006, 07:22
Localização: Queluz

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por J »

Esses 7.1 sao a minha estimativa real. Mas tenho de usar mais o carro para auferir um valor mais concreto. Nao sei, a primeira vista parece me demasiado, comparado com o meu antigo TDI 90 cv VW Vento, onde fazia 180 kms com 10L, com este so estou a fazer 140.
Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por SuperGolf »

Silver_Ajm Escreveu: 17 dez 2020, 13:42
Esquece os consumos do CB, não são fiáveis. :wink: No meu mk4 sem levar o carro à reserva faço mais de 1000kms. :D
Injectores de origem Silver?

O meu superoriginal nunca consegui fazer mais do que 800km....já deveria andar bonito.... :lol:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por Silver_Ajm »

SuperGolf Escreveu: 17 dez 2020, 18:25
Silver_Ajm Escreveu: 17 dez 2020, 13:42
Esquece os consumos do CB, não são fiáveis. :wink: No meu mk4 sem levar o carro à reserva faço mais de 1000kms. :D
Injectores de origem Silver?

O meu superoriginal nunca consegui fazer mais do que 800km....já deveria andar bonito.... :lol:
Sim, injetores de origem, e dois deles à um ano até estavam partidos no suporte da mola, tiveram que levar dois kits de reparação. Já fiz mais de 1100 kms com um deposito de gasóleo sem a luz da reserva acender. :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por SuperGolf »

Então o meu deveria andar com problemas....depois que meti os injectores do 150, passou a fazer os tais 1000/1100km....
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por Mario_Marques »

De uma forma geral, quanto mais original e direito o carro, e leve(tamanho de jantes e peso das mesmas faz muita influência) menos gasta, bem como o tipo de percursos que faz faz uma enorme diferença.
Eu tenho histórico de consumos já faz mais de 100mil kms, aponto tudo direitinho, e parece que não, mas no meu caso, em 100mil kms, o custo ultrapassa os 7000e

https://www.spritmonitor.de/en/detail/3 ... ?cdetail=1

Agora não consigo mais fazer consumos baixos como dantes, o carro só faz percursos curtos e com subidas muito íngremes, consumos abaixo de 8 litros é para esquecer.

A minha média desde que comecei os registos, ou seja, total, anda nos 5,3l/100 mas a atual anda na casa dos 7, um depósito faz quase 700kms.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Temperatura de Serviço motor AJM

Mensagem por SuperGolf »

Eu faço 95% dos meus percursos é AE daí os tais 1000Km na boa....

Mas stock, não os fazia curiosamente....
Responder