Boa noite,
O meu carro tinha um AJM stock que estava nas couves(segmentos com demasiada folga) e em setembro acabei por pôr um asz 130 em excelentes condições, tudo correu bem e ainda está a trabalhar lindamente, apenas tem uma fuga de óleo minima na junta do carter. Agora faz me safemode por pressão excessiva quando puxo mais por ele. Ainda não queria fazer uma reprogramação devido a mais tarde querer por um 2260vk, bicos e ic do ARL.
Existe alguma opção sem ser a reprogramação?
desde já obrigado.
André
Swap asz- safemode
-
- Beginner
- Mensagens: 22
- Registado: 06 nov 2019, 11:13
- Veículos: Golf MK3 GT TDI GOLF MK4 VARIANT
- gongasfrs
- Moderador
- Mensagens: 14977
- Registado: 30 mar 2010, 21:36
- Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
- Localização: região centro, Coimbra
Re: Swap asz- safemode
Sim. Ver porque está a fazer pressão e corrigir o problema.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18484
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Swap asz- safemode
Reprogramar neste momento não seria uma opção, reprogramar carros com problemas é o pior que se pode fazer.
Primeiro tens de resolver esse problema, que muito possivelmente está no turbo ou no sistema de controlo do mesmo.
Primeiro tens de resolver esse problema, que muito possivelmente está no turbo ou no sistema de controlo do mesmo.
- SuperGolf
- Moderador
- Mensagens: 9419
- Registado: 19 dez 2006, 23:18
Re: Swap asz- safemode
Qual o mapa e centralina que tem? Do 130 ou ainda do 115?
QUal o turbo que tem? 1749VA?
QUal o turbo que tem? 1749VA?
-
- Beginner
- Mensagens: 22
- Registado: 06 nov 2019, 11:13
- Veículos: Golf MK3 GT TDI GOLF MK4 VARIANT
Re: Swap asz- safemode
boas o mapa é o original 115 daí fazer safemode por pressão a mais.
o turbo e o original do asz 1749VA
o turbo e o original do asz 1749VA
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18484
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Swap asz- safemode
A tua ecu consegue controlar um turbo desses original direito, sem nada inventado ou mal sem problemas, o teu problema está no que disse antes supondo que não tens mais nada mal ou inventado, mas como se costuma dizer, tu é que sabes da tua vida.Andre_Henriques Escreveu: ↑18 nov 2020, 23:04 boas o mapa é o original 115 daí fazer safemode por pressão a mais.
-
- Beginner
- Mensagens: 22
- Registado: 06 nov 2019, 11:13
- Veículos: Golf MK3 GT TDI GOLF MK4 VARIANT
Re: Swap asz- safemode
Hoje tive a rever todas as tubagens do controlo do turbo e não existem fugas, no tubo de plástico do intercooler que passa ao lado da roda na conexão com o tubo vermelho que vai para o turbo tem um bocado partido e tenho uma babadela de óleo nessa zona, logo devo ter aí uma fuga que me está a estragar tudo.
já estive a ver para comprar esse tubo de plástico mas não encontro em lado nenhum, segunda feira vou ver se vou a uma sucata
se alguém souber onde posso arranjar um diga.
já estive a ver para comprar esse tubo de plástico mas não encontro em lado nenhum, segunda feira vou ver se vou a uma sucata
se alguém souber onde posso arranjar um diga.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18484
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Swap asz- safemode
O teu problema, esse que te estás a queixar, não tem a ver com fugas, outros podem ter, o teu carro está a fazer excesso de pressão, fugas criam falta de pressão, a não ser que seja uma fuga que a ecu tente corrigir e depois causa overboost
A primeira coisa que deves fazer e perceber quando, como e porquê isso acontece, a forma correta era ligares um equipamento de diagnóstico, ver pressão pedida pela ecu, pressão lida e o duty cycle map/n75, as chances grandes é o problema estar no próprio turbo, seguido de a n75 não estar já a trabalhar corretamente, são as situações que levam tipicamente a excesso de pressão, praticamente todas as outras situações levam a falta dela, apesar de o turbo também poder criar problemas de excesso ou falta, depende sempre da forma como encravou a geometria, há situações que não cria nem um problema nem outro, se encravar a médio regime, mas nunca da rendimento bom nem em baixas ou altas.
Atenção, isto sou eu sempre a supor que está tudo direito.
Um conselho, procura ajuda num especialista, pois esse tipo de problemas são relativamente fáceis de diagnosticar, tu a andares assim, com overboost corres sérios riscos de partir o turbo, e partir um turbo não é bom, não só pelo turbo mas o motor as vezes vai junto.
A primeira coisa que deves fazer e perceber quando, como e porquê isso acontece, a forma correta era ligares um equipamento de diagnóstico, ver pressão pedida pela ecu, pressão lida e o duty cycle map/n75, as chances grandes é o problema estar no próprio turbo, seguido de a n75 não estar já a trabalhar corretamente, são as situações que levam tipicamente a excesso de pressão, praticamente todas as outras situações levam a falta dela, apesar de o turbo também poder criar problemas de excesso ou falta, depende sempre da forma como encravou a geometria, há situações que não cria nem um problema nem outro, se encravar a médio regime, mas nunca da rendimento bom nem em baixas ou altas.
Atenção, isto sou eu sempre a supor que está tudo direito.
Um conselho, procura ajuda num especialista, pois esse tipo de problemas são relativamente fáceis de diagnosticar, tu a andares assim, com overboost corres sérios riscos de partir o turbo, e partir um turbo não é bom, não só pelo turbo mas o motor as vezes vai junto.
-
- Beginner
- Mensagens: 22
- Registado: 06 nov 2019, 11:13
- Veículos: Golf MK3 GT TDI GOLF MK4 VARIANT
Re: Swap asz- safemode
só me faz safe por exemplo ir em 5a as 2 mil rpm numa nacional pisar para ultrapassar um camião e quando estou perto das 3mil rpm faz safe, também me acontece na ic 19 vou a 100 piso um pouco mais numa subida ele faz safe mas isto não acontece sempre, porque de resto tudo normal
mas já fiz um log antes do almoço
mas já fiz um log antes do almoço
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18484
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Swap asz- safemode
Ele vai fazer isso em situações de esforço e com tempo suficiente para acontecer, sempre que reprisares mudanças longas algum tempo vai acontecer.
O carro para gerar erros precisa de 2 condições, diferença entre o valor real e pedido e tempo para "time out".
O carro para gerar erros precisa de 2 condições, diferença entre o valor real e pedido e tempo para "time out".
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18484
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Swap asz- safemode
Isto é um tipo de safe mode idêntico ao teu, a ecu pede uma coisa, o turbo faz muito mais e o cyclo de trabalho da n75 fica todo Marado para tentar compensar/corrigir.
Uma nota, neste gráfico não ficou em safe mode pois eu fiz de propósito para não entrar pelo que não fez a quebra que seria de esperar.
Uma nota, neste gráfico não ficou em safe mode pois eu fiz de propósito para não entrar pelo que não fez a quebra que seria de esperar.
-
- Beginner
- Mensagens: 22
- Registado: 06 nov 2019, 11:13
- Veículos: Golf MK3 GT TDI GOLF MK4 VARIANT
Re: Swap asz- safemode
vou tentar exprimentar outra n75 que tenho perdida em casa dos meus avós e saber mesmo se a fuga tem influencia ou não
mas desde já obrigado pela ajuda
no canto inferior esquerdo da foto da para ver onde o tubo de plástico está partido.
mas desde já obrigado pela ajuda
no canto inferior esquerdo da foto da para ver onde o tubo de plástico está partido.
-
- Beginner
- Mensagens: 22
- Registado: 06 nov 2019, 11:13
- Veículos: Golf MK3 GT TDI GOLF MK4 VARIANT
Re: Swap asz- safemode
Afinal era a conexão do tubo vermelho com o tubo de plastico do intercooler que não estava bem no sitio e daí originou uma fuga que a ecu tentava corrigir
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18484
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Swap asz- safemode
Pelo que tens aí a ecu não está a tentar corrigir nenhuma fuga ou falta de pressão, bem pelo contrário, o duty cycle do map está em 80%, uma fuga encosta perto dos 100% quase instantaneamente, e se vires as curvas não há qualquer falta de pressão, há até precisamente o oposto, excesso, um pouco mais e cortava.
Se fizeres uma quinta ou sexta a sair de baixa rpm com pedal no fundo ou qualquer outra situação de alto esforço o carro vai cortar por excesso de pressão.
Obviamente deves tratar dessa e qualquer outra fuga que exista pois fugas nunca é bom, mas com uma grande probabilidade o teu problema vai estar onde disse no início.
Se fizeres uma quinta ou sexta a sair de baixa rpm com pedal no fundo ou qualquer outra situação de alto esforço o carro vai cortar por excesso de pressão.
Obviamente deves tratar dessa e qualquer outra fuga que exista pois fugas nunca é bom, mas com uma grande probabilidade o teu problema vai estar onde disse no início.