PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Responder
danilofrazao07
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 13 fev 2020, 11:04
Veículos: Golf IV GT TDI

PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Mensagem por danilofrazao07 »

Boas malta...
O que vou dizer vai parecer confuso, mas nem eu sei o que é que aconteceu 😂

Domingo estava a 120/130 km/h e o meu Golf IV GTI TDI PD 115 de 99, ficou sem quadrante... Isto é, o quadrante de um segundo para o outro desligou se ( fiquei sem nada, sem o display, sem os KM totais, parou de contar a velocidade e as rotações ), o rádio trabalhava, tal como as luzes interiores que por acaso testei... O mais estranho é que o carro continuava a andar, até cheguei a puxar por ele até encontrar um sítio para parar em condições ( 100 a 200mts )
Desliguei o carro, liguei e o quadrante voltou ao normal, pensava eu, pois 50mts a frente ligou no display o erro do travão de mão, a dizer que estava andar com ele "ativo".... Continuei andar com ele até encontrar outro sítio para parar ( 1.5 - 2 km )
Parei, desliguei e voltou ao normal
A única coisa estranha é que ligava o ESP, sem mais e menos

Hoje o meu irmão pegou no carro e de acordo com ele, andou com ele cerca de 3km e o carro esteve estacionado cerca de 30m, provavelmente nem isso... e não pegou, só ao empurrão

A minha questão é a seguinte, como é que sei se é o alternador? Ou a bateria ( esta mesma tem cerca de 3 anos e 30 mil km )

O carro este 3 meses parado, esteve 3 meses na oficina, 2 meses e meio na rua....

O que é que faço? Como é que testo?

Obrigado,
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Mensagem por gongasfrs »

Tens de medir com um voltímetro quanto o alternador está a mandar e se a bateria aguenta a carga. Mas como parece que não sabes o melhor é mandares para o mecânico para ser testado até pode ser outra coisa
danilofrazao07
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 13 fev 2020, 11:04
Veículos: Golf IV GT TDI

Re: PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Mensagem por danilofrazao07 »

gongasfrs Escreveu: 08 set 2020, 17:38 Tens de medir com um voltímetro quanto o alternador está a mandar e se a bateria aguenta a carga. Mas como parece que não sabes o melhor é mandares para o mecânico para ser testado até pode ser outra coisa

Sim é o meu próximo passo...

EDIT: O carro ficou pela a segunda vez a pé, não pegou... ao dar as chaves, o rádio trabalha, o quadrante liga todas as luzes, mas quando vou dar a chave, parece que não tenho energia suficiente e o quadrante perde força... só ligou graças ao boost

Assim que desligo o carro, só liga novamente com o boost

Tem que ser do alternador, correto?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Mensagem por SuperGolf »

Ninguem te vai responder a isso....ou das duas uma: medes a voltagem do alternador ou ate com o VAG, ou pegas na bateria e ligas a outro carro nem que seja com cabos. O ideal era começar por medir a voltagem do alternador....isso e super simples.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Mensagem por gongasfrs »

Pode ser a bateria que não aguente carga como pode ser o alternador a não carregar o suficiente como outra coisa qualquer. Como te disse não pareces entender de mecânica mais vale levar a um mecânico do que andar a meter a trabalhar ligando a outros carros ou boosters antes que queimes algo e depois fica mais cara a brincadeira
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Mensagem por Mario_Marques »

danilofrazao07 Escreveu: 08 set 2020, 16:45
A minha questão é a seguinte, como é que sei se é o alternador? Ou a bateria ( esta mesma tem cerca de 3 anos e 30 mil km )

O carro este 3 meses parado, esteve 3 meses na oficina, 2 meses e meio na rua....

O que é que faço? Como é que testo?

Obrigado,
Tens de medir a voltagem ao trabalhar e no arranque se a tensão da bateria baixa muito, também pode ser às duas coisas que é o mais certo pela tua descrição, uma bateria má da cabo de um alternador e um alternador mau da cabo de uma bateria, um alternador não é um carregador de baterias, nem a função da bateria é manter o carro quando o mesmo está a trabalhar, é só para fazer o arranque e operações básicas com o motor desligado.
Como já avisaram e bem, não é boa ideia andares com muitas experiências pois isso causa muitas vezes estragos, também é boa ideia dares uma geral as cabelagens do alternador, motur de arranque e bateria depois de resolveres isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Mensagem por SuperGolf »

Cheguei de férias, e passadas 3 semanas tinha a bateria quase a 0.....mas com 7 anos não estou a espera de milagres.

No meu caso e a bateria que está perto do fim.
danilofrazao07
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 13 fev 2020, 11:04
Veículos: Golf IV GT TDI

Re: PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Mensagem por danilofrazao07 »

Boas,

Obrigado malta

Fui ao mecânico e de acordo com ele foi a bateria que se foi a vida ( vai fazer 2 anos em Dezembro que a comprei )
Vou hoje ver se consigo trocar, uma vez que ainda se encontra na garantia

Obrigado mais uma vez
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Mensagem por Mario_Marques »

Convem veres o resto que mencionei pois se tiveres um dos problemas que descrevi passas a vida a trocar baterias, uma bateria durar 2 anos algo se passou, por muito ma que fosse, se tivesse as características corretas deveria durar mais pelo menos 2 anos, isto para uma bateria ranhosa, uma boa dura as vezes bem mais de 5 anos, já as vi durar 12 e mais anos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: PD 115 GTI TDI 1999 - Alternador? Bateria?

Mensagem por gongasfrs »

a original do meu jetta durou 11anos ;)
Responder