Tdi falta de força

Responder
gomes1972
Amateur
Amateur
Mensagens: 259
Registado: 09 dez 2010, 17:44

Tdi falta de força

Mensagem por gomes1972 »

Olá pessoal, já há muito tempo que não passo por aqui, espero que esteja todos bem!

O meu golf 4 tdi 90cv que agora tem motor 110cv , já faz muito tempo a dita mudança, mas nada tem a ver com a mudança de motor.

Ele não desenvolve, principalmente em baixas, isto é, ao arrancar abafa, ao chegar ás 1800 rotações manda um puxão repentino, altura em que o turbo abre .

Sempre que levanto o pé do acelerador por algum motivo vê-se negro para recuperar a velocidade.

Em auto estrada a velocidade não é constante, pé a fundo e o carro puxa e não puxa, como que o turbo puxa-se e derrepente deixa-se de puxar sem levantar o pé do acelerador.

Poderá ser geometria presa, mas já testei varias vezes, por um a ligar o carro e eu com a mão no turbo , a geometria fecha facilmente, ( penso que é assim que funciona, motor desligado fica aberta e ao ligar fecha).

Tambem noto o motor no relentim um pouco acelarado .

Alguem que no grupo me pode dar uma ideia que possa ser .

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tdi falta de força

Mensagem por Mario_Marques »

Olá gones1972, dá uma vista de olhos no fórum pois existem já várias centenas de tópicos do gênero, na verdade provavelmente não te irá ajudar muito se não tiveres como fazer um diagnóstico bom.
Pela tua descrição da a entender que o sensor de massa de ar pode estar a dar um ar da sua graça, mas não te recomendo trocar nada á sorte mas sim arranjar forma de fazer um diagnóstico em condições.
A geometria não dá para ter certezas da forma que viste, isso só dá para ver se está completamente lixado, pois pode estar a mexer na situação em que viste mas não em outras e nem sequer estar a fazer o que era suposto.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
gomes1972
Amateur
Amateur
Mensagens: 259
Registado: 09 dez 2010, 17:44

Re: Tdi falta de força

Mensagem por gomes1972 »

Olá Mário, obrigado por perderes um bocado do teu tempo comigo, em relação ao sensor massa de ar, não faz muito tempo que levou um novo comprado na origem e um sensor do turbo também na origem, motivo da compra fui mesmo este do carro não andar a puxar bem, que não resolveu nada .

Para te dar uma ideia do puxar do carro, numa subida que aguentava na boa em 4 , agora em 2 quase a pedir 1 velocidade , em baixas não tem mesmo força nenhuma.

Eu tenho um outro carro um audi A3 com a mesma motorização, vou fazer o teste, retirar o medidor massa de ar e meter neste, como também o sensor do turbo, a ver no que dá .

Tenho lido por aqui a falarem muito na bomba de alta pressão de vácuo, pode ser uma sugestão, penso eu.

Diz-me uma coisa, se possivel, para retirar essa bomba de pressão de vácuo, necessito retirar a tampa das válvulas, ao é só desapertar os 3 parafusos que a segura?

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tdi falta de força

Mensagem por Mario_Marques »

Se tiveres problemas na bomba de vácuo a geometria provavelmente já era pois deixa de trabalhar bem e acaba carbonizada/presa, o mesmo para problemas em tubagens ou na n75, uma coisa acaba por levar a outras com tempo.
Não precisas de retirar a bomba para a testar, o teste é feito no sítio com um vacuometro, um carro saudável faz -0,7/-1bar.
Para tirar a bomba não precisas tirar a tampa de válvulas, só tens de remover os parafusos da bomba.
Eu falei no massa de ar porque não colocaste nenhum erro, por norma quando faz isso que eu estou cá a pensar gera erros no sensor, o map quando avaria, que é raro, igual, gera erros e até costuma acender luz de ABS ou velas no quadrante e ligando o diagnóstico da valores fora do normal.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
gomes1972
Amateur
Amateur
Mensagens: 259
Registado: 09 dez 2010, 17:44

Re: Tdi falta de força

Mensagem por gomes1972 »

Mais uma vez obrigado, vou fazer o teste á bomba de vácuo, porque até tenho feito varias limpesas ao longo do tempo á geometria, fica a trabalhar bem , mas em pouco tempo fica igual a puxar mal.

Diz-me uma coisa , a N75 a função é tudo fechado ao tudo aberta, ao é tipo a geometria vai abrindo conforme precisa? Porque a que tenho é da concorrência e já lá vai muito tempo que a meti.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tdi falta de força

Mensagem por Mario_Marques »

gomes1972 Escreveu: 27 ago 2020, 00:44 Mais uma vez obrigado, vou fazer o teste á bomba de vácuo, porque até tenho feito varias limpesas ao longo do tempo á geometria, fica a trabalhar bem , mas em pouco tempo fica igual a puxar mal.

Diz-me uma coisa , a N75 a função é tudo fechado ao tudo aberta, ao é tipo a geometria vai abrindo conforme precisa? Porque a que tenho é da concorrência e já lá vai muito tempo que a meti.

Obrigado

A n75 não trabalha nem de uma forma nem de outra, trabalha em sistema duty cycle, ou seja, pulsação por percentagem de tempo, cada pulsação abre completamente mas numa determinada percentagem de tempo definido.
Isto é uma explicação extremamente simplificada pois na realidade é um bocado mais complexo.

Se tens feito várias limpezas é mau sinal, geralmente estando tudo ok não carbonizada, carbonizar é sinal de que algo não está ok e pode não ser algo fácil de detectar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
gomes1972
Amateur
Amateur
Mensagens: 259
Registado: 09 dez 2010, 17:44

Re: Tdi falta de força

Mensagem por gomes1972 »

Obrigado Mário, vou mandar fazer um diagnóstico para ver os valores que dá a tudo.

Obrigado
Abraço
Responder