Problema em engatar mudanças - pós serviço

Responder
dcardoso
Rookie
Rookie
Mensagens: 79
Registado: 20 abr 2013, 21:47
Veículos: Golf IV 1.9 Tdi 100cv

Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por dcardoso »

Boas a todos,

Este tópico vai ser provavelmente o tópico com a pergunta mais parva de sempre :lol: mas prefiro parecer parvo do que ir à oficina e levar gato por lebre.

A situação é a seguinte:

Ontem levei o carro à oficina para me trocarem um tubo de vácuo que estava a rasgar e deixava-me sem travões. Aproveitei o balanço e mandei trocar o óleo de travões. Como tinha o motor bastante sujo mandei lavar o motor completo visto ter babas de óleo e querer saber se tinha alguma fuga devido a perder óleo, que descobri que o turbo está a fazer passagem, mas o problema não é esse.

Saí da oficina e travões top e motor limpinho e surge o problema:

Nunca tive problemas em engatar nenhuma mudança, exceto a marcha atrás (às vezes tenho q andar ali a tentar, mas entra) até sair da oficina, por coincidência ou não. Acontece que não me engata a 3ª nem a 5ª normalmente. Eu meto ambas e ou ela entra ou sinto que ela fica presa e tenho que voltar ao ponto morto e a voltar engatar. Acontecia-me raramente numa 5ª, mas NUNCA tanta vez nem nunca me tinha acontecido na 3ª em 1 ano e meio de carro. E, sinto (mas usei poucas vezes para ter a certeza) que a marcha atrás me entra melhor :shock:

A minha pergunta é: Não tendo eles (acho eu) mexido no seletor de mudanças ou caixa, é possível com a lavagem de motor ou de alguma forma me terem desafinado alguma coisa? O carro em questão é um GOLF IV PD100 de 2003.

Irei à oficina de qq forma hoje porque se ele não estava assim não ficará assim, mas queria saber antes se é possível ter sido na lavagem por exemplo.

Obrigado e boas curvas.
Golf IV 1.9 TDI 100CV 8)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por Mario_Marques »

Pela tua descrição, a tua embraiagem e selector já devem estar a trabalhar mesmo pelas pontinhas.
Provavelmente isso deve precisar de renovar casquilhos do selector(a lavagem interfere com isso se estiverem já muito maus e pela tua descrição não há qualquer duvida de que isso deve estar ai algo muito mau pois estes sistemas em bom estado são bastante suaves e precisos de operar), uma afinação ao selector, e talvez embraiagem, mas quando mudaste o oleo dos travões devias também ter trocado o da embraiagem.

Comando de mudanças, á mínima coisa ou dificuldade em engrenar mudanças deve-se rever logo, isso é daquelas coisas que é péssima ideia dar jeitinhos ou deixar andar\adiar, e geralmente rever não é sequer caro enquanto não está muito mau.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dcardoso
Rookie
Rookie
Mensagens: 79
Registado: 20 abr 2013, 21:47
Veículos: Golf IV 1.9 Tdi 100cv

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por dcardoso »

Mario_Marques Escreveu: 14 ago 2020, 09:57 Pela tua descrição, a tua embraiagem e selector já devem estar a trabalhar mesmo pelas pontinhas.
Provavelmente isso deve precisar de renovar casquilhos do selector(a lavagem interfere com isso se estiverem já muito maus e pela tua descrição não há qualquer duvida de que isso deve estar ai algo muito mau pois estes sistemas em bom estado são bastante suaves e precisos de operar), uma afinação ao selector, e talvez embraiagem, mas quando mudaste o oleo dos travões devias também ter trocado o da embraiagem.

Comando de mudanças, á mínima coisa ou dificuldade em engrenar mudanças deve-se rever logo, isso é daquelas coisas que é péssima ideia dar jeitinhos ou deixar andar\adiar, e geralmente rever não é sequer caro enquanto não está muito mau.
Antes de mais obrigado pela resposta!

A embraiagem não deveria dar sintomas? O pedal está normal, não me patina, engato mudanças na boa (antes disto) exceto a marcha atrás, mas isso pode mt bem ser problema entre o volante e o banco :lol:

Liguei para o mecânico e ele diz que não tem referência de ter mexido em algo que me pudesse a acontecer isso, a verdade é que ficou assim depois de lá sair. Diz que poderia mudar o óleo da caixa. Mas, hoje n me pode ver o carro portanto não posso ir lá para tirar as teimas...

Porque motivo ao mudar 1 devia der mudado o outro? Eu por acaso ia fazê-lo, mas tive um problema e o meu budget para o carro teve que ser alterado...

Os casquilhos é algo fácil de ser mudado / preço porreiro ou estamos a falar de algo que demora o seu tempo?

Porque eu aponto para desgaste de algo também. Digo eu...

O mecânico também disse que podia ter sido esquentamento de alguma coisa ao lavar o carro, mas frisei logo que, o mecânico quem é? Lavam o motor tão quente sabendo que isso pode acontecer? Não percebo e é bom que não me tenham lixado nada... Também referiu que podia existir uma fissura na caixa que com a lavagem cedeu.

:roll:
Golf IV 1.9 TDI 100CV 8)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por Mario_Marques »

A marcha atrás é uma mudança não sincronizada, é a primeira mudança que se queixa logo quando a embraiagem não está muito boa por precisamente não ser sincronizada.
A embriagem pode ter vários problemas, por ex, patinar, ou o oposto, não embraiar bem, no pedal não se nota geralmente muito pois o sistema é hidráulico e a prensa faz pequenas compensações.

O motivo de se mudar o óleo todo é porque o óleo vem do mesmo reservatório, mudar só dos travões é como ires lavar os dentes e lavares só os de cima.

Os casquilhos são fáceis de mudar e baratos mas o fácil está sempre dependente da habilidade das pessoas e conhecimento para saber identificar realmente os problemas e soluções.
Não te vou dizer que é difícil que não é e até te posso explicar o processo em maior de detalhe, mas há coisas que se for mais complicado para se perceber o que está mal requer experiência e sensibilidade que isso não posso explicar ou ensinar.
Última edição por Mario_Marques em 14 ago 2020, 11:18, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dcardoso
Rookie
Rookie
Mensagens: 79
Registado: 20 abr 2013, 21:47
Veículos: Golf IV 1.9 Tdi 100cv

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por dcardoso »

Mario_Marques Escreveu: 14 ago 2020, 10:49 A marcha atrás é uma mudança não sincronizada, é a primeira mudança que se queixa logo quando a embraiagem não está muito boa por precisamente não ser sincronizada.
A embriagem pode ter vários problemas, por ex, patinar, ou o oposto, não embraiar bem, no pedal não se nota geralmente muito pois o sistema é hidráulico e a prensa faz pequenas compensações.

O motivo de se mudar o óleo todo é porque o óleo vem do mesmo reservatório, mudar só dos travões é como ires lavar os dentes e lavares só os de cima.

Os casquilhos são fáceis de mudar e baratos mas o fácil está sempre dependente da habilidade das pessoas e conhecimento para saber identificar realmente os problemas e soluções.
Não fazia ideia que vinha do mesmo reservatório. O mecânico devia-me ter alertado para isso, digo eu... Eu mudei o dos travões porque já que estava a mexer em algo a ver com eles aproveitei a mão de obra...

Quanto à embraiagem, obrigado pela informação, não fazia ideia.

Não sou eu que vou mudar os casquilhos haha, era mesmo só para ter ideia da mão de obra 8)

Vou ter que ver bem a embraiagem porque já começa a ser muita despesa, já não me bastava o turbo xD

O carro foi lavado à pressão, acho eu, por isso vou rezar para ter desafinado o selector/acabado com os casquilhos!!!
Golf IV 1.9 TDI 100CV 8)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por Mario_Marques »

A pressão não te desafina nada, já devo ter lavado umas boas centenas de carros desses, o que acontece é que muitas vezes o pessoal tem os casquilhos todos lixados e em vez de meter novos como deviam, andam lá com massas e óleo a tentar disfarçar o problema, ao lavar isso sai.
Obviamente que as massas e óleos a longo prazo só vai levar a problemas muito piores, de uma reparação que nem a 50€ chega vais para uma bem pior, por ex danificar a caixa por causa da folga excessiva.

Mas a marcha atrás, geralmente queixa-se quando um carro já não consegue embraiar totalmente, é dos sintomas mais fáceis de perceber supondo que o problema está mesmo no engrenar e não no comando.
Última edição por Mario_Marques em 14 ago 2020, 11:31, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dcardoso
Rookie
Rookie
Mensagens: 79
Registado: 20 abr 2013, 21:47
Veículos: Golf IV 1.9 Tdi 100cv

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por dcardoso »

Mario_Marques Escreveu: 14 ago 2020, 11:20 A pressão não te desafina nada, já devo ter lavado umas boas centenas de carros desses, o que acontece é que muitas vezes o pessoal tem os casquilhos todos lixados e em vez de meter novos como deviam, andam lá com massas e óleo a tentar disfarçar o problema, ao lavar isso sai.
Obviamente que as massas e óleos a longo prazo só vai levar a problemas muito piores, de uma reparação que nem a 50€ chega vais para uma bem pior, por ex danificar a caixa por causa da folga excessiva.
Na minha mão nunca levou nada disso! Lá está, surgiu-me agora pela 1ª vez e vai já ser para resolver. Se é para por material novo vai levar, já o tubo de vácuo levou original como manda a lei.

É visível se for os casquilhos? Assim até dou um olho, visto que o carro agora só vai para a oficina segunda feira... Tem algum mal andar com ele assim 2 dias? Eu meto as mudanças tranquilo não às 7 pancadas, mal sinto que não vai entrar não insisto.
Golf IV 1.9 TDI 100CV 8)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por Mario_Marques »

Dá uma vista de olhos aqui, aqui explica como afinar o mecanismo do selector na maioria dos golf mk4, não é assim em todos, mas no teu será.
Toma atenção á peça que está marcada com as letras "VP" aquela peça é um dos casquilhos que falo:


Este segundo video ele troca a peça, mas devia ter trocado as restantes peças e não trocou, mas mostra outras coisas importantes, mas não mostra uma série de coisas, portanto isto é uma ajuda mas não significa que só com estas orientações se consiga resolver tudo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dcardoso
Rookie
Rookie
Mensagens: 79
Registado: 20 abr 2013, 21:47
Veículos: Golf IV 1.9 Tdi 100cv

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por dcardoso »

Mario_Marques Escreveu: 14 ago 2020, 11:49 Dá uma vista de olhos aqui, aqui explica como afinar o mecanismo do selector na maioria dos golf mk4, não é assim em todos, mas no teu será.
Toma atenção á peça que está marcada com as letras "VP" aquela peça é um dos casquilhos que falo:


Este segundo video ele troca a peça, mas devia ter trocado as restantes peças e não trocou, mas mostra outras coisas importantes, mas não mostra uma série de coisas, portanto isto é uma ajuda mas não significa que só com estas orientações se consiga resolver tudo.
obrigado! vou ver isso e ao sair do trabalho vou dar um olho e dou feedback!
Golf IV 1.9 TDI 100CV 8)
dcardoso
Rookie
Rookie
Mensagens: 79
Registado: 20 abr 2013, 21:47
Veículos: Golf IV 1.9 Tdi 100cv

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por dcardoso »

Depois de dar um olho no seletor e não conseguir ver nenhum problema, levei o carro a um conhecido também para ver antes de conseguir ir ao mecânico e também não encontrou nada.

Fui então ontem ao mecânico, expliquei que ficou assim após o serviço lá e foram analisar.

Mudaram-me o óleo da caixa, penso que valvulina sintética e o carro realmente ficou como antes.

Disseram que devido à lavagem do motor poderia ter entrado humidade ou algo semelhante e ter acontecido isto, supostamente é muito comum em Renaults.

Andei ontem e hoje cerca de 60km já e entrou-me tudo à primeira sem pancadas.
Golf IV 1.9 TDI 100CV 8)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por Mario_Marques »

dcardoso Escreveu: 18 ago 2020, 19:14

Disseram que devido à lavagem do motor poderia ter entrado humidade ou algo semelhante e ter acontecido isto, supostamente é muito comum em Renaults.


Isso não é comum em nenhum carro, as caixas são seladas e estanques quando estão boas, vai lá ver se não meteram o belo do óleo ou massa no casquilho que disse........
Agora isso é a solução temporária e não te repõe o que está gasto e que precisa ser trocado, trocar o óleo disfarça muita coisa, nomeadamente o esforço nas anilhas sincronizadoras por uns tempos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dcardoso
Rookie
Rookie
Mensagens: 79
Registado: 20 abr 2013, 21:47
Veículos: Golf IV 1.9 Tdi 100cv

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por dcardoso »

Mario_Marques Escreveu: 18 ago 2020, 20:13
dcardoso Escreveu: 18 ago 2020, 19:14

Disseram que devido à lavagem do motor poderia ter entrado humidade ou algo semelhante e ter acontecido isto, supostamente é muito comum em Renaults.


Isso não é comum em nenhum carro, as caixas são seladas e estanques quando estão boas, vai lá ver se não meteram o belo do óleo ou massa no casquilho que disse........
Agora isso é a solução temporária e não te repõe o que está gasto e que precisa ser trocado, trocar o óleo disfarça muita coisa, nomeadamente o esforço nas anilhas sincronizadoras por uns tempos.
Eu não os vi a mexer em zona nenhuma do carro sem ser no sitio que entra e sai o óleo, mas qual é a zona mesmo que falaste? No 46 ou 47? Para eu dar um olho.

De qualquer forma eu já ia mudar o óleo da caixa, já ficou. Agora como vou trocar de mecânico também lhe vou pedir então para me rever isso tudo!
Golf IV 1.9 TDI 100CV 8)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por Mario_Marques »

Quando lavas o motor/caixa a água não entra nunca dentro da caixa, a caixa é uma coisa vedada, mas passa água na torre seletora e o que está em contato com ela e por vezes também passa pela embraiagem se não tiver já a tampa do orifício de inspeção, tirando isto não tens mais nada que a lavagem possa ter influenciado, é uma questão de lógica.
Ora se tu já antes tinhas problemas com a marcha atrás, quer dizer que o carro não está a embraiar totalmente pois a marcha atrás é não sincronizada, e portanto é a mudança que se queixa logo, supondo que o problema é só engrenar, se não é ao engrenar, é ao comandar, então tens folgas na torre/mecanismo seletor.
Ao trocares o óleo vai sempre ajudar algo, até porque nem sabes o estado em que ele estava antes provavelmente, ou se tinha a quantidade correta, mas nada tem relação com a lavagem, as únicas coisas que tem são o que expliquei, são as únicas coisas que estariam em contacto com a água.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dcardoso
Rookie
Rookie
Mensagens: 79
Registado: 20 abr 2013, 21:47
Veículos: Golf IV 1.9 Tdi 100cv

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por dcardoso »

Mario_Marques Escreveu: 18 ago 2020, 20:46 Quando lavas o motor/caixa a água não entra nunca dentro da caixa, a caixa é uma coisa vedada, mas passa água na torre seletora e o que está em contato com ela e por vezes também passa pela embraiagem se não tiver já a tampa do orifício de inspeção, tirando isto não tens mais nada que a lavagem possa ter influenciado, é uma questão de lógica.
Ora se tu já antes tinhas problemas com a marcha atrás, quer dizer que o carro não está a embraiar totalmente pois a marcha atrás é não sincronizada, e portanto é a mudança que se queixa logo, supondo que o problema é só engrenar, se não é ao engrenar, é ao comandar, então tens folgas na torre/mecanismo seletor.
Ao trocares o óleo vai sempre ajudar algo, até porque nem sabes o estado em que ele estava antes provavelmente, ou se tinha a quantidade correta, mas nada tem relação com a lavagem, as únicas coisas que tem são o que expliquei, são as únicas coisas que estariam em contacto com a água.

Acredito plenamente no que disseste, como não percebo de mecânica limitei me a ir lá reclamar e eles fizeram isso. Mas, ao ir ao novo mecânico vou mandar verificar isso e trocar os casquilhos do selector.

Queria meter aqui uma foto mas não sei meter, as 2 molas que estão visíveis não levaram óleo, nem vi óleo em lado nenhum. O casquilho penso que seja o 47 do vídeo (branco) parece também estar ok.
Golf IV 1.9 TDI 100CV 8)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço

Mensagem por Mario_Marques »

Após isso que foi feito, a marcha atrás entra perfeita?
O óleo ou massa não é nos afinadores que metem, é na guia onde o casquilho anda.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder