Motor recondicionado

Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Mario_Marques »

A culpa não será do mecânico, o problema é que esses motores estão todos assombrados pelos mesmos problemas, da para corrigir mas não é economicamente viável em 2020 estar com esse tipo de investimento, o valor comercial do carro é muito baixo para estar a fazer um investimento tão grande, o valor sentimental não paga contas nem mete comida na mesa, quanto muito da é despesas e causa problemas, na minha opinião, por muito que custe as vezes é o melhor a fazer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 20 jul 2020, 23:03 A culpa não será do mecânico, o problema é que esses motores estão todos assombrados pelos mesmos problemas, da para corrigir mas não é economicamente viável em 2020 estar com esse tipo de investimento, o valor comercial do carro é muito baixo para estar a fazer um investimento tão grande, o valor sentimental não paga contas nem mete comida na mesa, quanto muito da é despesas e causa problemas, na minha opinião, por muito que custe as vezes é o melhor a fazer.
Se fez o seguinte serviço:
- Serviço de torneiro ( retificar cambota, controlo de apoios e bielas )

Terá alguma culpa.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Mario_Marques »

Mais ou menos....esses motores podem ser retificados até certo ponto, tanto que empresas como a stw os usam como base para um motor de competição de grupo A e super 1600, não pode é ser feito de qualquer maneira e obviamente é um serviço que tem de ser feito com elevada precisão que é aí que toda a gente erra, daí ter dito que não é economicamente viável, feito em condições supera muito o valor do carro.
A maioria das retificadoras de motores não tem grande cuidado com tolerâncias específicas dos motores, nem são propriamente muito especializadas, é aí que nasce os erros e problemas em especial nesses motores que precisam de uma técnica específica para remover e instalar cambota caso contrário o bloco irá possivelmente distorcer, bem como as bielas também são especiais, são bielas fraturadas.
A vw para alguns carros ainda tem blocos novos completos e os preços até são bastante simpáticos.

A curiosidade desses motores é que tem até tecnologia interessante mas que no fim deu barraca, a montagem do bloco/cambota é feita como em alguns blocos de motor de fórmula 1 em alumínio da geração turbo dos loucos anos 80/90 bem como as bielas fraturadas que tanta gente detesta por não perceberem a sua lógica.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Golf_4_TDI »

Mario_Marques Escreveu: 21 jul 2020, 11:56 ...bem como as bielas fraturadas que tanta gente detesta por não perceberem a sua lógica.
Tanta gente detesta?!? Ahah bielas fraturadas é do melhor, é à prova de "anti dummy's" 😅😅
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 21 jul 2020, 11:56 Mais ou menos....esses motores podem ser retificados até certo ponto, tanto que empresas como a stw os usam como base para um motor de competição de grupo A e super 1600, não pode é ser feito de qualquer maneira e obviamente é um serviço que tem de ser feito com elevada precisão que é aí que toda a gente erra, daí ter dito que não é economicamente viável, feito em condições supera muito o valor do carro.
A maioria das retificadoras de motores não tem grande cuidado com tolerâncias específicas dos motores, nem são propriamente muito especializadas, é aí que nasce os erros e problemas em especial nesses motores que precisam de uma técnica específica para remover e instalar cambota caso contrário o bloco irá possivelmente distorcer, bem como as bielas também são especiais, são bielas fraturadas.
A vw para alguns carros ainda tem blocos novos completos e os preços até são bastante simpáticos.

A curiosidade desses motores é que tem até tecnologia interessante mas que no fim deu barraca, a montagem do bloco/cambota é feita como em alguns blocos de motor de fórmula 1 em alumínio da geração turbo dos loucos anos 80/90 bem como as bielas fraturadas que tanta gente detesta por não perceberem a sua lógica.
Estamos a falar do motor 1.4? Como no 1.4 a VW avisa para a mesma não ser removida por poder deformar, muito provavelmente se foi mexida deu problemas.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Mario_Marques »

Ovelheiro a VW informa para não mexer porque tem um procedimento muito especial que pouca gente conhece sequer, o bloco tem de ser expandido e bloqueado para desapertar e apertar, uma pessoa que seja um especialista VW sabe disso e tem geralmente acesso a essa informação.
O mesmo procedimento do 1.4 também se aplica a outros motores do mesmo tipo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Motor recondicionado

Mensagem por SuperGolf »

Não conhecia essa cena das bielas fracturadas.....sempre a aprender......
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 22 jul 2020, 10:55 Ovelheiro a VW informa para não mexer porque tem um procedimento muito especial que pouca gente conhece sequer, o bloco tem de ser expandido e bloqueado para desapertar e apertar, uma pessoa que seja um especialista VW sabe disso e tem geralmente acesso a essa informação.
O mesmo procedimento do 1.4 também se aplica a outros motores do mesmo tipo.
Ok ok, sendo assim já não está cá quem falou :lol:

Pensei que não fosse mesmo possível.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Mario_Marques »

É possível, não é é um procedimento normal, há outros motores que usam procedimento do gênero, geralmente motores de alto desempenho.
Isto é uma tecnologia que surgiu na F1, serve para dar mais rigidez ao bloco sem ter de lhe adicionar mais peso, as peças ficam sobre pressão.
O mesmo para as bielas fraturadas, também é tecnologia de competição, consegue-se numa peça mais leve e compacta ter mais rigidez por se ter uma superfície de contato maior.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 22 jul 2020, 16:12 É possível, não é é um procedimento normal, há outros motores que usam procedimento do gênero, geralmente motores de alto desempenho.
Isto é uma tecnologia que surgiu na F1, serve para dar mais rigidez ao bloco sem ter de lhe adicionar mais peso, as peças ficam sobre pressão.
O mesmo para as bielas fraturadas, também é tecnologia de competição, consegue-se numa peça mais leve e compacta ter mais rigidez por se ter uma superfície de contato maior.
Bem me parecia que tinha uma máquina :mrgreen:
No motor 1.4 ha necessidade de substituir as capas das bielas por exemplo? Se é que tem. E essa substituição é possível fazer sem ter que fazer alguma rectificação à cambota? Isto é só curiosidade.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Mario_Marques »

Só se estiverem gastas e se o resto do material ainda estiver dentro das especificações.
O pessoal as vezes chama retificar a tudo de forma errada, retificar é remover material que é a última coisa que se pretende fazer, geralmente o que se faz é primeiro, e da muito trabalho, medir e conferir se está tudo nas especificações, se estiver renova-se só o material de desgaste.
Retificar, ou seja, maquinar uma superfície com defeito, implica depois que haja maneira de compensar o material removido, oi que haja margem para remover sem sair das tolerâncias, mas isso quanto mais se puder evitar melhor.
Hoje em dia os motores têm muito mais precisão que á uns anos atrás, pelo que quem inventar muito ou usar os métodos do antigamente vai dar cabo deles, da para os reconstruir mas é preciso fazer bem contas, alguns cilindros também são revestidos com materiais especiais e é outra coisa a ter em consideração, cada vez mais os motores têm mais tecnologia.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 22 jul 2020, 21:27 Só se estiverem gastas e se o resto do material ainda estiver dentro das especificações.
O pessoal as vezes chama retificar a tudo de forma errada, retificar é remover material que é a última coisa que se pretende fazer, geralmente o que se faz é primeiro, e da muito trabalho, medir e conferir se está tudo nas especificações, se estiver renova-se só o material de desgaste.
Retificar, ou seja, maquinar uma superfície com defeito, implica depois que haja maneira de compensar o material removido, oi que haja margem para remover sem sair das tolerâncias, mas isso quanto mais se puder evitar melhor.
Hoje em dia os motores têm muito mais precisão que á uns anos atrás, pelo que quem inventar muito ou usar os métodos do antigamente vai dar cabo deles, da para os reconstruir mas é preciso fazer bem contas, alguns cilindros também são revestidos com materiais especiais e é outra coisa a ter em consideração, cada vez mais os motores têm mais tecnologia.
Alguns casos se calhar basta o mínimo desgaste para para dar problemas.
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Motor recondicionado

Mensagem por brucer03 »

Finalmente percebo o porquê do meu "F1" ter ficado mais de 1 ano na oficina do "mecânico", e de vir pior do que foi para lá! :o

PS: Teóricamente, a "deformação" só deveria acontecer a longo prazo, correcto?
Fix the problems, not the symptoms :)
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor recondicionado

Mensagem por Ovelheiro »

brucer03 Escreveu: 30 jul 2020, 09:30 Finalmente percebo o porquê do meu "F1" ter ficado mais de 1 ano na oficina do "mecânico", e de vir pior do que foi para lá! :o

PS: Teóricamente, a "deformação" só deveria acontecer a longo prazo, correcto?
1 ANO? Poliram as peças todas do motor? :lol:
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Motor recondicionado

Mensagem por brucer03 »

Não se sabe, não pedi factura detalhada e na volta também existe a regra de confidencialidade "mecânico/viatura" :roll:
Fix the problems, not the symptoms :)
Responder