Bom dia.
Tenho um problema grave no meu carro.
O problema que eu tinha de pegar mal a quente foi resolvido em 2017 com correçao de debito na centralina. ( eu sei que o desgaste é da bomba)
Ultimamente tem me andado a acontecer após viagens normais o carro custar a pegar em quente ou demorar mais do que o normal. Ou mesmo sem estar totalmente quente e após uma viagem grande.
ontem fiz uma viagem de cerca de 90 kms em auto estrada e não fui propriamente devagar. Quando cheguei ao destino não desliguei logo o carro... deixei o carro arrefecer e passado uns minutos desliguei e tentei novamente colocar a trabalhar para mudar de estacionamento.
O carro não pegava... O motor tinha rotação, boa bateria mas não pegava de maneira nenhuma parecia que havia um corte de corrente.
Passado algumas horas voltei a testar e já pegou normalmente (Estava frio)
Eu sei que a bomba injetora já deve ter o seu desgaste (345000 kms). Quando tinha o problema de pegar mal a quente o carro pegava após alguns segundos. mas neste caso nem sequer pegava de forma nenhuma. Parecia que havia um corte de corrente e não injetava nada ...
Factos:
-> Bateria ok (Apesar de andar com uma bateria de start & stop de outro carro de 80A)
-> Relé 109????? A luz da resistencia acende e apaga por isso a ECU tem alimentação . Será do relé que faz isto em quente?
-> Cabeça da bomba injetora??? Eu tenho uma bomba injetora guardada em casa será da eletrónica da bomba?
-> Centralina? Sockets mal soldados? Em 2017 após ter reprogramado o carro tive uma situação parecida. Aqui só tenho hipótese de tentar com uma centralina igual mas original...
Nota:
-> O motor está a ponto e a compressão do motor está boa inclusive o carro anda bem etc
Qual a vossa opinião?
Na viagem de volta Coimbra -> Leiria tive o carro parado 1h e tal e quando fui para fazer a viagem para Lisboa o carro estava quase frio mas custou muito a pegar...
Obrigado pela ajuda
VP 110 não pega em quente - Resolvido
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VP 110 não pega em quente - Resolvido
Última edição por mk4110Leiria em 06 ago 2020, 12:40, editado 2 vezes no total.
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Re: VP 110 não pega em quente
Como está esse motor de arranque?
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Re: VP 110 não pega em quente
Está impecável, o motor roda com bastante rotação. Não deve ser problema do motor de arranque.
- mk4110Leiria
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Re: VP 110 não pega em quente
Vou dar uma verificação . Ar no combustível não tenho porque senão o carro soluçava a pegar por ex.
- SuperGolf
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Re: VP 110 não pega em quente
Já tive esse problema no meu, e era a valvula anti-retorno em que entrava ar....mudei isso e problema resolvido.
Bastava deixar uns 30 minutos desligado após conduzir e por vezes demorava 10 segundos a pegar.....
A frio era de estalo.
Bastava deixar uns 30 minutos desligado após conduzir e por vezes demorava 10 segundos a pegar.....
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Re: VP 110 não pega em quente
Cena estranha. O teu é PD certo ?
Só te acontecia mesmo em quente ?
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Re: VP 110 não pega em quente
Exatamente é um VP 110
O carro tem rotação para pegar mas depois nada ...
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Re: VP 110 não pega em quente
Então e algo diferente.....espera que alguém mais por dentro te ajude.
- Mario_Marques
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Re: VP 110 não pega em quente
É muito provável que seja a relé ko, porém só uma coisa, aquela alteração na ecu não te corrige o problema, só o disfarça, como já expliquei em vários tópicos, fazer isso, não corrigir o que está realmente errado é para um dia mais tarde ter dores de cabeça bem fortes, as vezes as pessoas não conseguem é perceber que problemas que tem são frutos desses remendos.
De qualquer das maneiras isso é algo que deve ser visto e tudo revisto, a relé é relativamente fácil de testar, seja testando a peça ou mesmo trocando pois isso é uma peça de desgaste, se tiver muitos kms não é má ideia troca-la mesmo que o problema atual não seja de lá.
Já há vários tópicos sobre o assunto, tudo se resume ao mesmo, garantir que todo o sistema elétrico está perfeito, motor de arranque, alternador e bateria, injeção devidamente comandada e ajustada, falo em ajustes mecânicos, nada de correções no vag-com, a bomba no modo básico tem de estar perto do perfeito, o vag-com e afins é só para ajuste fino.
Garantir que o sistema de alimentação de combustível não tem fugas em especial no retorno, isto é o básico, daqui para a frente já são coisas mais especializadas.
De qualquer das maneiras isso é algo que deve ser visto e tudo revisto, a relé é relativamente fácil de testar, seja testando a peça ou mesmo trocando pois isso é uma peça de desgaste, se tiver muitos kms não é má ideia troca-la mesmo que o problema atual não seja de lá.
Já há vários tópicos sobre o assunto, tudo se resume ao mesmo, garantir que todo o sistema elétrico está perfeito, motor de arranque, alternador e bateria, injeção devidamente comandada e ajustada, falo em ajustes mecânicos, nada de correções no vag-com, a bomba no modo básico tem de estar perto do perfeito, o vag-com e afins é só para ajuste fino.
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- gongasfrs
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Re: VP 110 não pega em quente
Muitas das vezes são as escovas do motor de arranque gastas e a quente apesar de rodar bem não pega. Já alguma vez o reparas te? O rele 109 quando foi no meu caso a luz da resistência nem acendia sequer, se liga se e desliga se várias vezes a chave quando a luz acendia o carro pegava logo.
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Re: VP 110 não pega em quente
No meu caso a luz pisca sempre...gongasfrs Escreveu: ↑01 jul 2020, 17:39 Muitas das vezes são as escovas do motor de arranque gastas e a quente apesar de rodar bem não pega. Já alguma vez o reparas te? O rele 109 quando foi no meu caso a luz da resistência nem acendia sequer, se liga se e desliga se várias vezes a chave quando a luz acendia o carro pegava logo.
O motor de arranque foi revisto a cerca de 4 anos. Tem bastante rotação até demais xD.
- mk4110Leiria
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Re: VP 110 não pega em quente
Mario, Mais uma vez obrigado.Mario_Marques Escreveu: ↑01 jul 2020, 14:47 É muito provável que seja a relé ko, porém só uma coisa, aquela alteração na ecu não te corrige o problema, só o disfarça, como já expliquei em vários tópicos, fazer isso, não corrigir o que está realmente errado é para um dia mais tarde ter dores de cabeça bem fortes, as vezes as pessoas não conseguem é perceber que problemas que tem são frutos desses remendos.
De qualquer das maneiras isso é algo que deve ser visto e tudo revisto, a relé é relativamente fácil de testar, seja testando a peça ou mesmo trocando pois isso é uma peça de desgaste, se tiver muitos kms não é má ideia troca-la mesmo que o problema atual não seja de lá.
Já há vários tópicos sobre o assunto, tudo se resume ao mesmo, garantir que todo o sistema elétrico está perfeito, motor de arranque, alternador e bateria, injeção devidamente comandada e ajustada, falo em ajustes mecânicos, nada de correções no vag-com, a bomba no modo básico tem de estar perto do perfeito, o vag-com e afins é só para ajuste fino.
Garantir que o sistema de alimentação de combustível não tem fugas em especial no retorno, isto é o básico, daqui para a frente já são coisas mais especializadas.
Mesmo a luz da resistência acender e apagar ( dando sinal da presença da ECU, pode acontecer o carro não pegar ?
De qualquer forma vou trocar o relé
Quanto a centralina. Estou muito inclinado a testar com uma igual original.
A nível do ponto do motor está tudo bem . Não há alterações com o vag com
Apenas a única coisa que tenho é a reprogramação.
O alternador / motor de arranque / bateria estão ambos bons e nota se que o motor roda com bastante força.
A única coisa que notei no outro dia foi algumas bolhas a passar com o carro a trabalhar. A válvula anti retorno já não é trocada à uns tempos.
Com base na tua ajuda
1) trocar o relé 109
2) experimentar o comportamento com uma centralina original ou voltar a mandar soldar os sockets originals
3) partir para a eletrónica da bomba ou para a parte mecânica da bomba . O pior é que não conheço ninguém que faça este trabalho em condições senão tu.
Obrigado
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Re: VP 110 não pega em quente
Na minha opinião, se tens reprogramação e "martelanços" no débito, acho que devias reverter a reprogramação e começar por meter o carro original.
Tantos e tantos problemas que uma pessoa pensa que é uma coisa, gasta dinheiro em peças, e depois vai a ver e a verdadeira causa de todos os males do carro é precisamente a repro e os "remendos" que fizeram no mapa do carro.
Tanto que (e não estou a dizer que é o teu caso), há mecânicos que se recusam a tocar em carros bastante alterados já por causa disso mesmo.
Tantos e tantos problemas que uma pessoa pensa que é uma coisa, gasta dinheiro em peças, e depois vai a ver e a verdadeira causa de todos os males do carro é precisamente a repro e os "remendos" que fizeram no mapa do carro.
Tanto que (e não estou a dizer que é o teu caso), há mecânicos que se recusam a tocar em carros bastante alterados já por causa disso mesmo.