Golf 4 PD 130cv converter para monomassa

Responder
oliveira_110cv
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 21 ago 2011, 18:26
Veículos: VW Passat 110cv

Golf 4 PD 130cv converter para monomassa

Mensagem por oliveira_110cv »

Boas tenho golf 4 PD 130cv cx6 opiniões sobre converter bimassa para monomassa, tenho pedido opiniões tenho boas e más, e tenho muitas dúvidas sobre este assunto.
Se me podesem me ajudar se faço bem em meter monomassa ou não? É o para uso diário
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 4 PD 130cv converter para monomassa

Mensagem por Mario_Marques »

Isso não é uma questão de opinião, é uma questão de lógica e engenharia mecânica.
Os fabricantes de automóveis não pensaram assim:
"Boas Malta, vou enfiar em todos os carros agora uma peça bastante dispendiosa e complexa que aumenta significativamente os custos de produção, custos de manutenção e que tem uma durabilidade inferior"
Eles meteram por necessidade de anular vibrações e frequências más para o motor, caixa carro no geral e conforto.

Para não estar a escrever um testamento, investe algum tempo a ler isto.
https://www.theengineer.co.uk/dual-mass-flywheel/

Depois de leres vais perceber que o que perdes é muito mais que o que ganhas.
Em alguns carros, por ex num 110 há kits monomassa que funcionam bem e são bastante toleráveis no geral, num TDI mais potente nao.
Antigamente também fazia algum sentido pois um kit completo bimassa custava só o kit mais de 1100e, hoje em dia custam metade e quase o mesmo de um monomassa, logo só por aí deixa logo de compensar.
Não há nenhuma embraiagem que te vá durar eternamente, são peças de desgaste, e o bimassa vai poupar bastante o resto do carro.
Antes de substituir também se deve é fazer uma boa análise a ver o estado e quase obrigatoriamente verificar os injetores pois são o inimigo número 2 dos bimassa.

Se fosse um carro para andar aí a "partir pedra" fazia sentido um monomassa pois ficava mais barato a longo prazo de manter e também tolerava mais os abusos, para um carro normal ou mesmo modificado mas com consciência não faz sentido.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Golf 4 PD 130cv converter para monomassa

Mensagem por ruipsantos »

nao sabia desta"novidade", a Vblade.
Num 110cv, agora em 2022, visto estar fora de questao o volante bimassa de origem,embora ainda nao tenha a minima noção de que preços estamos a falar... será que podemos instalar um desta tecnologia num 110? isto se existirá para este carro....
Tenho a impressao que o meu está a começar a avisar que já foi...
Assim o que devemos comprar? barato e que dure outros 19 anos (nas mesmas condiçoes)
o indicado para o carro(semelhante ao original),que marca? ou também podemos instalar uma coisa um pouquito melhor?
Já ouvi casos que alguem meteu um sachs(qualquer coisa...)num bmw e o motor ficou a vibrar que nem um maluco),repos para o indicado e ficou bom.

Outra duvida, o volante tem de ser da mesma marca da embreagem?
Com 230 mil e 19 anos creio que esta a começar a manifestar que precisa de ser substituido,mas a embreagem ainda sem sintomas,( falta a inspeçao visual) assim pela trabalheira da coisa deve-se logo meter também a embreagem ?

O volante vende-se separado ou traz também a embreagem?
Como nunca troquei uma embreagem/volante, nos motor 110 , é preciso alguma ferramenta especial?
Cump.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 4 PD 130cv converter para monomassa

Mensagem por Mario_Marques »

O conselho que te dou é sempre meteres em conjunto completo por 3 motivos, primeiro e óbvio, ficas com tudo novo, logo maior durabilidade, o segundo motivo é que se não meteres tudo novo pode ficar logo danificado nos primeiros kms por causa do assentamento mau das superfícies, o terceiro motivo é que um kit indicado sai sempre mais barato que meter às peças e metendo o kit indicado não tens problemas desde que devidamente montado.

Hoje em dia o preço dos kits completos é também muito mais baixo, para te dar uma ideia, um kit de caixa de 5 custava 1100€ e um de caixa de 6 na casa dos 1500€ á 15 anos atrás, isto só mesmo os kits, fora montagem e afins.
Infelizmente de uma forma geral os kits já não tem a mesma qualidade que tinham os originais, coisa que nas caixas de 5 não há praticamente diferença mas nós carros de caixa de 6 o original era muito melhor que o que há hoje no mercado aftermarket, mesmo falando em marca igual.
Não precisas de nenhuma ferramenta especial (se tiveres um centrador de discos óptimo mas não é obrigatório)no teu carro, é boa ideia trocares também o garfo, o retentor e o rolamento de encosto se o kit não trouxer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder