Anular EGR

Responder
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Anular EGR

Mensagem por franciscocastro »

Boas, para anular a EGR num golf IV 115, é preciso anular mecanicamente e eletronicamente ou basta uma delas?

Estou a perguntar porque falei com duas casas de reprogramações e uma delas diz que basta mecanicamente e outra diz que basta eletronicamente..
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Anular EGR

Mensagem por SuperGolf »

Eu já tive anulada e tornei a por....mas penso que é mecânicamente.
renatolopes
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 27 fev 2020, 09:29
Veículos: Golf 4

Re: Anular EGR

Mensagem por renatolopes »

Boas,
Eu anulei a minha mecanicamente e tenho um erro constante no VAGCOM, mas não noto diferença.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Anular EGR

Mensagem por Mario_Marques »

renatolopes Escreveu: 03 ago 2020, 14:56 Boas,
Eu anulei a minha mecanicamente e tenho um erro constante no VAGCOM, mas não noto diferença.
Depende do erro, tens vários erros da mesma coisa, na maioria dos golf 4 europeus desligar a egr não causa qualquer erro.
A egr pode ser desativada simplesmente bloqueando a entrada de ar ao atuador.
Atenção que a egr incorpora duas coisas na mesma peça, o travão de motor e a egr dita.
Tanto faz se desligar na ecu ou fisicamente, ambas funcionam e não devem causar erros se forem bem feitas e não for um carro importado dos EUA ou países com gestão igual.
Eliminar fisicamente/bloqueio não deixa mesmo passar nada, desligar na ecu á situações em que pode passar dependendo de como é feito, o que não é propriamente mau pois a egr tem o seu lado mau mas também tem o seu lado bom que é muito maior que o mau.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Anular EGR

Mensagem por SuperGolf »

Qual é esse lado bom Mário? Aquecer a frio?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Anular EGR

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 03 ago 2020, 21:53 Qual é esse lado bom Mário? Aquecer a frio?
O lado bom já foi explicado nos 500mil tópicos que há sobre o assunto, mas recapitulando.

-arrefece os cilindros quando estão extremamente quentes
-baixa também egt pelo mesmo princípio
-Baixa emissões de nox
-baixa consumos
-ajuda a aquecer quando o motor está mesmo muito frio.

Os lados negativos da egr

-se não for feita manutenção preventiva da problemas por acumulação de depósitos
-nao dura para sempre em especial se não for feita manutenção preventiva.

O problema da egr é que na verdade pouca gente percebe porque ela existe e como funciona, ela na verdade o que faz é utilizar gases inertes para arrefecimento dos cilindros, evitando assim que se forme nox, que se formam a altas temperaturas.
Obviamente que os gases tem é de estar inertes, ou seja o motor tem de estar em bom estado, caso não esteja vai dar raia, que é o que acaba por acontecer, isso e falta de manutenção.

Basicamente isto é de uma forma extremamente simplificada o lado bom e mau da egr pois na verdade os efeitos a longo prazo são mais complexos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Anular EGR

Mensagem por SuperGolf »

Confesso que algumas vantagens, metem-me um pouco de confusão, mas depois se pensar com calma acabo (acho eu) por chegar la...

No meu caso como tenho o carro reprogramado, ele passados uns 4 km já está minimamente quente. Mas agora fico a pensar se isso também não é mau especialmente no verão.....
Mas agora recordo-me que os consumos no inverno, eram melhores com a EGR...

Detalhes....detalhes....
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Anular EGR

Mensagem por Mario_Marques »

Mau no verão como assim? Acho que ainda não percebeste a parte em que a egr arrefece os cilindros, essa é a principal função dela.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Anular EGR

Mensagem por SuperGolf »

Percebeste mal Mário.

No meu caso não tenho EGR, logo no verão aquece mais.... :wink:
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 794
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Anular EGR

Mensagem por |Guilherme| »

O problema é mesmo que ninguém, incluindo a maioria dos mecânicos, liga à EGR. É como se fosse uma peça desprezada, assim que se fala nela a primeira coisa que dizem é 'Epá tira isso, só te vai dar problemas'. E fazia falta mais malta consciente e capaz de dar a importância devida e fazer consequentemente de X em X km a manutenção por prevenção. Como é raríssimo, assim que começam a aparecer problemas fruto da má manutenção, culpa-se logo a EGR, serve de saco de pancada no fundo :mrgreen:

Faz-me lembrar a história dos discos empenados, a culpa é logo dos discos, ou do jogo dos discos com as pastilhas que não casam ou da 'má utilização'. E na grande maioria das vezes nem tem nada a ver com os discos, são pequenas folgas que ninguém vai medir e nunca mais descobrem o problema...enfim, no fundo detalhes e conhecimento que não está ao alcance de todos os profissionais.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Anular EGR

Mensagem por SuperGolf »

Isso, também é verdade......
Eu tornei a meter a EGR....mas apenas serve para desligar o motor...
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Anular EGR

Mensagem por ravager »

Pessoalmente ainda tenho a egr no carro e nunca pensei em anulá-la. Acho que se a egr for periodicamente limpa e o carro levar óleos de qualidade e fizer km's em auto-estrada, ela dura, não é preciso tirar coisas do carro.

A minha não se vê lá ponta de carvão na borboleta, e por fora está completamente seca. É uma OEM, datada de 2000. Muito tem durado ela :lol:

Depois, só a função do travão de motor ao desligar o carro dá logo outro conforto, e poupa bastante os apoios.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Anular EGR

Mensagem por SuperGolf »

A minha começou a babar-se toda...embora não tivesse muito carvão, tinha bastante olêo....logo saltou de lá, já andei sem nada, e no ano passado meti uma apenas para fazer de travão.....e realmente nota-se a diferença. Já andava farto dos solavancos aos desligar....
Responder