Que Turbo é este?

Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18472
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Mario_Marques »

O Vb é o melhor turbo quase plug and play que dá para instalar nos golf mk4, é o turbo capaz de mais potencia e sem grande prejuizo de utilização ou custos elevados.
O ic só é necessário se o carro atingir temperaturas de admissão que justifiquem instalação de um melhor, muita gente mete apenas porque sim...........lol
Não vou dizer que é um mau investimento meter um ic melhor(maior e melhor pode não ser a mesma coisa), se realmente baixar significativamente a temperatura sem trazer outros prejuizos é bom, mas é preciso saber se é realmente necessário primeiro, meter peças á sorte é para quem não tem que fazer ao dinheiro.
Meteres um gt1749v, gt1749va ou gt1749vb vai no fundo dar ao mesmo, eles novos custam todos sensivelmente o mesmo, o custo de instalar um va num carro que tem v é o mesmo de instalar um vb, basicamente há duas maneiras, ou trocar o caracol frio que não é a melhor escolha mas é a mais barata, ou instalar o tubo especifico para esse turbo, um tubo vermelho, convem também trocar o tubo da direcção assistida ou modifica-lo para não ficar a roçar.
Pegar num carro com 300mil e tentar fazer grande potencia, muito má ideia, em especial sem rever os injectores primeiro e dar uma geral profunda, uma coisa era mexer neles quando eram quase novos, com cerca de 20 anos no lombo é má ideia.
Outra coisa, turbos usados, reconstruidos, hibridos, etc, mau investimento, não te duram o mesmo que um original e têm sempre aquelas maleitas, montas um turbo vindo da garrett, se nunca fizerem nada estupido são anos de descanso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por DiogoMoreira »

nfelizmente eu sofri disso mandei hibridar o meu v para va e acabou por partir foi para a garantia e ate hoje nem turbo nem dinheiro ja la vao 10 meses nisto e terei que voltar a gastar agora isso que me estas a dizer de nao ser preciso ic ja é outra historia que me agrada em relaçao ao tubo que falas e arranjar um usado dessa motorizaçao ou é algo mais especifico?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9400
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por SuperGolf »

POr falar em turbos....ninguém tem para aí um VB todo arrebentadinho e cheio de ferrugem? :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18472
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Mario_Marques »

DiogoMoreira Escreveu: 22 abr 2020, 20:02 nfelizmente eu sofri disso mandei hibridar o meu v para va e acabou por partir foi para a garantia e ate hoje nem turbo nem dinheiro ja la vao 10 meses nisto e terei que voltar a gastar agora isso que me estas a dizer de nao ser preciso ic ja é outra historia que me agrada em relaçao ao tubo que falas e arranjar um usado dessa motorizaçao ou é algo mais especifico?
Eu não estou a dizer que não precisas, estou a dizer que a partida não precisas desde que o serviço de reprogramação posteriormente seja feito conscientemente pois não adianta estar a esticar muito um vb num 115 original, logo só vai aquecer se exagerarem.
A grande vantagem de um turbo genuíno e novo é que o custo inicial compensa na durabilidade e não dar dores de cabeça, ainda hoje andam aí muitos tdi, alguns reprogramados quase desde novos, já passaram a barreira dos 250mil no turbo original, não há material que dure como o original e isso é um facto, seja em funcionamento seja em durabilidade desde que obviamente bem tratado.
Quando o pessoal começa a inventar, geralmente é onde começam sempre os problemas todos.
Obviamente com o passar dos anos, os kms, a desvalorização do próprio carro custa um pouco estar a investir tanto num carro com já pouco valor comercial, mas quem quer bom e puder é o melhor que pode fazer e pelo menos só gasta dinheiro uma vez, o que muitas vezes até sai mais barato pois por vezes com problemas, tudo somado as vezes gastam mais que se metessem novo e original.

O tubo vermelho para instalar sai de origem nos TDI 130 e 150, os originais são os melhores mas novos são caros, arranjar usado bom é extremamente difícil mas há, o tubo de direção é a mesma coisa, TDI 130 ou 150 ou modificar o original, dá para montar o turbo sem o trocar mas depois o tubo vermelho fica a roçar e pode causar danos no tubo e mesmo no turbo como já vi acontecer num carro que passou num buraco, com a pancada partiu o turbo aos cacos por causa de ter batido no tubo da direção assistida.


Já há aí vários tópicos sobre como. Aplicar o vb, até com fotos, faz uma pesquisa, isso já é uma modificação que se faz á muitooooooos anos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por DiogoMoreira »

vou procurar saber sobre isso obrigado pelo esclarecimento eu sempre pensei que fosse va ou vb que fosse plug and play sem mudar nada mas sendo assim tudo muda é que é uma verdade quem tem peças desses motores muitos vendem só tudo junto e quem vende separado pedem muito €.

já agora ninguém sabe a referencia só para ter mais ou menos ideia do preço?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9400
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por SuperGolf »

Do tubo?
Procura no ebay do UK...tens la bons preços, embora com o risco de ser usado...o meu ainda durou uns 4 anitos...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18472
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Mario_Marques »

Tens aí duas referências originais, ambos são gt1749vb de 1.9tdi, porém um desses turbos é de Ibiza Cupra, que é ligeiramente mais eficiente e bastante mais caro, já não me recordo qual deles é de Cupra pois teria de os medir, mas pelas referências no Google chega-se lá.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18472
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Mario_Marques »

O tubo vermelho é este, este é original e como tal tem o silenciador.
É bastante difícil arranjar usados direitos nos dias de hoje, se tiver as cunhas danificadas é lixo pois não vai vedar bem e desencaixa constantemente.
Estes tubos há de concorrência com qualidade aceitável.
Imagem
Imagem

O turbo só recomendo novo e original Garret.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18472
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Mario_Marques »

Aqui tens a foto de um tubo de direção original de um 115 já modificado para ter espaço para o tubo vermelho, quem não conhecer não percebe a diferença mas originalmente o tubo passa junto á transmissão/longarina e onde vai passar o tubo vermelho e ficam a bater um no outro.
Outra opção em vez de modificar é comprar o tubo de direção de um 130 ou 150 que já têm esse tubo diferente para não causar problemas, muita gente que aplica o vb não faz essa correção e acaba com problemas.

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por DiogoMoreira »

top muito obrigado isto já me ajuda bastante a problema é encontra alguém que faça essa modificação mas para não ter problemas tenho de o fazer agora o tubo vou procurar tenho a certeza que deve de haver nem que seja novo
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9400
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por SuperGolf »

Mário...se não for maçada, sabes qual a versão do meu?

Tenho isto:

Imagem

Pelo que sei, dentro dos VB há variantes, correcto? Nomeadamente a parte fria.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18472
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Mario_Marques »

Como disse em cima há diferenças, os dois vb que meti fotos em cima que tenho aqui na oficina são diferentes, o do Cupra é melhor e novo bastante mais caro, custa quase mais 180e, a olhar para eles não dá para perceber, a diferença e já não me recordo exatamente qual era pois só descobri ao medir.
O turbo do Cupra para dar nos golf tem de ser rodado a parte fria pois originalmente é diferente.

O que está á direita é do Cupra e não dá nos golf sem rodar a parte fria mas nem sei exatamente qual deles está agora na posição de golf, um está na posição de Ibiza Cupra e outro de golf, acho que até os troquei, meti o de Cupra na posição de golf e o de golf na posição de Cupra.
Nos dois caracóis da para ver bem que o do Cupra também tem mais volume que o outro mas internamente há mais diferenças internas.
O do Cupra nas fotos é o que tem o papel a tapar a entrada da compressora.
Mas as diferenças são peanuts, é bem mais importante é comprar um novo Garrett, se não for tanto faz e o do golf da mais que bem conta do recado e não é preciso procurar muito.

Vamos supor que compravas um turbo de um Cupra original novo, perdidas amor a 800 e tal euros, para meter no golf tinhas de o rodar, para rodar desmontar e meter um oring, era uma vez a garantia e era uma vez os apertos feitos com chave dinamometrica, não justifica.
Anexos
IMG_20200424_000805_0.jpg
IMG_20200424_000758_0.jpg
IMG_20200424_000312_5.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9400
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por SuperGolf »

Sim eu lembro-me que a diferença para o cupra eram mais cerca de 100? gramas de arêa na parte fria (falo de cabeça).

Precisamente, tenho ideia que o "bocal" da parte fria, ter várias versões...e eventualmente ser necessário adaptar, rodando, caso adquirisse um novo.

Abc
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por DiogoMoreira »

Bem pelo menos para já não devo gastar € no turbo isto porque a casa que tinha o meu turbo na garantia la se lembrou de me entregar o turbo por isso vou montar este. Agora tenho uma duvida no que toca ao oleo estava a pensar comprar da marca vw mas nao sei qual a viscosidade sempre me disseram para colocar 5w30 nestes motores mas ja li por aqui que costumam meter 5w40 o que aconcelham o carro ja tem 320 mil
DiogoMoreira
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 08 jan 2018, 15:27
Veículos: Golf Mk4 2001 115hp
Localização: Santarém (Cartaxo)

Re: Que Turbo é este?

Mensagem por DiogoMoreira »

acabei de ver que o oleo da marca vw 5w30 nao tem a norma 505.01 portanto só 5w40??
Responder