Que Turbo é este?

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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por SuperGolf »

Mete 5-40 com a norma 505.01. Não inventes.


Depois mete Castrol, Motul, mas com a norma acima indicada.
Silver_Ajm
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Silver_Ajm »

Se quiseres mesmo optar por um óleo de viscosidade 5w30, podes por exemplo optar Shell helix hx7 professional. Já usei óleo de viscosidade 5w30 e 5w40 no meu pd 115, nunca notei grandes diferenças, agora já á uns anos que tenho usado 5w40, tenho reduzido é ligeiramente nos intervalos de revisão, assim que o aviso aparece, faço logo assim que posso a troca do óleo.
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Mario_Marques »

DiogoMoreira Escreveu: 10 mai 2020, 14:18 acabei de ver que o oleo da marca vw 5w30 nao tem a norma 505.01 portanto só 5w40??
Existem 5w30 com 505.01 mas hoje em dia são raros e caros e isso seria bom para usar desde novo, usar hoje em dia, sem nenhum motivo lógico especial, já com o motor cocadito não faz grande sentido, o motor já não está com as tolerâncias tao justas como um motor novo.
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por DiogoMoreira »

eu por acaso sempre meti 5w30 porque foi o que sempre me disseram mas senao faz diferença nao sei talvez meta w40 a nivel de preço sao 6€ de diferença falando oleo original outras marcas nao faço ideia a diferença
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Mario_Marques »

5w30 só 505.01 não tens muitos no mercado e os que há são caros, tu de certeza estavas a usar é um 507.00 que também cobre a norma 505.01, mas não tem nada a ver um óleo só 505.01 com um 507.00.
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por SuperGolf »

Mário:
Tenho lá 1.5L que sobrou para um Opel (norma Dexos 2) e 507.00.

Posso usar para atestar no meu com Motul 5w-40? Falo de pequenas quantidades...
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por DiogoMoreira »

Eu usei um LIQUI MOLY 5W30 mas agora nao sei o que meter.... sempre pensei que oleo original fosse melhor
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Jackyl »

Mario_Marques Escreveu: 10 mai 2020, 20:05 5w30 só 505.01 não tens muitos no mercado e os que há são caros, tu de certeza estavas a usar é um 507.00 que também cobre a norma 505.01, mas não tem nada a ver um óleo só 505.01 com um 507.00.
qual o melhor para os PD?
o 505.01 ou os 507.00?
por ter norma superior não é igual/melhor?

por acaso meti no meu PD130 um com a norma 507.00 (5w30).
tinha comprado o oleo para um 1.6 tdi, entretanto vendi a carrinha, e como precisava de fazer a revisão à Golf, aproveitei que tinha o oleo (castrol edge fst 5w30).
até agora, consumo de oleo (praticamente 0).
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Mario_Marques »

A diferença é que os 507.00 não tem os mesmos aditivos dos 505.01, o óleo em si é mais evoluído mas acaba por proteger menos em motores mais antigos em que ter alguns aditivos ajuda a diminuir significativamente o desgaste, sendo um muito importante mas extremamente mau para dpf é o zddp.
O exemplo mais visível é nas árvores de cames, os 507.00 sofrem um desgaste brutal quando comparados com um carro antigo que tenha usado sempre 505.01, porem, por causa desses mesmos aditivos o 505.01 não pode ser usado em dpf pois vai entupi-lo.
Os óleos novos são muito mais limpos e eficientes mas num motor antigo não são a melhor opção do ponto de vista de uso extremo, pois só aí aparecem realmente as diferenças e problemas.
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por SuperGolf »

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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por ravager »

Mario_Marques Escreveu: 23 abr 2020, 12:10 Aqui tens a foto de um tubo de direção original de um 115 já modificado para ter espaço para o tubo vermelho, quem não conhecer não percebe a diferença mas originalmente o tubo passa junto á transmissão/longarina e onde vai passar o tubo vermelho e ficam a bater um no outro.
Outra opção em vez de modificar é comprar o tubo de direção de um 130 ou 150 que já têm esse tubo diferente para não causar problemas, muita gente que aplica o vb não faz essa correção e acaba com problemas.

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O tubo do 130/150 é de encaixe directo aí? Não tenho de alterar mais nada?
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por ravager »

Desenterrando um pouco o tópico e a dúvida de cima:

O meu motor é um vp110. Como tenho VA, o carro tem o problema do tubo da DA estar encostado ao vermelho do turbo, aliás está meio ensanduichado entre o tubo da admissão e o da DA :?

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Arranjei o tubo de retorno da direcção assistida do pd130 para ver se resolvia isto antes de males maiores.
A questão é como é que eu fixo o tubo do 130 ao carro? Tem algum suporte plástico em cima para a parte prateada não andar a baloiçar? E em baixo, aperta na caixa de direcção ou ao bloco?
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, os 130/150 tem um suporte específico, de resto é plug and play.
A julgar pela tua foto diria que não tens só o tubo da direção errado mas mais qualquer coisa aí não está bem, não dá para perceber é o quê, e se está realmente, mas parece, já montei vários e nunca ficou com esse aspecto, mas também altero sempre de forma a não bater no tubo.

Uma nota, na minha foto em cima, tem na mesma o tubo original, mas eu modifiquei-o, pois mesmo o tubo do 130/150 no caso do setup que tenho causava algum incomodo de espaço, assim modifiquei de forma a ter o máximo de espaço possível.
Não recomendo tentar modificar o tubo original a quem não tiver ferramentas para dobrar tubos, alguns técnica a fazer isso e alguma paciência, no meu caso tinha o motor fora, já tinha tirado antes todas as medidas que precisava e por isso foi "fácil", não se nota sequer que foi modificado.
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Re: Que Turbo é este?

Mensagem por ravager »

Mario_Marques Escreveu: 11 jan 2021, 21:38 Sim, os 130/150 tem um suporte específico, de resto é plug and play.
A julgar pela tua foto diria que não tens só o tubo da direção errado mas mais qualquer coisa aí não está bem, não dá para perceber é o quê, e se está realmente, mas parece, já montei vários e nunca ficou com esse aspecto, mas também altero sempre de forma a não bater no tubo.

Uma nota, na minha foto em cima, tem na mesma o tubo original, mas eu modifiquei-o, pois mesmo o tubo do 130/150 no caso do setup que tenho causava algum incomodo de espaço, assim modifiquei de forma a ter o máximo de espaço possível.
Não recomendo tentar modificar o tubo original a quem não tiver ferramentas para dobrar tubos, alguns técnica a fazer isso e alguma paciência, no meu caso tinha o motor fora, já tinha tirado antes todas as medidas que precisava e por isso foi "fácil", não se nota sequer que foi modificado.
O colector de admissão é o original do 110. O tubo da admissão que vem do filtro de ar, não o consigo prender ao colector com dois parafusos por qualquer motivo, o tubo vermelho não o deixa vir mais "para cá", está só preso em cima e no turbo. Já pensei se o mecânico na altura não terá montado o tubo vermelho ao contrário, dá para montar ao contrário ou só encaixa de uma maneira?

Dizes que o tubo prende num suporte em cima, na parte prateada do tubo? Não encontro o sítio para o meter no carro (Toledo do ano 2000), e pelo que eu percebi é este:

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Agarra ao carro por uma porca plástica, e agarra no tubo com uma espécie de abraçadeira. O problema é que não consigo encontrar nenhuma rosca no carro onde possa apertar essa porca. Será que o meu carro só por azar veio sem isso? O cofre é igual a este:

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No teu caso sim, percebi que tens o tubo original mas modificado. A curva que faz em cima no depósito é parecida ao meu
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Re: Que Turbo é este?

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Só para dar um update, o tubo já foi para o carro.

Vi melhor e realmente o meu carro tinha lá o sítio para aplicar o suporte plástico. Contactei o sucateiro que me vendeu o tubo e comprei o suporte, que estava em falta, de resto foi precisamente como disseste Mário, plug and play na minha caixa de direcção.

As curvas que o tubo da DA faz são totalmente diferentes e agora esse tubo não fica a embarrar no vermelho do turbo.
Se soubesse o que sei hoje, já tinha feito essa modificação bem mais cedo.
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