barra antiaproximacao golf r32

Responder
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

barra antiaproximacao golf r32

Mensagem por golf4motion172 »

Boas, comprei uma barra antiaproximacao do R32 para o meu golf TDI 4motion com molas eibach prokit e amortecedores bilstein a gás. A ideia foi tentar dar mais alguma firmeza na frente e soltar mais a traseira, para curvar de forma mais dinamica. A minha dúvida é se para montar a barra, uma vez que vou ter de fazer os furos nas torres da suspensao, vai ser necessário desmontar molas e amortecedores para fixar os parafusos com porcas, ou se há outra forma de o fazer.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: barra antiaproximacao golf r32

Mensagem por Mario_Marques »

Deves ter ai algum equívoco, o golf 4 R32 não usa barra anti aproximação, o efeito da barra é feito no chassis, isso faz zero para o efeito que pretendes.
Eu fiz alguns 4 motion para corrida, o que te falta aí é tração na frente e potência. :wink:
Mas respondendo a pergunta inicial, para fixares a barra não precisas de desmontar nada, isto falando nas barras que já testei, omp, sparco e do Audi S3.
Para fixar a barra podes usar casquilhos de roscas (inserts, precisas da ferramenta de aplicar) ou o tradicional parafuso+anilhas+fêmea de preferência com abas largas e bloqueio.
Atenção que as barras devem ser homologadas, não saiu nenhum golf 4 com barra anti aproximação de origem, tens de fazer a legalização externamente, no caso dos SEAT Leon havia como opcional e da para legalizar através da SEAT que já fiz o processo, VW não dá e também na verdade não precisa pois já tem uma estrutura equivalente.

Não te vou dizer que a barra não faz nada, mas só faz em casos muito particulares e dependendo do ano do carro possivelmente já tem lá a tal estrutura que faz o mesmo efeito.


Cofre de motor original de um r32, não tem barra mas estão lá os reforços para fazer o efeito da barra.
E já agora, aqueles faróis Bosch hid que toda a gente chama de faróis R32....nem todos os r32 têm.

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

Re: barra antiaproximacao golf r32

Mensagem por golf4motion172 »

Obrigado pela explicação Mário. Realmente a barra é a do S3. Mas encaixa perfeitamente no meu e não interfere com a tampa do motor. Não sei se o meu, apesar de ser o 4motion terá os reforços falados. Foi comprado novo na Alemanha em10/2001. É um dos últimos modelos pré restiling.
Vou então montar aquilo com as dicas que deste e depois logo direi se notei diferenças nas curvas. Eu sei que falta potência ( só tenho a volta de 190cv ), mas não me falta tração a frente e o comportamento é muito seguro, mas a frente tem aquela tendência um pouco bamboleante em lombas e apoio. Este carro também pesa bem mais que o tracção a frente. Além disso o facto de conduzir frequentemente o Leon FR com coils do meu cunhado e o 308 GTI do meu pai se calhar faz com que depois o golf pareça ter mau comportamento.
Quanto aos faróis, acho que o meu tem esses HiD da Bosch. Se é que são os de xenon com lavafarois. :D
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: barra antiaproximacao golf r32

Mensagem por Mario_Marques »

Se notares diferença algo de muito errado se passa aí :D
O problema desses carros é serem subviradores, não tens tração á frente/direção em relação á traseira, mesmo que tu acredites que tens, e sim, o comportamento é pior que esses 2 carros, não é só impressão tua, isto se se considerar ser subvirador um defeito.
Sabes o que é fazer uma curva? Esta pergunta parece estúpida mas é o básico.
É a capacidade de contrariar para onde o carro quer ir, o carro quer ir sempre em frente, curvar é criar instabilidade, é forçar o carro para onde ele não quer ir, alterar a trajetória da massa.
Há várias formas de o conseguir, uma delas é fazer com que a direção e frente tenham tração e resposta mais agressiva em relação á traseira, com uma suspensão totalmente regulável consegue-se melhorar bastante isto, pois dá para ajustar altura(distribuição de massa)e resposta dos amortecedores e consequentemente a resposta, bem como usar outros pneus na frente, alargar ligeiramente a frente, um alinhamento especial, a própria técnica de condução pode atenuar isso, isto do ponto de vista de querer andar muito depressa pois esses carros são subviradores por natureza, não é defeito, é característica, essa mesma características em situações de muito má aderência pode ser óptima, no resto não dá para tirar um proveito grande dessa vantagem a não ser que tenhas mesmo muita potência.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 492
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: barra antiaproximacao golf r32

Mensagem por Jackyl »

uma coisa que cá em portugal, não vejo praticamente ninguem a investir é na barra estabilizadora traseira, que faz grande diferença na condução.
quando tive o lupo gti, comprei e notei bastante diferença no comportamento do carro.não é barata é verdade, mas pelo menos a policia não deve chatear, em principio se a barra for preta.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: barra antiaproximacao golf r32

Mensagem por Mario_Marques »

Jackyl, já houve muita gente que fez muita coisa, foi é á muitos anos, hoje em dia ninguém vai pegar num carro de 3000-5000€ supostamente econômico e investir o dobro ou triplo em modificações de performance, basta ver o tipo de material que se usa hoje em dia no geral e o que se usava antes, antigamente não havia coisas low cost, o pessoal que investia em golf 4, não digo toda a gente mas uma grande parte, hoje em dia andam em outras plataformas mais modernas, é preciso nunca esquecer que o golf 4 era um carro de 30 e tal mil euros em novo, quem os comprava tinha capital.
Cheguei a preparar golf 4 que na altura era material a chegar as caixas, suspensões do melhor que havia, instalei backets do r32 compradas novas em mais que um carro, kits de motor, intercoolers Allard, etc, etc, se hoje propuser a alguém comprar uma suspensão de 1200-1800 a alguém, provavelmente vai buscar uns jom ao OLX :lol:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 492
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: barra antiaproximacao golf r32

Mensagem por Jackyl »

pois...
a barra nem é muito cara (perto dos 210€), mas mesmo assim.
ainda não comprei, porque para o uso que dou à carrinha (pd130), não sei se iria usufruir grande coisa.
ainda por cima tenho 2 crianças, e ando sempre com elas no carro, por isso, nem brincar posso.

o outro que tenho é um arona fr 1.0 115. motorzinho impressionante tendo em conta a cilindrada.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: barra antiaproximacao golf r32

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, vendo só pelo preço apenas até tens o kit da eibach com a barra da frente e traseira por pouco mais de 300e, mas isso não te vai curar a subviragem num 4motion, e consegues o mesmo efeito usando por ex uns koni sport e jogando um pouco com a descompressão.

Isto é uma tabela guia básica de causa/possível solução para corrigir subviragem aqui da oficina


Imagem

Obviamente isto não pode ser aplicado á sorte tipo zás trás, tem de ser aplicado com peso e medida e ter boa suspensão e pneus é obrigatório para começar.
E num 4motion não vai haver milagres, não é defeito, é feitio, todos os carros no geral de tração integral ou quase sofrem um pouco de subviragem, quem já conduziu subarus em pista mais á vontade sabe certamente do que falo.
Não esquecer que num 4 motion tens mais peso, muito mais potência dissipada á roda, uma suspensão traseira muito mais branda, o Leon Cupra r é um exemplo da época de que um carro pode ser altamente eficaz so com tração frontal.
O Leon Cupra r só é destronado pelo raríssimo Audi TT quattro sport da época que é o carro mais bravo que saiu na plataforma do golf 4, mas aqui só estou a falar apenas da performance e um carro não é só isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

Re: barra antiaproximacao golf r32

Mensagem por golf4motion172 »

Eu sei do que falas Mário. Na altura em que sairam os Cupra R de 210 e 225 CV e tbm o Ibiza Cupra tdi fui fazer o teste drive a Aveiro, porque tinha um SEAT toledo TDI 150 evolution com o kit todo do Leon Cupra TDI ( de origem ). E realmente esses leons Cupra r eram fabulosos. Conduzi também o TT quatro cabrio preparado pela speedfactor com 326cv que era 5**. Bons tempos. Agora tenho o golf 4 motion e já é muito bom. E apesar das questões que coloquei gosto de o conduzir em especial no molhado e rotunfaa para provocar a frente e fazer o Haldex trabalhar. Ainda vou pensar se vale mesmo a pena por a barra AA ou então vendo-a.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: barra antiaproximacao golf r32

Mensagem por Mario_Marques »

O Cupra R na altura dele era um carro mesmo muito bom, basicamente a SEAT pegou em tudo que havia de bom na plataforma para fazer o carro mais rápido possível e que tivesse conforto para transportar uma família a um preço relativamente razoável, na altura dele não havia muitos carros equivalentes, o que havia ou eram mais fracos, mais caros ou menos familiares.
Eu pessoalmente não metia a barra, se queres melhorar o desempenho a primeira coisa é supondo que já tem bons pneus suspensão, suspensão no geral, ou seja, uns bons coilovers e casquilhada, faz milagres e consegues facilmente anular o efeito subvirador, depois é power e técnica de condução.
Se vires, no geral quem tem um carro de tração integral e gosta de andar mesmo depressa, quase toda a gente já apanhou um belo cagaco, eu já apanhei, a primeira curva que fiz num 4 motion ia entrar por um campo de batatas a dentro e tinha feito á uns minutos atrás a mesma curva prai ao triplo da velocidade no meu, portanto, shit happens!
Acho que foi aí que se agravou o meu desagrado pelos slow motions. :lol:
Mas isso tudo dá para resolver, como disse antes preparei alguns 4 motion, uma suspensão, pneus, power fazem milagres, mas de origem e para quem não quer loucuras é o que é, não é defeito, é feito.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder