MAF Pierburg

Responder
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

MAF Pierburg

Mensagem por golf4motion172 »

Boas. Tenho uma questão, especialmente para o Mario Marques. Tenho um golf mk4 com motor asz, turbo 1749VB, decat com downpipe, EGR anulada e repro. Recentemente, além de estar a deitar mais fumo preto e a gastar mais, estava com falhas em medias- altas rotações e começou a entrar em safe, mesmo em andamento normal. Além disso, por duas vezes não pegou e foi-se uma vez abaixo em andamento. Pensei que fossem sensores marados e fui a um mecânico que ligou a Vagcom e diagnosticou o MAF e sensor de cambota avariados. Meteu sensor de cambota Bosch e MAF Pierburg e os erros foram anulados. A questão agora é que apesar do carro quase não deitar fumo e gastar menos, ficou com andamento completamente diferente. Quase como se eu tivesse posto um turbo maior. Antes de estar avariado disparava logo as 1400-1500rpm e mantinha pressão estável de 1.6-1.65 até às 4000 e depois corrigia a partir daí. Pressões controladas com manómetro. Agora está tipo on-off. Ate as 1900 o manómetro mal se mexe e as 1900 começa a encher e pica as 2100 a 1,8-1,9 e depois estabiliza certinho a 1,7 e está sempre forte até as 4600rpm. Ou seja, parece um turbo maior, a encher mais tarde e a fazer uma pressão ligeiramente superior depois estável. No final, parece que anda mais, mas esta muito mais pontudo. Será feitio do MAF Pierburg, ou deveria fazer ajuste da repro após mudar os sensores?
paulogtr
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 20 abr 2014, 17:09
Veículos: VW golf 4 tdi
Localização: Madeira

Re: MAF Pierburg

Mensagem por paulogtr »

Boas, eu tenho o mesmo motor e turbo que tu e o turbo também entra por volta dessa rotação, e por acaso também faço a mesma pressão.
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

Re: MAF Pierburg

Mensagem por golf4motion172 »

Por mim tá-se bem, pois o carro até está mais agressivo quando o turbo dispara e está com mais ponta. A questão era mesmo a de que com o outro MAF estava a picar muito mais cedo, mas depois fazia menos pressão em altas e acabava mais cedo. Mas o teu tem MAF Bosch ou pierburg?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: MAF Pierburg

Mensagem por SuperGolf »

Andei mais de 10 anos com MAF Pierburg, e agora com Bosh.

Praticamente não noto diferenças, embora pareça-me que com a Pierborg, seja um pouco mais agressivo.

No entanto, nada que se pareça com o que estás a relatar. Apesar do meu turbo não estar em condições, a minha repro nunca deixa passar dos 1.6b, tirando as vezes um pequeno pico numa subida por exemplo a fundo, mas rapidamente estabiliza no 1.6.

O Mário vai-te responder que a Bosh é superior, nomeadamente na rapidez de resposta a ler o caudal, entre outras razões, enquanto a Pierbourg não é tão precisa. Isso já foi aqui abordado e basta pesquisar.

Parece-me que tens a repro um pouco fora do control....ou uma serie de pequenos erros que origina esse picos nada saudáveis para o turbo e motor.

Mas espera que o Mário se pronuncie.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: MAF Pierburg

Mensagem por Mario_Marques »

O manómetro não te serve de muito se não sabes o que a ecu está a pedir naquele exato momento ou a fazer que é na realidade o que realmente interessa.
De qualquer das formas nem com uma maf nem com outra o carro deveria de fazer fumo, com algo tão básico não há necessidade disso.
Comparar mafs é comparar novo vs novo, não te serve também de muito comparar peças usadas possivelmente em mau estado com novas.
A maf pierburg é menos sensível que a Bosch, isto não é algo sujeito a opinião, é um facto bastante conhecido e fácil de verificar, tem a ver com a construção e sistema que faz a "leitura" a maf Bosch é muito mais sensível devido á sua construção, porém a maf Bosch tem um período de vida útil mais pequeno que uma pierburg devido a isso, normalmente em nova tem melhor desempenho mas vai á vida mais cedo.

A Bosch faz tudo num pequeno filamento quente, a pierburg não.
A maf da Bosch é tão sensível que os TDI 130/150 trazem tubagens mais largas, não é para entrar mais ar, mas sim para dividir a área de leitura da maf senão fica sempre a ler o máximo.
Atenção que isto não é regra para todos os carros e mafs, é só para este caso particular, a diferença não é também gigante mas existe e dá para ver.

Qual é melhor? Nenhuma é necessariamente melhor pois cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, a pierburg é mais durável e mais barata, a Bosch é mais sensível, mais cara e menos durável.
Ideal é sempre repor igual á que o carro tem de origem, isto não é uma peça para aumentar desempenho, é uma peça para ajudar ao bom funcionamento do carro, ora se novos funcionavam para quê inventar?
Anexos
100_0706.jpeg
100_0706.jpeg (10.44 KiB) Visto 459 vezes
100_0708.jpeg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

Re: MAF Pierburg

Mensagem por golf4motion172 »

Obrigado pela explicação Mário. Como era de esperar, fiquei perfeitamente esclarecido. O mecânico que montou os sensores vai daqui a uns dias comigo fazer logs com a vagcom, exactamente para avaliar pressões e eventuais desvios de pressão, egts e geometria do turbo. Depois, se estiver tudo dentro dos parâmetros normais, irei a Tecnauto fazer teste de potência para ver o tipo de traçado com que está e valores de potência e binário. Mas se calhar vou pedir ao mecânico para devolver o pierburg e trocar por um MAF oem da Bosch.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: MAF Pierburg

Mensagem por Mario_Marques »

Não consegues ver egt num golf 4, pelo menos num que não tenha sido instalado um sistema para tal, o que precisas de ver é efetivamente os valores de maf, uma maf saudável faz na altura de carga máxima acima de 1100mg/STR e mantém algum tempo, sendo um carro reprogramado a partir de certa rpm e carga de pedal a maf pode não estar a fazer grande diferença em alguns regimes.
Consegues ver também se está a haver um desvio significativo de pressão e se a n75 está a trabalhar muito ou pouco para corrigir o efeito.
Um TDI 130 com um vb e repro apenas não precisa de muito mais de á volta de 1,6bar pico e cair para 1,4, muito mais que isso faz pouco um pouco mais potência mas massacra muito mais o carro.
Sinceramente, se já tens a maf, se foi nova e é o modelo específico para o teu carro/motor, não me chateava em trocar até porque as lojas de peças raramente aceitam devolução ou trocas de componentes elétricos, isto era bom antes de teres comprado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

Re: MAF Pierburg

Mensagem por golf4motion172 »

Ok. Vou falar com o mecânico para fazermos então os logs com a vagcom para ver pressões e valores de MAF.
golf4motion172
Beginner
Beginner
Mensagens: 55
Registado: 07 fev 2018, 15:34
Veículos: golf mk4 1.9tdi 4motion asz 130 turbo 1749VB

Re: MAF Pierburg

Mensagem por golf4motion172 »

O meu mecânico já tem uma MAF Bosch oem do motor asz 130. Pra semana vamos fazer logs com a vagcom com o MAF pierburg e depois coloca o MAF Bosch e fazemos novos logs para vermos se há diferenças nas leituras e no desempenho em estrada.
Responder