Acelerador eletrônico

Responder
Cordex
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 04 mar 2020, 16:48
Veículos: Golf 4

Acelerador eletrônico

Mensagem por Cordex »

Boa tarde, estou a pensar implementar no meu carro um projeto com arduino. Para uma das minhas ideias preciso de saber se há algum acelerador que seja controlado eletronicamente.
O carro e um golf 4 1.6 de 1998.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Acelerador eletrônico

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, varios VW usam, mas o 1.6 8v não tem, já o 1.6 16v alguns tinham mas é diferente e terias de fazer flanges.
Um conselho, não sei qual é a tua ideia, mas eu pessoalmente uso sem ser VW quando é para adaptações drive by Wire, a hitachi tem umas super compactas mas não tem controlo de válvula de ralenti separado, o controlo é feito na própria borboleta o que complica muito se vais usar Arduino pois não vai ser fácil conseguir corrigir rápido com isso, já é preciso uma boa ecu com processamento rápido e com muitas entradas e saídas para programar de forma a ficar estável.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Cordex
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 04 mar 2020, 16:48
Veículos: Golf 4

Re: Acelerador eletrônico

Mensagem por Cordex »

Bom dia, a minha ideia era fazer um cruise control. Ainda nao estudei bem a situação e se e possível fazer. Mas acredito que sim, com alguns botões, uns potenciociometros e uns reles deve possível.
Já agora pode me mandar um modelo para eu saber o que comprar?
E isso do relenti o que e preciso fazer? Da para ajustar de forma mecânica como nos carburadores?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Acelerador eletrônico

Mensagem por Mario_Marques »

Podes fazer Cruise Control mais fácil. Eu fiz no meu golf 1 um a vácuo, um simples atuador e uma válvula, obviamente não me serve de nada naquele carro, foi só mesmo para a experiência, com Arduino podes usar um motor passo a passo e usar um cabo ou uma alavanca adicional.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Acelerador eletrônico

Mensagem por Mario_Marques »

Tens aqui nesta imagem um exemplo que serve para outro proposito mas que o conceito pode ser facilmente adaptado a um sistema de Cruise control
Anexos
001.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Cordex
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 04 mar 2020, 16:48
Veículos: Golf 4

Re: Acelerador eletrônico

Mensagem por Cordex »

Em vez de regular a entrada de ar combustível regulo apenas a entrada de ar??
Isso depois nao interfere no acelerador??
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Acelerador eletrônico

Mensagem por Mario_Marques »

Tu nunca vais regular a entrada de combustível num motor a gasolina para o fazer andar mais ou menos, isso é num diesel, um diesel a rpm é governada pelo combustível, um gasolina é por ar, por isso é que os motores a gasolina tem uma borboleta de acelerador a controlar o motor e os diesel não.
Eu apenas te dei ma sugestão de um conceito, depois obviamente é preciso fazer isso funcionar, antigamente os Cruise Control funcionavam quase todos por esse princípio, a vácuo, depois tinhas sensores e válvulas para poderes subir ou descer velocidade e desativar quando se trava ou toca na embraiagem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder