Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Responder
anfil89
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 09 nov 2014, 15:26
Veículos: VW Golf IV Variant

Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por anfil89 »

Boas pessoal,

Há cerca de dois meses atrás a bateria do meu Golf começou a descarregar até que eventualmente a troquei por pensar que já tinha ido desta para melhor. Acontece que agora o carro esteve uma semana parado pois comecei a trabalhar de casa devido ao COVID-19 e não precisei do carro durante esse tempo, até que na quarta-feira precisei dele e ele não tinha bateria, o que achei estranho, a bateria é nova, não me faz sentido descarregar em apenas 1 semana...
Relativamente a este tema o que acham que pode ser? Alternador avariado?
Outra hipotese que estou a ver, é que tenho ligado no isqueiro um daqueles carregadores USB, que neste caso é da Xiaomi e tem transmissor FM, e depois tenho lá ligado um recetor bluetooth que uso para transmitir as musicas do telemovel pelo AUX do rádio do carro... mas custa-me a crer que isso consuma assim tanta bateria, mas posso estar enganado.

Mas o principal problema, e que me levou a escrever este tópico, é que hoje ia dar um encosto no carro, e ia dar uma volta para ver se a bateria carregava, e eis que chego ao carro e não o consigo abrir de todo. O comando do carro já não funciona à algum tempo, então abro sempre diretamente com a chave pelo canhão, mas hoje nem isso consegui, e tentei pela porta do condutor e passageiro (porta-bagagens não tentei porque há tempos a fechadura avariou, substitui por outra só para trancar, mas a chave não funciona lá). Quando rodo a chave o "travão" mexe mas depois não prende e não consigo abrir mesmo o carro.
É normal isto acontecer por o carro não ter bateria?
O que devo fazer agora?

PS: O carro deve ter mesmo 0 de bateria, uma vez que a luz do alarme nem pisca, o que me leva a crer que não esteja a funcionar, por não ter uma fonte de energia, suponho eu...

Obrigado pela ajuda desde já!
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por smdp23 »

Isso deve ter algum ou alguns componentes a consumir a bateria, nada que um bom eletricista não descubra. Agora não abrir com a chave é estranho, tem dificuldade em rodar a chave? Ao rodar a chaves para abrir e puxar o manipulo para abrir, não consegue abrir a porta?
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
anfil89
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 09 nov 2014, 15:26
Veículos: VW Golf IV Variant

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por anfil89 »

smdp23 Escreveu: 29 mar 2020, 14:36 Isso deve ter algum ou alguns componentes a consumir a bateria, nada que um bom eletricista não descubra. Agora não abrir com a chave é estranho, tem dificuldade em rodar a chave? Ao rodar a chaves para abrir e puxar o manipulo para abrir, não consegue abrir a porta?
Pois, vou ter que levar o carro a uma oficina para ver se descobrem o que está a consumir a bateria.
Em relação à questão da chave, ela roda sem dificuldade mas depois o pino da fechadura não "prende". E já tentei rodar a chave o máximo possivel e ao mesmo tempo puxar o puxador e não consegui na mesma :|
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por SuperGolf »

Isso é o que se chama duplo azar....
anfil89
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 09 nov 2014, 15:26
Veículos: VW Golf IV Variant

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por anfil89 »

SuperGolf Escreveu: 30 mar 2020, 22:01 Isso é o que se chama duplo azar....
Achas que não estão relacionados?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por SuperGolf »

Não.
A chave já é algo mecânico....
anfil89
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 09 nov 2014, 15:26
Veículos: VW Golf IV Variant

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por anfil89 »

SuperGolf Escreveu: 31 mar 2020, 20:19 Não.
A chave já é algo mecânico....
Mas não é estranho coincidir com a mesma altura que a bateria acabou?
É que antes disto eu já abria o carro com a chave (o comando não funcionava) e sempre abriu sem problemas...
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por ravager »

É normal não conseguires abrir a porta do carro pelo canhão, se não tiveres bateria.

Não sei se alguma vez viste uma fechadura de golf 4 por dentro, mas na prática o que fazes ao rodar o canhão da chave, é rodar uma peça plástica nas fechaduras, que faz actuar um microswitch. Esse switch por sua vez dá sinal ao carro que é para abrir a porta.

Se não tiveres bateria, a fechadura não dá sinal e não abres o carro. Só mesmo a mala é que consegues abrir fisicamente penso eu.
anfil89
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 09 nov 2014, 15:26
Veículos: VW Golf IV Variant

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por anfil89 »

ravager Escreveu: 31 mar 2020, 23:15 É normal não conseguires abrir a porta do carro pelo canhão, se não tiveres bateria.

Não sei se alguma vez viste uma fechadura de golf 4 por dentro, mas na prática o que fazes ao rodar o canhão da chave, é rodar uma peça plástica nas fechaduras, que faz actuar um microswitch. Esse switch por sua vez dá sinal ao carro que é para abrir a porta.

Se não tiveres bateria, a fechadura não dá sinal e não abres o carro. Só mesmo a mala é que consegues abrir fisicamente penso eu.
Ah bom, faz sentido.

Por azar a fechadura da mala estragou-se à uns meses, então a atual não funciona com a chave original, por isso nem pela mala consigo entrar... vou ter que ligar ao seguro, está visto.

Obrigado pela informação ravager :wink:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por Silver_Ajm »

ravager Escreveu: 31 mar 2020, 23:15 É normal não conseguires abrir a porta do carro pelo canhão, se não tiveres bateria.

Não sei se alguma vez viste uma fechadura de golf 4 por dentro, mas na prática o que fazes ao rodar o canhão da chave, é rodar uma peça plástica nas fechaduras, que faz actuar um microswitch. Esse switch por sua vez dá sinal ao carro que é para abrir a porta.

Se não tiveres bateria, a fechadura não dá sinal e não abres o carro. Só mesmo a mala é que consegues abrir fisicamente penso eu.
Exatamente. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por Silver_Ajm »

anfil89 Escreveu: 01 abr 2020, 10:11
ravager Escreveu: 31 mar 2020, 23:15 É normal não conseguires abrir a porta do carro pelo canhão, se não tiveres bateria.

Não sei se alguma vez viste uma fechadura de golf 4 por dentro, mas na prática o que fazes ao rodar o canhão da chave, é rodar uma peça plástica nas fechaduras, que faz actuar um microswitch. Esse switch por sua vez dá sinal ao carro que é para abrir a porta.

Se não tiveres bateria, a fechadura não dá sinal e não abres o carro. Só mesmo a mala é que consegues abrir fisicamente penso eu.
Ah bom, faz sentido.

Por azar a fechadura da mala estragou-se à uns meses, então a atual não funciona com a chave original, por isso nem pela mala consigo entrar... vou ter que ligar ao seguro, está visto.

Obrigado pela informação ravager :wink:
Há quem consiga abrir o capô por baixo para ter acesso à bateria, mas acredito que não seja fácil... Em último caso tens que mandar um vidro ao ar...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por SuperGolf »

Se fosse possivel aceder ao um fio positivo e negativo, teoricamente deverias conseguir "injectar" corrente para a bateria para apenas abrir a porta....

Assim de repente nao estou a ver.
Já me aconteceu ficar sem bateria e o cabo partir ou sair para abrir o capot. Já não me recordo como o mecanico resolveu a coisa.
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por ravager »

Podes (ou o mecânico pode) tentar algo deste género, se conseguires:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=i-YBCul1iP4[/youtube]
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por Silver_Ajm »

Deve ser possível chegar ao cabo que abre o capô pelo interior da viatura...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
anfil89
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 09 nov 2014, 15:26
Veículos: VW Golf IV Variant

Re: Golf IV Variant sem bateria portas não abrem

Mensagem por anfil89 »

ravager Escreveu: 02 abr 2020, 21:26 Podes (ou o mecânico pode) tentar algo deste género, se conseguires:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=i-YBCul1iP4[/youtube]
Muito interessante! Vou tentar isso amanhã ou domingo, depois dou feedback!
Muito obrigado ravager!!!
Responder