Admissão diferenças

Responder
paull
Expert
Expert
Mensagens: 771
Registado: 15 dez 2010, 17:48
Veículos: Golf IV, Chevrolet Matiz
Localização: lisboa,sintra

Admissão diferenças

Mensagem por paull »

Boas pessoal reparei que as admissão dos pd 100 para os pd130 150 são diferentes mais largos a caixa do filtro de ar tbem e diferente?? Ao apenas e a parte da massa de ar que e diferente??
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Admissão diferenças

Mensagem por Mario_Marques »

Desde a parte de cima da caixa de ar até ao turbo é tudo diferente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Admissão diferenças

Mensagem por SuperGolf »

Mário:
A parte de baixa da caixa de ar é igual a do 150?

Digo isto pq me partiram um aperto de parafuso, e tive de aplicar a de baixo.....
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Admissão diferenças

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, é igual, e a entrada de ar principal também.
O motivo dos tubos do 130,150 e outros ser mais largos não é para entrar mais ar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Admissão diferenças

Mensagem por SuperGolf »

Okapa.
Como tive de ir buscar a parte debaixo do 115, quis apenas confirmar.

Sim eu sei. Hoje tive a meter xenon após IPO e la tive de a tirar para aceder a bateria...
paull
Expert
Expert
Mensagens: 771
Registado: 15 dez 2010, 17:48
Veículos: Golf IV, Chevrolet Matiz
Localização: lisboa,sintra

Re: Admissão diferenças

Mensagem por paull »

Vale apena a troca da caixa do PD100 para a do PD 150??
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Admissão diferenças

Mensagem por SuperGolf »

Conforme o Mário já disse, tens de mudar tudo: Cimo da caixa, peça da MAF, flexivel, e o tubo de aluminio que encaixa e vai para o turbo.

Depende.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Admissão diferenças

Mensagem por Mario_Marques »

paull Escreveu: 10 abr 2020, 18:56 Vale apena a troca da caixa do PD100 para a do PD 150??
Tens de trocar tudo e o valer a pena.....as vezes vale a pena para quem vende as peças a alguém que não percebe muito, ganha guito. :)
Se trocares isso o carro vai ficar a andar pior que original pois o mapa de maf é diferente.
O que te limita o ar que entra é o turbo, a admissão consegue passar muito mais ar que o que o turbo consegue consumir, a VW alterou o diâmetro de admissão muito possivelmente devido á capacidade de leitura da maf, com admissão larga baixa a velocidade do ar, há carros bem mais potentes que os TDI com admissão muito mais estreita.
Eu ao modificar carros notei que com a admissão original há problemas com a maf, ao usar admissão mais larga já tens margem para negociar as leituras da maf, deduzo por aí que foi o motivo da vw, pois a nível de potência faz o mesmo, o que limita sempre é a zona mais estreita do circuito que neste caso está no turbo mesmo.
Um exemplo prático, abres uma torneira, metes uma mangueira fina na saída com a mesma medida da bica da torneira, a água passa rápida, metes uma mangueira grossa muitp mais grossa que a saída da torneira, passa exatamente a mesma água mas muito mais devagar, no carro a tua torneira e o turbo, nunca passa mais água que aquela que a torneira deixa.

Outro exemplo mundialmente conhecido que te posso dar é dos carros wrc, trazem todos um restritor na entrada do turbo para limitar o limite físico de ar que o turbo pode admitir, a Toyota até foi banida do rally á uns anos por ter achado uma forma genial de aldrabar esse sistema.




Não vou dizer que a admissão larga não pode em algumas situações ajudar, pois pode, por ex, tive um turbo holset hx35 no meu TDI, tive de fazer uma admissão totalmente diferente para lá pois até ao ralenti me dava o valor max de maf e chupava o óleo todo do Carter de tão elevada que era a velocidade de ar, tive de aplicar uma admissão maior para baixar a velocidade de ar e isso pode acontecer com outros turbos em algumas situações em que a restrição deixe de estar no turbo mas na admissão, em que a admissão não seja adequada ao caudal de ar que o turbo consome.

Para teres noção, um wrc tem uma admissão de apenas 36mm e fazem a potência que fazem, já estive com um turbo de um wrc na mão e até parece uma piada, o turbo tem umas 6vezes o tamanho de por ex um 17vb mas tem aquela entradinha com o restritor de apenas 36mm que é próximo ao tamanho da entrada de um 17vb.

O turbo que tive na mão de etc não era este modelo mas dá para perceber a ideia pois é o mesmo restritor :lol:

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder