Golf_4_TDI
Li o post, percebi a informação, só que pouco percebo de mecânica e uma eventual transformação trás custos, alguma ideia do montante e onde poderá ser efectuada ?
Por outro lado ainda há locais onde carregar o gás antigo para se poupar $$$ numa época tão complicada como a que vivemos sem certezas em relação ao futuro e onde poupar é importante ?
Ar condicionado deixou de funcionar
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Re: Ar condicionado deixou de funcionar
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Re: Ar condicionado deixou de funcionar
Boas,
Não vais modificar nada porque o R134a continua e continuará a existir por muito tempo, não será banido como o R12 que afectava a camada do ozono. É "apenas" um gás com alto potencial de aquecimento global, 1kg de R134a equivale a 1430kg de Dióxido de Carbono. Enquanto que o 1kg de R1234yf equivale a 4kg de Dióxido de Carbono.
Deve haver cuidados(tais como reparar fugas em vez de recarregar o sistema constantemente e fazer recuperação/reciclagem em vez de abrir para a atmosfera) com estes gases para evitar prejudicar o ambiente.
Se alguém realmente te meteu R1234a num Golf 4 não deve perceber um chouriço de sistemas de ar condicionado porque as pressões e temperaturas de trabalho são diferentes. Os compressores destes carros têm uma válvula interna que regula a pressão de sucção a cerca de 1.95bar que equivale a aproximadamente 0.3ºC no evaporador. Com o R1234yf a mesma pressão equivale a -1.86ºC no evaporador. Mais frio, porreiro, não é? Não! O evaporador condensa a humidade que vem no ar, é aquela agua que vêm cair por baixo do carro quando se tem o AC ligado. Se a temperatura do evaporador estiver abaixo de 0ºC essa agua vai congelar e começar a tapar a passagem de ar para o habitáculo.
O diagnostico ser feito com leituras de pressão e temperatura em vários pontos do sistema. Ter a quantidade de gás correcta é apenas um dos pontos a ter em consideração.
Muitas dessas oficinas de serviços rápidos que aparentam ter preço fantásticos não costumam resolver problemas. Injectam gás, não faz frio, devolvem o dinheiro e mandam para outro lado... Outra coisa a ter em atenção, os testes rápidos das maquinas durante o carregamento só detectam fugas bastante grandes, a maioria não aparece.
Não vais modificar nada porque o R134a continua e continuará a existir por muito tempo, não será banido como o R12 que afectava a camada do ozono. É "apenas" um gás com alto potencial de aquecimento global, 1kg de R134a equivale a 1430kg de Dióxido de Carbono. Enquanto que o 1kg de R1234yf equivale a 4kg de Dióxido de Carbono.
Deve haver cuidados(tais como reparar fugas em vez de recarregar o sistema constantemente e fazer recuperação/reciclagem em vez de abrir para a atmosfera) com estes gases para evitar prejudicar o ambiente.
Se alguém realmente te meteu R1234a num Golf 4 não deve perceber um chouriço de sistemas de ar condicionado porque as pressões e temperaturas de trabalho são diferentes. Os compressores destes carros têm uma válvula interna que regula a pressão de sucção a cerca de 1.95bar que equivale a aproximadamente 0.3ºC no evaporador. Com o R1234yf a mesma pressão equivale a -1.86ºC no evaporador. Mais frio, porreiro, não é? Não! O evaporador condensa a humidade que vem no ar, é aquela agua que vêm cair por baixo do carro quando se tem o AC ligado. Se a temperatura do evaporador estiver abaixo de 0ºC essa agua vai congelar e começar a tapar a passagem de ar para o habitáculo.
O diagnostico ser feito com leituras de pressão e temperatura em vários pontos do sistema. Ter a quantidade de gás correcta é apenas um dos pontos a ter em consideração.
Muitas dessas oficinas de serviços rápidos que aparentam ter preço fantásticos não costumam resolver problemas. Injectam gás, não faz frio, devolvem o dinheiro e mandam para outro lado... Outra coisa a ter em atenção, os testes rápidos das maquinas durante o carregamento só detectam fugas bastante grandes, a maioria não aparece.
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Re: Ar condicionado deixou de funcionar
Quem sabe, sabe...Cidades Escreveu: ↑23 jul 2020, 13:13 Boas,
Não vais modificar nada porque o R134a continua e continuará a existir por muito tempo, não será banido como o R12 que afectava a camada do ozono. É "apenas" um gás com alto potencial de aquecimento global, 1kg de R134a equivale a 1430kg de Dióxido de Carbono. Enquanto que o 1kg de R1234yf equivale a 4kg de Dióxido de Carbono.
Deve haver cuidados(tais como reparar fugas em vez de recarregar o sistema constantemente e fazer recuperação/reciclagem em vez de abrir para a atmosfera) com estes gases para evitar prejudicar o ambiente.
Se alguém realmente te meteu R1234a num Golf 4 não deve perceber um chouriço de sistemas de ar condicionado porque as pressões e temperaturas de trabalho são diferentes. Os compressores destes carros têm uma válvula interna que regula a pressão de sucção a cerca de 1.95bar que equivale a aproximadamente 0.3ºC no evaporador. Com o R1234yf a mesma pressão equivale a -1.86ºC no evaporador. Mais frio, porreiro, não é? Não! O evaporador condensa a humidade que vem no ar, é aquela agua que vêm cair por baixo do carro quando se tem o AC ligado. Se a temperatura do evaporador estiver abaixo de 0ºC essa agua vai congelar e começar a tapar a passagem de ar para o habitáculo.
O diagnostico ser feito com leituras de pressão e temperatura em vários pontos do sistema. Ter a quantidade de gás correcta é apenas um dos pontos a ter em consideração.
Muitas dessas oficinas de serviços rápidos que aparentam ter preço fantásticos não costumam resolver problemas. Injectam gás, não faz frio, devolvem o dinheiro e mandam para outro lado... Outra coisa a ter em atenção, os testes rápidos das maquinas durante o carregamento só detectam fugas bastante grandes, a maioria não aparece.
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Re: Ar condicionado deixou de funcionar
Obrigado pelo esclarecimento, vou ver a factura da Feu Vert porque apesar de no relatório estar escrito que não havia fugas, creio que o que aconteceu foi mesmo isso, carregaram com HFO 1234YF em vez de R134A
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