Ar condicionado deixou de funcionar

Responder
CarlosAbreu
Beginner
Beginner
Mensagens: 57
Registado: 22 mar 2007, 15:40
Veículos: Volkswagen Golf 1.6 Confortline 1999
Localização: Lisboa

Re: Ar condicionado deixou de funcionar

Mensagem por CarlosAbreu »

Golf_4_TDI

Li o post, percebi a informação, só que pouco percebo de mecânica e uma eventual transformação trás custos, alguma ideia do montante e onde poderá ser efectuada ?

Por outro lado ainda há locais onde carregar o gás antigo para se poupar $$$ numa época tão complicada como a que vivemos sem certezas em relação ao futuro e onde poupar é importante ?
Golf III 1.4 CL 1992
Polo 1.4 16v GT 1996
Golf IV 1.6 8v Confortline 1999
Golf IV 1.6 16v Highline 2000
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Ar condicionado deixou de funcionar

Mensagem por Cidades »

Boas,

Não vais modificar nada porque o R134a continua e continuará a existir por muito tempo, não será banido como o R12 que afectava a camada do ozono. É "apenas" um gás com alto potencial de aquecimento global, 1kg de R134a equivale a 1430kg de Dióxido de Carbono. Enquanto que o 1kg de R1234yf equivale a 4kg de Dióxido de Carbono.

Deve haver cuidados(tais como reparar fugas em vez de recarregar o sistema constantemente e fazer recuperação/reciclagem em vez de abrir para a atmosfera) com estes gases para evitar prejudicar o ambiente.

Se alguém realmente te meteu R1234a num Golf 4 não deve perceber um chouriço de sistemas de ar condicionado porque as pressões e temperaturas de trabalho são diferentes. Os compressores destes carros têm uma válvula interna que regula a pressão de sucção a cerca de 1.95bar que equivale a aproximadamente 0.3ºC no evaporador. Com o R1234yf a mesma pressão equivale a -1.86ºC no evaporador. Mais frio, porreiro, não é? Não! O evaporador condensa a humidade que vem no ar, é aquela agua que vêm cair por baixo do carro quando se tem o AC ligado. Se a temperatura do evaporador estiver abaixo de 0ºC essa agua vai congelar e começar a tapar a passagem de ar para o habitáculo.

O diagnostico ser feito com leituras de pressão e temperatura em vários pontos do sistema. Ter a quantidade de gás correcta é apenas um dos pontos a ter em consideração.

Muitas dessas oficinas de serviços rápidos que aparentam ter preço fantásticos não costumam resolver problemas. Injectam gás, não faz frio, devolvem o dinheiro e mandam para outro lado... Outra coisa a ter em atenção, os testes rápidos das maquinas durante o carregamento só detectam fugas bastante grandes, a maioria não aparece.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Ar condicionado deixou de funcionar

Mensagem por Silver_Ajm »

Cidades Escreveu: 23 jul 2020, 13:13 Boas,

Não vais modificar nada porque o R134a continua e continuará a existir por muito tempo, não será banido como o R12 que afectava a camada do ozono. É "apenas" um gás com alto potencial de aquecimento global, 1kg de R134a equivale a 1430kg de Dióxido de Carbono. Enquanto que o 1kg de R1234yf equivale a 4kg de Dióxido de Carbono.

Deve haver cuidados(tais como reparar fugas em vez de recarregar o sistema constantemente e fazer recuperação/reciclagem em vez de abrir para a atmosfera) com estes gases para evitar prejudicar o ambiente.

Se alguém realmente te meteu R1234a num Golf 4 não deve perceber um chouriço de sistemas de ar condicionado porque as pressões e temperaturas de trabalho são diferentes. Os compressores destes carros têm uma válvula interna que regula a pressão de sucção a cerca de 1.95bar que equivale a aproximadamente 0.3ºC no evaporador. Com o R1234yf a mesma pressão equivale a -1.86ºC no evaporador. Mais frio, porreiro, não é? Não! O evaporador condensa a humidade que vem no ar, é aquela agua que vêm cair por baixo do carro quando se tem o AC ligado. Se a temperatura do evaporador estiver abaixo de 0ºC essa agua vai congelar e começar a tapar a passagem de ar para o habitáculo.

O diagnostico ser feito com leituras de pressão e temperatura em vários pontos do sistema. Ter a quantidade de gás correcta é apenas um dos pontos a ter em consideração.

Muitas dessas oficinas de serviços rápidos que aparentam ter preço fantásticos não costumam resolver problemas. Injectam gás, não faz frio, devolvem o dinheiro e mandam para outro lado... Outra coisa a ter em atenção, os testes rápidos das maquinas durante o carregamento só detectam fugas bastante grandes, a maioria não aparece.
Quem sabe, sabe... :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
CarlosAbreu
Beginner
Beginner
Mensagens: 57
Registado: 22 mar 2007, 15:40
Veículos: Volkswagen Golf 1.6 Confortline 1999
Localização: Lisboa

Re: Ar condicionado deixou de funcionar

Mensagem por CarlosAbreu »

Obrigado pelo esclarecimento, vou ver a factura da Feu Vert porque apesar de no relatório estar escrito que não havia fugas, creio que o que aconteceu foi mesmo isso, carregaram com HFO 1234YF em vez de R134A
Golf III 1.4 CL 1992
Polo 1.4 16v GT 1996
Golf IV 1.6 8v Confortline 1999
Golf IV 1.6 16v Highline 2000
Responder