Boas.
Troquei a distribuição do meu pd130 asz e após a troca moto que o consumo aumentou à volta de 2 litros aos 100.
Será que o motor ficou fora do ponto?
Quais os sintomas?
Ficar fora de ponto faria aumentar o consumo?
Trabalhar e puxar estão normais. Não noto diferença.
também fiz a revisão de óleo e filtros quando fiz a distribuição. Ou seja é tudo novo.
Obrigado
Consumo elevado após troca de distribuição?
-
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
Já respondeste a tua própria pergunta, sim, faz obviamente diferença.
-
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
E não se notaria em mais nada? Trabalhar irregular ou puxar menos?Mario_Marques Escreveu: ↑18 dez 2019, 09:44 Já respondeste a tua própria pergunta, sim, faz obviamente diferença.
Obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
Já agora há maneira de certificar que o motor está fora do ponto tipo via vagcom ?
Ou só mesmo na distribuição?
Obrigado
Ou só mesmo na distribuição?
Obrigado
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
Sim, através do vag-com, VCDs e afins consegues ver.
-
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
É isto que tenho que fazer para ver?
You do not have to have a VCDS to check the timing on a PD, and the engine does control the timing.
What you can do is check that your cam is in time with your crank shaft. Basically you are checking your timing belt installation is proper. This is adequately done by using crank and cam locking pins during installation, if the belt is kept properly tensioned. But the check is easily done, and can flag belt stretching or other problems.
Go to measuring block 4, field 4, and check the value. It should be between -3 and +3, with zero being ideal.
If it gets more negative than zero, your cranking time gets longer. I keep mine between 0 and +0.5.
You adjust the cam sprocket to make this adjustment.
Obrigado
You do not have to have a VCDS to check the timing on a PD, and the engine does control the timing.
What you can do is check that your cam is in time with your crank shaft. Basically you are checking your timing belt installation is proper. This is adequately done by using crank and cam locking pins during installation, if the belt is kept properly tensioned. But the check is easily done, and can flag belt stretching or other problems.
Go to measuring block 4, field 4, and check the value. It should be between -3 and +3, with zero being ideal.
If it gets more negative than zero, your cranking time gets longer. I keep mine between 0 and +0.5.
You adjust the cam sprocket to make this adjustment.
Obrigado
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
Depende do programa que utilizares, normalmente é no campo onde tiver a informação de synchro timing, synchro angle, torsion value.
Aquilo que está escrito em cima de que se estiver abaixo de zero pega mal não é inteiramente verdade, pode eventualmente acontecer dependendo de quanto está mas não é uma regra e quando acontece é por isso juntamente com outros motivos.
Por norma uma pessoa profissional depois de trocar a distribuição, além de sangrar corretamente o circuito deve confirmar e corrigir se necessário o ponto, pelo menos fazia sempre isso, pois mesmo usando as trancas de motor originais ainda há espaço para fazer um ajuste mais fino.
Com o tempo a correia pode sair do ponto ideal, pelo que a 45mil ou 2 anos depois de mudar a correia recomendo rever e corrigir se necessário, especialmente correias de concorrência que por norma são muito mais fracas(elásticas) que algumas originais.
Aquilo que está escrito em cima de que se estiver abaixo de zero pega mal não é inteiramente verdade, pode eventualmente acontecer dependendo de quanto está mas não é uma regra e quando acontece é por isso juntamente com outros motivos.
Por norma uma pessoa profissional depois de trocar a distribuição, além de sangrar corretamente o circuito deve confirmar e corrigir se necessário o ponto, pelo menos fazia sempre isso, pois mesmo usando as trancas de motor originais ainda há espaço para fazer um ajuste mais fino.
Com o tempo a correia pode sair do ponto ideal, pelo que a 45mil ou 2 anos depois de mudar a correia recomendo rever e corrigir se necessário, especialmente correias de concorrência que por norma são muito mais fracas(elásticas) que algumas originais.
Última edição por Mario_Marques em 18 dez 2019, 13:28, editado 1 vez no total.
-
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
apenas tenho o vagcom 3.11Mario_Marques Escreveu: ↑18 dez 2019, 13:22 Depende do programa que utilizares, normalmente é no campo onde tiver a informação de synchro timing, synchro angle, torsion value.
Aquilo que está escrito em cima de que se estiver abaixo de zero pega mal não é inteiramente verdade, pode eventualmente acontecer dependendo de quanto está mas não é uma regra e quando acontece é por isso juntamente com outros motivos.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
Tem lá essa função, é só leres onde está esse campo.
De qualquer das formas, eu recomendo que facas isso numa oficina, apesar de ser um serviço mais ou menos simples é no entanto um trabalho de precisão e que se não houver alguns cuidados pode-se dar despesas grandes.
Se a oficina onde trocaste a correia for minimamente boa corrige isso pois isso faz parte do serviço de trocar a correia.
De qualquer das formas, eu recomendo que facas isso numa oficina, apesar de ser um serviço mais ou menos simples é no entanto um trabalho de precisão e que se não houver alguns cuidados pode-se dar despesas grandes.
Se a oficina onde trocaste a correia for minimamente boa corrige isso pois isso faz parte do serviço de trocar a correia.
-
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
Boa tarde.
Já liguei o vagcom ao carro
Está normal?
algo que justifique o aumento de consumo?
Presumo que seja o synchro angle a -1.7. devia estar a zero?
Obrigado
Já liguei o vagcom ao carro
Está normal?
algo que justifique o aumento de consumo?
Presumo que seja o synchro angle a -1.7. devia estar a zero?
Obrigado
- SuperGolf
- Moderador
- Mensagens: 9409
- Registado: 19 dez 2006, 23:18
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
Ya, está mau, idealmente deveria estar mais próximo do zero, em alguns carros no geral na casa dos 0,5 a 1 graus fica bom, o teu motor está avançado(cam), não está perigoso mas pode afetar o carro a nível de consumo e desempenho em baixa rpm.
-
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
obrigado a todos.
vou tratar do assunto o quanto antes. Obrigado
vou tratar do assunto o quanto antes. Obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
Boas.
ontem a carrinha veio do mecanico.
ele pediu emprestado as ferramentas para trancar a distribuição, e quando foi a verificar o ponto, estava tudo ok.
ele disse que marcava tudo no ponto.
como é possivel?
voltou a montar tudo. há mais algo a fazer?
vou experimentar um deposito para ver se a média que o CB indica não é falsa (se na realidade gasta menos do que marca o CB).
ontem a carrinha veio do mecanico.
ele pediu emprestado as ferramentas para trancar a distribuição, e quando foi a verificar o ponto, estava tudo ok.
ele disse que marcava tudo no ponto.
como é possivel?
voltou a montar tudo. há mais algo a fazer?
vou experimentar um deposito para ver se a média que o CB indica não é falsa (se na realidade gasta menos do que marca o CB).
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Consumo elevado após troca de distribuição?
É possível, por vários motivos, a começar logo pela qualidade das tuas ferramentas, quem vê, montagem no caso do kit com sistema hidráulico e qualidade do kit de distribuição em alguns casos
Deves corrigir isso, eu pessoalmente nunca entrego um carro sem isso ir "direito" as vezes dá um pouco de trabalho a corrigir mas é como tem de ser e recomendo verificar sempre a casa revisão se está ok e corrigir se necessário.
Deves corrigir isso, eu pessoalmente nunca entrego um carro sem isso ir "direito" as vezes dá um pouco de trabalho a corrigir mas é como tem de ser e recomendo verificar sempre a casa revisão se está ok e corrigir se necessário.