Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

JotaJor
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 14 out 2009, 19:37

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por JotaJor »

Mario_Marques Escreveu: 15 nov 2019, 20:58 Deves sempre ir lá e confirmar se tem a não ser que tenhas comprado o carro novo ou saibas que está original.
Tu não és obrigado a trocar o amortecedor, tal como não és obrigado a rever a folga dos injetores ou qualquer outro tipo de manutenção :D
É preciso ter atenção que muitas vezes o ano de fabricação do carro e o de matrícula as vezes não bate 100%
Muitos carros de 2001 já não trazem o amortecedor, bem como alguns de 2002 trazem, falando exclusivamente do ano na matrícula.
Quem não confirmar esta sujeito, mesmo etka e afins não são de confiar 100% tem alguns erros.
Sim, claro :D
Estava a perguntar porque quando comprei o meu carro, apesar de no livro de revisões dizer que tem a correia de distribuição em dia, tirei as tampas para dar um check visual. Vi que é ainda o modelo antigo, com amortecedor. Quando mudar vou trocar também o amortecedor, porque não sei se já foi alguma vez mudado, mas queria saber qual o plano que a VW recomenda para isso. Apenas para referência futura.

Já agora, dá para utilizar o tensor mais moderno? Trocando claro a parte traseira em plástico, de forma a ter o buraco onde a patilha do tensor encaixa. Há alguma vantagem nisso? Qual foi o motivo desta alteração nos tensores?
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 491
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por Jackyl »

5 anos ou 90.000 kms.
a minha distribuição tem 70.000 mas 6 anos, dai ir trocar já.
vou trocar por descargo de consciencia.
atualmente ela vai fazer à volta de 5000 kms no maximo por ano.
tenho-a desde 2019-07 e em 5 meses fiz 2100 kms.
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 491
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por Jackyl »

SuperGolf Escreveu: 15 nov 2019, 21:08 A DAYCO já não se arranja ou produz material?
o da dayco custa 91€, equivalente ao kit mais simples

https://www.mister-auto.pt/bomba-de-agu ... ktbwp3423/

a marca é boa?
JotaJor
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 14 out 2009, 19:37

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por JotaJor »

Estava-me a referir ao amortecedor, não à correia e tensores/rolamentos.
JotaJor
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 14 out 2009, 19:37

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por JotaJor »

Em relação às marcas, se não vais meter OE, iria para a INA. Não se vê a mesma qualidade que num kit original, mas o material é bom e costuma vir bastante completo(parafusos). Esse kit da Dayco por exemplo, pelo menos na foto, não inclui o perno do tensor. Apenas tem a porca e o parafuso do rolamento mais pequeno.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por Mario_Marques »

Como já disse antes e numa porrada de tópicos o melhor é o kit original, as peças tipo tensores e isso até são idênticos ao original para não dizer iguais, a grande diferença está na correia e nas bombas de água.
Eu "só" trabalho com esses carros á cerca de 15 anos, tenho uma oficina VW e fiz anos apoio técnico a oficinas grupo vw, e já mudei umas quantas centenas de kits bem como vi coisas que falham e outros problemas, baseado nisso a minha opinião é a que dei antes o melhor é o original e fazendo contas compensa.
Eu não sou daqueles maluquinhos que até um parafuso de roda vão comprar á origem mas há coisas que são realmente e inegavelmente melhores e quando sao peças importantes não arrisco nem recomendo, o que se poupa não vale o risco e prejuízo de se correr mal, e nos dias de hoje as peças estão cada vez piores e mais baratas.
Já tirei muitos kits novos de concorrência para montar originais de pessoal que montou de concorrência e se arrependeu, especialmente ou porque a bomba de água falhou ou a correia bem como ruídos de correia ou oscilação grande no sincronismo do motor.
Quem quiser poupar uns trocos que do meu ponto de vista não vale a pena, pode sempre meter um kit de concorrência e depois uma correia original mas acho que no fim o preço vai ficar quase ela por ela ou até mais caro.
3 bombas de água, 1 OEM vs 2 de concorrência, uma das bombas de concorrência é do mesmo fabricante da original, as de concorrência não tem o formato de dentes bem acabado, não tem o espaçamento de turbina e carreto correto, as turbinas não tem ou o mesmo número de pas ou acabamento e formato correto, a bomba original tem mais de 180 mil e estava impecável as duas de concorrência falharam muito antes dos 90mil, uma era quase nova.
O controlo de qualidade custa muitos milhões aos fabricantes, em algumas peças custa tanto ou mais que a própria peça, a vw tem uma política de qualidade muito alta que os fabricantes aftermarket não precisam de ter e não têm geralmente.
Nas correias as diferenças são bastante piores, uma pessoa "normal" não sabe avaliar as diferenças nem detetar potenciais problemas.
Anexos
P_20170219_182049.jpg
P_20170219_182058.jpg
P_20170219_182131.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9401
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por SuperGolf »

Ainda bem que mudaste a minha Mário....e na altura mostras-te as diferenças das bombas....até o caudal é diferente.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9837
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por Silver_Ajm »

Mario_Marques Escreveu: 15 nov 2019, 18:44 Não levam silver, depende do ano, os mais recentes não levam
Jackyl o que tens nessas fotos é exactamente o mesmo kit só que um está completo e outro não, existem mais dois modelos, o que tens aí é só um modelo, quando digo modelo falo em tudo completo, tu aí só tens um modelo, a diferença é que um é completo e outro não.
E mesmo assim falta ai os pernos e os parafusos do apoio que apesar de pouca gente mudar devem ser mudados.
Sempre a aprender!!! Pensei que todos os motores pd levassem esse amortecedor, o pd130 do meu pai também o tinha e era de matricula de final de 2002... :|
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por paulo1337 »

O meu é MY 2004 e tenho quase a certeza que não tem o amortecedor
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 491
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por Jackyl »

comprado kit de distribuição e bomba de agua + retentor da cambota na VW.
juntamente com o g13.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3169
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por sflopes »

Oem é sempre compra certa.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por Golf_4_TDI »

Jackyl Escreveu: 18 nov 2019, 15:44 comprado kit de distribuição e bomba de agua + retentor da cambota na VW.
juntamente com o g13.
Espero que o parafuso da cambota também tenha sido comprado...
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 491
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por Jackyl »

Golf_4_TDI Escreveu: 18 nov 2019, 19:14
Jackyl Escreveu: 18 nov 2019, 15:44 comprado kit de distribuição e bomba de agua + retentor da cambota na VW.
juntamente com o g13.
Espero que o parafuso da cambota também tenha sido comprado...
mau... é preciso também?
Por acaso sabem o part number?

Obrigado
JotaJor
Beginner
Beginner
Mensagens: 41
Registado: 14 out 2009, 19:37

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por JotaJor »

Para trocar o retentor tens que tirar a polie e respectivo parafuso.
O parafuso é de apenas 1 aperto. Uma vez desapertado, tem que levar novo.
A referência deverá ser a 045 105 229. Penso que seja igual em todos os PD's.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Kit distribuição - ASZ que marca recomendam?

Mensagem por Golf_4_TDI »

Todos os parafusos VW com aperto angular, com cola de rosca e autotravantes são de substituição obrigatória segundo manual de reparações.

http://www.oemepc.com/vw/part_single/ca ... ng/e#sec_5

O número 5 neste caso. Atenção que é uma referência desactualizada ao qual carece de confirmação para o modelo atual. Aconselho vivamente a substituir os 4 parafusos número 8 que gostam de se moer com bastante facilidade.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Responder