Problemas Elétricos

Responder
Avatar do Utilizador
bzouk
Beginner
Beginner
Mensagens: 58
Registado: 27 jul 2014, 22:04

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por bzouk »

ravager Escreveu: 27 set 2019, 00:10
bzouk Escreveu: 26 set 2019, 14:54
ravager Escreveu: 25 set 2019, 18:25
bzouk Escreveu: 25 set 2019, 09:49
Silver_Ajm Escreveu: 25 set 2019, 09:38 Aqui está descrito o problema que tive com o modulo confort, vê se se assemelha ao teu.
viewtopic.php?f=32&t=112224&start=30
Já tinha lido, sim, as situações são identicas aos problemas que estou a ter, a unica coisa que me deixa dúvidas são os outros sintomas, o isqueiro ter deixado de funcionar e a respetiva luz, o rádio só funciona quando quer...a situação do rádio e isqueiro só começou a acontecer depois de ter substituido o canhão da porta do condutor.
Conforme disse, já viste o fusível do isqueiro?
Só tiver oportunidade hoje, o fusível aparentemente está em boas condições, o que estranho é o facto de ter vários fusíveis com as amperagens trocadas, ora por defeito ora por excesso, isto deve ter pertencido a um verdadeiro MacGyver.
O "aparentemente" às vezes engana.. mete lá um novo..
A ideia não é apenas meter um novo mas sim trocar todos os que lá estão porque a caixa de fusívies mais parece uma salada russa. Apesar de parecer em boas condições, o que é certo é que troquei logo por um novo que tinha comigo...e não resolveu.
94' Mk3 1.9 TDi 1Z Black
98' Mk4 1.9 TDi AHF Black
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por ravager »

Certo, agora o próximo passo é tirar o cinzeiro fora, desligar a ficha e com um multímetro ver se lá tens os 12V. Nem precisas de ligar a ignição, nos Golfs a ficha tem 12V permanentes.

Isto é para despistar se o problema é da ficha de isqueiro em si ou se vem "lá de trás".
Se for a ficha em si é fácil e barato de resolver, se vier lá de trás, já será bem mais chato..

Mas antes disso e se dizes que fusíveis com amperagens trocadas, começa por aí, porque isso pode dar azo a problemas graves se forem amperagens por excesso, e podes ter circuitos do carro a não funcionar devidamente se for por defeito.
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por ravager »

bzouk Escreveu: 26 set 2019, 15:06
Golf_4_TDI Escreveu: 25 set 2019, 23:57 Exato! Pode gerar sempre um equívoco de comunicação entre o pessoal pois normalmente vende-se o canhão com switch completo ou ambos em separado. De cabeça por alto sei que é relativamente desafiante e com a falta de prática em remover o switch do canhão (em mk5, 6 e 7) sem estragá-lo dado o seu mecanismo compacto e muito sensível. Em mk4's não sei como é, parece-me que o design da peça em si ser diferente e muito mais fácil de remover até, mas ainda assim algo pode ter corrido mal na montagem e possível reaproveitamento do antigo switch se for o caso. Então se for sei lá um canhão ou switch aftermarket já sabes bem Mário que é para esquecer, já não basta um canhão novo OEM mk5/6 calhar um ou outro com defeito quanto mais aftermarket...
Troquei por fechadura completa com switch...mas aftermarket...Na volta "reparo" a fechadura que lá esta trocando o switch por um novo e volto a trocar pela que comprei.
Da minha experiência com esses fechos de concorrência, daqui por um ano vais meter outra fechadura.. os switches das fechaduras de concorrência não são estanques, e já estás a ver o que acontece a seguir.. entra para lá água, cria verdete dentro do switch e era uma vez um fecho. Mesmo mecanicamente não são tão bons como os de origem, tem várias peças plásticas onde o original é em metal. Um bom exemplo é uma peça que lá tem dentro com duas molas e ligada ao motor eléctrico do fecho.

Eu dei conta disso quando vi um fecho de concorrência que tinha na porta do condutor morrer ao fim dum ano.. e abri para ver o porquê disso ter acontecido. Infelizmente só dei conta da causa do problema depois de ter trocado o fecho por outro aftermarket, senão nem sequer entrava no carro. Quando morrer novamente leva de origem, nem que seja usado e revisto antes.

Se ainda tens a original, limpa-a, abre-a para reforçar as soldas do pcb, mete-lhe um switch novo (que seja estanque!), e guarda-a para quando essa avariar.
Última edição por ravager em 30 set 2019, 10:06, editado 1 vez no total.
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por ravager »

Mario_Marques Escreveu: 23 set 2019, 22:36 Em relação ao teu problema do switch deves ver também a folga da dobradiça da porta pois a causa do switch ir á vida ou é lixo ou é a dobradiça com folga isto é das coisas mais negligênciadas nestes carros e é a causa de grande parte das falhas dos switch.
Como é que eu vejo se a dobradiça tem folga? Abro a porta, agarro na porta em peso e vejo fisicamente na dobradiça se existe ali folga?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Silver_Ajm »

ravager Escreveu: 30 set 2019, 10:06
Mario_Marques Escreveu: 23 set 2019, 22:36 Em relação ao teu problema do switch deves ver também a folga da dobradiça da porta pois a causa do switch ir á vida ou é lixo ou é a dobradiça com folga isto é das coisas mais negligênciadas nestes carros e é a causa de grande parte das falhas dos switch.
Como é que eu vejo se a dobradiça tem folga? Abro a porta, agarro na porta em peso e vejo fisicamente na dobradiça se existe ali folga?
Usando essa técnica já consegues ver ter uma ideia da folga, tem que ser com a porta quase fechada.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Mario_Marques »

Com a porta quase a fechar, quase a bater, agarrar atrás no lado oposto ao lado da dobradiça, subir e desce-la, dobradiça ok zero folga, dobradiça ko a porta mexe uns milímetros.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por SuperGolf »

Argghhh...nem me falem em portas.....
O meu carro é de 2000 e a porta de 2004....so preciosidades....
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por ravager »

Mario_Marques Escreveu: 30 set 2019, 10:52 Com a porta quase a fechar, quase a bater, agarrar atrás no lado oposto ao lado da dobradiça, subir e desce-la, dobradiça ok zero folga, dobradiça ko a porta mexe uns milímetros.
Ok, vou ver isso. O meu é um Seat mas o sistema é igual ao do Golf 4.

Qual é a explicação lógica para a dobradiça com folga estragar os switches dos fechos? Isto porque também gosto de perceber o porquê das coisas, para tentar não ter mais o problema..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Mario_Marques »

A explicação é do mais óbvio possível se tens folga na porta vai haver excesso de vibração/pancada que vai passar diretamente para o fecho todo e switch de fecho, até é possível observar danos nas borrachas e na tinta quando há folga.
Os carros de 3 portas são os que sofrem mais pois a porta além de mais pesada é mais comprida.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por ravager »

Percebi.. ou então gera o também conhecido problema das soldas estaladas no PCB do fecho.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Mario_Marques »

Se tiveres folga pode estragar switch, estragar soldas, estragar elevadores, fechos, borrachas, até mesmo partir fios ou cabos, pintura na zona da embaladeira, etc.
Já se sabe que com o uso a fadiga mecânica dos materiais vem ao de cima mas a folga piora bastante a situação e juntamente com lixo e uso é das maiores causas do switch ir á vida
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por ravager »

Eu estive a ver a minha porta do condutor, puxei para cima e realmente aparenta ter folga. É uma coisa mínima mas está lá. As embaladeiras não têm marcas nenhumas da porta andar lá a raspar, as borrachas não têm danos, nem os estribos (aquelas chapas de aluminio decorativas ao fundo das portas) estão riscados.

Mas fica a adenda para futuramente trocar pelo menos as duas dobradiças da frente.
Avatar do Utilizador
bzouk
Beginner
Beginner
Mensagens: 58
Registado: 27 jul 2014, 22:04

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por bzouk »

Peço desculpa a todos os que perderam tempo neste tópico, não tenho acrescentando nada de novo porque o meu tempo é praticamente nulo, vou fazendo as coisas aos poucos e graças a Deus que os problemas que tenho não impedem o carro de andar, senão estava desgraçado da vida.

Como se não bastassem os problemas do fecho e elétricos, tive de mudar a transmissão completa da frente esquerda (SKF) e resolver problema de elevador dos vidros (kit de reparação via ebay).

Desfardei a porta, descubro que a luz da porta simplesmente não tem lampada, a coluna da porta nem sequer está ligada, daí não ter som numa das portas. Graças ao kit de reparação, já tratei do problema do vidro, aproveitei e comprei conetores para fazer a ligação às colunas (Alpine 280W).

Entretanto já comprei um modulo conforto para trocar (1J0), espero resolver as questões do foro elétrico.

Aproveitei também para tentar ver melhor a questão do isqueiro e afinal de contas o mesmo nem sequer está ligado...as fichas estavam lá só a fazer feitio, eu tinha quase a certeza que já tinha visto a luz ligada, mas devo ter sonhado. Como se isso não bastasse, ainda tentei perceber porque não tenho saída OBD, foi cortada ou escondida...não encontrei o cabo, tenho de procurar melhor e com mais tempo e resolver isso para conseguir fazer leituras e procurar outro tipo de maleitas.

Este carro estava mesmo a precisar de uns miminhos e ainda bem que deu com este dono! Até um chip de potência tenho montado no porta luvas, só não trazia a garrafa Oliveira da Serra.

Off topic: Como me disse um colega de trabalho, tens é de levar o carro ao Guru da VAG, um tal de Mário Marques :lol: Diz ele que esteve uma vez com ele e no espaço de 5 minutos descobriu problemas no carro do primo, que nem o primo (dono do carro) tinha conhecimento.
94' Mk3 1.9 TDi 1Z Black
98' Mk4 1.9 TDi AHF Black
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por sflopes »

Nas mãos desse Mestre não é de esperar outra coisa.
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por ravager »

bzouk Escreveu: 10 out 2019, 17:14 Peço desculpa a todos os que perderam tempo neste tópico, não tenho acrescentando nada de novo porque o meu tempo é praticamente nulo, vou fazendo as coisas aos poucos e graças a Deus que os problemas que tenho não impedem o carro de andar, senão estava desgraçado da vida.

Como se não bastassem os problemas do fecho e elétricos, tive de mudar a transmissão completa da frente esquerda (SKF) e resolver problema de elevador dos vidros (kit de reparação via ebay).

Desfardei a porta, descubro que a luz da porta simplesmente não tem lampada, a coluna da porta nem sequer está ligada, daí não ter som numa das portas. Graças ao kit de reparação, já tratei do problema do vidro, aproveitei e comprei conetores para fazer a ligação às colunas (Alpine 280W).

Entretanto já comprei um modulo conforto para trocar (1J0), espero resolver as questões do foro elétrico.

Aproveitei também para tentar ver melhor a questão do isqueiro e afinal de contas o mesmo nem sequer está ligado...as fichas estavam lá só a fazer feitio, eu tinha quase a certeza que já tinha visto a luz ligada, mas devo ter sonhado. Como se isso não bastasse, ainda tentei perceber porque não tenho saída OBD, foi cortada ou escondida...não encontrei o cabo, tenho de procurar melhor e com mais tempo e resolver isso para conseguir fazer leituras e procurar outro tipo de maleitas.

Este carro estava mesmo a precisar de uns miminhos e ainda bem que deu com este dono! Até um chip de potência tenho montado no porta luvas, só não trazia a garrafa Oliveira da Serra.

Off topic: Como me disse um colega de trabalho, tens é de levar o carro ao Guru da VAG, um tal de Mário Marques :lol: Diz ele que esteve uma vez com ele e no espaço de 5 minutos descobriu problemas no carro do primo, que nem o primo (dono do carro) tinha conhecimento.
A ficha OBD do teu carro está atrás de uma tampinha por baixo dos comandos do AC. Se não está aí tenta ver atrás da consola, podem ter andado a desmanchar e depois não a encaixaram no sítio..
Responder