Problemas Elétricos

Responder
Avatar do Utilizador
bzouk
Beginner
Beginner
Mensagens: 58
Registado: 27 jul 2014, 22:04

Problemas Elétricos

Mensagem por bzouk »

Viva!
Adquiri recentemente um novo Golf, desta feita um MK4 1.9 TDi.
Aparentemente tem/tinha vários problemas "crónicos" que este modelo apresenta:

- Problema fecho central
- Problema luzes interiores
- Problema tampa combustível
- Problema pegas bancos
- Problema tampa do apoio de braço
- Problema escovas para brisas
- Problema escova traseira
- Problema quartelas portas
- Falta saída OBD

Entretanto já comprei/comecei a tratar:

- canhão da fechadura da porta do condutor;
- switch da tampa do combustível;
- pegas dos bancos;
- tampa e "mija" da escova traseira;
- Puxadores das quartelas das portas;
- Rele 377;
- "tranca" do apoio de braço.

- Ao substituir o canhão da porta, passou a trancar as portas/mala em simultâneo, com a chave, o que não acontecia, até então tinha de fechar através do botão interior, só fechava a do passsajeiro, depois tinha de fechar manualmente a mala e a porta do condutor;
- Agora tranca as portas mas o botão interior deixou de trancar;
- Curioso que depois de substituir o canhão, passei a ter alguma luz interior, não funciona a 100% mas volta e meia funcionam;
- Ainda mais curioso foi, o rádio agora volta e meia não liga (Parrot Asteroid Smart). Por vezes ligo o carro, ando vários minutos e só então o rádio liga, noutras alturas simplesmente não liga.

Quanto às luzes interiores, pelo que andei a ler, desde modulo confort, portas desalinhadas e potenciometro da intensidade das luzes, alguém tem alguma dica?
Quanto ao botão do fecho central? Estará tudo relacionado ou é problema isolado?
As escovas do para brisas não param onde é suposto, quando acionado o modo "automático", posição para baixo na manete, tenho de desligar e voltar a logar o carro, tendo já trocado o relé, será da manete?


Agradeço a quem perca algum tempo com o assunto!
94' Mk3 1.9 TDi 1Z Black
98' Mk4 1.9 TDi AHF Black
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Golf_4_TDI »

Luzes interiores não funcionarem correctamente, causa direta são os switch das portas.

Isso das escovas é melhor meteres um vídeo para o pessoal analisar melhor...
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
bzouk
Beginner
Beginner
Mensagens: 58
Registado: 27 jul 2014, 22:04

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por bzouk »

Golf_4_TDI Escreveu: 23 set 2019, 13:43 Luzes interiores não funcionarem correctamente, causa direta são os switch das portas.

Isso das escovas é melhor meteres um vídeo para o pessoal analisar melhor...
Já mudei o canhão da fechadura da porta do condutor, por um novo, a conselho da casa onde instalei o meu alarme. A fechadura tinha um dos fios do switch partidos. Depois de a mudar, já começou a fechar e abrir as portas todas, o que não acontecia antes.

As luzes interiores ora dão todas, ora não dá nenhuma,face ao que escervi, continuas a achar que é de um switch de uma fechadura?

As escovas é simples de explicar. Começa a chover, carrego na manete para baixo para limpar X vezes automaticamente e depois parar. No meu caso, não param junto ao "corcovan", mas sim a meio do vidro...Em cada 10 utilizações, só numa das vezes é que as escovas param no sitio certo.
94' Mk3 1.9 TDi 1Z Black
98' Mk4 1.9 TDi AHF Black
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Golf_4_TDI »

Não estando aí para analisar, sim acredito que sejam switch das portas. Se é de facto isso? Não sei, não estou aí; lá está! 😅 isso é só ao abrir as portas, ou manualmente no botão do plafonier?

Uma vez que já trocaste o relé é verificar o mecanismo das escovas se está em ordem. Faz igual em funcionamento continuo e em velocidade máxima?
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18473
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Mario_Marques »

Os problemas que descreves não diria que sejam crónicos mas sim são é problemas conhecidos de um golf 4 com provavelmente já algum uso, esses carros tiveram muito sucessor por serem bons, não por darem problemas, agora já se sabe que com a idade e uso volta e meia precisam de atenção e quem for descuidado depois deixa acumular muitos problemas.

Em relação ao teu problema do switch deves ver também a folga da dobradiça da porta pois a causa do switch ir á vida ou é lixo ou é a dobradiça com folga isto é das coisas mais negligênciadas nestes carros e é a causa de grande parte das falhas dos switch.

As luzes interiores costumam atrofiar quando o canhão da chave de ignição tem mais contatos, quando o computador de luz tem mau contacto, quando o botão de regulação de intensidade não está muito bom ou problemas de massa/ contactos.

O teu problema das escovas pode ser o próprio mecanismo muito preso ou no Interior do motor, nos contactos, normalmente fruto de se andar com o mecanismo preso, queima as pistas de contacto.

Infelizmente nestas coisas não há muitas dicas a dar pois a solução passa por ou saber testar as coisas corretamente ou a segunda opção, testar peças boas.

Eu tenho um carro desses já á alguns anos e felizmente nunca tive grandes chatices ou coisas a apontar, para a idade e kms que tem é um bom carro, já se sabe que não é um carro novo mas envelhecem bem se forem cuidados, há coisas muito piores.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
bzouk
Beginner
Beginner
Mensagens: 58
Registado: 27 jul 2014, 22:04

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por bzouk »

Quando fica sem luz no interior, fica em qualquer circunstancia, ou seja, abrindo as portas ou usando os botões do plafonier não dá nenhuma das luzes.

Entretanto reparei que o isqueiro deixou de funcionar e a luz do isqueiro também.

Tenho ouvido alguns pequenos estalos, devem ser semelhantes aos estalos que falam na rele do módulo do comando do fecho central, mas no meu caso parece ser proveniente da zona do botão dos piscas de emergencia.

Em relação à escova, funciona bem em todas as posições, o defeito é mesmo quando pretendo desligar as escovas, ao voltar à posição neutra, continua a limpar mais umas quantas vezes e acaba por parar no meio do vidro.

Claro que quando me referia a probemas crónicos do carro em causa estava indiretamente a criticar os anteriores donos :lol: Agora com o tempo vai ficar um mimo :P
94' Mk3 1.9 TDi 1Z Black
98' Mk4 1.9 TDi AHF Black
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por ravager »

Vou mandar os meus bitaites (valem o que valem):

No que toca às luzes interiores, apostaria em módulo confort com soldas estaladas. Já apanhei "n" carros assim (o meu foi um deles). É simples de confirmar, tira o teu fora e testa com outro bom.

Isqueiro, a primeira coisa e mais óbvia é ver o fusível. Se não for daí, e não tiveres os 12V na ficha (são permanentes) apontaria para algum fio cortado ou algo do género.

Escovas, pode ser um problema que pode ser o relé, pode ser o motor, pode ser falta de lubrificação da "aranha"..
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por ravager »

bzouk Escreveu: 24 set 2019, 15:07 Tenho ouvido alguns pequenos estalos, devem ser semelhantes aos estalos que falam na rele do módulo do comando do fecho central, mas no meu caso parece ser proveniente da zona do botão dos piscas de emergencia.
Esses estalos que ouves vindo do botão são normais :) o botão dos 4 piscas é ao mesmo tempo o relé dos mesmos.

Se algum dia os teus piscas deixarem de funcionar, por norma a avaria está nesse botão, que tem de ser trocado.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9837
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Silver_Ajm »

Quando nem as luzes interiores acendem no botão do plafonier, normalmente o problema é como já foi dito soldas quebradas no módulo confort, já me aconteceu a mim também e também ouvia esses estalos, era precisamente as soldas de um dos relés que se encontra no interior do módulo que se encontravam partidas.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
bzouk
Beginner
Beginner
Mensagens: 58
Registado: 27 jul 2014, 22:04

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por bzouk »

Agradeço as vossas respostas!
Depois de tudo resumido e de ter lido dúzias de tópicos com problemas semelhantes, o próximo passo vai ser testar outro modulo confort no meu carro.
Partindo do principio que o problema é esse, qual a relação que o modulo confort tem com o rádio (Parrot Asteroid Smart)? Ou será uma situação distinta?
Já agora, alguém se recorda de algum projecto de um carro preto, de 98, matrícula UZ, pelo norte?
94' Mk3 1.9 TDi 1Z Black
98' Mk4 1.9 TDi AHF Black
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9837
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Silver_Ajm »

Aqui está descrito o problema que tive com o modulo confort, vê se se assemelha ao teu.
viewtopic.php?f=32&t=112224&start=30
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
bzouk
Beginner
Beginner
Mensagens: 58
Registado: 27 jul 2014, 22:04

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por bzouk »

Silver_Ajm Escreveu: 25 set 2019, 09:38 Aqui está descrito o problema que tive com o modulo confort, vê se se assemelha ao teu.
viewtopic.php?f=32&t=112224&start=30
Já tinha lido, sim, as situações são identicas aos problemas que estou a ter, a unica coisa que me deixa dúvidas são os outros sintomas, o isqueiro ter deixado de funcionar e a respetiva luz, o rádio só funciona quando quer...a situação do rádio e isqueiro só começou a acontecer depois de ter substituido o canhão da porta do condutor.
94' Mk3 1.9 TDi 1Z Black
98' Mk4 1.9 TDi AHF Black
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9837
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Silver_Ajm »

bzouk Escreveu: 25 set 2019, 09:49
Silver_Ajm Escreveu: 25 set 2019, 09:38 Aqui está descrito o problema que tive com o modulo confort, vê se se assemelha ao teu.
viewtopic.php?f=32&t=112224&start=30
Já tinha lido, sim, as situações são identicas aos problemas que estou a ter, a unica coisa que me deixa dúvidas são os outros sintomas, o isqueiro ter deixado de funcionar e a respetiva luz, o rádio só funciona quando quer...a situação do rádio e isqueiro só começou a acontecer depois de ter substituido o canhão da porta do condutor.
Não me parece que uma coisa esteja relacionada com a outra, a não ser quem tenha feito a troca do canhão tenha mexido em mais algo, o canhão é uma peça completamente mecânica, não tem nada de eletricidade / eletrónica e remove-se em 2 minutos.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
bzouk
Beginner
Beginner
Mensagens: 58
Registado: 27 jul 2014, 22:04

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por bzouk »

Silver_Ajm Escreveu: 25 set 2019, 09:54
bzouk Escreveu: 25 set 2019, 09:49
Silver_Ajm Escreveu: 25 set 2019, 09:38 Aqui está descrito o problema que tive com o modulo confort, vê se se assemelha ao teu.
viewtopic.php?f=32&t=112224&start=30
Já tinha lido, sim, as situações são identicas aos problemas que estou a ter, a unica coisa que me deixa dúvidas são os outros sintomas, o isqueiro ter deixado de funcionar e a respetiva luz, o rádio só funciona quando quer...a situação do rádio e isqueiro só começou a acontecer depois de ter substituido o canhão da porta do condutor.
Não me parece que uma coisa esteja relacionada com a outra, a não ser quem tenha feito a troca do canhão tenha mexido em mais algo, o canhão é uma peça completamente mecânica, não tem nada de eletricidade / eletrónica e remove-se em 2 minutos.
A pessoa que me trocou o canhão também trocou o Rele 377, será que mexeu onde não devia ou originou o aparecimento de um problema inexistente até esse momento? É que até esse dia o rádio nunca tinha desligado ou tido problemas a ligar, depois disso...
94' Mk3 1.9 TDi 1Z Black
98' Mk4 1.9 TDi AHF Black
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9837
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problemas Elétricos

Mensagem por Silver_Ajm »

Garantidamente que esse problema eléctrico que descreves não está relacionado com o canhão, acredito mais que esteja relacionado com essa troca do relé, embora esse relé à partida nada terá também a ver com o facto de o rádio se desligar, no entanto sem dar conta pode ter mexido em algum sítio e possa ter provocado essa falha.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder