Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

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tiagotct
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Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por tiagotct »

Viva

Tenho um Golf MK IV com motor PD130 ASZ. Infelizmente parece que o motor (com 288.000km) está com problemas complicados.

Depois de desmontado tenho orçamento de 2400€+IVA ou mais para o arranjo, incluindo 1 biela (estava torcida), cabeça, retificação, 1 piston e o que mais aparecer.
Não percebendo muito de mecânica, estou com dúvidas se vale a pena tentar arranjar este motor ou substituir por um usado com menos km.

Têm algum conselho/esperiência sobre esta situação ?

Quanto poderá custar (aproximadamente) a mão de obra de colocar um motor usado ?

Agradeço o vosso feedback. Cumprimentos
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Mario_Marques
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Re: Arranjar o motor ou substituir por motor usado PD13

Mensagem por Mario_Marques »

Na maioria dos casos a reparação não é uma boa opção, para ter esses problemas acredito que tenha bem mais que não conseguiram detetar.


Substituir motor é a opção mais barata mas também não é um mar de rosas, hoje em dia vê-se imensos motores desses a preço de chuva o problema é que barato e bom não há.

O conselho que dou é compra usado numa casa aberta com fatura e garantia, mesmo assim corres o risco de ter problemas mas durante alguns meses se for detectado algo sempre não perdes tudo, se fores a um vendedor de NET barato o mais certo é se isso acontecer ficas a arder motor e dinheiro, além de o risco de comprares um motor gamado ser maior.
Ninguém te vai dizer que está a vender motores gamados e que trabalha legalmente, sejam nacionais ou importados.
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Re: Arranjar o motor ou substituir por motor usado PD13

Mensagem por tiagotct »

Mario_Marques Escreveu: 19 set 2019, 21:40 Na maioria dos casos a reparação não é uma boa opção, para ter esses problemas acredito que tenha bem mais que não conseguiram detetar.


Substituir motor é a opção mais barata mas também não é um mar de rosas, hoje em dia vê-se imensos motores desses a preço de chuva o problema é que barato e bom não há.

O conselho que dou é compra usado numa casa aberta com fatura e garantia, mesmo assim corres o risco de ter problemas mas durante alguns meses se for detectado algo sempre não perdes tudo, se fores a um vendedor de NET barato o mais certo é se isso acontecer ficas a arder motor e dinheiro, além de o risco de comprares um motor gamado ser maior.
Ninguém te vai dizer que está a vender motores gamados e que trabalha legalmente, sejam nacionais ou importados.
Obrigado pela dica Mário. De momento estou mais inclinado para a substituição de motor. Tem ideia do que seja um preço razoável para um motor usado destes ? Já vi alguns no OLX e stand virtual. Pretendo uma configuração igual à original, sem alterações. Devo procurar alguma característica especial ? Só provenientes de golf, ano ?
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por SuperGolf »

Penso que não haverá grandes variações nesses motores. Tenta obviamente comprar para Golf IV, pq se for uma Passat ou Ausi, são completamente diferentes.
também podes comprar as peças, mandar rectificar, substituir valvulas, guias, bronzes, etc,etc e praticamente tens um motor novo.

Não fica tanto em conta, mas acho que vale o investimento, e se bem feito, é quase novo. Se soubesse, na altura que montei o meu bloco, tinha mandado a cabeça para ser trabalhada/melhorada, por exemplo nas valvulas.

Cumps,
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por Silver_Ajm »

SuperGolf Escreveu: 20 set 2019, 13:25 Penso que não haverá grandes variações nesses motores. Tenta obviamente comprar para Golf IV, pq se for uma Passat ou Ausi, são completamente diferentes.
Cumps,
Super se for de um Audi A3 penso que as diferenças serão poucas ou nenhumas...
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 20 set 2019, 13:25 Penso que não haverá grandes variações nesses motores. Tenta obviamente comprar para Golf IV, pq se for uma Passat ou Ausi, são completamente diferentes.
também podes comprar as peças, mandar rectificar, substituir valvulas, guias, bronzes, etc,etc e praticamente tens um motor novo.

Não fica tanto em conta, mas acho que vale o investimento, e se bem feito, é quase novo. Se soubesse, na altura que montei o meu bloco, tinha mandado a cabeça para ser trabalhada/melhorada, por exemplo nas valvulas.

Cumps,
Pela descrição dos danos muito difícilmente voltaria a ter algum dia um motor novo ou em condições a reparar esse pois deve estar todo ovalizado e para isso ter acontecido foi provocado por algo que mais, muito possivelmente algo errado na injeção ou comando.
A maioria dos mecânicos convencionais não tem meios técnicos ou conhecimento para inspecionar corretamente se o motor é realmente recuperável ou não, muitos motores recuperados ficam depois uma desgraça a nível de compressão e consumo de óleo por não terem folgas e formas corretas, pagar a alguém para inspecionar tudo e corrigir fica dispendioso e as vezes o resultado do diagnóstico é motor para o lixo, mas o serviço tem de ser pago á mesma.
Alguns motores simples e antigos são fáceis de recuperar pois não requerem muita precisão, um motor moderno requer, tanto no bloco como na cabeça, na cabeça o ponto fraco são as sedes dos injetores e galerias do sistema de injeção.
Super, preparar uma cabeça sem o custo da árvore de cames molas e touches, só cabeça válvulas de inox(já nem vou para fosforadas ou inconel que ninguém mete e pouca gente sabe além de custarem um balurdio) guias e retentores facilmente ultrapassa os 600e mais iva e não dá tantos ganhos quanto isso neste motor específico que vai estar sempre limitado por rpm e tem turbo e injeção direta.

A título de exemplo, eu em cada motor pd que fechei, meti cerca de 750e só de peças básicas, custo para mim, isto só inclui essencialmente todos os parafusos que devem ser mudados, juntad na medida correta e originais, distribuição completa, kit dos injetores sendo que uso sempre afinadores originais porque são muito superiores aos de concorrência, trabalho de torneiro cerca de 350e, isto sem contar com mao de obra, deslocações e são reparações básicas.

Compra motor de golf 4, Audi A3, apenas e com o código igual, de preferência o mais recente que encontrares, todos os outros motores tem algumas pequenas diferenças físicas.
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por ravager »

Silver_Ajm Escreveu: 20 set 2019, 13:49
SuperGolf Escreveu: 20 set 2019, 13:25 Penso que não haverá grandes variações nesses motores. Tenta obviamente comprar para Golf IV, pq se for uma Passat ou Ausi, são completamente diferentes.
Cumps,
Super se for de um Audi A3 penso que as diferenças serão poucas ou nenhumas...
Se for motor de um carro com montagem transversal (dum A3, Leon, Bora, Toledo etc), à partida não tem problemas em meter o motor no Golf dele. Os de A4, Passat, etc, já são longitudinais, montam de forma diferente no carro.

Ideal ideal era fazer o upgrade para ARL, mas apanhar um motor desses em bom estado não é nada fácil (já nem entro em valores), e depois aí não ia precisar só do motor.
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por Mario_Marques »

Não falei em Leon Toledo ou bora pois com essa motorização são bastante raros, o A3 deve ser o mais abundante em território nacional logo seguido pelo golf, o bora grande maioria são 110, 100, 115 ou 150, a diferença de preço do 130 para o 150 justificava a compra do 150 pelo que o 130 acaba por não existir muito, era praticamente o preço de um Passat.
O motor arl não é plug and play apesar de ser quase, ia dar o mesmo trabalho que meter de um motor longitudinall, adaptar o tubo de água do bloco do motor, além de que o risco de estar cansado ser maior, é mais raro e caro e não é muito melhor que um asz apesar de melhor em algumas coisas.
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por SuperGolf »

Eu há pouco, Mário, quando referi peças, era arranjar bloco e cabeça há parte e trabalhar a partir dai....mas vejo que mesmo assim fica caro...

Já vi algumas cabeças já rectificadas e supostamente prontas na net.....mas pronto, vale o que vale.
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por tiagotct »

Depois de falar novamente com o mecânico, creio que a opção de arranjar está um pouco fora de questão, não tenho orçamento inferior a 3000€ (iva incluído), pelo que devo optar por substituir por motor usado.

Se tiverem mais alguns conselhos, agradeço. Têm sido úteis. Cumprimentos
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por Mario_Marques »

Eu acho que é uma péssima ideia e podia escrever umas quantas páginas com ilustrações e faturas de material a explicar porquê....agora quem gosta de ter a emoção na vida de ter problemas e gastar dinheiro é uma bela odisseia sem dúvida :lol:

Uma coisa é gastar 1000 num motor usado coberto por uma garantia e que estava a funcionar, outra é gastar mais que isso num motor que não é garantido que fique bom ou que dê realmente para recuperar se tiver danos complicados que não sejam detetados é que depois se revelem com o passar do tempo, o motor usado não é isento de problemas mas pode ser testado e devolvido com menor prejuízo.

Retificar é tirar material, elas dão problemas por desgastar material, ganham folga/espaço, vão retificar o quê? :D

Há inteligência para tudo, já apanhei um iluminado que uma vez retificou o nikasil dos cilindros de um Porsche, se ele tivesse nascido com uma carroça as costas já não lhe faltava tudo :lol:

Isto é um dos principais problemas muito graves nestes motores, sede vai ao ar 99% por falta de manutenção má manutenção, má montagem, isto indo á vida.....não faltam aí cabeças e outras peças á venda que deviam estar no lixo.
Anexos
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pddamage.jpg
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por SuperGolf »

Já cá não está quem falou.... :arrow: :mrgreen:
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por ravager »

Mario_Marques Escreveu: 20 set 2019, 18:01 Não falei em Leon Toledo ou bora pois com essa motorização são bastante raros, o A3 deve ser o mais abundante em território nacional logo seguido pelo golf, o bora grande maioria são 110, 100, 115 ou 150, a diferença de preço do 130 para o 150 justificava a compra do 150 pelo que o 130 acaba por não existir muito, era praticamente o preço de um Passat.
O motor arl não é plug and play apesar de ser quase, ia dar o mesmo trabalho que meter de um motor longitudinall, adaptar o tubo de água do bloco do motor, além de que o risco de estar cansado ser maior, é mais raro e caro e não é muito melhor que um asz apesar de melhor em algumas coisas.
E tinha de levar a centralina, o intercooler no sítio correcto etc..

Isto sem falar que a probabilidade de apanhar um motor destes que tivesse levado com o "desconto dos 5 dedos" ainda é alta.
Basta ir aos grupos de Facebook e o que não falta lá são posts de Golfs e Leons a desaparecer sem deixar rasto..
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por Mario_Marques »

Para ficar um verdadeiro 150 teria de levar bem mais que isso mas poderia aplicar só o motor que neste caso sendo o carro já um 130 ia funcionar normalmente, o motor do 150 e o 130 partilham quase tudo, a maior diferença entre os dois, falando só no motor está na parafusaria e qualidade/cuidados de montagem/preparação das peças, não nas peças em si, isto falando só no motor apenas.
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Re: Arranjar o motor PD130 ASZ ou substituir por motor usado

Mensagem por Jackyl »

porque não comprar um carro inteiro lá fora... sempre rentabilizavas a coisa.
aproveitavas o que precisavas, e vendias o resto.
vai na volta saia bem mais barato.
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