PD150 -Downpipe vale a pena?

Responder
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por |Guilherme| »

Boas malta, leio sempre bastante antes de expor uma dúvida mas...não encontrei uma pergunta exactamente igual.

Caso concreto - PD150 arl com repro, há ganhos em aplicar downpipe em inox, deixando o resto da linha original?
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14977
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por gongasfrs »

só se for pela carteira ficar mais leve :mrgreen:
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por |Guilherme| »

gongasfrs Escreveu: 11 ago 2019, 11:29 só se for pela carteira ficar mais leve :mrgreen:
Perfect é mesmo isso que quero saber. É que há malta que não tem essa opinião. Gosto sempre de saber a opinião do pessoal batido. Lê-se muito disparate mesmo, já li tanto por aqui sobre variadíssimas questões. Olha muito obrigado
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14977
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por gongasfrs »

podes aguardar mais opiniões, mas a meu ver não tens ganhos com isso
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por |Guilherme| »

gongasfrs Escreveu: 11 ago 2019, 13:15 podes aguardar mais opiniões, mas a meu ver não tens ganhos com isso
Sim, vou aguardar. Eu sei que há muita malta adepta dos cavalos psicológicos :mrgreen: mas não é o meu caso. Sinceramente nem é uma alteração que tencione fazer é apenas curiosidade. Tudo o que encontro é malta a mudar logo a linha de escape toda, mas não tinha ainda lido sobre vantagens/desvantagens em aplicar um downpipe mantendo o resto da linha original. Isto num cenário de ter apenas o carro reprogramado sem estar c a faca nos dentes meia volta antes de partir :mrgreen:

Desde já obrigado pela resposta
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por Mario_Marques »

Há casos e casos, o melhor depende sempre do caso específico, imaginando que tens um tdi 150 todo original reprogramado não te vai trazer benefícios que valham o custo da alteração e claro e ainda por cima há muitos modelos, uns melhores que outros.
A vantagem do inox é reter mais calor que um sistema normal, ou seja, escoa melhor os gases pois os mesmos ficam menos densos, mas na prática isso pode nunca acontecer até porque o resto da linha seria normal e a tua maior restrição não está no sistema de escape mas no turbo, o escape de origem já é sobredimensionado em relação ao turbo.
Para perceberes o que quero dizer, um exemplo do dia dia, imagina uma torneira de rega aberta de 20mm de diâmetro interno a deitar água, metes um dedo na ponta e só passa a água que o teu dedo deixar passar, a pressão aumenta na mangueira e a velocidade da água na zona do teu dedo porém o caudal fica sempre limitado, inferior ao que passaria com menos pressão e velocidade sem o teu dedo, o escape, admissão, etc é igual, o que limita sempre é a zona de maior restrição, um vb é super restrito.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 11 ago 2019, 17:53 Há casos e casos, o melhor depende sempre do caso específico, imaginando que tens um tdi 150 todo original reprogramado não te vai trazer benefícios que valham o custo da alteração e claro e ainda por cima há muitos modelos, uns melhores que outros.
A vantagem do inox é reter mais calor que um sistema normal, ou seja, escoa melhor os gases pois os mesmos ficam menos densos, mas na prática isso pode nunca acontecer até porque o resto da linha seria normal e a tua maior restrição não está no sistema de escape mas no turbo, o escape de origem já é sobredimensionado em relação ao turbo.
Para perceberes o que quero dizer, um exemplo do dia dia, imagina uma torneira de rega aberta de 20mm de diâmetro interno a deitar água, metes um dedo na ponta e só passa a água que o teu dedo deixar passar, a pressão aumenta na mangueira e a velocidade da água na zona do teu dedo porém o caudal fica sempre limitado, inferior ao que passaria com menos pressão e velocidade sem o teu dedo, o escape, admissão, etc é igual, o que limita sempre é a zona de maior restrição, um vb é super restrito.
Sempre a aprender. Sim, percebi a ideia. A propósito do tema dos turbos, tenho-me estado a rir com alguns comentários teus ahah. O post em que dizes que tinhas um setup em que gastavas 17 L aos 100 :mrgreen:

E fiquei a perceber que contráriamente ao que pensava, o turbo a escolher, em caso de upgrade seria o 2256 de 3 pernos, quando sempre pensei que fosse o 1756. Claro, com o restante hardware a acompanhar e uma boa electrónica. A minha é da Mbpower, até agora, nada a apontar e só tenho ouvido dizer bem mas podem haver opiniões negativas.

Obrigado pelas dicas Mário
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por Mario_Marques »

O melhor é sempre relativo pois depende sempre do objectivo, o problema é que muita gente não tem um objectivo, monta peças à sorte copiadas de outros sítios e depois tentam com isso fazer algo, isso é a pior maneira de se trabalhar.
Há sempre quem acredita também que um carro que anda muito mais gasta menos pois milagrosamente não vão usar muito mais gasóleo para fazer mais potencia, vão queimar ar e vento... :lol:
Digo já que 17l/100 não é a pior média que fiz, média de um percurso/dia e o carro não desperdiçava quase gasóleo nenhum, mesmo agora com o carro muito mais fraco não anda nunca longe da casa dos 7 com condução moderada, uma das causas de grande aumento de consumos que tive do ano passado para este é os pneus que estou a usar e travões pesados, o carro fazia na casa dos 5_5,5 sem muito esforço, agora só numa viagem longa a rolar bem consigo ir para perto disso, o normal agora é na casa dos 7 de media total.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 11 ago 2019, 23:23 O melhor é sempre relativo pois depende sempre do objectivo, o problema é que muita gente não tem um objectivo, monta peças à sorte copiadas de outros sítios e depois tentam com isso fazer algo, isso é a pior maneira de se trabalhar.
Há sempre quem acredita também que um carro que anda muito mais gasta menos pois milagrosamente não vão usar muito mais gasóleo para fazer mais potencia, vão queimar ar e vento... :lol:
Digo já que 17l/100 não é a pior média que fiz, média de um percurso/dia e o carro não desperdiçava quase gasóleo nenhum, mesmo agora com o carro muito mais fraco não anda nunca longe da casa dos 7 com condução moderada, uma das causas de grande aumento de consumos que tive do ano passado para este é os pneus que estou a usar e travões pesados, o carro fazia na casa dos 5_5,5 sem muito esforço, agora só numa viagem longa a rolar bem consigo ir para perto disso, o normal agora é na casa dos 7 de media total.
Aahahaha que estrondo! Mas lá a andar devia andar. Sim esse último consumo já se suporta melhor :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por Mario_Marques »

Andava bem e gastava o equivalente, as pessoas não têm noção de que um tdi muito modificado as vezes gasta mais que o equivalente a gasolina, a vantagem é que o diesel é mais barato.
Alem do que consome, o que muitas vezes deita fora pelo escape sem queimar, fumo é gasóleo a ser deitado fora, basicamente deitar dinheiro à rua.
Um tdi de 190cv gasta tanto ou mais que um s3 225cv a puxar, a vantagem é que a andar devagar gasta menos e o diesel é mais barato.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por |Guilherme| »

Sem dúvida, também já tinha lido aqui um post que falavas nisso.
Agora um pouco off mas na sequência da malta que mete potência muitas vezes sem pensarem nas consequências. Li agora um post da darkside e é interessante perceber que muitas vezes um pequeno incremento pode ser o suficiente para derreter material.


"Just because other tuning companies can offer you more power, doesn't mean its better or cheaper in the long run...

This MK7 GTD originally came in for a straight forward dyno run after the customer had taken the car elsewhere for a remap with a claimed power of 230bhp.

Whilst logging the car we uncovered something that didn't quite make sense.

The tune had made good power (~220bhp) but the EGT's (exhaust gas temperatures) maxed out at 750°C. This sounded too good to be true, mainly because it was!

After looking deeper it became apparent they had re-scaled the linearisation of the EGT sensor to read 750°C when at 1000°C.

This '750°C' limit was reached at less than 3500RPM, meaning it at the top end of the RPM range we reckon the real temperatures will have been somewhere in the region of 1100°C+!!!

We have no idea how the DPF had not already melted but luckily the tune wasn't on the car long enough to cause any damage from what we can see.

All other temperature controls were also removed, including the Coolant Temp, Oil Temp and Intake Temp safety limits, which are there to scale back power when everything gets too hot, meaning it could just get hotter and hotter until something melted.

Our new Custom Remap now produces 210BHP & 350ft/lbs, but max EGTs are just over a true 900°C!

Is 10BHP really worth melting your Turbo, DPF and possibly the engine?"

Achei interessante..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por Mario_Marques »

Vai perguntar a um "prepador" tuga dos tdi se faz ideia quais as egt's dos seus carros :lol:
Insultam-te logo e dizem que não percebes um carago, ou dizem que és "cheio de teorias", que têm carros a fazer 11 nos 400 metros :mrgreen:
Um dos motivos de ter deixado á uns anos de preparar diesel e carros de estrada no geral para particulares é que nos dias de hoje quase todos os tdizeiros e joventude estarem mal informados e virem com ideias as vezes parvas de outros lados, do tipo, em especial facebook, "quero uma repro para 200cv" ou "quero isto a fazer 2,1bar" educadamente convido-os a ir a outro lado que estou cheio de trabalho....heheheh
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1552
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por Golf_4_TDI »

A Darkside tem videos no canal de youtube muito interessantes, explicando os seus projetos com os ganhos obtidos, limitações de construção, upgrades e também alguns desastres, que os fazem aprender e ir mais longe no tuning. Um leigo na matéria facilmente consegue perceber do que estão a falar, daí gostar desses tipos que transmitem uma imagem real e sem filtros e tangas do chip tuning.

Agora na curiosidade aproveito para perguntar ao Mario_Marques: Num ASZ por exemplo, como é que a ECU consegue monitorizar os EGT's se não tem sensor temperatura escape??
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por Mario_Marques »

Não consegue, tens de instalar uma, nos diesel só os carros com dpf trazem, o meu carro tinha 5 que foi o que usei para o afinar, só a coisa de um mês tirei e o voltei a instalar velas e tirei a do escape também.
A darkside também evoluiu muito pois nem sempre foi assim, especializaram-se é investiram em formação de engenharia e também passaram de um barraco a um armazém gigante, mas ainda tem muito que evoluir não a nível de negócio que vai óptimo mas de engenharia.
Já tive os meus grandes dissabores com material deles, plug and pray. Lol
Lição aprendida, turbos modificados, venham de onde vieram são cancros, é comprar novo e original, nunca falham, tenho mais umas 3caixas cheias deles, só para me lembrar disso, felizmente nenhum era meu, saí mais barato aprender com os erros dos outros :)
Anexos
IMG_20190812_230753.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1552
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: PD150 -Downpipe vale a pena?

Mensagem por Golf_4_TDI »

Ahah gostei dessa: plug n pray. Sim dá para perceber o que eram e o que são agora. O fine tuning e o verdadeiro engenering está a reflerir-se no seu trabalho, muito material que ainda eles partem só para perceberem o limite dos componentes e recalcular a matemática, muita matemática 😆
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Responder