Golf 4 1.9 tdi

Responder
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por Daniel_mkiv »

Boas pessoal, adquiri ah pouco tempo um 1.9tdi 110cv (ahf se nao eatou em erro).. e o carro anda normal puxa muito bem,mas quando vou a abrandar o trabalhar fica incerto e quando paro as vezes volta ao normal...mas sem nunca ir abaixo, e se encostar o pe ao acelarador fica normal... ao ligar a chave so no ponto tambem oico um barulho que parece vir da valvula n75... terá alguma coisa a ver? Agradeco a quem puder ajudar cumps
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Bem-vindo.
Recomendo verificar o ponto da bomba e iq, normalmente quando há problemas aí esse é um dos sintomas, a abrandar ficar instável e irregular, infelizmente, todos os carros que vi com esse sintoma tinham o regulador de quantidade da bomba avariado, não quer dizer que esse seja igual pois os que vi estavam memso muito, muito maus, quase desligavam memso a reduzir/parar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por Daniel_mkiv »

Boas, muito obrigado, vou verificar ;)
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 177
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por jorgemiguelex »

Daniel_mkiv Escreveu: 04 mai 2019, 23:06 quando vou a abrandar o trabalhar fica incerto e quando paro as vezes volta ao normal...mas sem nunca ir abaixo, e se encostar o pe ao acelarador fica normal... ao ligar a chave so no ponto tambem oico um barulho que parece vir da valvula n75...
Como já disse num tópico aqui do fórum, depois de ter comprado o meu carro, descobri alguns problemas de arranque a frio, pelo que na altura foi reparada a bomba injetora e mais tarde o motor de arranque, tendo descoberto nesse entretanto que o meu carro se encontrava em modo caixa automática.
Após as ditas reparações tentei colocar o modo caixa manual (como sempre devia ter andado) só que esse problema que descreves também me acontece: ao abrandar, sobretudo quase a parar o movimento das rodas, o motor fica com um trabalhar incerto, estabilizando passado poucos segundos.
Outra coisa que notei com essa alteração para manual, foi um sopro bem audível, julgo que pelo escape.
Já 2 mecânicos tentaram entender qual era o problema, mas sem sucesso, pelo que "a solução", foi continuar no modo caixa automática, pois assim não tem trabalhar incerto nem o tal sopro/assobio. Tem é o inconveniente dos solavancos em 2ª, se não se souber dosear a embraiagem.
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por Daniel_mkiv »

jorgemiguelex Escreveu: 05 mai 2019, 13:20
Daniel_mkiv Escreveu: 04 mai 2019, 23:06 quando vou a abrandar o trabalhar fica incerto e quando paro as vezes volta ao normal...mas sem nunca ir abaixo, e se encostar o pe ao acelarador fica normal... ao ligar a chave so no ponto tambem oico um barulho que parece vir da valvula n75...
Como já disse num tópico aqui do fórum, depois de ter comprado o meu carro, descobri alguns problemas de arranque a frio, pelo que na altura foi reparada a bomba injetora e mais tarde o motor de arranque, tendo descoberto nesse entretanto que o meu carro se encontrava em modo caixa automática.
Após as ditas reparações tentei colocar o modo caixa manual (como sempre devia ter andado) só que esse problema que descreves também me acontece: ao abrandar, sobretudo quase a parar o movimento das rodas, o motor fica com um trabalhar incerto, estabilizando passado poucos segundos.
Outra coisa que notei com essa alteração para manual, foi um sopro bem audível, julgo que pelo escape.
Já 2 mecânicos tentaram entender qual era o problema, mas sem sucesso, pelo que "a solução", foi continuar no modo caixa automática, pois assim não tem trabalhar incerto nem o tal sopro/assobio. Tem é o inconveniente dos solavancos em 2ª, se não se souber dosear a embraiagem.
Pois, eu nao faco ideia se esta em modo manual ou automático, nem tinha conhecimento disso... o meu ao relantim também se ouve um sopro no escape... e outra coisa que noto é ao arrancar treme muito do lado do pendura... penso que seja o apoio... a embraiagem e reforcada também ajuda...mas duvido que seja so disso
Neufox
Rookie
Rookie
Mensagens: 153
Registado: 30 mar 2018, 12:12
Veículos: Golf MK4 '98
Localização: Centro

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por Neufox »

Mario_Marques Escreveu: 05 mai 2019, 00:49 Bem-vindo.
Recomendo verificar o ponto da bomba e iq, normalmente quando há problemas aí esse é um dos sintomas, a abrandar ficar instável e irregular, infelizmente, todos os carros que vi com esse sintoma tinham o regulador de quantidade da bomba avariado, não quer dizer que esse seja igual pois os que vi estavam memso muito, muito maus, quase desligavam memso a reduzir/parar.
Como posso despistar/testar essa avaria? O meu desde que mudei de cx auto pra manual que ficou assim, apesar de não ser muito, fica chato porque ao fim de uma viagem grande ele fica incerto durante uns 2/3 minutos.

Uma possibilidade que me disseram foi de desconectar o sensor do conta KM. Testei mas pareceu-me mais placebo. Só se fizesse uma volta boa mas depois os KM não contam :lol: :lol:
Imagem
j0k3r
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 14 fev 2020, 16:36
Veículos: vw golf 4 1.9 tdi 110cv

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por j0k3r »

boas pessoal sou novo aqui no fórum, tenho um golf 4 1.9 tdi 110 cv ,recentemente quando puxo por ele consigo ouvir bem o sopro normal do turbo mas pouco depois de o turbo começar soprar normal sinto um sopro totalmente diferente ao mesmo tempo do ouvir ao fechar todos os vidros parece que vem da zona da caixa de velocidades, alguém me pode ajudar a explicar o que será e se será grave???? não sei se estou no sitio certo para me explicarem… obrigado
Avatar do Utilizador
Blizz4rDMk4
Amateur
Amateur
Mensagens: 208
Registado: 27 dez 2015, 17:01
Veículos: Volkswagen Golf 4 Highline 110cv.
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por Blizz4rDMk4 »

Daniel_mkiv Escreveu: 04 mai 2019, 23:06 Boas pessoal, adquiri ah pouco tempo um 1.9tdi 110cv (ahf se nao eatou em erro).. e o carro anda normal puxa muito bem,mas quando vou a abrandar o trabalhar fica incerto e quando paro as vezes volta ao normal...mas sem nunca ir abaixo, e se encostar o pe ao acelarador fica normal... ao ligar a chave so no ponto tambem oico um barulho que parece vir da valvula n75... terá alguma coisa a ver? Agradeco a quem puder ajudar cumps
Infelizmente já tive esse problema e ficou resolvido e agora estou com ele de novo o meu carro foi para o carretos em sintra mas já voltou a dar este sintoma de novo também não sei mais o que fazer vou seguir o teu post com atenção o meu foi tudo acertado segundo me disseram o iq da bomba e o ponto também..Mas já está de novo assim. Boa sorte se encontrares solução partilha abraço.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Isso acontece por problemas no regulador de quantidade ou outros motivos que estejam a afetar o mesmo
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 05 mai 2019, 00:49 Bem-vindo.
Recomendo verificar o ponto da bomba e iq, normalmente quando há problemas aí esse é um dos sintomas, a abrandar ficar instável e irregular, infelizmente, todos os carros que vi com esse sintoma tinham o regulador de quantidade da bomba avariado, não quer dizer que esse seja igual pois os que vi estavam memso muito, muito maus, quase desligavam memso a reduzir/parar.
Também tenho este stress embora bastante ténue mas acontece. Alguém tem a referência desse regulador?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Primeiro convém veres se está avariado, isso não compras por aí numa casa de peças e custa mais de 400e
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 16 fev 2020, 15:24 Primeiro convém veres se está avariado, isso não compras por aí numa casa de peças e custa mais de 400e
Dasse! Sim, seria sempre depois de verificar se estava avariado. Pensei que fosse mais barato. Oraite, fica registado :mrgreen:
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 177
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por jorgemiguelex »

Mario_Marques Escreveu: 15 fev 2020, 09:12 Isso acontece por problemas no regulador de quantidade ou outros motivos que estejam a afetar o mesmo
Mário, tal como disse acima, no meu caso isso só acontece no modo caixa manual... Em modo caixa automática não. Se o problema fosse nesse regulador de quantidade, também deveria acontecer no modo caixa automática, não?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Por algum motivo existe um mapa para caixa auto e outro manual, porque uma mecânica e outra têm características diferentes especialmente na gestão de desaceleração, pois ao passo que tu numa caixa automática, neste caso particular, a transmissão de força é feita por um fluido, num carro manual as peças estão conectadas mecanicamente e firmes entre si, o mapa na desaceleração de um modo e outro são bastante diferentes, aqui não vou entrar em pormenores pois teria de ver os vários mapas lado a lado para compreender realmente o efeito e te poder explicar, mas o que acontece é que o teu regulador não tem capacidade de acompanhar as necessidades do motor em desaceleração e causa esse efeito.
Não vou dizer que não haja outras hipóteses, tipo teres a bomba mal comandada/ajustada, etc, mas supondo que está tudo bem, geralmente a descrição que fazes é desse problema, já reparei alguns e em todos os casos tinham efetivamente o potenciómetro do regulador danificado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 177
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Golf 4 1.9 tdi

Mensagem por jorgemiguelex »

Mario_Marques Escreveu: 29 mai 2021, 17:08 ... o que acontece é que o teu regulador não tem capacidade de acompanhar as necessidades do motor em desaceleração e causa esse efeito.
Agora que falas nisso, uma coisa que reparei quando o carro está com o mapa manual é o ponteiro das rotações ser muito lento, sobretudo na desaceleração, como falas. Não sei se poderá estar relacionado...
Responder