Bem o carro está na oficina e para já nada resolvido....ou seja, é daquelas cenas esquisitas, difíceis de detectar...
O carro a quente funciona que nem um relógio....mas a frio tem estes "abanões"....até pode ser cablagem com defeito, algum sensor, embora seja quase tudo relativamente recente....ou até o sensor do pedal....mas está aqui um caso complicado....
De qq modo para a semana lá terei de tirar os injectores, inspeccionar e ao menos fazer revisão, just in case...
Boas noticias: O turbo foi tirado e aparentemente não apresentava qq problemas, devendo ser apenas afinado, espero eu.
falhas a frio..
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Re: falhas a frio..
Ainda não tiras te os injetores?? Já verificas te a bomba tandem? Nos mk5 é usual o óleo passar para o gasóleo e/ou vice versa, com os sintomas de custar a pegar no primeiro arranque e puxar pouco o motor...
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Re: falhas a frio..
Para a semana em principio vou tira-los...
Atenção:
O carro pega bem, nao deita fumos ou tem quaisquer problemas...e nem sequer notei (que me tenha apercebido) de passagem de fluidos na bomba (mas obrigado pela dica).
Pega de estalo, funciona bem, nao tem ruídos estranhos. Apenas uns 30 segundos depois começa-se a notar abanões no motor.....aleatórios. A quente desaparecem. Puxa sempre bem.
TURBO:
Afinal vai levar turbina nova e kitt de reparação.....
Atenção:
O carro pega bem, nao deita fumos ou tem quaisquer problemas...e nem sequer notei (que me tenha apercebido) de passagem de fluidos na bomba (mas obrigado pela dica).
Pega de estalo, funciona bem, nao tem ruídos estranhos. Apenas uns 30 segundos depois começa-se a notar abanões no motor.....aleatórios. A quente desaparecem. Puxa sempre bem.
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Afinal vai levar turbina nova e kitt de reparação.....
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Re: falhas a frio..
Pequeno Update:
Ontem foram tirados os injectores e os Orings a volta dos mesmos estavam desgastados, bem como no local onde encaixam, no bloco.
É como se andassem "soltos" no bloco.
Vão ser testados numa casa e fazer uma revisão, coisa que quase ninguém faz.
A CAM apesar de nova, apresentava alguns riscos......
Vou ser positivo e pensar que era isso que causava as vibrações enquanto o material nao dilatava e disfarçava o problemas dos orings....
Ontem foram tirados os injectores e os Orings a volta dos mesmos estavam desgastados, bem como no local onde encaixam, no bloco.
É como se andassem "soltos" no bloco.
Vão ser testados numa casa e fazer uma revisão, coisa que quase ninguém faz.
A CAM apesar de nova, apresentava alguns riscos......
Vou ser positivo e pensar que era isso que causava as vibrações enquanto o material nao dilatava e disfarçava o problemas dos orings....
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Re: falhas a frio..
Com as vibrações do motor ao longo do tempo ficam as marcas de metal com metal em contacto nos injetores e na cabeça, algo característico nos injetores bomba; em casos extremos a ovalização é demasiado acentuada para garantir a estanquidade dos injetores/o'rings...mas não te preocupes com isso amigo!! Apenas disse para cultura geral é bom que eles venham é bem testados e calibrados
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Re: falhas a frio..
Exacto!
Fico mais descansado.
Podes confirmar na tua experiência, os orings nao estarem bons e poderem a frio causar estes problemas?
Fico mais descansado.
Podes confirmar na tua experiência, os orings nao estarem bons e poderem a frio causar estes problemas?
- Mario_Marques
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Re: falhas a frio..
Isso acontece devido a falta de manutenção, ou seja, os injetores andarem desafinados ou a cam com problemas, isso é que leva a esse e muito mais desgaste, se o carro andar toda a vida afinado isso nunca acontece, depois de desgastar a cabeça há sérios riscos de nunca mais ficar ok, pois nada vai repor o material que saiu da cabeça/sede do injector.Golf_4_TDI Escreveu: ↑15 jan 2019, 13:43 Com as vibrações do motor ao longo do tempo ficam as marcas de metal com metal em contacto nos injetores e na cabeça, algo característico nos injetores bomba; em casos extremos a ovalização é demasiado acentuada para garantir a estanquidade dos injetores/o'rings...mas não te preocupes com isso amigo!! Apenas disse para cultura geral é bom que eles venham é bem testados e calibrados
Uma maneira fácil de testar essa situação, como manda o fabricante, medir a pressão na bomba, bloquear o retorno de gasóleo e verificar se os valores estão ok.
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Re: falhas a frio..
Esse procedimento é específico para apurar a falta de estanquidade dos o'rings ou então algo pior
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Re: falhas a frio..
Eu não expliquei bem mas a ideia obviamente não é bloquear o retorno por completo, é sim verificar variações pequenas em tabelas já estipuladas pelo fabricante, e resulta a 100%, podes colocar orings novos e mesmo assim não ter a vedação ideal, e a partir de determinado valor sabe-se logo que trocar orings vai ser uma perda de tempo que nada vai resolver.Golf_4_TDI Escreveu: ↑15 jan 2019, 18:53 Esse procedimento é específico para apurar a falta de estanquidade dos o'rings ou então algo pior
Obviamente se forem "á oficina do zé" e disserem que existe este teste, o mais certo é receberem uma resposta como "ó amigo, quer vir para aqui ensinar-me, eu já tenho não sei quantos anos disto, já fiz e aconteci!"
Isto claro, sem falar no Facebook
Assim como podes ter outro problema que nem tem nada a ver e estar a ir mexer nos injectores sem qualquer necessidade, a ideia do teste é não perder tempo e dinheiro em reparações desnecessárias, neste tipo de problemas o injector em si é normalmente a ultima coisa que que se precisa de mexer pois geralmente o problema está em coisas ligadas a ele e não nele, quando o problema já está mesmo no injector normalmente não há grande cosia a fazer a não ser que se tenha muita mas mesmo muita sorte(em 15 anos de oficina vw conto pelos dedos os que tiveram salvação para ficarem novamente 100% perfeitos)
Isto basicamente é juntamente com a cam o que basicamente rebenta com tudo(não é uma manutenção cara, é uma manutenção obrigatoria)....este estava tão mau que até guardei de recordação, é de um carro com aprox 200mil km's.
Para quem não percebeu, a gravidade, era suposto separar as duas peças pois isso seria em novo uma rótula/articulação mecanica, elas nem atrito entre elas deviam de ter a roda 90 graus para cada lado, elas ai ficam completamente presas
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Re: falhas a frio..
Boa malha amigo Mário Marques! só disse por alto aquilo que me vem à cabeça para os primeiros injetor bomba de 8 válvulas ao qual o manual não é tão detalhado em testes ao sistema de combustível infelizmente, mas estou a ver que os sabes já todos de cor
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Re: falhas a frio..
Cada vez ando mais desanimado com o carro.....é so problemas atrás de problemas....
De qq modo os injectores independentemente de serem os causadores dos problemas, levam uma revisão, e todas as peças da praxe, nomeadamente salvo erro essa que está na foto, que penso ser no topo do injector....ou não?
também notei que a cam aparentas riscos na mesma como que arranhada....do lado junto a bomba....
Já nem falo do resto dos problemas...
Arghh...........
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Re: falhas a frio..
A questão nem é ser ou não detalhado, é mesmo uma questão de lógica, qualquer sistema daquele género necessita de ajuste pois não tem nenhum sistema de ajuste de folga automático se a folga não é ajustada há batidas e neste caso as batidas acabam por além da batida causar outro tipo de esforços muito piores, desgastar a cabeça, desgaste no injector, parte a mola do injector, etc, é o equivalente a nos carros antigos afinar a folga de válvula.Golf_4_TDI Escreveu: ↑15 jan 2019, 19:37 Boa malha amigo Mário Marques! só disse por alto aquilo que me vem à cabeça para os primeiros injetor bomba de 8 válvulas ao qual o manual não é tão detalhado em testes ao sistema de combustível infelizmente, mas estou a ver que os sabes já todos de cor
Os primeiros pd são os mais problemáticos, nos mais modernos o design da peça foi bastante melhorado, porém necessita á mesma de ajuste.
Não é só a vw que usa injectores deste tipo, bem antes da vw já se usava esta tecnologia em outros tipos de motor/veículos apesar desse facto não ser muito conhecido e os problemas eram exactamente os mesmos caso não fosse feito nada, o injector bomba já tem mais de um século de existência, por exemplo, antes da segunda guerra mundial e durante era muito usado em comboios, navios e submarinos, até mesmo em tanques de guerra.
Porém, a vw foi quem ficou mais famosa por isso, mas montes de marcas já usam essa tecnologia á anos e até versões muito superiores, que por exemplo em vez de accionamento mecânico usam accionamento hidráulico com a pressão de óleo, eliminando o principal defeito deles.
Por exemplo, a land rover lançou motores com injector bomba em 1998(o motor TD5), mesmo ano que a vw, porém os do land rover são bastante mais robustos.
Os "especialistas" vão dizer que tem swap pd arl ou de certeza asz.......no tempo que a land rover já fazia isto ainda não haviam ibizas 6L nem youtube existia
https://www.youtube.com/watch?v=1VBgH1jbX3s
https://www.youtube.com/watch?v=L-KxkoxIVBM
https://www.youtube.com/watch?v=6CKHFVFJCao
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Re: falhas a frio..
Bem um injector supostamente a mijar e os outros não muitos famosos, em "baixas"....
Perto de mil mocas para reparar os 4 e levar tudo da paxe....
Reconstruidos? Aceitam-se dicas....
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Re: falhas a frio..
Reconstruidos por quem sabe, paga se bem! É igual a novo. São uns 500 ou 800€ um reconstruido de fábrica VW por exemplo, mas pronto...
Quem saiba reparar e se respeitar os valores e tolerâncias ao pornemor é mais que suficiente para outra etapa de bons quilómetros...esses valores que te pedem é que não faço ideia se está dentro no que se pede ou não...
Quem saiba reparar e se respeitar os valores e tolerâncias ao pornemor é mais que suficiente para outra etapa de bons quilómetros...esses valores que te pedem é que não faço ideia se está dentro no que se pede ou não...
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