Toc irritante - Direcção...

Responder
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Bem isto está cada vez pior.....

Ontem a mulher falou-me de um barulho novo...e hoje pude constatar que qd virava para a direita, de repente ouvia algo como metal a raspar...isto por uma 4 vezes, mas depois desapareceu.

Entretanto sempre que faço uma rotunda e ando a virar o volante, por vezes dá um estalo muito, mas muito forte que se ouve em todo o carro...

O problema é que ninguém consegue descobrir o que está a falhar aqui, e o carro está a dar comigo em doido. Andar na AE não tem qq problema....

Amortecedor?, Charrion? Caixa direcção? Só sei que está cada vez pior....
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Super, como já disse antes, pode ser muita coisa, tudo se resume a 3 hipóteses, deixar andar até algo acontecer, ir a bruxa adivinhos e afins que não vão resolver nada, ir a uma oficina que resolva o(s) problema(s).
Eu tenho bastante experiência e pela descrição não te consigo ajudar pois não faço ideia o que se está a passar.
No teu tópico já deu para ver que a caixa de direção verte mas geralmente não fazem esse tipo de coisas, é claro que a descrição também depende sempre depois do poder de imaginar de cada um e pode realmente ter acontecido algo mais grave.
Mas basicamente o que estás a perguntar é como o pessoal que vem cá porque o carro corta, ninguém vai adivinhar exatamente o porquê pois pode ser muitas coisas e muitas coisas ao mesmo tempo.
Sei que a resposta não ajuda nada mas é a verdade.
Se não fizeres nem que seja o mínimo de testes de componentes não chegas a conclusão nenhuma, a única boa notícia é que esses carros não têm muito que ver, a construção é relativamente simples e tem poucos componentes.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Eu sei, eu sei...
O post é quase que como um desabafo......

Encontrei alguns tópicos a falar da manga de eixo onde encaixam os rolamentos com folga, mas até aqui o raio do carro com a roda no ar, parece a muralha da china....neste momento é o stress que tenho maior no carro.

Puxando o carro para trás a mão, virado, por vezes dá estes estalos....logo penso que não seja a caixa......
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Super, como já expliquei antes, isso do rolamento é extremamente improvável, para isso acontecer tinhas de ter folga na caixa do rolamento, aquilo de origem não existe lá espaço para ele andar, agora o rolamento em si é que poderia estar dentro dele a andar que isso sim já vi em carros com imensos kms em que o rolamento tem já imensa folga ou foi apertado de mais ou de menos, ou foi simplesmente mal montado e logo na montagem ficou ko que quem não sabe muitas vezes dá cabo deles ao montar logo, mas isso com esforço vai-se logo, até a bater na roda se vê, agora o rolamento a andar na caixa não vou dizer que é impossível pois podem ter dado cabo da caixa mas é extremamente improvável.
Por acaso estou a mudar os meus rolamentos, mas já devo ter mudado umas varias centenas ao longo da vida e nunca vi tal coisa.
O rolamento quando se mete encosta no fundo, tem um degrau, depois na frente leva um freio, como se isso não fosse ainda suficiente, depois ainda leva o cubo e leva a homocinética a trancar tudo junto tipo sandwich.
Anexos
IMG_20200623_192624_5.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Nestas fotos da para perceber melhor porque digo que isso não faz qualquer sentido.
Na foto que coloquei antes vê-se onde encosta e onde leva o freio.
Certamente quem te disse isso talvez nunca tenha montado rolamentos na vida ou teve uma má experiência fruto de um mau serviço, ou tinha o rolamento danificado e o que via era a mexer mas no interior do rolamento que isso como expliquei em cima é possível mas também é fácil de ver.
Acontece bastante o pessoal na montagem dar cabo dos rolamentos e isso as vezes demora tempo a ser visível, ao montar os rolamentos não se pode aplicar pressão ao calhas, se pressionarem a parte do meio sem apoio era uma vez um rolamento, já vi muito boa gente fazer isso que não sabe ou não tem ferramentas adequadas, já vi trocarem a martelo, está no YouTube :D
Quando falo em caixas de rolamento, é o nome do sítio onde entra o rolamento, em aço não há grande espiga, quando são caixas de alumínio, que trabalho muitas vezes com isso, as vezes tem de se aplicar cola especial pois no alumínio, como vai ter dilatação muito diferente e é um material mole precisa de fixação extra, as vezes também precisam de anilhas calibradas entre outras coisas.
Anexos
IMG_20200625_002701_5.jpg
IMG_20200625_002717_1.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Silver_Ajm »

Mário o mk3 da Telma dá uma estalo idêntico ao que o Super fala (há até muitas queixas desse estalo aqui na seção de macânica dos mk3) e é mesmo folga na caixa do rolamento, no caso do mk3 dela quando troquei o rolamento do lado do condutor apercebi-me disso, o rolamento saiu quase sem precisar de prensa e a entrar idem em aspas, não é aquela folga excessiva, mas não entrou nem saiu à pressão como o do lado oposto...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, mas então algo te danificou a caixa do rolamento ou o rolamento tem medidas incorretas, isso não é uma coisa normal de acontecer e ao montar vê-se logo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Silver_Ajm »

Mario_Marques Escreveu: 25 jun 2020, 09:59 Sim, mas então algo te danificou a caixa do rolamento ou o rolamento tem medidas incorretas.
Provavelmente sim, algo terá danificado a caixa do rolamento, uma vez que tanto o rolamento velho como o novo tinham as mesmas medidas... Dá-me ideia que pelo menos no mk3 é algo recorrente, há vários relatos desta situação aqui no fórum e mesmo lá fora.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Ora bem, como digo, é extremamente improvável e de certeza terá uma boa explicação apesar de certamente não ser algo óbvio, eu se tentar mesmo na prensa com 20 ou 30ton mover este rolamento ele não vai a lado nenhum, vou é estragar coisas ou aleijar-me pois não tem para onde ir(tem só umas milésimas de mm que não são suficientes para se ver só com um micrométrico) se eu o apertar demasiado ou deixar muito solto há uma coisa que acontece nos rolamentos que se chama micro vibrações no caso de ficar muito solto ou deformação no caso de ficar demasiado apertado, isso pode sim danificar as caixas, mas não é algo natural de acontecer neste tipo de caixas.
Nos golf 3 e carros antigos, as fêmeas não eram tão boas como nos golf 4, não tinham uma aba larga e bloqueio, pelo que muitas vezes as pessoas sem saberem andavam com o rolamento aliviado até fruto do próprio desgaste do mesmo e isso pode levar a danificar as caixas mas eu pessoalmente nunca vi isso acontecer nos golf 4.
Outra coisa má é que muitas pessoas ao trocar os rolamentos também se põe a esgravatar e lixar com lixa as caixas, mas no caso do golf 4 é extremamente improvável a não ser que tenha sofrido algo do que disse em cima, quem em situação normal não acontece e se acontecer deve ser fácil de ver pois bara bater tem de ter já uma folga generosa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Silver_Ajm »

Mario_Marques Escreveu: 25 jun 2020, 13:02 Ora bem, como digo, é extremamente improvável e de certeza terá uma boa explicação apesar de certamente não ser algo óbvio, eu se tentar mesmo na prensa com 20 ou 30ton mover este rolamento ele não vai a lado nenhum, vou é estragar coisas ou aleijar-me pois não tem para onde ir(tem só umas milésimas de mm que não são suficientes para se ver só com um micrométrico) se eu o apertar demasiado ou deixar muito solto há uma coisa que acontece nos rolamentos que se chama micro vibrações no caso de ficar muito solto ou deformação no caso de ficar demasiado apertado, isso pode sim danificar as caixas, mas não é algo natural de acontecer neste tipo de caixas.
Nos golf 3 e carros antigos, as fêmeas não eram tão boas como nos golf 4, não tinham uma aba larga e bloqueio, pelo que muitas vezes as pessoas sem saberem andavam com o rolamento aliviado até fruto do próprio desgaste do mesmo e isso pode levar a danificar as caixas mas eu pessoalmente nunca vi isso acontecer nos golf 4.
Outra coisa má é que muitas pessoas ao trocar os rolamentos também se põe a esgravatar e lixar com lixa as caixas, mas no caso do golf 4 é extremamente improvável a não ser que tenha sofrido algo do que disse em cima, quem em situação normal não acontece e se acontecer deve ser fácil de ver pois bara bater tem de ter já uma folga generosa.
Em golf 4 também não tenho ouvido queixas. Já agora que falas nas fêmeas da ponta da transmissão, a verdade é que no golf 3 da Telma, a fêmea da transmissão daquele lado costumava desapertar-se mesmo com uma fêmea nova original, neste momento até anda com duas fêmeas, uma delas a servir de contraporca e tem-se aguentado assim. Para saber se não desaperta até tenho as fêmeas marcadas e a ponta da transmissão com uma caneta e de vez em quando vou vestoriar. Provavelmente terá até sido esta a falha que levou a que a caixa do rolamento folgasse.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Quase de certeza foi pois para tu desgastares a caixa precisas de algo que a desgaste, seja micro vibrações, seja pressão excessiva que cause deformação, qualquer agente que te rompa o metal.
O conselho que te dou é espigar a caixa do rolamento, usar cola especial para casos desses e anilhas calibradas para corrigir a tolerância á caixa do rolamento e claro, usar em fêmea estilo as dos golf 4 originais, com aba larga e o bloqueio.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

POr acaso ontem a noite, vi a tua tread a queixares-te do teu problema Silver.

Vou hoje passar pelo mecânico e a ver se me marca para a semana uma ida lá....já chega ao ponto de ouvir algo a roçar metal contra metal...

Ja agora: Mário do que te lembras quando mudaste a minha caixa, tirando o parafuso que segura o charriot do lado do pendura (um grande) que a partida já resolvi, notaste algo mais que estivesse em mau estado ou danificado?

Os rolamentos foram os dois trocados a uns 3 anos (SKF). Acho que vou começar a trocar peças a sorte e o próximo candidato será a caixa....

Entretanto vou ver se ele analisa os braços de direcção, violetas e toda a treta possível.....que posso mais fazer?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Silver_Ajm »

Mario_Marques Escreveu: 25 jun 2020, 14:07 Quase de certeza foi pois para tu desgastares a caixa precisas de algo que a desgaste, seja micro vibrações, seja pressão excessiva que cause deformação, qualquer agente que te rompa o metal.
O conselho que te dou é espigar a caixa do rolamento, usar cola especial para casos desses e anilhas calibradas para corrigir a tolerância á caixa do rolamento e claro, usar em fêmea estilo as dos golf 4 originais, com aba larga e o bloqueio.
Terá então sido isso certamente... Para já tem andado assim, mas noto de vez em quando um estalo bem audível principalmente em manobras quase paradas e com a direção muito virada salvo erro para a direita...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Só tem tendência a piorar....
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Silver_Ajm »

SuperGolf Escreveu: 25 jun 2020, 14:08 POr acaso ontem a noite, vi a tua tread a queixares-te do teu problema Silver.

Vou hoje passar pelo mecânico e a ver se me marca para a semana uma ida lá....já chega ao ponto de ouvir algo a roçar metal contra metal...

Ja agora: Mário do que te lembras quando mudaste a minha caixa, tirando o parafuso que segura o charriot do lado do pendura (um grande) que a partida já resolvi, notaste algo mais que estivesse em mau estado ou danificado?

Os rolamentos foram os dois trocados a uns 3 anos (SKF). Acho que vou começar a trocar peças a sorte e o próximo candidato será a caixa....

Entretanto vou ver se ele analisa os braços de direcção, violetas e toda a treta possível.....que posso mais fazer?
Super, tens que mandar reparar a caixa de direção por causa da fuga de óleo que trazes, repara-a, poderá o problema estar aí... Eu também noto um certo ranger a subir pequenas alturas, tipo um lancil e quase de certeza que é da caixa de direção, até já lá tenho uma reparada à menos de um mês para ir para o sitio, ainda não houve foi oportunidade.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder