Toc irritante - Direcção...

Responder
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Ya penso que sim.

Há pouco fui tentar resolver a garagem o problema da falta de luz no manómetro VDO e com o carro desligado mexi na direcção, e especialmente virando para direita, quase só tocando ouvia no volante ouvia um pequeno toc toc e ranger de borrachas ao mesmo tempo...pode não ser nada, pode ser tudo.

Hoje passei pelo mecânico, e ele apontou para o charriot alguma coisa estragada tipo soldadura rachada, ou um amortecedor.....lá para a semana tentarei la ir.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Já estou a começar a identificar este novo barulho:

Acelerando e desacelerando, oiço um bater muito parecido com o das transmissºoes lixadas e com folgas....especialmente ao virar para a direita e fazendo isto a baixa velocidade.

Não quero ser negativista, mas até parece que o apoio do motor, novo, já anda a abater de um lado para o outro....todo o barulho se assemelha a sino-blocos lixados, embora sejam novos....ou então o osso de cão, novo, no qual uma rosca moida supostamente terá sido composta....

Desespero.....
paulogtr
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 20 abr 2014, 17:09
Veículos: VW golf 4 tdi
Localização: Madeira

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por paulogtr »

Eu também tenho a mesma situação que tu super, já tenho o carro á 6 anos e sempre fez essa pancada a seco que o pessoal descreve. Antes no inicio só dava no lado direito, era bem audível, agora com o passar do tempo já se ouve nos dois lados, por vezes ao fazer marcha atrás ouve-se a dar de um lado e do outro caso eu vire o volante, é estranho porque não é sempre que faz, eu noto é que em desníveis ele é mais propenso a fazer...
Já mudei um pouco de tudo, a ver se descobria algo, mas ate hoje nada, por acaso as peças que mudei já estavam a pedir reforma, mas mudei, cardans tanto das rodas como as da caixa, ponteiras de direção de suspensão, suspensão nova na altura, e agora vou mudar novamente, casquilhos todos novos, so não mudei o do triangulo aquele em forma de cilindro, o outro foi do S3 original, e o dog done foi novo porque o meu anterior partio na zona onde se aperta na caixa porque moeu a rosca e foi feita nova rosca..., agora esse bater que ouve ao acelerar e desacelerar eu também oiso algo pareido como falas em baixa rotação, ate pensei que fosse da embraiagem ou bimassa, mas ate pode ser outra coisa, tal como muitos aqui e como tu espero chegar ao fim disto e descobrir onde vem esse estalo. Porque toda a gente que vai cmg no carro fica meio naquela quando ouve, pensa que o carro ta a se partir ahahahah
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Exacto.

Anda ali algo a chocalhar e ninguém dá com a filose.....já disse ao mecânico para desmontar aquela porcaria toda, desculpem a expressão, nomeadamente Charriot, passar um amortecedor para o outro lado, meter uma barra de ferro e partir aquilo tudo.....

Já estou por tudo.
paulogtr
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 20 abr 2014, 17:09
Veículos: VW golf 4 tdi
Localização: Madeira

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por paulogtr »

Calma rapaz, haveremos de conseguir resolver ou detectar o problema, para o bem de muitos golfistas 😁
Mas ja que falaste de charrion ouve uma vez na altura que eucheguei mudar o charrion, e tava sempre a fazer o mesmo, quem sabe nao sera algo a ver com as mangas de eixo nos rolamentos, e dificil de ser isso como o Mario diz, mas a meu ver, para tar a fazer de um lado e do outro so poode ser algo do triangulo para a frente, ja pensei ser algo da barra estabilizadora....mas ja mudeu tudo o que tinha que mudar nela, sera triangulos empenados mesmo nao vendo a olho nu podem tar...caixa direcao acho que nao porque so se ouvia uma pancada no centro e as vezes oiso de um lado e do outro, mas realmente é mais no lado do condutor...o que sera que tem esse lado para poder fazer mais a tal pancada que não faça tanto no esquerdo...sao estas questao que faço...
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

A barra estabilizadora levou borrachas novas algures em 2010....do lado do condutor parecem ok e sem oleos sequer..
Mangas de eixo é uma boa hipótese, pois esta semana já ouvi algo novo tipo tipo metal a roçar por algum tempos ao curvar ligeiramente para a direita...logo ou seriam transmissões ou algum rolamento a dançar...

Triângulos empenados....será difícil, mas não de descartar. CHarriot...principais parafusos foram apertados e trocados conforma a norma.

Isto começou pelos meus cálculos qd meti caixa de direcção recondicionada. Como já verte, penso que está na altura de a mandar passear....
Já são 400k e não há milagres....no entanto não pretende o carro tal como novo, mas resolver esta questão...

Já tinha em mente outras melhorias para o carro e peças de desgaste, mas assim uma pessoa fica desanimada, com esta porcaria, qua já dura há uns 3 anos pelo menos.
paulogtr
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 20 abr 2014, 17:09
Veículos: VW golf 4 tdi
Localização: Madeira

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por paulogtr »

Por acaso a minha caixa de direção tambem anda a verter um pouco...
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Bem a saga continua....estou eu a ir hoje de tarde para Viseu, muito devagar a 60/70, quando nas curvas viro para a direita e de repente oiço uma zumbeira tipo metal a raspar...já referida por mim uns dias atrás

Até gravei com o tlm, e em casa vou editar aquilo a ver se é audível e partilho aqui.

Já no regresso, não consegui que o barulho surgisse.....estranho.

Algo, tipo metal a roçar, com o calor dilata e deixa de o fazer.....pareciam calços já gastos a raspar no metal. Ora, os calços a frente são novos.
Os de trás de facto estão no limite, mas o barulho vinha da frente....

O barulho com toda a subjectividade de quem tenta aqui explicar, só surge com o carro virando para a direita, num ângulo quase constante e velocida +- nos 60km, e assemelha-se a metal de calços gastos ou mesmo metal contra metal....

Bruxedo......
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Martins SDI »

Supergolf, estava a ler a tua descrição e a lembrar-me de calços. Se tens os calços traseiros no limite eu começaria por aí. Se o ferodo de uma pastilha descolar da chapa, pode fazer esse barulho que referes e ser intermitente, porque quando travas, a pastilha movimenta-se e o barulho desaparece. Olha aqui um exemplo de umas pastilhas que tirei de um eixo traseiro que comprei para o meu carro:

Imagem
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

A coisa parece ser diferente....pois so acontece qd viro a direcção para a direita, com o carro frio....

Daqui a pouco, qd tiver tempo vou editar o som gravado no telemóvel e meto aqui.....
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Bem aqui está o barulho novo, ouve-se a minha filhota, que até ela fica surpreendida com a intensidade e ruído do carro...acreditem é um pouco assustador....

https://easyupload.io/tqo4d2

O barulho é mais intenso e agudo que na gravação de telemóvel. Parece surgir apenas a frio, de preferência a uns +- 60km e a subir...
Pelo que me apercebi, travar ou não, como mexer no acelerador, não fazem diferença.
Durante a viagem de AE practicamente nada noto. Apenas uma pequeníssima vibração/zumbeira ao virar para a esquerda, mas as transmissões apesar de terem poucos meses são reconstruidas....

A password do ficheiro é: supergolf

Agradeço toda a ajuda
paulogtr
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 20 abr 2014, 17:09
Veículos: VW golf 4 tdi
Localização: Madeira

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por paulogtr »

Realmente faz alto barulho...nao pensei que fose tanto, ate me lembra quando tinha o carro bue baixo e batia as transmisoes na barra estabilizadora era algo parecido
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Martins SDI »

O barulho é bem audivel, mas só pelo barulho não dá para percebero o que é..
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Golf_4_TDI »

Se é assustador, e é mesmo, não convém adiar isso de forma alguma! Custa me a acreditar que pelo ruído que não seja algo mesmo óbvio de encontrar. Medoooo. 😕
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 793
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por |Guilherme| »

Ui, que cena. Isso parece um chocalho enorme. Há bruxedos enormes mas realmente, se não estas a dar com isso é porque é mesmo difícil mas porra é mesmo muito audível!!
Responder