Anticongelante por cima da caixa de velocidades
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Anticongelante por cima da caixa de velocidades
Boas pessoal, bom dei por encerrado um tópico, ao qual agradeço a ajuda de todos, no entanto como me surgiu um novo problema, pedia novamente a ajuda dos mais entendidos. Reparei que me aparece anticongelante por cima da caixa de velocidades. Fica enpoçado numa pequena cova, mais ou menos por baixo da zona da flange de água e assim (motor ATD de 100cv). Achei estranho, e como à tempos tinha trocado o termostato e saiu anticongelante disparado do bloco pensei que tivesse ficado ali algum resto. Limpei tudo bem, mas voltou novamente a aparecer. Ou seja perde por algum lado que não percebo onde. Não vejo nenhum tubo molhado, nada, o meu mecânico meteu o circuito em pressão, baixou uma coisinha mínima no manómetro, mínima mesmo, no entanto nunca conseguimos ver a pingar em lado nenhum, nada. O carro ainda não pediu água ou acusou nível baixo, perde pouquinho suponho. Será pela flange da água, que estala-se? A mesma tem algum oring, que possa estar a ficar danificado? O estranho é, estando o circuito em pressão, não deveria ver a pingar? Obrigado
- gongasfrs
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
essas falanges costumam estalar se forem as de plastico, ou então ve se não foi um tubo que esteja routo
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
Tubo roto não é. Caso fosse, teria que se dar por ela quando meti o circuito em pressão, acho eu. A falange é de plástico sim. Mas nem por aí se viu a escorrer nada.gongasfrs Escreveu:essas falanges costumam estalar se forem as de plastico, ou então ve se não foi um tubo que esteja routo
- gongasfrs
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
nessa zona não existe muitos sitios onde passe G12, volta a ver com atenção que o g12 deixa rasto..Godinho Escreveu:Tubo roto não é. Caso fosse, teria que se dar por ela quando meti o circuito em pressão, acho eu. A falange é de plástico sim. Mas nem por aí se viu a escorrer nada.gongasfrs Escreveu:essas falanges costumam estalar se forem as de plastico, ou então ve se não foi um tubo que esteja routo
eu a pouco rompi um tubo que passa por baixo da bomba de alta pressão, mas vazou logo tudo, mas a quem perca por a falange do termostato se for das de plastico
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
Tive o mesmo problema a uns meses nesse sitio e era o oring da falange que fica debaixo da bomba de alta pressão, no meu caso a falange é metálica mas a plástica pelo que já vi também leva oring por isso deve ser isso....
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
Quase de certeza, ou falange estalada, ou oring da mesma. O golf do meu pai está precisamente com o mesmo problema...
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
Obrigado. Já estava a suspeitar ser da falange. Embora não seja visível a escorrer, mas suspeitava ser daí. O "engraçado" disto é que quando mudei a bomba tandem e uns tubos da refrigeração que estavam rotos devido a cair gasóleo da bomba, questionei se não era melhor mudar também a falange. Disseram, ah não, isso embora seja em plástico, é como se fosse uma peça rígida, raramente dá problemas e tal. Isto em Dezembro.. Agora nota-se.. Enfim. Só um questão, para trocar a dita falange, vai sair o g12 do circuito todo? É que ainda à um mês ou dois mudei o termostato e levou g12 novo :shock:Silver_Ajm Escreveu:Quase de certeza, ou falange estalada, ou oring da mesma. O golf do meu pai está precisamente com o mesmo problema...
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
Se andou a cair gasóleo da bomba tandem em cima da falange, então à partida será só o vedante danificado, mas nada como confirmar... Se mudaste isso à pouco tempo, faz a purga pela torneira do fundo do radiador e faz o reaproveitamento.
- Mario_Marques
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
Não pode baixar rigorosamente nada.Godinho Escreveu:B, baixou uma coisinha mínima no manómetro, mínima mesmo, o
há sitios principais por onde pode ter fuga, flange na cabeça(lado ao pé da bomba tandém), atrás da bomba no tubo que entra na cabeça, bomba de água, flange do termostato(nesse motor não acontece muito), ligações rápidas dos radiadores, vaso de expansão em especial a tampa.
Não é nada recomendavél andar com o carro até eliminar a fuga por completo, continuar a andar com o carro a longo prazo vai trazer problemas piores.
Não deve em circunstancia alguma adicionar água convencional pois isso vai causar outros problemas.
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
Mário, obrigado.a fuga é mesmo do lado da bomba tandem, nisso nao ha engano, porque o g12 fica lá empoçado numa pequena "cova" que a caixa faz. Logo por baixo da bomba está essa flange que entra no bloco e por baixo da flange ontem ao ver com mais atençao vê-se o bloco um bocadinho escorrido de g12. Portanto não deve haver engano. Tal como foi dito acima, podera até ser o oring, visto que a minha bomba andou bastante tempo a perder gasóleo. O carro ainda não acusou nível baixo do líquido. No entanto tem estado parado sim, também só preciso dele mais ao fim de semana, tenho outro carro. A troca da flange é algo simples, tipo tirar velha e por nova? Ou implica algo mais, tipo tirar a bomba tandem ou assim? AbraçoMario_Marques Escreveu:Não pode baixar rigorosamente nada.Godinho Escreveu:B, baixou uma coisinha mínima no manómetro, mínima mesmo, o
há sitios principais por onde pode ter fuga, flange na cabeça(lado ao pé da bomba tandém), atrás da bomba no tubo que entra na cabeça, bomba de água, flange do termostato(nesse motor não acontece muito), ligações rápidas dos radiadores, vaso de expansão em especial a tampa.
Não é nada recomendavél andar com o carro até eliminar a fuga por completo, continuar a andar com o carro a longo prazo vai trazer problemas piores.
Não deve em circunstancia alguma adicionar água convencional pois isso vai causar outros problemas.
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
A troca da falange é tirar uma e colocar outra, salvo erro não é necessário mexer na bomba tandem, os dois parafusos que a fixam estão acessíveis...
- Mario_Marques
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
A troca da flange é tirar uma, limpar e meter outra, mas convém ver se o tubo que liga na cabeça não está também estragado é que quase sempre quando se estraga uma coisa estraga também a outra e de nada serve andar lá a inventar com abraçadeiras como fazem a maioria das oficinas, terás mesmo de substituir o conjunto que são 3 tubos e custa 30 e tal euros, depois é meter novo anticongelante e sangrar o sistema e esperar que não apareça mais nada.
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
Viva, Na ano passado também apareceu anticongelante por cima da caixa de velocidades exactamente naquela cova (o meu é também pd100). Demorei a encontrar a fuga e vinha do sensor de temperatura. Tinha fuga no oringue do sensor. Verifica que é fácil, é só por os dedos por baixo do sensor e ver se ha pingos. No meu caso troquei o sensor mais o oringue e ficou ok. Estranhamente o nível do anticongelante estava sempre na mesma com esta micro-fuga.
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
Boas amigo, tenho que ver essa situação então. Poderá ser daí, tal como dizes aquilo é mesmo uma microfuga, o meu também não acusa nível baixo, aliás parece que está sempre na mesma, mas o que é certo é que lá vai aparecendo mais um bocadinho por cima da caixa. Já agora, nem estou a ver onde se situa o sensor de temperatura, é possível dar uma luz? :roll: como nunca tive problemas a nível de temperatura, nunca o procurei sequer. abraçofafe Escreveu:Viva, Na ano passado também apareceu anticongelante por cima da caixa de velocidades exactamente naquela cova (o meu é também pd100). Demorei a encontrar a fuga e vinha do sensor de temperatura. Tinha fuga no oringue do sensor. Verifica que é fácil, é só por os dedos por baixo do sensor e ver se ha pingos. No meu caso troquei o sensor mais o oringue e ficou ok. Estranhamente o nível do anticongelante estava sempre na mesma com esta micro-fuga.
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Re: Anticongelante por cima da caixa de velocidades
O sensor de temperatura situa-se nesse falange que se tem falado. ;-)