Quinta salta ao acelerar

Responder
numaro
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 01 jan 2012, 15:02
Veículos: Golf IV TDI 1.9 90cv

Quinta salta ao acelerar

Mensagem por numaro »

Boa tarde a todos,
Antes de mais gostaria de dizer que o fórum está excelente e com vários bons tópicos :)

Estou com um problema no meu Golf, e gostaria de saber a vossa opinião, e se já tiveram algo semelhante.
Tenho um golf IV 1.9 TDI (90 cv).

Recentemente a quinta começou a saltar. Ou seja, a mudança entra bem, mas ao acelerar salta. Se forçar a "manete" das mudanças com a mão ela aguenta-se e mantém-se no sítio (não há barulhos estranhos, o carro puxa bem, etc), mas se largar salta (apenas se acelerar).
Curiosamente, nos ultimos tempos, notava ao acelerar a manete das mudanças a vir para trás ligeiramente (apenas em 5ª)...
Isto só acontece em andamento. Ou seja, se meter a quinta parado e acelerar ligeiramente ela não salta.

O mecânico disse-me que podia ser as anilhas sincronizadoras e mudou-me isso. Ao mesmo tempo mudou o carreto da 5ª porque tinha uma caixa igual com o carreto em melhor estado que o meu. (o meu tinha umas falhas, tipo um corte ao longo dos dentes).
No entanto isto não resolveu o problema.

Pelo que vi aqui pelo fórum, pode ser o selector de mudanças, que curiosamente me parece que está com alguma folga quando tenho a 5ª metida. Ou seja, aquele "peso" por cima da caixa, onde estão ligados os tirantes mexe ligeiramente com a 5ª metida.
Acham que pode ser disso? ou será afinação nos cabos? Ou qualquer outra coisa...

Obrigado desde já.
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: Quinta salta ao acelerar

Mensagem por pravus »

O carreto foi mudado, mas o selector também foi? Se o teu carreto estava mau o selector não deve estar melhor e por isso se não o trocares vais ter sempre o mesmo problema!

Cumprimentos
numaro
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 01 jan 2012, 15:02
Veículos: Golf IV TDI 1.9 90cv

Re: Quinta salta ao acelerar

Mensagem por numaro »

Pois, o selector não foi mudado dai eu achar que pode ser disso. Não estou a ver mais nada...
numaro
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 01 jan 2012, 15:02
Veículos: Golf IV TDI 1.9 90cv

Re: Quinta salta ao acelerar

Mensagem por numaro »

Problema resolvido. Afinal resolveu-se com afinação dos tirantes e do selector. (Usando um video tutorial que se encontra aqui pelo fórum.)
:)
tinaguilar
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 04 jul 2019, 23:51
Localização: Vila Nova de foz Côa

Re: Quinta salta ao acelerar

Mensagem por tinaguilar »

numaro Escreveu: 05 nov 2016, 15:55 Boa tarde a todos,
Antes de mais gostaria de dizer que o fórum está excelente e com vários bons tópicos :)

Estou com um problema no meu Golf, e gostaria de saber a vossa opinião, e se já tiveram algo semelhante.
Tenho um golf IV 1.9 TDI (90 cv).

Recentemente a quinta começou a saltar. Ou seja, a mudança entra bem, mas ao acelerar salta. Se forçar a "manete" das mudanças com a mão ela aguenta-se e mantém-se no sítio (não há barulhos estranhos, o carro puxa bem, etc), mas se largar salta (apenas se acelerar).
Curiosamente, nos ultimos tempos, notava ao acelerar a manete das mudanças a vir para trás ligeiramente (apenas em 5ª)...
Isto só acontece em andamento. Ou seja, se meter a quinta parado e acelerar ligeiramente ela não salta.

O mecânico disse-me que podia ser as anilhas sincronizadoras e mudou-me isso. Ao mesmo tempo mudou o carreto da 5ª porque tinha uma caixa igual com o carreto em melhor estado que o meu. (o meu tinha umas falhas, tipo um corte ao longo dos dentes).
No entanto isto não resolveu o problema.

Pelo que vi aqui pelo fórum, pode ser o selector de mudanças, que curiosamente me parece que está com alguma folga quando tenho a 5ª metida. Ou seja, aquele "peso" por cima da caixa, onde estão ligados os tirantes mexe ligeiramente com a 5ª metida.
Acham que pode ser disso? ou será afinação nos cabos? Ou qualquer outra coisa...

Obrigado desde já.
Peço desculpa por desenterrar o tópico, mas está a acontecer me exatamente o mesmo apenas com a sexta mudança, entra bem mas se acelero salta, se a segurar com força com a mão na manete/alavanca consigo segurá-la.
Também já me falaram no possibilidade de ser anilha sincronizadora, partindo do princípio que seja isto e uma vez que já fez essa reparação, gostava de saber assim por alto qual o custo, peça e mão de obra.
Obrigado
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Quinta salta ao acelerar

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde tem 3 opções:
2- reparar ( entre 8-16 horas para fazer o trabalho mais carretos etc).
1- mandar reconstruir (1500-2000 EUR)
3-colocar uma usada
Responder