Golf IV 1.9 tdi 90 - ALH

Responder
TelmaM
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 30 mai 2014, 00:39

Golf IV 1.9 tdi 90 - ALH

Mensagem por TelmaM »

tenho um golf (importado) com cerca de 275mil km, e já leva um bom valor em reparações. Tive alguns problemas com os tubos de vácuo, e foram todos substituidos, e o turbo desligava por volta das 2500rpm.

Entretanto levou embreagem nova, distribuição, limpei a EGR e o coletor de admissão, alternador, bomba injetora apertada(perdia gasóleo por uns parafusos), óleo de caixa e revisão completa com todos os filtros novos, tirei a panela final de origem e pus uma sebring.

Há algum tempo que o meu carro não desliga o turbo(desde antes do arranjo), mas sinto que ele não puxa como deve de ser, acho que deveria "mexer mais as rodas" quando piso e ele está molengão.

Será que alguém me pode ajudar?

Já me falaram em trocar MAF, as eletroválvulas de vácuo (N75 e N18),e ainda me disseram para limpar o turbo...

Mas como limpo eu o turbo? é fácil de desmontar, limpar e montar?

Será que haverão outras hipóteses para ele estar molengão que ainda não me tenham falado?...

Gostava que ele mexesse as rodas mais quando piso, já me falaram em alterar o turbo, andei a pesquisar mas também não sei qual a fiabilidade e até a opção certa...

Esperam que me possam ajudar.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf IV 1.9 tdi 90 - ALH

Mensagem por SuperGolf »

Primeiro deverias ver o que se passa com o carro, se tem problemas e resolve-los. Liga-lo ao VAG em andamento seria o ideal.

Depois se queres alguma vivacidade, mete os injectores do 110 e faz uma repro.

Basicamente isto.
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 180
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Golf IV 1.9 tdi 90 - ALH

Mensagem por jorgemiguelex »

SuperGolf Escreveu:Primeiro deverias ver o que se passa com o carro, se tem problemas e resolve-los. Liga-lo ao VAG em andamento seria o ideal.

Depois se queres alguma vivacidade, mete os injectores do 110 e faz uma repro.

Basicamente isto.
Se o carro destes (tdi de 90cv) estiver em condições, fazer uma repro para 110cv, em termos de peças implica apenas trocar os injetores? Isto é, o restante material típico de um tdi de 90cv aguenta bem com uma repro de 110cv?
Era uma dúvida que tenho há algum tempo!
Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.9 tdi 90 - ALH

Mensagem por Mario_Marques »

O melhor mesmo é deixares as hipóteses de lado e começares a procurar certezas, hipóteses só fazem gastar dinheiro e não se vê resultados.
Tens um carro já com alguns km's, o melhor mesmo é dar-lhe uma geral, especialmente se tiveste problemas de vacuo, pois quando isso acontece normalmente o turbo e outros componentes sofrem com isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 180
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Golf IV 1.9 tdi 90 - ALH

Mensagem por jorgemiguelex »

Os ALH são todos iguais?
Pergunto isto porque um colega meu, com um Leon de 2002, motor ALH (tal como o do meu Golf), fez uma repro esta semana, e nem foi preciso remover a centralina fora.
Já no meu, o programador disse-me que, se eu algum dia quisesse fazer no meu, que por ser mais antigo (finais de 98), já teria de a remover fora e soldar qualquer coisa.

Outra coisa: o carro dele mediu:
Antes: 99cv e 220Nm
Depois: 117cv e 335Nm
Não será demasiado binário?
Outra coisa que o programador lhe disse foi: "Este motor é limitado a nível de injeção. Se lhe arranjares os injetores do 110, ficas logo com cavalagem perto dos 140, sem ser preciso cá voltares."
Isso é mesmo assim? Quer dizer que o novo mapa está a fazer débitos superiores ao que os injetores conseguem? Se fim, isto não será mau?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.9 tdi 90 - ALH

Mensagem por Mario_Marques »

Dependendo da centralina que tiver pode dar para gravar diretamente ou não, isso tem a ver com o ano de construção do carro e não com a mecânica em si.
335 parece um valor um pouco optimista até de binário mas o resto dos injetores é verdade, os do 90cv são mais limitados, com os do TDI 110 é possível fazer mais potência.

O mapa da uma instrução á bomba mas obviamente o que te limita é sempre os componentes mecânicos, se das a mesma ordem com componentes diferentes os resultados são diferentes, isto falando de uma maneira exageradamente simplificada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 180
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Golf IV 1.9 tdi 90 - ALH

Mensagem por jorgemiguelex »

Ok, obrigado Mário.
Aproveito para deixar a folha dos resultados:
Anexos
83170279_3297400943625387_920934288395216207_o.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.9 tdi 90 - ALH

Mensagem por Mario_Marques »

Está bem fixe, para teres um termo de comparação, isto é o normal e é também o declarado pela VW para alh:

90 PS (89 bhp - 66 kW) @3750 rpm, max torque 210 Nm (154 lb.ft) @1900 rpm.

O binário está lá no teste, eu acho alto para esse carro, parece estar realmente tudo ok e o banco ter feito um bom trabalho de medir, pelo menos nota-se logo que não está com "truques" nos sensores do banco pois os valores de temperatura, humidade e pressão estão bons, e não tentaram disfarçar a escala para esconder "defeito", tem é atenção que um valor de binário alto muito cedo significa duas coisas, uma, podes estar a começar a ter ou já ter problemas de descontrolo de pressão, outra, se reprisares muito a embraiagem é capaz de se queixar em pouco tempo.
Um TDI de bomba injetora com um vb, ic razoável e uns bicos, ai de 18Xcv por norma medido por ex no maha da interescapes da á volta 370nm, foi por isso que achei o teu valor alto, mas sendo o teu Alh faz realmente em muito baixa rpm coisas que os outros 90 não fazem.
Tem atenção que o teu teste está em medida PS e não HP.
Tu se montares os injetores do 110 ou troca de bicos irás notar aí uma boa subida de potência, irá com relativa facilidade para valores ao motor na casa dos 130cv, próximo de quase 140, é bastante importante teres em atenção que trocar bicos ou injetores é "fácil" mas é preciso depois rever iq, possivelmente avanço estático e na ecu pode precisar de ajuste para optimizar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder