Boas,
tenho aqui umas perguntas um bocado po noob mas pronto quero ver se fico a perceber disto.
Começando, tenho um VW Vento 94 GL, tem disco a frente e tambor a trás. Os discos da frente estão a precisar de ser mudados, e pronto agora vêm as questões:
O que ganho se mudar os discos por uns maiores/melhores (não percebo peva disto)?
Os tambor a trás, o que ganho se mudar para disco?
Abraço,
Tiago
Travagem MK3 Discos vs Tambores
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
qualquer uma das opções que queiras tomar é sempre vantajoso.
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
Tudo depende do dinheiro que queiras gastar mas digo-te ja que ambas as operações não são propriamente baratas.
Para a frente e provavel que tenhas de comprar bombas e tudo, podes simplesmente por um jogo de discos melhores a trabalhar com pastilhas melhores e fica-te mais em conta e aomenta na mesma a eficiencia de travagem, mas nunca tanto como alterares por maior.
Para tras os discos terao de ser adaptados ao eixo que tens ou se nao tens de comprar um eixo, adaptar os discos ao eixo acho que nem todos os eixos dão, mas deixo aqui a questao para os mais expert nessa materia.
Cumps
Para a frente e provavel que tenhas de comprar bombas e tudo, podes simplesmente por um jogo de discos melhores a trabalhar com pastilhas melhores e fica-te mais em conta e aomenta na mesma a eficiencia de travagem, mas nunca tanto como alterares por maior.
Para tras os discos terao de ser adaptados ao eixo que tens ou se nao tens de comprar um eixo, adaptar os discos ao eixo acho que nem todos os eixos dão, mas deixo aqui a questao para os mais expert nessa materia.
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
Passa pelo meu tópico nos classificados que tenho um eixo de disco completo com valvula repartidora e cabos travão de mão.camon Escreveu:Boas,
tenho aqui umas perguntas um bocado po noob mas pronto quero ver se fico a perceber disto.
Começando, tenho um VW Vento 94 GL, tem disco a frente e tambor a trás. Os discos da frente estão a precisar de ser mudados, e pronto agora vêm as questões:
O que ganho se mudar os discos por uns maiores/melhores (não percebo peva disto)?
Os tambor a trás, o que ganho se mudar para disco?
Abraço,
Tiago
viewtopic.php?f=83&t=80434
se tiveres interesse,comenta.
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
Ok, obrigado pelas respostas, vocês são uns porreiros.
@dalhegas, obrigado pela info, isto ainda estou numa fase de pesquisa e de tentar perceber ao certo o que tenho de fazer/comprar.
Mudar de tambor para disco, aumenta a eficácia de travagem, mas ouvi dizer que tinha alguma desvantagem quanto ao travão de mão. Ou seja o travão de mão perdia eficácia. Ouvi bem ou é tudo treta?
BTW e fazer estas alterações (p.e. alterar bombas e por discos maiores, mudar de tambor para disco, etc.) preciso de omolgar alguma coisa por causa do IPO, ou não?
Abraço,
Tiago
@dalhegas, obrigado pela info, isto ainda estou numa fase de pesquisa e de tentar perceber ao certo o que tenho de fazer/comprar.
Mudar de tambor para disco, aumenta a eficácia de travagem, mas ouvi dizer que tinha alguma desvantagem quanto ao travão de mão. Ou seja o travão de mão perdia eficácia. Ouvi bem ou é tudo treta?
BTW e fazer estas alterações (p.e. alterar bombas e por discos maiores, mudar de tambor para disco, etc.) preciso de omolgar alguma coisa por causa do IPO, ou não?
Abraço,
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
sim é verdade: aumenta a eficacia de travagem mas o travão de mão pode ficar menos eficiente o que não quer dizer que não segura o carro,mas para fazer piões pode ser complicado.Isto para quem não tem amor ao carro.camon Escreveu:Ok, obrigado pelas respostas, vocês são uns porreiros.
@dalhegas, obrigado pela info, isto ainda estou numa fase de pesquisa e de tentar perceber ao certo o que tenho de fazer/comprar.
Mudar de tambor para disco, aumenta a eficácia de travagem, mas ouvi dizer que tinha alguma desvantagem quanto ao travão de mão. Ou seja o travão de mão perdia eficácia. Ouvi bem ou é tudo treta?
BTW e fazer estas alterações (p.e. alterar bombas e por discos maiores, mudar de tambor para disco, etc.) preciso de omolgar alguma coisa por causa do IPO, ou não?
Abraço,
Tiago
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
Ok, sim eu não vou andar a fazer piões..., queria era saber se precisar de travar de imergência e puxar o travão de mão se aquilo serve de alguma coisa, ou se serve so mesmo para estacionar....
E quanto ao IPO, alguém sabe se preciso de omolgar alguma coisa?
E quanto ao IPO, alguém sabe se preciso de omolgar alguma coisa?
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
podem comprar uns discos 312mm mas se nao colocarem pastilhas de boa marca, vao ficar na mesma.
Se fosse eu a ti comprava uns discos de marca, uns ATE (existem mais marcas de qualidade) e umas pastilhas ferodo. poupas euros e ficas bem servido.
Se fosse eu a ti comprava uns discos de marca, uns ATE (existem mais marcas de qualidade) e umas pastilhas ferodo. poupas euros e ficas bem servido.
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
O upgrade mais eficaz que podes fazer no teu carro é montares uma travagem frontal de 256mm. Digo isto porque se encontra com relativa facilidade e podes continuar a usar jante de 14'' se quiseres...
Precisas de manga de eixo, pinças, suportes, discos e pastilhas e provavelmente tubos de travão.
A correr bem gastas aí uns 100€ (material usado claro) e ganhas muito em poder de travagem.
Montar discos atrás é uma alteração mais estética do que outra coisa, fica caro e não ganhas muito mais em poder de travagem.
Se quiseres à frente podes sempre montar uma travagem de 280mm ventilados, mas aí só podes usar jantes de 15'' no mínimo e nem todas servem!
Precisas de manga de eixo, pinças, suportes, discos e pastilhas e provavelmente tubos de travão.
A correr bem gastas aí uns 100€ (material usado claro) e ganhas muito em poder de travagem.
Montar discos atrás é uma alteração mais estética do que outra coisa, fica caro e não ganhas muito mais em poder de travagem.
Se quiseres à frente podes sempre montar uma travagem de 280mm ventilados, mas aí só podes usar jantes de 15'' no mínimo e nem todas servem!
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
Pois eu tenho jante 14''. Mas dentro em breve vou ver se mudo pa 15'' .
Mais uma vez thanks pela info, vou começar então pelos discos da frente e deixar tambor atrás. A ver se vou para os 256mm ou então 280mm se der, tenho de ver as jantes então se irão dar para isso.
Abraço,
Tiago
Mais uma vez thanks pela info, vou começar então pelos discos da frente e deixar tambor atrás. A ver se vou para os 256mm ou então 280mm se der, tenho de ver as jantes então se irão dar para isso.
Abraço,
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
as minhas bbs 15 do GTTDI tinham 288mm.GTDblack Escreveu:O upgrade mais eficaz que podes fazer no teu carro é montares uma travagem frontal de 256mm. Digo isto porque se encontra com relativa facilidade e podes continuar a usar jante de 14'' se quiseres...
Precisas de manga de eixo, pinças, suportes, discos e pastilhas e provavelmente tubos de travão.
A correr bem gastas aí uns 100€ (material usado claro) e ganhas muito em poder de travagem.
Montar discos atrás é uma alteração mais estética do que outra coisa, fica caro e não ganhas muito mais em poder de travagem.
Se quiseres à frente podes sempre montar uma travagem de 280mm ventilados, mas aí só podes usar jantes de 15'' no mínimo e nem todas servem!
e o vr6 alguns traz jantes 15 e 288mm
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
Sim e quê?
Eu disse que 288mm não cabem em jante de 15??
Só disse que o mínimo de jante para travagem 280mm é jante de 15'' e há que pensar na suplente também...
Eu disse que 288mm não cabem em jante de 15??
Só disse que o mínimo de jante para travagem 280mm é jante de 15'' e há que pensar na suplente também...
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
288mm. cabe nas jantes 15 entre os caliperes e a jante fica apenas 3 milimetros de folga.
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
falas te que nem todas as jantes 15p dao para 280mm mas nao deste exemplos e eu referi me apenas que as do gttdi podem levar ate 288mm.
Quanto a roda suplente, penso que ate 280mm nao exista problema devido a essa medida vir de origem em alguns
Quanto a roda suplente, penso que ate 280mm nao exista problema devido a essa medida vir de origem em alguns
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Re: Travagem MK3 Discos vs Tambores
256mm - Jante 14'' mínimo
280/288mm - Jante de 15'' mínimo e nem todas cabem (ats cup por exemplo, as OEM cabem todas)
De relembrar que o sistema de travagem de 288mm vem em muito poucos mk3 e é de 5 furos...
Melhor assim?
Na minha opinião a melhor aposta é os 256mm, já se ganha bastante em travagem e é um sistema de travagem por norma mais barato.
O valor dos discos novos (256mm vs 280mm) é que é quase o mesmo!
280/288mm - Jante de 15'' mínimo e nem todas cabem (ats cup por exemplo, as OEM cabem todas)
De relembrar que o sistema de travagem de 288mm vem em muito poucos mk3 e é de 5 furos...
Melhor assim?
Na minha opinião a melhor aposta é os 256mm, já se ganha bastante em travagem e é um sistema de travagem por norma mais barato.
O valor dos discos novos (256mm vs 280mm) é que é quase o mesmo!