[AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Responder
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

[AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por jmb123 »

Decidi colocar isto aqui, quem precisar pode consultar se for melhor colocar nos DIY digam que fala-se com a administraçao (eles sao uns bacanos!!! :mrgreen: )

Entao é o seguinte tal como eu tive este STRESS no meu antigo GTI de motor AGG, portanto 2000cc 115cv de 8V, o carro que o meu pai desencantou recentemente tambem o fazia... Deixo aqui o as dicas a fazerem para resolver esta situaçao, visto que pode acontecer a voces tambem e nao é so nos motores AGG, de onde descobri o que fazer, referiam que o mesmo aconteceria com os motores ADY, AKR, AFT e AEK.

Entao os sintomas sao, todo NORMAL, tudo Funciona, o carro puxa, trabalha normalissimo, etc, etc, ate que chega as 5000RPM e puffff começa a cortar a injecçao (chega mesmo a mandar coices) pelo facto de cortar a injecçao...

A isto de o carro cortar as 5000RPM é o SAFE destes motores, tal como os dos TDI's (penso que é as 3000RPM)

Sendo um SAFE a centralina regista o erro e fica la memorizado, vamos com o VAG-COM e obtemos o seguinte resultado:

Código: Selecionar todos

Sunday,26,June,2011,09:25:55:36838
VCDS Version: Release 10.6.2

                Address 01: Engine       Labels: 037-906-025-ADY.lbl
Control Module Part Number: 037 906 025 R
  Component and/or Version: SIMOS 4S           2104
           Software Coding: 00000
            Work Shop Code: WSC 01268  
                      VCID: 2240F60C84B3
1 Faults Found:

00515 - Camshaft Position (Hall) Sensor (G40) 
        16-10 - Signal Outside Specifications - Intermittent

Readiness: N/A
Portanto sendo este o erro, Com esta designaçao "Signal Outside Specifications - Intermittent" Significa que temos o sinal do distribuidor fora das especificaçoes e é agora que vamos ajusta-lo... 8)

No Vag-Com entramos no modulo do MOTOR (01):

Imagem

Em seguida entramos em "Meas. Blocks - 08" e saltamos para o 007 (é aqui que temos as informaçoes que nos interessam...)

Imagem

Nos dois primeiros Rectângulos ao lado do 007, portanto os "Cordination Hall Sender" o primeiro rectangulo os valores teem de estar entre 57...60 e nos segundo os valores teem de estar entre 5...8
Portanto o do meu pai estava a 8 no primeiro e 14 no segundo... :(

Vamos agora ao motor e é nesta peça que temos que mexer...

Imagem

A parte de baixo do distribuidor, NÃO É PRECISO retira-lo fora, basta aliviar o suporte e roda-lo com a mao, mas muito provavelmente se fizerem isso ele sem vai abanar os "olhos" :lol: esta colado!!! Eu ate consegui roda-lo sem ter de o tirar, apenas o tirei para confirmar o seu estado!

NOTA: Antes de lhe mexerem façam uma marca no distribuidor e no bloco (ou tirem uma foto) e sabem sempre como é que ele estava antes de lhe mexerem... A foto que coloquei foi tambem para saber como o saquei se bem que a marca ajuda, mas eu nestes motores ja os trato por "TU" :P

Com o distribuidor aliviado de forma a conseguir roda-lo com a mao:

- Montar a tampa, ligar a ficha
- Colocar o motor a trabalhar
- Entrar no modulo do motor e APAGAR O ERRO que possivelmente possa haver, pois sem apagarem o erro nunca vao conseguir afinar
- Rodar o distribuidor e observar os valores apresentados no VAG COM quando baterem certo com os valores recomendados,
- Desliguem o motor e apertar o distribuidor na posiçao que bate certo.
- Ligar o motor e confirmar se os valores ainda batem certo

NOTA 1: Eu fiz isto a duas pessoas, a outra desligou o motor ou ligava consoante fosse preciso e segurava o PC na minha direcçao! 8)

A seguir fazer o teste de estrada!!! :mrgreen:

Resultado:

Imagem

Posiçao que ficou o destribuidor:

Imagem

Imagem

Aqui deixo uma foto do meu antigo motor a cortar em 5a mudança...

Imagem

Se soubesse o que sei hoje!!! 8) lol

P.S. NAO, NAO SOU MECANICO E NAO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS! Façam por vossa conta e risco! :wink:
tiago_tuning
Rookie
Rookie
Mensagens: 107
Registado: 22 mai 2011, 14:10

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por tiago_tuning »

nice
Última edição por tiago_tuning em 16 ago 2012, 03:58, editado 1 vez no total.
StancePerformance
http://www.facebook.com/StancePerformance

H_Motorsport
Xkapee
Pro
Pro
Mensagens: 2095
Registado: 10 out 2005, 23:09
Localização: Casal de Cambra
Contacto:

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por Xkapee »

PARABÉNS João!

Finalmente deste com o problema!

Realmente os mk3 são uma escola, mas a capacidade de aprendisagem e gosto tanto pelas maquinas como por aquilo que se faz nelas é são de louvar.

É uma pena não teres descoberto isso antes, aquela ultima volta com o ultimo GTI tinha sido bem diferente :twisted: :twisted: :mrgreen:


Abraço
Vw Jetta Mk2 Diesel - SOLD
Vw Golf Mk2 GTD - SOLD
Vw Golf Mk2 Eco - SOLD
Vw Golf Mk2 Van - SOLD
Vw Golf Mk4 Highline - SOLD
Vw Golf Mk2 GL TD
Vw Golf Mk3 TDI JOKER
Audi A4 B6 Avant TDI

Imagem
Zé Baldo
Pro
Pro
Mensagens: 2013
Registado: 21 jul 2008, 22:55
Localização: Capital

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por Zé Baldo »

Mega Boss
Hill Crew
Armenio Mota
Amateur
Amateur
Mensagens: 551
Registado: 03 dez 2006, 18:01
Veículos: Mk3 GT - Mk5 GT

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por Armenio Mota »

Boas!

no meu AFT já aconteceu o mesmo, além de "ratés" ao acelerar em ponto morto,
no vag com também dava uma mensagem parecida.

resultado: levou com sensor hall novo (ainda tenho o original guardado), e afinação do ponto mecânicamente.
ficou 5 *.
sem nenhum erro.

cumprimentos!
JPais
Rookie
Rookie
Mensagens: 133
Registado: 23 jun 2011, 20:04
Veículos: Golf II GTD

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por JPais »

tiago_tuning Escreveu:O meu TDI de 90 ontem começou a fazer isso, chega as 4 mil perde o power, tiro o pé, vou a dar puxa de novo, mas chega as 4 mil morre outra vez
Tenho de o ligar ao vag-com
provavelmente o sensor de massa de ar ;)

Abraços
JPB
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 07 jan 2011, 01:09

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por JPB »

esse carro tem 330 e tal mil km migo ganda makina boa sorte
Omaha
Amateur
Amateur
Mensagens: 267
Registado: 19 out 2007, 02:09

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por Omaha »

Excelente Post.

Já tinha dado com o gato, mas deixo aqui dois reparos:

- Talvez seja melhor no grupo 7 do módulo 001 ajustar o distribuidor não em "measuring blocks" mas na função "basic seting".
Qual a razão? É que esta função "ajuste básico" permite que o ponto de ignição ao ralenti se mantenha estável, o que de outra forma não acontece.
Podes confirmar isso com a pistola estroboscópica apontada às marcas do volante do motor, por baixo daquela tampa verde à esquerda da fiação, na 1ª foto.
- O outro reparo é que comparado com o meu distribuidor, o teu na posição final encontra-se rodado pelo menos 60º no sentido contrário ao relógio, ou seja, o conector electrico do sensor do distribuidor encontra-se a apontar para Nordeste enquanto o meu para Sudeste. :shock:


Já agora deixo no ar uma questão: o ponto do motor encontra-se mais adiantado quando o valor do primeiro sensor hall se encontra mais perto do 60 ou do 57?
Golf III 1.6 AFT Special
Imagem
Imagem
jmb123
Pro
Pro
Mensagens: 2025
Registado: 07 out 2008, 19:19
Localização: Suiça

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por jmb123 »

Omaha Escreveu:Excelente Post.

Já tinha dado com o gato, mas deixo aqui dois reparos:

- Talvez seja melhor no grupo 7 do módulo 001 ajustar o distribuidor não em "measuring blocks" mas na função "basic seting".
Qual a razão? É que esta função "ajuste básico" permite que o ponto de ignição ao ralenti se mantenha estável, o que de outra forma não acontece.
Podes confirmar isso com a pistola estroboscópica apontada às marcas do volante do motor, por baixo daquela tampa verde à esquerda da fiação, na 1ª foto.
- O outro reparo é que comparado com o meu distribuidor, o teu na posição final encontra-se rodado pelo menos 60º no sentido contrário ao relógio, ou seja, o conector electrico do sensor do distribuidor encontra-se a apontar para Nordeste enquanto o meu para Sudeste. :shock:


Já agora deixo no ar uma questão: o ponto do motor encontra-se mais adiantado quando o valor do primeiro sensor hall se encontra mais perto do 60 ou do 57?
Obrigado pela tua informação, é assim que podemos andar para a frente! :wink:

Eu fiz no "measuring blocks", pois onde encontrei a informação, assim o referia (site alemao), mas estava apenas tudo por escrito, dai que tentei fazer para o nosso forum com umas fotos e etc, para a malta se situar... Mas isso do "basic seting" é uma questao de experimentar, pois POR ACASO, o relantin do carro penso que oscila um nadinha de nada...

Comparando o ponto do distribuidor do meu antigo carro,

Imagem

Imagem

Estao mais ou menos identicos, alias este do meu pai estava mais ou menos assim e eu na altura, tentei tanta coisa, cheguei a trocar o distribuidor por outro, mas deixei-o na mesma posiçao que estava e pronto la cortava ele... se comparar-mos era so rodar mais um nadinha de nada para tras, e ficaria a bombar...

Em relaçao ao ponto do motor nao sei, mas quando estava a rodar o distribuidor e o mesmo entrou nos parametros pretendidos foi tipo 59 no primeiro e 8 no segundo, depois de desligar o carro para apertar o destribuidor ficou nos 57 no primeiro e 5 no segundo e dai nao se mexeu mais...

O que eu te posso dizer é o seguinte, e o meu pai tambem o achou, o carro ja antes mesmo a cortar as 5000RPM tinha um puxar muito bom! O carro desenvolvia bem, mas depois de ter colocado no ponto o destribuidor ficou ainda melhor!!! E ou é de eu ja nao me lembrar bem do meu antigo golf III GTI (AGG) ou este carro esta a puxar muito melhor do que puxava o meu...

Para 335190 km esta muito porreiro!!! :mrgreen:
Omaha
Amateur
Amateur
Mensagens: 267
Registado: 19 out 2007, 02:09

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por Omaha »

Experimentei agora 57-5 e até patina !!!
Golf III 1.6 AFT Special
Imagem
Imagem
power
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 06 mai 2012, 22:35
Veículos: Golf III 1.6GT Cabrio

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por power »

Boas a todos,

sou novo no forum, estou com este problema no meu Golf III Cabrio de 96 tem o motor 1.6 de 101cv, com esta explicação já estou esclarecido mas qual será o motivo de isto acontecer!?

É que o meu motor estava bem, ia aos 195km na boa, por precaução substitui a distribuição + bomba de água. Fui buscar o carro e ao fim de 100km estava a soluçar em baixas +/- 2000rpm e dar uma espécie de "raters", voltei a oficina deixei lá o carro e a solução dada foi substituir o distribuidor.
Apagaram o erro e disseram para andar mais uns km assim e se voltasse a acontecer teria que o substituir!

Foi então que decidi pesquisar e encontrei as vossas experiências.
GPL_power by GolfIII
MK3_GTI16V
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 10 jan 2011, 01:20

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por MK3_GTI16V »

jmb, um grande favor..... onde posso arranjar os valores de origem por carro para o Vag-Com?
Porque acertei eu o ponto do motor do Gt e acertei depois com o Vag. ficou 58.4 mas ainda lhe vou dar um jeito k as rpm ficaram a 850,e quero-as por a 900/950.

Eu agora queria saber onde posso saber os valores de origem dos varios grupos pois keria vêr como anda o GTI.

Se conseguires, agradeço pois com o Google vejo tudo menos o k kero.

Obrigado
MK3_GTI16V
Rookie
Rookie
Mensagens: 154
Registado: 10 jan 2011, 01:20

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por MK3_GTI16V »

Alguém me sabe dizer onde posso arranjar as especificações de origem para os VAG para os grupos do engine no vag-com?
apdreamer
Beginner
Beginner
Mensagens: 35
Registado: 23 ago 2012, 21:45
Veículos: golf mk3 gti

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por apdreamer »

axo k o meu tem o mesmo problema é que as 5mil ele parece ou nao passa mesmo dali ..vai a 190 e n passa so se apanhar uma descida e mesmo assim aumenta a velocudade mas parece que vou partir o motor ...tenho k arranjar alguem k me fassa isso ...obrigado
apdreamer
Beginner
Beginner
Mensagens: 35
Registado: 23 ago 2012, 21:45
Veículos: golf mk3 gti

Re: [AJUDA/DICA] Corte as 5000RPM gasolineiros =)

Mensagem por apdreamer »

es da suica???
Responder