Entao é o seguinte tal como eu tive este STRESS no meu antigo GTI de motor AGG, portanto 2000cc 115cv de 8V, o carro que o meu pai desencantou recentemente tambem o fazia... Deixo aqui o as dicas a fazerem para resolver esta situaçao, visto que pode acontecer a voces tambem e nao é so nos motores AGG, de onde descobri o que fazer, referiam que o mesmo aconteceria com os motores ADY, AKR, AFT e AEK.
Entao os sintomas sao, todo NORMAL, tudo Funciona, o carro puxa, trabalha normalissimo, etc, etc, ate que chega as 5000RPM e puffff começa a cortar a injecçao (chega mesmo a mandar coices) pelo facto de cortar a injecçao...
A isto de o carro cortar as 5000RPM é o SAFE destes motores, tal como os dos TDI's (penso que é as 3000RPM)
Sendo um SAFE a centralina regista o erro e fica la memorizado, vamos com o VAG-COM e obtemos o seguinte resultado:
Código: Selecionar todos
Sunday,26,June,2011,09:25:55:36838
VCDS Version: Release 10.6.2
Address 01: Engine Labels: 037-906-025-ADY.lbl
Control Module Part Number: 037 906 025 R
Component and/or Version: SIMOS 4S 2104
Software Coding: 00000
Work Shop Code: WSC 01268
VCID: 2240F60C84B3
1 Faults Found:
00515 - Camshaft Position (Hall) Sensor (G40)
16-10 - Signal Outside Specifications - Intermittent
Readiness: N/A
No Vag-Com entramos no modulo do MOTOR (01):
Em seguida entramos em "Meas. Blocks - 08" e saltamos para o 007 (é aqui que temos as informaçoes que nos interessam...)
Nos dois primeiros Rectângulos ao lado do 007, portanto os "Cordination Hall Sender" o primeiro rectangulo os valores teem de estar entre 57...60 e nos segundo os valores teem de estar entre 5...8
Portanto o do meu pai estava a 8 no primeiro e 14 no segundo...
Vamos agora ao motor e é nesta peça que temos que mexer...
A parte de baixo do distribuidor, NÃO É PRECISO retira-lo fora, basta aliviar o suporte e roda-lo com a mao, mas muito provavelmente se fizerem isso ele sem vai abanar os "olhos" esta colado!!! Eu ate consegui roda-lo sem ter de o tirar, apenas o tirei para confirmar o seu estado!
NOTA: Antes de lhe mexerem façam uma marca no distribuidor e no bloco (ou tirem uma foto) e sabem sempre como é que ele estava antes de lhe mexerem... A foto que coloquei foi tambem para saber como o saquei se bem que a marca ajuda, mas eu nestes motores ja os trato por "TU"
Com o distribuidor aliviado de forma a conseguir roda-lo com a mao:
- Montar a tampa, ligar a ficha
- Colocar o motor a trabalhar
- Entrar no modulo do motor e APAGAR O ERRO que possivelmente possa haver, pois sem apagarem o erro nunca vao conseguir afinar
- Rodar o distribuidor e observar os valores apresentados no VAG COM quando baterem certo com os valores recomendados,
- Desliguem o motor e apertar o distribuidor na posiçao que bate certo.
- Ligar o motor e confirmar se os valores ainda batem certo
NOTA 1: Eu fiz isto a duas pessoas, a outra desligou o motor ou ligava consoante fosse preciso e segurava o PC na minha direcçao!
A seguir fazer o teste de estrada!!!
Resultado:
Posiçao que ficou o destribuidor:
Aqui deixo uma foto do meu antigo motor a cortar em 5a mudança...
Se soubesse o que sei hoje!!! lol
P.S. NAO, NAO SOU MECANICO E NAO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS! Façam por vossa conta e risco!