Boas!
Alguem sabe me dizer se é normal cortar as 5000 mil rotações?? não passa dos 155km/h em 5ª, corta as 5000 mil rotações em todas as mudanças é normal fazer isto?? o carro sufreu um acidente a um tempo e bateu na parte dianteira do lado direito e portanto ficou com filtro de Ar destruido, como não consegui arranjar a caixa do filtro original desta versão teve de ser um filtro adaptado e cheira-me k pode ter alguma coisa a ver com o facto do carro andar muito pouco para a potencia que tem e gastar muito em termos de gasolina cerca de 10/11 Litros. Alguem me sabe dar uma sugestão para solução deste problema??
Obrigado
Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
-
- Beginner
- Mensagens: 15
- Registado: 09 dez 2010, 02:05
-
- Pro
- Mensagens: 1137
- Registado: 29 out 2007, 21:39
- Localização: Rio Tinto/Porto
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
Boas,
Mas corta mesmo ou simplesmente não desenvolve mais do que as 5000 ?
Mas corta mesmo ou simplesmente não desenvolve mais do que as 5000 ?
MK3 GT TDI viewtopic.php?f=19&t=36580 5,3l/100km
-
- Beginner
- Mensagens: 15
- Registado: 09 dez 2010, 02:05
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
não desenvolve mais , chega as 5000 e a velocidade mantem-se não passa dai...
-
- Pro
- Mensagens: 1137
- Registado: 29 out 2007, 21:39
- Localização: Rio Tinto/Porto
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
Não tens o miolo da panela desfeito ? (entupida)
Já me aconteceu isso no Polo e era da panela.
Já me aconteceu isso no Polo e era da panela.
MK3 GT TDI viewtopic.php?f=19&t=36580 5,3l/100km
-
- Amateur
- Mensagens: 267
- Registado: 19 out 2007, 02:09
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
Eu aposto 75% no sensor da posição da cambota (007,1), que é um bruxedo para o mudar (tens que levantar o motor, pois está atrás do apoio), ou então 25% no sensor hall, que fica no corpo do distribuidor(007,2).
Com o VAG-COM, vais ao Módulo "01-Engine" e lês o grupo 007, a ver se os valores com o motor ligado te dão entre estes parâmetros:
007,0,Hall Sender/Altitude Correction
007,1,Coordination,Hall Sender,Specification: 57...60 or 1.0
007,2,Coordination,Hall Sender,Specification: 5...8
007,3,Altitude,Correction,Specification: 0.80...1.20
007,4,Operating,Condition,Specification: 00000000
; 1-xx-xxx - Mechanical emergency running
; x-1x-xxx - Adaptation necessary
; x-x1-xxx - Adaptation necessary
; x-xx-1xx - Adaptation terminated (battery voltage to low)
; x-xx-x1x - Adaptation terminated (time exceeded)
; x-xx-xx1 - Idle switch open
Com o VAG-COM, vais ao Módulo "01-Engine" e lês o grupo 007, a ver se os valores com o motor ligado te dão entre estes parâmetros:
007,0,Hall Sender/Altitude Correction
007,1,Coordination,Hall Sender,Specification: 57...60 or 1.0
007,2,Coordination,Hall Sender,Specification: 5...8
007,3,Altitude,Correction,Specification: 0.80...1.20
007,4,Operating,Condition,Specification: 00000000
; 1-xx-xxx - Mechanical emergency running
; x-1x-xxx - Adaptation necessary
; x-x1-xxx - Adaptation necessary
; x-xx-1xx - Adaptation terminated (battery voltage to low)
; x-xx-x1x - Adaptation terminated (time exceeded)
; x-xx-xx1 - Idle switch open
Golf III 1.6 AFT Special
-
- Beginner
- Mensagens: 15
- Registado: 09 dez 2010, 02:05
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
vou 1º ver se não é do miolo da panela e se não fore, então vou tentar isso do VAG-COM para ligar isso tem k se tirar o motor??? não ah maneira mais facil de resolver isto??
não sera do filtro do AR k foi adaptado de um golf 3 normal?
Obrigado
não sera do filtro do AR k foi adaptado de um golf 3 normal?
Obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 267
- Registado: 19 out 2007, 02:09
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
Para mim, não será do filtro do ar, por muito adaptado ou imundo que estivesse, pois nem que fosse em primeira tinha que chegar às 6400rpm.
Para testares o sensor da cambota não é preciso levantares o motor. Isso só acontecerá se o sensor estiver marado e tenhas que o trocar.
No meu caso, esse sensor estava a dar o valor de "2" e ficou a cortar às 6000.
Depois de o mudar... Voilá...
Para testares o sensor da cambota não é preciso levantares o motor. Isso só acontecerá se o sensor estiver marado e tenhas que o trocar.
No meu caso, esse sensor estava a dar o valor de "2" e ficou a cortar às 6000.
Depois de o mudar... Voilá...
Golf III 1.6 AFT Special
-
- Pro
- Mensagens: 2025
- Registado: 07 out 2008, 19:19
- Localização: Suiça
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
Omaha, muito boa explicaçao!!! Jà reparei que és o perito nos 1.6!
Eu no meu GTi 2.0 8V (AGG) tinha este problema, cortava em todas as mudanças as 5000RPM... equivalente a 190km/h em quinta mudança. Nunca cheguei a descobrir o que era, se bem que o meu Speed Sensor quando o comprei ja vinha com os fios meios trilhados e isolei aquilo bem e sei que logo nas ferias quando fui a Portugal passou das 5000 em 5 pois andei pelos 210 e a 3 que deu ~160km/h (corte)... depois fiz a revisao grande de correias, bombas de agua essas cenas todas aos 300.000km e nao experimentei /dei conta tao cedo, mas ele passou a cortar as 5000RPM... Tambem pensei nesse sensor, mas nunca o cheguei a trocar, pensei tambem no facto de a correia de distribuiçao ter ficado mal montada (atrasada/adientada) pode-se dar o caso disso? da correia estar mal montada?
No vag-com nao acusava erros nenhuns e ja tinha substituido o corpo do distribuidor todo por outro igual e nada... cortava igual...
Gostava de saber o que era, mesmo nao o poder testar, mas para um futuro nunca se sabe!
Eu no meu GTi 2.0 8V (AGG) tinha este problema, cortava em todas as mudanças as 5000RPM... equivalente a 190km/h em quinta mudança. Nunca cheguei a descobrir o que era, se bem que o meu Speed Sensor quando o comprei ja vinha com os fios meios trilhados e isolei aquilo bem e sei que logo nas ferias quando fui a Portugal passou das 5000 em 5 pois andei pelos 210 e a 3 que deu ~160km/h (corte)... depois fiz a revisao grande de correias, bombas de agua essas cenas todas aos 300.000km e nao experimentei /dei conta tao cedo, mas ele passou a cortar as 5000RPM... Tambem pensei nesse sensor, mas nunca o cheguei a trocar, pensei tambem no facto de a correia de distribuiçao ter ficado mal montada (atrasada/adientada) pode-se dar o caso disso? da correia estar mal montada?
No vag-com nao acusava erros nenhuns e ja tinha substituido o corpo do distribuidor todo por outro igual e nada... cortava igual...
Gostava de saber o que era, mesmo nao o poder testar, mas para um futuro nunca se sabe!
-
- Beginner
- Mensagens: 15
- Registado: 09 dez 2010, 02:05
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
Boas Omaha!
E sabes onde posso testar isso e quanto me vai sair para testar isso?? num mecanico normal eles fazem esses testes??? ou preciso de ir a algum lado em especial???
obrigado
E sabes onde posso testar isso e quanto me vai sair para testar isso?? num mecanico normal eles fazem esses testes??? ou preciso de ir a algum lado em especial???
obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 267
- Registado: 19 out 2007, 02:09
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
Não sei se basta a correia de distribuição passar um dente para haver contacto entre as válvulas e os pistons/êmbolos.jmb123 Escreveu: Tambem pensei nesse sensor, mas nunca o cheguei a trocar, pensei tambem no facto de a correia de distribuiçao ter ficado mal montada (atrasada/adientada) pode-se dar o caso disso? da correia estar mal montada?
No vag-com nao acusava erros nenhuns e ja tinha substituido o corpo do distribuidor todo por outro igual e nada... cortava igual...
Alguém melhor do que eu saberá.
Mas julgo que a ter algum efeito negativo, esse corte de rotações seria um deles.
Não é preciso que o vag-com acuse erros para a peça estar defeituosa.
Basta apenas que a leitura saia fora dos parâmetros para baralhar a centralina.
A mim nunca me deu erro nesse sensor, porque para a centralina ele estava funcional. No entanto foi o que se viu.
Última edição por Omaha em 10 dez 2010, 00:32, editado 1 vez no total.
Golf III 1.6 AFT Special
-
- Amateur
- Mensagens: 267
- Registado: 19 out 2007, 02:09
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
Num mecânico só se tiver o vag-com, porque de resto não vai lá.nuts Escreveu: sabes onde posso testar isso e quanto me vai sair para testar isso?? num mecanico normal eles fazem esses testes??? ou preciso de ir a algum lado em especial???
Primeiro, porque muitos deles apenas têm leitores do protocolo OBD-II, que o nosso carro ainda não tem.
Segundo, porque mesmo que consigam lêr, apenas vêm se dá erro ou não, e isso não basta, é preciso ver os valores que os sensores estão a medir.
Se forem habilidosos, com o Autodata e um Multímetro dispensam o vag-com
De qualquer forma, porque é que não compras tu o cabo e fazes o diagnóstico?
Há quem venda aqui no fórum, mas o meu Vag-Com 10.6 ficou-me por metade do que por aí se vende e continua a bombar
Golf III 1.6 AFT Special
-
- Beginner
- Mensagens: 15
- Registado: 09 dez 2010, 02:05
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
Eu sei k é uma pergunta parva mas esse Vag-com so regista dados ou da para ajutar o k tiver mal com o carro??
O Vag com é ligado a centralina ou assim??
dsc pa la mas sou novo nisto.
obrigado
O Vag com é ligado a centralina ou assim??
dsc pa la mas sou novo nisto.
obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 267
- Registado: 19 out 2007, 02:09
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
É mais fácil veres aqui o que o programa faz:
O simulador:
http://www.ross-tech.com/vcds/tour/main_screen.html
Os diagnósticos:
http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.ph ... Volkswagen
O simulador:
http://www.ross-tech.com/vcds/tour/main_screen.html
Os diagnósticos:
http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.ph ... Volkswagen
Golf III 1.6 AFT Special
-
- Beginner
- Mensagens: 15
- Registado: 09 dez 2010, 02:05
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
continuo sem perceber aonde é k se liga o cabo, é a centralina do carro?? e so da a versão 10.6 do cabo?
Obrigado
Obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 267
- Registado: 19 out 2007, 02:09
Re: Golf III 1.6 GT 1997 Corta as 5000rpm???
Podes comprar o cabo mais antigo (311.2, já não me lembro...) que também dá para esse carro.
Por cima do isqueiro tens uma tampa com o símbolo do motor a esconder o conector.
Tiras o cinzeiro fora e deslocas essa tampa para a esquerda até sair.
http://www.obdclearinghouse.com/documen ... a/1998.jpg
Por cima do isqueiro tens uma tampa com o símbolo do motor a esconder o conector.
Tiras o cinzeiro fora e deslocas essa tampa para a esquerda até sair.
http://www.obdclearinghouse.com/documen ... a/1998.jpg
Golf III 1.6 AFT Special