Abrir e pôr motor 0km - info técnica detalhada de medidas pág 2

Responder
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Abrir e pôr motor 0km - info técnica detalhada de medidas pág 2

Mensagem por argolas »

Motor ahu já com 530 mil km já está na hora de dar lhe vida nova. Material que tenho para por bv43(ref 5303-970-0109) que foi revisionado no caspinha, colector de escape também tudo limpinho, injectores 2,5 tdi para desmontar bicos e por nestes. Já tem turbo com geometria e ecu do seat gt tdi 110cv. A ideia é abrir motor substituir o que for preciso de internos montar esse material e reprogramar. Tirando a veicomer onde posso fazer esse trabalho?
CMCS67
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 20 mai 2021, 19:34

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por CMCS67 »

Alguém dá uma ajuda? Estou na mesma situação.
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Na viecomer pediram me 2500 euros... Para mudar tudo inclusive correia de distribuição, bomba de água etc etc.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

Não te vou dizer que é caro nem barato, mas os preços das empresas do género anda tudo no mesmo sensivelmente, até acho que a veicomer tem preços um pouco mais baratos que onde geralmente mando fazer trabalhos de tornearia cá no norte, mas vou apenas lá por me ficar mais á mão não por ser melhor ou pior, mas nunca na vida deixava a montagem de um motor a uma empresas dessas, seja ela qual for......a diferença de preço que vais ter entre empresas não é tanto no preço da mão de obra em si, mas sim nos serviços que te vão ou não fazer e na qualidade do material que vão usar, isso é que te vai fazer o custo mais alto ou mais baixo.
Uma coisa, retificar um motor nunca te fica zero km's, pois o bloco vai ser reaproveitado, possivelmente a cambota também e mais uma catrefada de peças, que já têm uma bela quantidade de ciclos em cima, o que por um lado é bom e mau, é bom pois a essa altura já aliviou todas as tensões do material, é mau pois algumas peças podem ja estar fatigadas e se forem maquinadas ou reaproveitadas podem não "gostar".
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Reputação têm a veicomer mas nunca vou saber que material põem lá dentro... Podem só maquinar rectificar e nem porem material novo. Esse é o dos meus receios por isso é que exclui...
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Reputação têm a veicomer mas nunca vou saber que material põem lá dentro... Podem só maquinar rectificar e nem porem material novo. Esse é o dos meus receios por isso é que exclui... Realmente com os 530mil km que tem já merece ser aberto. Agora realmente quero arranjar alguém que saiba o que faz, de confiança e honesto. Nem falo em ser barato ou caro quero é um profissional honesto.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

Mau era se ao fim não te passam uma fatura com o material que levou descriminado e serviços efetuados, bem como um documento com as cotas.
Não sei se tens bem a noção, que se te medirem e maquinarem tudo o que deve ser feito, fica muito mais caro que o proprio material que lá te vão meter.
Só para teres uma ideia, uma coisa sem ir ao detalhe assim por alto de coisas que me lembro no imediato, pois na verdade pode ser bem mais complexo.

cabeça, Limpar e efetuar teste de pressão, efetuar teste de micro fissuras, desmontar tudo, remover guias, remover sedes, instalar guias e brunir guias, instalar sedes, instalar válvulas novas, fazer o corte de angulo das válvulas e sedes, novo teste de pressão, retificar face, no caso de ser preciso remover mais material que o normal da superfície da cabeça, obriga a maquinar pistões para correção da taxa de compressão e espaço para as válvulas, isto pode dar umas 6 a 10 horas de trabalho, a prai 40 euros á hora no minimo+material á hora tens facilmente 600euros supondo que não precisa de nenhuma reparação mais extensa ou complexa, tipo soldar, etc....

Bloco, desmontar e lavar, fazer teste de micro fissuras, fazer teste de pressão, retificar superfície, verificar medidas de cilindro com auxilio de montagem de barra de esforço(torque plate) para simular o aperto da cabeça e a deformação que a mesma causa, verificar medidas de alinhamento do bloco na cambota e no caso desse motor do veio intermediário, corrigir tudo o que for necessario, medir cambota, corrigir o que for necessario, montar cambota e medir folga de bronzes, corrigir o que for necessario(bielas igual), pistões igual e podes ter de por exemplo meter pistoes sobremedida para compensar o desgaste normal occorido do uso.....isto dá prai umas 30horas, se multiplicares por 40 euros, 1200euros, se somares o material vês que facilmnete vai para esses valores.

Eu só a desenvolver e preparar a minha cabeça 8v em bancada de teste de fluxos+fazer o trabalho demorei mais de 30 horas de trabalho, só a medir o meu bloco todo em tudo o que se tem de medir, tive quase 5 horas de trabalho, isto só a tirar medidas, pois algumas medidas implicam desmontar e montar componentes que não podem sequer ser reutilizados depois, tipo parafusos elasticos.

Não é caro, dá é muito trabalho, leva muitas horas se for tudo feito com rigor, não sei se já trabalhaste com maquinas cnc/retificadoras, depois ainda tens também o processo de montar lá as peças, fazer o zero, fazer os programas, preparar as ferramentas, etc.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Obviamente que dão garantia de um ano... Melhor que ninguém aqui Mário sabes também bem como eu que nem toda gente é honesta em todos os tipos de trabalho. Largar 2500 e reaproveitar material parece me excessivo digo eu. Mecânica é a tua praia portanto melhor que ninguém sabes do que falas. Pq se tivesse a certeza que era posto material novo e como deve ser talvez pondera se.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

Eles vão sempre ter de reaproveitar alguma coisa, o bloco e vai ver o preço de uma cambota nova que vais logo perceber porquê, o resto como disse é mao de obra, que mesmo sendo barata leva muitas horas geralmente.
As vezes mando fazer peças que cabem na palma da minha mão, que em metal tem prai 4 euros de metal e pago uns 600€ da peça feita, tem o custo do desenho/programa de maquinação, preparação do metal, preparação da CNC, depois ao fim acabamento e temperar ou envelhecimento do material, a 40e á hora, se levar uma 15 horas de fazer a peça vai para esse preço.
Grande parte do valor que te pedem é tempo de mão de obra acredita, e é perfeitamente o normal se forem rigorosos.
Quem não perceber o trabalho envolvido nisso acha um exagero pois não tem noção as horas gastas mesmo tendo equipamento de topo
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Quando falei com eles por telefone os 2500 era no máximo dos máximos nunca para cima mas sempre para baixo o valor. O que o sr me explicou é que pode até nem precisar assim de muita coisa e o valor ser bastante inferior. Mas só sabem abrindo por isso é que ele deu esse valor. Agora vou te pedir uma opinião.... O investimento em maquinaria é brutal. Se em mecânica normal já é em ferramenta imagino em máquinas. Mando só trabalhar cabeça? Eu gostava de fazer uma coisa como deve ser para depois montar o resto que disse em cima e reprograma lo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

Imaginava que esse valor fosse já para algo do gênero, um cenário de ter de fazer muita coisa, inclusive pistões sobremedida.
O que queres dizer com trabalhar a cabeça?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Polir. Rodar válvulas....
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

O motor nem gasta óleo... também não sei se já foi aberto mas duvido.... Portanto até pode ser só metade desse valor. Inclusive até a correia de distribuição mudam Bo, bomba de água, bomba de óleo o sr disse que mudam tudo o que for de motor. Mas pronto se puserem material rasca arrisco me a que daqui a uns tempos dar raia
Jarbas83
Rookie
Rookie
Mensagens: 84
Registado: 21 mar 2018, 22:29
Veículos: Golf III TDI 90cv

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Jarbas83 »

O meu TDI 1Z tem 471.000kms. Andou cerca de um ano com avaria no quadrante, sendo que, durante esse período, não contou os kms (cerca de 10-15.000kms). Tendo em conta que, pelas minhas contas, lhe devem ter martelado uns 60.000kms quando o importaram, é fazer as contas. Devo ter um motor com uma kilometragem semelhante ao da tua máquina. Tem um consumo de óleo normal, faço uma correção do nível entre cada muda de óleo (que faço a cada 12.500kms). Não tem babadelas, nada, sequinho. Se precisa de ser aberto? Enquanto não se queixar, não lhe mexo. Já pensei em substituir as touches, em 2007, quando o carro tinha 290.000kms. Ainda lá andam as mesmas...enquanto o motor não berrar, é fazer as manutenções normais, e sigaaaaaa!!!!!!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

As falhas catastróficas típicas desses motores é que geralmente quando falham é lixo, os problemas mais tópicos é uma válvula soltar-te ou partir por já ter muito desgaste danificando geralmente a cabeça, pistão, cilindro e biela, falhas nos casquilhos dos pistões ou casquilho superior da biela, falha do veio intermediário que faz a bomba de óleo falhar, muita folga entre o pistão e cilindro, injector encravado que danifica o pistão e cilindro, falha no carreto da cambota, em casos sérios destrói o motor todo.
Quem não faz ideias de trocar de carro, quem tem um carro no geral muito bom de chapa, interiores e pintura, talvez valha a pena investir em recuperar, quem só quer um carro para andar, acho que é um péssimo investimento pois fica mais barato um motor usado mesmo não estando impecável.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder