Dificuldade a pegar e barulho metálico

Responder
ACPT
Rookie
Rookie
Mensagens: 175
Registado: 07 abr 2015, 21:56
Veículos: MK3 GT TDI 110cv / Leon 1P 1.6 TDI
Localização: Tomar

Dificuldade a pegar e barulho metálico

Mensagem por ACPT »

Boas pessoal

Tenho andando a bater a cabeça com este ruído no meu golf 3 VP 110.

Este é o barulho anormal que se ouve, atentem no barulho "metálico" de fundo.


De vez em quando também custa a pegar, e quando isso acontece pega mas manda fumo branco.

Uma das causas que eliminamos era o rolamento do tensor da correia do alternador que estava gripado e poderia não estar a carregar a bateria. Após isso já tem pegado melhor, ainda assim por vezes continua a custar e o barulho metálico continua sempre lá.

Alguém já teve uma situação semelhante?

Obrigado a todos desde já!

Cumprimentos,
André Costa
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Dificuldade a pegar e barulho metálico

Mensagem por Mario_Marques »

É um bocado difícil pelo vídeo perceber a qual dos barulhos te referes, é que esse motor não soa propriamente muito bem e o vídeo não ajuda.
Mas basico dos básicos, uma coisa que se não estiver bem te causa uma sonoridade desagradável parecida a um dos muitos barulhos que se ouve no vídeo, é veres se está tudo no ponto, motor e injecao, também parece haver aí uma sonoridade de válvulas/touches á mistura, logo convinha medir se a folga está nas tolerâncias, apesar de as touches serem automáticas a ajustar a folga têm um máximo e mínimo e estão dependentes de outras coisas para funcionar bem.
Anexos
lifters2.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ACPT
Rookie
Rookie
Mensagens: 175
Registado: 07 abr 2015, 21:56
Veículos: MK3 GT TDI 110cv / Leon 1P 1.6 TDI
Localização: Tomar

Re: Dificuldade a pegar e barulho metálico

Mensagem por ACPT »

Mario_Marques Escreveu: 16 mar 2021, 20:11 É um bocado difícil pelo vídeo perceber a qual dos barulhos te referes, é que esse motor não soa propriamente muito bem e o vídeo não ajuda.
Mas basico dos básicos, uma coisa que se não estiver bem te causa uma sonoridade desagradável parecida a um dos muitos barulhos que se ouve no vídeo, é veres se está tudo no ponto, motor e injecao, também parece haver aí uma sonoridade de válvulas/touches á mistura, logo convinha medir se a folga está nas tolerâncias, apesar de as touches serem automáticas a ajustar a folga têm um máximo e mínimo e estão dependentes de outras coisas para funcionar bem.
Sim, óbvio que não soa bem, é precisamente por isso que abri o tópico :lol:
O barulho a que me refiro é o barulho quando se acelera, desconfio que não esteja no ponto.

Sim, as touches também me parece terem uma sonoridade algo estranha. Obrigado!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Dificuldade a pegar e barulho metálico

Mensagem por Mario_Marques »

Secalhar não me expliquei bem, é que dizer o que é através de um vídeo(e ter a certeza do que se está a dizer e não estar a mandar postas de pescada á sorte como normalmente o pessoal faz tipo no facebook), se já ao vivo não é algo muito fácil de ver com 100% de exatidão, por vídeo ainda pior, pois o som não tem definição suficiente para se distinguir algumas frequências e também não se tem noção da direção de propagação do som.
Regra geral, infelizmente é quase inútil tentar adivinhar esse tipo de coisas num vídeo, mesmo para mim que conheço bem esses motores, o que ouço ai não me dá perceção para te indicar certeza de absolutamente nada, pelo que os conselhos que te indiquei são apenas coisas do senso comum.
Uma grande parte dos ruidos e vibrações em motores diesel são causadas pela injecção\comando do motor, o resto por desgaste de componentes.

Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ACPT
Rookie
Rookie
Mensagens: 175
Registado: 07 abr 2015, 21:56
Veículos: MK3 GT TDI 110cv / Leon 1P 1.6 TDI
Localização: Tomar

Re: Dificuldade a pegar e barulho metálico

Mensagem por ACPT »

Mario_Marques Escreveu: 16 mar 2021, 22:24 Secalhar não me expliquei bem, é que dizer o que é através de um vídeo(e ter a certeza do que se está a dizer e não estar a mandar postas de pescada á sorte como normalmente o pessoal faz tipo no facebook), se já ao vivo não é algo muito fácil de ver com 100% de exatidão, por vídeo ainda pior, pois o som não tem definição suficiente para se distinguir algumas frequências e também não se tem noção da direção de propagação do som.
Regra geral, infelizmente é quase inútil tentar adivinhar esse tipo de coisas num vídeo, mesmo para mim que conheço bem esses motores, o que ouço ai não me dá perceção para te indicar certeza de absolutamente nada, pelo que os conselhos que te indiquei são apenas coisas do senso comum.
Uma grande parte dos ruidos e vibrações em motores diesel são causadas pela injecção\comando do motor, o resto por desgaste de componentes.

Abraço
Eu sei Mário, estou só a ironizar a situação. Temos que levar a vida com leveza :D
Agradeço pela tua tentativa de contribuição. Assim que "matar a carraça", digo aqui
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 316
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Dificuldade a pegar e barulho metálico

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde já resolveu a situação de que se tratava?
Responder