Boas!
Ja pesquisei pelo fórum e nāo encontrei resposta a minha duvida!
Tenho todo o material para conversão em geometria variável, e falta apenas o turbo e a downpipe!
Andei a ver e apanhei um GT18V da Opel que pelo que me parece muda a falange de aperto ao colector, mas gostava de saber se é preciso alterar mais coisas, como fica a nível de bater em apoios, tubagens...
Para saber se vale a pena fazer a adaptação...
Cumprimentos
GT18V da opel (golf 3)
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- Mario_Marques
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Re: GT18V da opel (golf 3)
Há vários modelos de gt18 e não são todos iguais, deduzo que estarás a falar do gt1852v.
Há várias formas de o adaptar, pelo que nunca vais receber uma só resposta em relação a este assunto, e é aí, na adaptação que está a diferença toda, há quem solde aos coletores, há quem faça uma flange plana e corrija a rotação do turbo, há quem use um dos vários coletores de VW 8v disponíveis, há quem faça flange com inclinação, etc....
O melhor, um serviço bem feito, é tirares fora o original e montar um "gabari" e fazer com que esse novo turbo fique nas mesmas cotas do original, mesma posição, mesmo alinhamento, mesma inclinação da queda de óleo, para que depois ao montar esteja tudo mas mesmas posições, admissão, escape, suportes, linhas de óleo.
O mesmo turbo aplicado por pessoas diferentes nunca fica igual quando envolve adaptações mais complexas, a forma que referi, é a forma correta de fazer, fazer a "olho" geralmente depois há uma série de coisas que vão ter de ser alteradas.
Se vale a pena, isso só tu deves saber, normalmente escolhe-se um turbo para a aplicação que se quer, meter um turbo á sorte e depois tentar fazer as coisas funcionar, é um erro que geralmente sai caro.
Há várias formas de o adaptar, pelo que nunca vais receber uma só resposta em relação a este assunto, e é aí, na adaptação que está a diferença toda, há quem solde aos coletores, há quem faça uma flange plana e corrija a rotação do turbo, há quem use um dos vários coletores de VW 8v disponíveis, há quem faça flange com inclinação, etc....
O melhor, um serviço bem feito, é tirares fora o original e montar um "gabari" e fazer com que esse novo turbo fique nas mesmas cotas do original, mesma posição, mesmo alinhamento, mesma inclinação da queda de óleo, para que depois ao montar esteja tudo mas mesmas posições, admissão, escape, suportes, linhas de óleo.
O mesmo turbo aplicado por pessoas diferentes nunca fica igual quando envolve adaptações mais complexas, a forma que referi, é a forma correta de fazer, fazer a "olho" geralmente depois há uma série de coisas que vão ter de ser alteradas.
Se vale a pena, isso só tu deves saber, normalmente escolhe-se um turbo para a aplicação que se quer, meter um turbo á sorte e depois tentar fazer as coisas funcionar, é um erro que geralmente sai caro.
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Re: GT18V da opel (golf 3)
Obrigado Mario!
Optei por ir para um gt1749va! Não encontrei bv43 prontos a aplicar ou procurei mal!
Agora uma questão se possível, tenho todas as pecas para alterar o 1z para geometria
Colector AFN
N75
Balão de vácuo
Válvula branca e preta
Centralina
Bicos
A duvida é, que mais vou precisar tirando a downpipe, pois disseram me que também ia precisar do tubo que desce da curva da admissão ate ao turbo e gostava de saber de que carro tiro o outro tubo pois vi num vídeo inglês mostrar tal tubo vermelho que por acaso liga as tubagens originais do intercooler mas nao mostra referencia!
Obrigado desde já!
Optei por ir para um gt1749va! Não encontrei bv43 prontos a aplicar ou procurei mal!
Agora uma questão se possível, tenho todas as pecas para alterar o 1z para geometria
Colector AFN
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Balão de vácuo
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Bicos
A duvida é, que mais vou precisar tirando a downpipe, pois disseram me que também ia precisar do tubo que desce da curva da admissão ate ao turbo e gostava de saber de que carro tiro o outro tubo pois vi num vídeo inglês mostrar tal tubo vermelho que por acaso liga as tubagens originais do intercooler mas nao mostra referencia!
Obrigado desde já!
- Mario_Marques
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Re: GT18V da opel (golf 3)
O bv43, é só ires a uma loja comprar, existem é vários modelos diferentes de bv43, a não ser que estejas a preparar o carro usando material usado, aí estás dependente do que "há" e no estado que estiver, que para quem procura desempenho não é a melhor escolha, para performance, melhorar algo, deve-se usar sempre o melhor, tentar fazer performance com material usado por vezes fica pouco melhor que antes, isto conoarativa
O turbo 17va é plug and play com excepção da saida pressurizada da admissão, aí tens algumas hipóteses, fabricar as tubagens, modificar o caracol original do 17va para ser compatível com as tubagens originais, maquinar um caracol frio de um gt1749v/vnt15 e usar as tubagens originais.
Se vais usar bomba e bicos originais do 90cv, pessoalmente nem perdia muito tempo com adaptações de turbos, vais gastar dinheiro, perder tempo para "quase nada", o que vais ganhar não justifica o investimento e trabalho.
Esse carro já não tem sequer poder de injeção suficiente para esgotar o turbo original, muito menos um turbo maior.
O turbo 17va é plug and play com excepção da saida pressurizada da admissão, aí tens algumas hipóteses, fabricar as tubagens, modificar o caracol original do 17va para ser compatível com as tubagens originais, maquinar um caracol frio de um gt1749v/vnt15 e usar as tubagens originais.
Se vais usar bomba e bicos originais do 90cv, pessoalmente nem perdia muito tempo com adaptações de turbos, vais gastar dinheiro, perder tempo para "quase nada", o que vais ganhar não justifica o investimento e trabalho.
Esse carro já não tem sequer poder de injeção suficiente para esgotar o turbo original, muito menos um turbo maior.