Golf 3 TDI upgrade travagem 256 --> 312mm

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Jarbas83
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Golf 3 TDI upgrade travagem 256 --> 312mm

Mensagem por Jarbas83 »

Boas.

Já existe alguma informação no fórum sobre esta temática mas é um pouco antiga e deduzo que nestes últimos anos apareceram mais modelos de carros compatíveis para adaptar a travagem 312mm ao meu Golf. Para além disso, parece que cada caso é um caso, pois à Golfs com suportes de pinça integrados na manga de eixo, outros com suportes independente etc. Como vou ter de trocar discos e pastilhas em breve, queria aproveitar e fazer upgrade

As specs do meu carro:

- Jantes 16 7,5j ET35 (tenho 17 no livrete e farei upgrade futuramente)
- Travagem deve ser 256mm cheios (isto é, não ventilados)
- Furação 4x100
- Suportes de pinça penso que são independentes da manga de eixo. Irei confirmar
- Motor 1Z stock

Tenho em vista um kit de travagem do Audi TT mk1 1.8 180/190cv. Penso que seja 312mm. Pelo que pesquisei, a adaptação requer apenas uns espaçadores entre a manga de eixo e o suporte de pinça para centrar o disco corretamente e furação dos discos para 4x100.

Será mesmo assim tão simples?

Os suportes de pinça do TT têm a mesma furação do que as minhas mangas de eixo do mk3? É só tirar um e apertar o outro?

É necessário colocar espaçadores ou desbastar os mesmos? Neste caso, os parafusos teriam de ser outros, certo?

Os discos do TT têm o mesmo offset e diâmetro do centro do que o mk3? Ou arranja-se novos com as specs do golf mk3 em 312mm (mesmo que fossem 5x100)?

Que adaptação tenho de fazer na tubagem de óleo?

Obrigado pela ajuda.
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Mario_Marques
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Re: Golf 3 TDI upgrade travagem 256 --> 312mm

Mensagem por Mario_Marques »

Se fores pela via de adaptar peças originais, podes ir facilmente até 280mm praticamente plug and play, desde que tenhas mangas com suporte de pinça separado, 288, 312 já precisas de fazer furar discos e usar pinças e suportes para essas medidas e fazer recentragem.

No site da brembo e outras marcas tens lá as medidas todas dos discos, é uma questão de comparares.

Convém teres consciência que o ganho por aumento de diâmetro em muitos casos não é nada de significativo, por o aumento ser relativamente pequeno apesar de parecer grande, mas o peso extra á roda é bastante significativo por vezes, geralmente perde-se mais que o que se ganha, mas o facto é que pouca gente se deu ainda ao trabalho de fazer testes e medições a comparar diferença de forma justa, eu do pouco que fiz verifiquei que grande parte das vezes não compensa, comparei material novo vs novo de marca/qualidade igual, havendo claro, casos que justifica por motivos e situaçãoes especiais, mas são poucos, pois na vida real ninguém vai para o trabalho pela vci fora a tentar fazer tempos...
O motivo de alguns carros terem discos grandes é serem muito pesados e precisam de disco maior pois vão produzir muito mais calor devido a isso, a força extra também ajuda, mas não é propriamente por ficarem a travar mais, é apenas para aguentarem mais tempo com custos de produção relativamente reduzidos.

O disco maior não te aumenta o atrito, apenas aumenta a força aplicada por alavancagem, o limite de atrito é sempre ditado pela pressão hidráulica e pastilha isto não se altera com o aumento de diâmetro, mantém-se exatamente igual, e depois tens também o factor do pneu, medida de jante e transferência de massas em travagem.
A maior vantagem de discos maiores, no caso de aumentos relativamente pequenos como é o caso que descreves, é o incremento de massa para dissipar calor, mas no caso de um carro leve, que gere pouco calor isso pode não fazer sequer diferença que valha o custo, pelo que a melhor solução as vezes é simplesmente melhorar o poder de atrito, refrigeração, pneus e suspensão, a suspensão faz em efeito dramático, as vezes muito mais que os travões e nem se nota pois ninguém anda com uma fitinha ao lado a medir distâncias de travagem
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Jarbas83
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Re: Golf 3 TDI upgrade travagem 256 --> 312mm

Mensagem por Jarbas83 »

Pois...no meu caso seria mais pela estética. Nunca senti falta de mais travagem. Tenho o carro rebaixado, está stock de motor, e ando sempre devagar com ele. Tenho ABS. Apenas tenho o mau hábito de desengatar nas descidas e controlar a velocidade com o pedal de travão, que acusa alguma fadiga nessas situações (óbvio). De resto, é tranquilo. Não estava a pensar mexer no servofreio/bomba. Apenas aplicar travagem de discos atrás para "equilibrar" a travagem caso avance para os 312mm.

O TT que tenho em vista é inglês, importado recentemente para ser vendido às peças. A ferrugem poderá ser um problema. Pelas fotos que vi não tinha. Vou mandar vir o set sem compromisso (dão-me essa facilidade) e vou tentar fazer a aplicação num outro mk3 tdi acidentado que tenho por aqui a ver o que sai...só não sei ainda quanto me vão pedir$$$ pelo set...
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