Erro VAG COM

Responder
vick_79
Beginner
Beginner
Mensagens: 45
Registado: 22 mar 2013, 09:16
Veículos: GOLF MK3 1.9D
Localização: White Castle

Re: Erro VAG COM

Mensagem por vick_79 »

Mario_Marques Escreveu: 01 mai 2020, 16:17 A centralina ou qualquer unidade de controlo mesmo que não seja de um carro tem certos limites, não consegue saber o que se passa fisicamente, ela trabalha apenas por sinais elétricos baseados em sensores instalados, envia um sinal, output e recebe outro, input.
Quem faz o código de programação original, o processo lógico, define certas condições e ações acessórias(PID's).
Os erros são originados consoante sinais elétricos, no caso do sistema de vácuo a centralina só comanda os solenoides e sabe que é expectável que tenham uma determinada resistência elétrica, quando esse valor não aparece dentro do parâmetros gera um código de erro e consoante a condição o erro pode ter informação diversa.
Quando diz Open ou shirt to ground significa que o sinal nem sequer apareceu, ou seja, o circuito elétrico aberto ou curto á massa, existem outras condições, por ex, o contrário, um sinal demasiado alto, neste caso diria signal too high ou short to plus.
A centralina não sabe se há vácuo ou não pois não existe nenhum sensor a medir a pressão no circuito de vácuo, podes desligar e remover todos os tubos que desde de que não haja avarias elétricas ele nunca vai despoletar erros elétricos, pode sim, por ex no caso de um TDI, vamos imaginar que um tubo de vácuo que vai ao turbo está roto, a ecu não vai dizer que não há vácuo, a centralina vai detectar sim que o valor de pressão de ar na admissão está baixo pois sem o vácuo o turbo não funciona corretamente, mas vai dizer exatamente o mesmo por ex se o turbo tiver a geometria encravada nessa mesma posição mesmo que o sistema de vácuo esteja impecável.

Eu conheço pessoas que são prós em vag-com, no entanto não fazem puto de ideia de como funciona sequer a gestão elétrica de um motor, pior ainda, grande parte do pessoal que modifica carros diesel, inclusive empresas abertas não percebem puto de mecânica, o que fazem é trocar peças por outras, copiar e quando estão lixados a sério contratam outras pessoas para ir lá resolver.

No caso da tua avaria do Audi A4 a situação é completamente diferente, num carro a gasolina o vácuo é gerado pelo vácuo da admissão, logo se o perdes é porque está a entrar ar no motor que o vai depois desregular todo, no caso de um diesel, não existe sequer uma borboleta de admissão, o que controla a rotação num diesel é o combustível, não é o ar como noa carros a gasolina, nos diesel o vácuo tem de ser gerado por uma bomba adicional.

E em resumo, o que diz ai



1 Fault Found:
01265 - Exhaust Gas Recirculation Valve (N18)
31-10 - Open or Short to Ground - Intermittent

Que traduzido é

1 falha encontrada
Válvula de recirculação de gases de escape
Circuito aberto ou curto á massa, intermitente

Existe uma sequência de erros, é uma norma standard universal, para usar qualquer máquina e qualquer carro que use o mesmo protocolo de diagnóstico convém perceber isso senão a máquina de nada serve.
Primeiro aparece o número de erros, depois componente, tipo de anomalia, se é permanente ou intermitente.

O texto pode ser diferente pois vai depender de quem fez o texto ou tradução mas o conceito é sempre o mesmo, cada número desses tem um significado.
Boa explicação muito bom mesmo..
Quanto ao erro do A4 fugas de vacuo não consigo detectar nenhuma, e acredita ja fiz o teste inúmeras vezes, e ate troquei todos os componentes do sistema de vacuo, tanto tubos como valvulas.. os sensores pelos testes estão todos ok, lambda, MAF etc etc.. mas começo a virar atenção para a pressão de combustível, que esta demasiada alta ao relanti, a causa ainda não a detectei, ate porque infelizmente o tempo não é muito para andar de volta do carro desculpem o off topic :wink:
Responder