Erro VAG COM

Responder
vick_79
Beginner
Beginner
Mensagens: 45
Registado: 22 mar 2013, 09:16
Veículos: GOLF MK3 1.9D
Localização: White Castle

Erro VAG COM

Mensagem por vick_79 »

Boas pessoal o VAG detectou o seguinte erro

1 Fault Found:
01265 - Exhaust Gas Recirculation Valve (N18)
31-10 - Open or Short to Ground - Intermittent

Alguem tem ideia como resolver?
Trata-se de um motor 1.9D
Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Erro VAG COM

Mensagem por Mario_Marques »

Se leres o que diz ai está, aí a resposta mesmo á frente a dizer qual é o problema e onde, o próximo passo é ver/testar.
Provavelmente fios partidos. :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Vovin Tharos
Master
Master
Mensagens: 7744
Registado: 16 mar 2005, 03:52
Veículos: Golf MK3 GT

Re: Erro VAG COM

Mensagem por Vovin Tharos »

O 1.9 faz teste a egr? Ela nao é por vacuo??
Imagem Imagem
Imagem
vick_79
Beginner
Beginner
Mensagens: 45
Registado: 22 mar 2013, 09:16
Veículos: GOLF MK3 1.9D
Localização: White Castle

Re: Erro VAG COM

Mensagem por vick_79 »

Vovin Tharos Escreveu: 04 abr 2020, 02:27 O 1.9 faz teste a egr? Ela nao é por vacuo??
Sim faz.. ja agora EGR esta anulada será por isso?
Mas eu tenho ideia que ja tinha o erro antes de anular a EGR
vick_79
Beginner
Beginner
Mensagens: 45
Registado: 22 mar 2013, 09:16
Veículos: GOLF MK3 1.9D
Localização: White Castle

Re: Erro VAG COM

Mensagem por vick_79 »

Mario_Marques Escreveu: 30 mar 2020, 22:50 Se leres o que diz ai está, aí a resposta mesmo á frente a dizer qual é o problema e onde, o próximo passo é ver/testar.
Provavelmente fios partidos. :wink:
Na ficha os fios estão ok, o erro diz "aberto (provavelemte estara a se referir que a valvula esta avariada em aberto) ou problema com a fiação que poderá ser na massa" será isso?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Erro VAG COM

Mensagem por Mario_Marques »

Quando dizes que estão ok, significa que mediste o sinal elétrico para confirmar que não estão partidos em lado nenhum nem por dentro sem estar á vista?
Isso não tem grande ciência, tem 2 fios e a válvula fecha o circuito, logo o problema está na válvula, nos fios ou ambas as coisas, isso não tem nada a ver com desativar egr, isso é uma falha elétrica.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
vick_79
Beginner
Beginner
Mensagens: 45
Registado: 22 mar 2013, 09:16
Veículos: GOLF MK3 1.9D
Localização: White Castle

Re: Erro VAG COM

Mensagem por vick_79 »

Mario_Marques Escreveu: 04 abr 2020, 13:33 Quando dizes que estão ok, significa que mediste o sinal elétrico para confirmar que não estão partidos em lado nenhum nem por dentro sem estar á vista?
Isso não tem grande ciência, tem 2 fios e a válvula fecha o circuito, logo o problema está na válvula, nos fios ou ambas as coisas, isso não tem nada a ver com desativar egr, isso é uma falha elétrica.
Verifiquei a ficha, e os fios visivelmente .. como se mede o sinal? eu com a ignição ligada e motor parado liguei o multímetro á ficha e não tinha corrente, depois liguei o motor e nem assim chegava corrente á ficha, será que procedi mal? Ou então o que acredito que seja o mais provável é apenas em alguns momentos do regime do motor é que envia sinal á válvula N18.. será assim? Tambem procurei no manual do carro a lista de fusiveis e não encontrei nada relativo ao assunto..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Erro VAG COM

Mensagem por Mario_Marques »

Provavelmente como já expliquei em cima deves ter fios partidos, com a idade vão ficando quebradiços onde faz curvas, é relativamente frequente isso acontecer e nem sempre é muito óbvio de encontrar, já reparei montes de problemas semelhantes, não só nessa como nas outras duas em carros que as usam, para testar em condições convém fazer teste no vag-com, tem lá uma opção que não me lembro de cabeça mas é só ler e seguir os passos, dá para forçar o funcionamento e depois medir se chega energia, fusíveis, o fusível dessa válvula é o mesmo para outras coisas logo terias mais erros.
Também podes ter a válvula pifada pois o erro é intermitente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
vick_79
Beginner
Beginner
Mensagens: 45
Registado: 22 mar 2013, 09:16
Veículos: GOLF MK3 1.9D
Localização: White Castle

Re: Erro VAG COM

Mensagem por vick_79 »

Mario_Marques Escreveu: 04 abr 2020, 15:43 Provavelmente como já expliquei em cima deves ter fios partidos, com a idade vão ficando quebradiços onde faz curvas, é relativamente frequente isso acontecer e nem sempre é muito óbvio de encontrar, já reparei montes de problemas semelhantes, não só nessa como nas outras duas em carros que as usam, para testar em condições convém fazer teste no vag-com, tem lá uma opção que não me lembro de cabeça mas é só ler e seguir os passos, dá para forçar o funcionamento e depois medir se chega energia, fusíveis, o fusível dessa válvula é o mesmo para outras coisas logo terias mais erros.
Também podes ter a válvula pifada pois o erro é intermitente.
Vou tentar seguir os fios a ver se encontro algo, no meu audi eu consigo fazer o teste com o VAG a certas valvulas e sensores, neste por acaso ainda não reparei se dá.. depois dou feedback
vick_79
Beginner
Beginner
Mensagens: 45
Registado: 22 mar 2013, 09:16
Veículos: GOLF MK3 1.9D
Localização: White Castle

Re: Erro VAG COM

Mensagem por vick_79 »

Consegui fazer o teste á N18 com o VAG COM e esta a funcionar, na altura nao tinha erro não voltou aparecer desde a ultima intervenção, tambem tinha trocado um tubo de vacuo que estava em mau estado, apesar de não aparentar ter fuga pode ate ter sido dai.. mais uns dias e volto a verificar se o erro retomou..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Erro VAG COM

Mensagem por Mario_Marques »

vick_79 Escreveu: 14 abr 2020, 19:38 tambem tinha trocado um tubo de vacuo que estava em mau estado, apesar de não aparentar ter fuga pode ate ter sido dai..
Não era de certeza, nenhum tubo de vácuo te vai gerar uma anomalia elétrica :lol:
Basta desligar e ligar a ficha desse solenoide com a chave ligada para gravar erro, se depois for apagado e não se voltar a fazer isso e não houver problemas ele não volta, bem como diz aí que o erro é intermitente, ou seja, acontece exporadicamente, quando é permanente diz no erro permanente, o que faz voltar ao que disse, se tiveres um mau contacto algures pode ocasionalmente gerar esse erro ou se o solenoide tiver por ex problemas que só se manifestem em algumas situações.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
vick_79
Beginner
Beginner
Mensagens: 45
Registado: 22 mar 2013, 09:16
Veículos: GOLF MK3 1.9D
Localização: White Castle

Re: Erro VAG COM

Mensagem por vick_79 »

Mario_Marques Escreveu: 14 abr 2020, 22:10
vick_79 Escreveu: 14 abr 2020, 19:38 tambem tinha trocado um tubo de vacuo que estava em mau estado, apesar de não aparentar ter fuga pode ate ter sido dai..
Não era de certeza, nenhum tubo de vácuo te vai gerar uma anomalia elétrica :lol:
Basta desligar e ligar a ficha desse solenoide com a chave ligada para gravar erro, se depois for apagado e não se voltar a fazer isso e não houver problemas ele não volta, bem como diz aí que o erro é intermitente, ou seja, acontece exporadicamente, quando é permanente diz no erro permanente, o que faz voltar ao que disse, se tiveres um mau contacto algures pode ocasionalmente gerar esse erro ou se o solenoide tiver por ex problemas que só se manifestem em algumas situações.
O que é certo é que ate a data o problema não voltou, vamos ver se ficou resolvido de vez...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Erro VAG COM

Mensagem por Mario_Marques »

Ainda bem, mas podes ter a certeza absoluta que não era por causa dos tubos de vacuo a não ser que o teu carro tenha um sistema ninja com um sensor de pressão lá ligado ao sistema de vacuo a medir o vacuo :lol: Mas fizeste muito bem em corrigir pois com fugas no sistema de vacuo é uma entrada aberta para lixo e problemas mecânicos.
As máquinas de diagnostico e as centralinas não são estúpidas ou inventam erros á sorte só para lixar a vida a um gaijo, se te diz que tens um erro eléctrico esporádico podes ter a certeza que é um erro eléctrico esporádico, basta ter acontecido uma vez para ser um erro esporádico, se fosse permanente dizia lá permanente, que não percebas como funciona um carro e a gestão electronica é outra historia, mas o carro só tem capacidade de detectar certas coisas, uma pessoa é que tem de perceber como ele funciona, as situações que expliquei em cima são bastante comuns e a duvida que estás a ter já muita gente a teve antes, já ca ando só neste forum desde 2006.
Eu trabalho com mecanica automovel já á muitos anos. :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
vick_79
Beginner
Beginner
Mensagens: 45
Registado: 22 mar 2013, 09:16
Veículos: GOLF MK3 1.9D
Localização: White Castle

Re: Erro VAG COM

Mensagem por vick_79 »

Mario_Marques Escreveu: 30 abr 2020, 15:58 Ainda bem, mas podes ter a certeza absoluta que não era por causa dos tubos de vacuo a não ser que o teu carro tenha um sistema ninja com um sensor de pressão lá ligado ao sistema de vacuo a medir o vacuo :lol: Mas fizeste muito bem em corrigir pois com fugas no sistema de vacuo é uma entrada aberta para lixo e problemas mecânicos.
As máquinas de diagnostico e as centralinas não são estúpidas ou inventam erros á sorte só para lixar a vida a um gaijo, se te diz que tens um erro eléctrico esporádico podes ter a certeza que é um erro eléctrico esporádico, basta ter acontecido uma vez para ser um erro esporádico, se fosse permanente dizia lá permanente, que não percebas como funciona um carro e a gestão electronica é outra historia, mas o carro só tem capacidade de detectar certas coisas, uma pessoa é que tem de perceber como ele funciona, as situações que expliquei em cima são bastante comuns e a duvida que estás a ter já muita gente a teve antes, já ca ando só neste forum desde 2006.
Eu trabalho com mecanica automovel já á muitos anos. :wink:
Eu tenho conhecimentos de electronica auto, e sei trabalhar muito bem com o VAG, desde de 2008 que trabalho nesse campo e ja ajudei a reparar muitos erros, a nivel de centralinas ABS e airbag em carros mais recentes que este mero golf 3 que "nada" tem de electronica, mas isso é outra historia que não é para aqui chamada :wink:
Referente ao erro ele de facto se refere a um problema electrónico na parte a que se refere " Short to Ground" mas a minha duvida era na parte a que ele se refere " Open" será este tambem é um problema electrico? ou poderia estar a referir que a valvula poderia ter ficado presa em aberto, ou o circuito na qual a valvula esta ligada estaria aberto (podendo ser a causa uma rotura de um tubo) esse é a questão.. faz anos que tinha esse erro, apagava o erro e ele voltava na semana seguinte, cheguei a remover a valvula para ver se detectava algo nos terminais tanto da valvula como da ficha, e nada resolveu, apagava o erro e ele voltava, desta vez resolvi tentar resolver o problema de vez ( este carro nem é meu é da mana) eu tenho um A4 1.8T e esse sim tem bastante electronica no qual conheço o motor e toda a gestão electronica de traz para a frente, então resolvi substituir um dos tubos que liga na valvula que parecia um pouco degradado devido á sua idade (um dos tubos ja o tinha substituido numa outra ocasião) e o que é certo é que o erro não voltou, pelo menos ate hoje, fim de semana ja volto a ligar o VAG novamente, se era do tubo ou não isso não sei, espero é que tenha ficado resolvido de vez :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Erro VAG COM

Mensagem por Mario_Marques »

A centralina ou qualquer unidade de controlo mesmo que não seja de um carro tem certos limites, não consegue saber o que se passa fisicamente, ela trabalha apenas por sinais elétricos baseados em sensores instalados, envia um sinal, output e recebe outro, input.
Quem faz o código de programação original, o processo lógico, define certas condições e ações acessórias(PID's).
Os erros são originados consoante sinais elétricos, no caso do sistema de vácuo a centralina só comanda os solenoides e sabe que é expectável que tenham uma determinada resistência elétrica, quando esse valor não aparece dentro do parâmetros gera um código de erro e consoante a condição o erro pode ter informação diversa.
Quando diz Open ou shirt to ground significa que o sinal nem sequer apareceu, ou seja, o circuito elétrico aberto ou curto á massa, existem outras condições, por ex, o contrário, um sinal demasiado alto, neste caso diria signal too high ou short to plus.
A centralina não sabe se há vácuo ou não pois não existe nenhum sensor a medir a pressão no circuito de vácuo, podes desligar e remover todos os tubos que desde de que não haja avarias elétricas ele nunca vai despoletar erros elétricos, pode sim, por ex no caso de um TDI, vamos imaginar que um tubo de vácuo que vai ao turbo está roto, a ecu não vai dizer que não há vácuo, a centralina vai detectar sim que o valor de pressão de ar na admissão está baixo pois sem o vácuo o turbo não funciona corretamente, mas vai dizer exatamente o mesmo por ex se o turbo tiver a geometria encravada nessa mesma posição mesmo que o sistema de vácuo esteja impecável.

Eu conheço pessoas que são prós em vag-com, no entanto não fazem puto de ideia de como funciona sequer a gestão elétrica de um motor, pior ainda, grande parte do pessoal que modifica carros diesel, inclusive empresas abertas não percebem puto de mecânica, o que fazem é trocar peças por outras, copiar e quando estão lixados a sério contratam outras pessoas para ir lá resolver.

No caso da tua avaria do Audi A4 a situação é completamente diferente, num carro a gasolina o vácuo é gerado pelo vácuo da admissão, logo se o perdes é porque está a entrar ar no motor que o vai depois desregular todo, no caso de um diesel, não existe sequer uma borboleta de admissão, o que controla a rotação num diesel é o combustível, não é o ar como noa carros a gasolina, nos diesel o vácuo tem de ser gerado por uma bomba adicional.

E em resumo, o que diz ai



1 Fault Found:
01265 - Exhaust Gas Recirculation Valve (N18)
31-10 - Open or Short to Ground - Intermittent

Que traduzido é

1 falha encontrada
Válvula de recirculação de gases de escape
Circuito aberto ou curto á massa, intermitente

Existe uma sequência de erros, é uma norma standard universal, para usar qualquer máquina e qualquer carro que use o mesmo protocolo de diagnóstico convém perceber isso senão a máquina de nada serve.
Primeiro aparece o número de erros, depois componente, tipo de anomalia, se é permanente ou intermitente.

O texto pode ser diferente pois vai depender de quem fez o texto ou tradução mas o conceito é sempre o mesmo, cada número desses tem um significado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder