Bom dia malta.
O meu golf III 1.9 D, quando dou à chave, fica com a luz amarela de aquecimento de velas a piscar, ou seja, é um código de erro e já sei que não está a aquecer as velas porque tenho-me desenrascado da seguinte forma… encosto um cabo ao positivo da bateria e a outra ponta numa das velas e conto uns 20/25 segundos, retiro, dou à chave e ele pega. Portanto o defeito deverá ser um relé ou fusível que não está a deixar passar corrente às velas.
A minha pergunta é se alguém aqui sabe onde se encontra esse relé ou fusível e qual é. Penso que se encontre por cima dos pés do condutor, numa placa com muitos fusíveis e alguns relés, não sei é qual é.
Obrigado desde já.
Relé/fusível velas incandescência motor 1.9D
- ricardo80cv
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Re: Relé/fusível velas incandescência motor 1.9D
Tenta ao dar a chave colocar a mão em cada relé a ver se sentes algum a estalar, vibrar. Não sei se esse carro tem algum módulo temporizador de aquecimento de velas, é uma questão de seguir o cabo que liga às velas e tentar perceber...ricardo80cv Escreveu: ↑20 nov 2019, 09:38 Bom dia malta.
O meu golf III 1.9 D, quando dou à chave, fica com a luz amarela de aquecimento de velas a piscar, ou seja, é um código de erro e já sei que não está a aquecer as velas porque tenho-me desenrascado da seguinte forma… encosto um cabo ao positivo da bateria e a outra ponta numa das velas e conto uns 20/25 segundos, retiro, dou à chave e ele pega. Portanto o defeito deverá ser um relé ou fusível que não está a deixar passar corrente às velas.
A minha pergunta é se alguém aqui sabe onde se encontra esse relé ou fusível e qual é. Penso que se encontre por cima dos pés do condutor, numa placa com muitos fusíveis e alguns relés, não sei é qual é.
Obrigado desde já.
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Re: Relé/fusível velas incandescência motor 1.9D
Bom dia Silver_Ajm
Certo, vou tentar fazer isso esta tarde, pode ser que assim perceba qual deles é. Aquilo a aquecer as velas ainda deve fazer um consumo jeitoso portanto suponho que se algum relé tiver meio desoldado ou assim, deverá fazer algum ruído ou estalo caso lhe toque no momento de aquecer as velas.
Obrigado
Certo, vou tentar fazer isso esta tarde, pode ser que assim perceba qual deles é. Aquilo a aquecer as velas ainda deve fazer um consumo jeitoso portanto suponho que se algum relé tiver meio desoldado ou assim, deverá fazer algum ruído ou estalo caso lhe toque no momento de aquecer as velas.
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Re: Relé/fusível velas incandescência motor 1.9D
Boa noite Silver_Ajm
Já dei com o gato, tinha o fusível de 80Amp queimado de um lado. Já meti Novo, terminais novos, tudo ok. Uma questão, aquilo qdo está a aquecer as velas, se tocarmos no Cabo que liga a esse fusível, ele fica morno, será normal? Tenho receio que aquilo se incendeie sei lá mas mas penso que não, deverá ser do consumo que exige para aquecer as velas.
Obrigado mais uma vez
Já dei com o gato, tinha o fusível de 80Amp queimado de um lado. Já meti Novo, terminais novos, tudo ok. Uma questão, aquilo qdo está a aquecer as velas, se tocarmos no Cabo que liga a esse fusível, ele fica morno, será normal? Tenho receio que aquilo se incendeie sei lá mas mas penso que não, deverá ser do consumo que exige para aquecer as velas.
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Re: Relé/fusível velas incandescência motor 1.9D
Não tenho experiência em relação a isso, mas acredito que seja normal....ricardo80cv Escreveu: ↑20 nov 2019, 19:07 Boa noite Silver_Ajm
Já dei com o gato, tinha o fusível de 80Amp queimado de um lado. Já meti Novo, terminais novos, tudo ok. Uma questão, aquilo qdo está a aquecer as velas, se tocarmos no Cabo que liga a esse fusível, ele fica morno, será normal? Tenho receio que aquilo se incendeie sei lá mas mas penso que não, deverá ser do consumo que exige para aquecer as velas.
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Re: Relé/fusível velas incandescência motor 1.9D
Certo, já agora se alguém puder tirar essa dúvida, agradeço, mas penso que sim, que seja normal.
Fui lá agora testar de novo e desta vez com o motor já frio e está impecável. Dou à chave e a luz de aquecimento de velas acende na perfeição durante uns segundos.
Fui lá agora testar de novo e desta vez com o motor já frio e está impecável. Dou à chave e a luz de aquecimento de velas acende na perfeição durante uns segundos.
- ricardo80cv
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Re: Relé/fusível velas incandescência motor 1.9D
Boa tarde malta,
Preciso da vossa ajuda...o relé que dá corrente às velas do motor 1.9 D para pegar quando está frio, ele demora sempre 10 segundos o que eu acho exagerado e estou desconfiado que é tempo demais porque é a segunda vez que me queima o fusível, ou seja, o relé envia a corrente mas antes de chegar às velas ainda passa por um fusível de 50Amp, e noto que depois de pegar o cabo ainda fica muito quente durante uns bons 2 minutos.
Reparo também que estando frio ou ali nos 60Cº o tempo de aquecimento é o mesmo, os 10 segundos porque consigo ouvir o relé a desarmar. Não deveria aquecer menos tempo visto que se estiver a 60 ou 70Cº já é só um pequeno toque nas velas de 2 ou 3 segundos que ele vai pegar logo?
Pergunto isto porque estar aquecer sempre 10 segundos pode ser tempo demais fazendo com que o consumo de energia produza calor ao ponto de queimar o fusível.
Não acho normal...ou então terá um contacto já velhote que não seja muito perfeito e faça produzir calor em demasia quando está a aquecer as velas e vai queimando até que funde mesmo o fusível...é que é um calor que não se consegue lá colocar a mão que queima mesmo, muito estranho.
Preciso da vossa ajuda...o relé que dá corrente às velas do motor 1.9 D para pegar quando está frio, ele demora sempre 10 segundos o que eu acho exagerado e estou desconfiado que é tempo demais porque é a segunda vez que me queima o fusível, ou seja, o relé envia a corrente mas antes de chegar às velas ainda passa por um fusível de 50Amp, e noto que depois de pegar o cabo ainda fica muito quente durante uns bons 2 minutos.
Reparo também que estando frio ou ali nos 60Cº o tempo de aquecimento é o mesmo, os 10 segundos porque consigo ouvir o relé a desarmar. Não deveria aquecer menos tempo visto que se estiver a 60 ou 70Cº já é só um pequeno toque nas velas de 2 ou 3 segundos que ele vai pegar logo?
Pergunto isto porque estar aquecer sempre 10 segundos pode ser tempo demais fazendo com que o consumo de energia produza calor ao ponto de queimar o fusível.
Não acho normal...ou então terá um contacto já velhote que não seja muito perfeito e faça produzir calor em demasia quando está a aquecer as velas e vai queimando até que funde mesmo o fusível...é que é um calor que não se consegue lá colocar a mão que queima mesmo, muito estranho.