Limpeza EGR + Subtituição tubagens vácuo

Responder
Jarbas83
Beginner
Beginner
Mensagens: 64
Registado: 21 Mar 2018, 22:29
Veículos: Golf III TDI 90cv

Limpeza EGR + Subtituição tubagens vácuo

Mensagem por Jarbas83 »

Boas. O meu TDI 1z tem quase 500.000kms. Veio para a minha mão com 290.000kms e nunca mexi nos coletores, motor, nada...felizmente. Mas queria fazer uma limpeza à EGR e substituir os tubos de vácuo do motor.

Onde sugerem desapertar a EGR? Nos pontos que assinalei na foto?

Nunca desmontei esses componentes. Tem algumas dicas? Material a usar para limpar, sugestões etc...

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9135
Registado: 22 Abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Limpeza EGR + Subtituição tubagens vácuo

Mensagem por Silver_Ajm »

Se queres limpar a EGR e esse tubo flexível, tens que desapertar obrigatoriamente os 4 parafusos e as duas porcas assinaladas. Para limpar a EGR não uses líquidos agressivos para borrachas, tipo mistolin pois a EGR tem um pulmão em borracha e pode romper.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 16645
Registado: 18 Nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Limpeza EGR + Subtituição tubagens vácuo

Mensagem por Mario_Marques »

Um conselho, limpa egr+coletor de admissão e idealmente deverias limpar as válvulas, mas esta última só recomendo a quem tiver o mínimo de conhecimento de mecânico pois se cometer algum erro o mais provável é acontecer um erro caro.
Para removeres a egr nesse motor é exatamente como assinalaste nas fotos, mas é boa ideia despertares em primeiro lugar os parafusos que fixam a flange to tubo de alimentação á egr, só depois o resto, ao montar, primeiro monta tudo e encosta os parafusos todos, só ao fim da o aperto final.
No caso do coletor de admissão podes depois de raspar, se tiveres, usar um maçarico para queimar o lixo, depois é mais fácil de remover.

Na egr, A dica para limpar é antes de meteres qualquer produto lá, raspa tudo o que puderes, produtos só mesmo ao fim e qualquer solvente faz o serviço, podes por ex usar wd40, gasóleo, gasolina, tem só cuidado para não danificar o diafragma ou vedante da egr, na egr não se pode usar maçarico por razões óbvias.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?
Responder