Amigo, fácil!
4 turbos, 2 marcas.
Nos motores SB e RA sairam:
Pela KKK, K14
e pela Garret, T2
Nos motores JR sairam:
Pela KKK, K24
e pela Garret, T3
Embora entre eles haja algumas diferenças ( em termos de fabrico Garret ou KKK), sao turbos muito equivalentes. Os K14/T2 sao turbos mais citadinos, mais pequenos que teem uma boa resposta a baixas rotaçoes e pouco caudal para altas rotaçoes. Os Turbos K24/T3 sao turbos mais de estrada, sao turbos maiores, na decada de 80 as marcas utilizavam turbos muito grandes, talvez grandes demais... porque embora eles tenham um bom caudal em altas rotações, nao teem resposta a baixas rotaçoes.
Como deves ter reparado è raro um carro sair com o caudal de K24/T3 nos dias de hoje, muito menos em carros de media gama, a evoluçao dos turbos, foi tentar conjugar uma boa relaçao em baixas e altas rotaçoes, a Geometria Variavel foi a solução encontrada!
Embora possa existir alguma falha nas minhas palavras, espero que tenhas finalmente conseguido perceber.
Abr
tamanho do turbo
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Re: tamanho do turbo
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Re: tamanho do turbo
para o setup que pretendes K24 é a melhor solução.. andar com êmbolos e mais material e depois teres um t2 ou um 14 é treta.. tanto gasóleo vai precisar de ar lá em cima..
- ncgolf
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Re: tamanho do turbo
boas, eu tenho um mk2 de 88 com motor jr e o turbo é o k14, mas como nunca andei com outro nao posso me pronunciar
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Re: tamanho do turbo
Qual é a tua duvida?ncgolf Escreveu:boas, eu tenho um mk2 de 88 com motor jr e o turbo é o k14, mas como nunca andei com outro nao posso me pronunciar
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Re: tamanho do turbo
Obrigado rc 20... dsclp so rsp agora mas é que so vi agora
ja vi que somos quase vizinhos
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Re: tamanho do turbo
mas qual é mais aconsejado para trabalhar com um intrecooler, por exemplo um t2 ou um t3? é que eu tenho um t3.
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Re: tamanho do turbo
um intercooler é sempre aconselhado!!!
mesmo que nao queiras o carro pra andar em "corridas" !
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Não tens que fazer nos teus tempos livres?! compra um Golf mk2.....
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Re: tamanho do turbo
Boa, tive um vw mk2 1.6, entretanto alterei o motor para um Jr com um k24, para andar na brincadeira e talvez partir, nada como o k24 com a bomba injetor a, bicos trabalhados, ou os de 155bar já dá, entretanto com um bom IC frontal como tinha, o meu era de uma lancia delta HF turbo a GASÓLEO, por acaso vinha com um k16 e com um intercooler origel já bem fixe, a minha liga era do 1.6D e estava estrangulada, mas mesmo assim, rata a tdi's de 90 e 110 a vontade também devido às caixas do gtd serem 1,2 curtas 3,4 longas, e 5 curta a respeito a conversa dos turbos também tenho um k14 e digo que só para consumos porque fica baixa e média, mas depois estanca, e como sou da Madeira, equela porcaria era pa soprar a subir entretanto, mt atenção ao aquecimento que estes motores fodem bues juntas e cabeças, o truque tá no radiador de óleo do motor que vem no motor do audi 80 com o mesmo motor, e é de aproveitar o radiador grande com 2 ventoinhas que só uma tem o motor e a outra roda com uma correia fica top e ja da pa rir, tirando os problemas dos rotentores do veio desembreador, a embreagem aguenta bem uns puxetes e casquis dos braços de suspencao dianteiros com os quasquis do audi TT que é todo preenchidos, os originais são só 2 arranques
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Re: tamanho do turbo
Boas hellmouser que motor é o teu? É o azz?Hellmouser Escreveu: ↑20 nov 2018, 12:06 Boa, tive um vw mk2 1.6, entretanto alterei o motor para um Jr com um k24, para andar na brincadeira e talvez partir, nada como o k24 com a bomba injetor a, bicos trabalhados, ou os de 155bar já dá, entretanto com um bom IC frontal como tinha, o meu era de uma lancia delta HF turbo a GASÓLEO, por acaso vinha com um k16 e com um intercooler origel já bem fixe, a minha liga era do 1.6D e estava estrangulada, mas mesmo assim, rata a tdi's de 90 e 110 a vontade também devido às caixas do gtd serem 1,2 curtas 3,4 longas, e 5 curta a respeito a conversa dos turbos também tenho um k14 e digo que só para consumos porque fica baixa e média, mas depois estanca, e como sou da Madeira, equela porcaria era pa soprar a subir entretanto, mt atenção ao aquecimento que estes motores fodem bues juntas e cabeças, o truque tá no radiador de óleo do motor que vem no motor do audi 80 com o mesmo motor, e é de aproveitar o radiador grande com 2 ventoinhas que só uma tem o motor e a outra roda com uma correia fica top e ja da pa rir, tirando os problemas dos rotentores do veio desembreador, a embreagem aguenta bem uns puxetes e casquis dos braços de suspencao dianteiros com os quasquis do audi TT que é todo preenchidos, os originais são só 2 arranques
É que tenho um golf 3 TD 75cv e gostava de por aquilo com um pouco de vida mas nada de mais..
- Mario_Marques
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Re: tamanho do turbo
Não necessariamente, tudo depende da aplicação, se um turbo estiver bem dimensionado e não aquecer muito o ar o intercooler pouco ou nada faz falando em intercooler a ar.bruno_mpwr Escreveu: ↑25 abr 2010, 19:33 um intercooler é sempre aconselhado!!!
mesmo que nao queiras o carro pra andar em "corridas" !
Se tiveres uma temperatura de admissão de por ex 50graus, tempo ambiente de 27, na melhor das hipóteses vais ter uns 42de intake que são migalhas e vais ter a restrição de fluxo do IC e quebra de pressão.
Os turbos vnt nos dias de hoje existem porque sim melhora um pouco as baixas mas também existem especialmente para forçar o ciclo das Egr para baixar o nox caso contrário muito provavelmente muitas marcas não utilizariam, tem também um lado bastante negativo para uma aplicação para performance que é uma grande restrição de escape e aumento de pressão de escape que é um dos motivos de nos dias de hoje apesar dos motores serem muito melhor construídos, sofrem muito mais desgaste e a potência max num turbo sem vnt é sempre superior a comparar de igual para igual.
Outra coisa importante é que pegar num turbo de 30 anos usado que andou com 15w40 e tem 200mil km ou pior não é o mesmo que pegar nele novo a rolar com 5w40, a velocidade de resposta é completamente diferente, quando passei no meu mk2 do T3 usado para um zero KMS foi água para o vinho, apesar do t3 que lá estava estar bom, tinha imensa fricção, no vsr via-se negro para fazer 110mil rpm, o novo nas mesmas condições de teste fazia 180mil