tamanho do turbo

Responder
RC 20
Pro
Pro
Mensagens: 1491
Registado: 03 mar 2008, 19:30
Localização: Caneças | Lisboa

Re: tamanho do turbo

Mensagem por RC 20 »

Amigo, fácil!

4 turbos, 2 marcas.

Nos motores SB e RA sairam:
Pela KKK, K14
e pela Garret, T2

Nos motores JR sairam:
Pela KKK, K24
e pela Garret, T3

Embora entre eles haja algumas diferenças ( em termos de fabrico Garret ou KKK), sao turbos muito equivalentes. Os K14/T2 sao turbos mais citadinos, mais pequenos que teem uma boa resposta a baixas rotaçoes e pouco caudal para altas rotaçoes. Os Turbos K24/T3 sao turbos mais de estrada, sao turbos maiores, na decada de 80 as marcas utilizavam turbos muito grandes, talvez grandes demais... porque embora eles tenham um bom caudal em altas rotações, nao teem resposta a baixas rotaçoes.

Como deves ter reparado è raro um carro sair com o caudal de K24/T3 nos dias de hoje, muito menos em carros de media gama, a evoluçao dos turbos, foi tentar conjugar uma boa relaçao em baixas e altas rotaçoes, a Geometria Variavel foi a solução encontrada!

Embora possa existir alguma falha nas minhas palavras, espero que tenhas finalmente conseguido perceber.
Abr
Golf II TD
Golf III GTI TDI

Imagem
Oizoman
Pro
Pro
Mensagens: 1546
Registado: 23 out 2007, 09:59
Localização: -=[ OESTE ]=-

Re: tamanho do turbo

Mensagem por Oizoman »

O RC20 é um poeta!
1983 GTI1987 GTD1991 GTD Special
EndOfHop3
Expert
Expert
Mensagens: 957
Registado: 23 fev 2005, 00:36
Localização: South
Contacto:

Re: tamanho do turbo

Mensagem por EndOfHop3 »

para o setup que pretendes K24 é a melhor solução.. andar com êmbolos e mais material e depois teres um t2 ou um 14 é treta.. tanto gasóleo vai precisar de ar lá em cima..
Imagem
Avatar do Utilizador
ncgolf
Rookie
Rookie
Mensagens: 70
Registado: 11 ago 2009, 22:12

Re: tamanho do turbo

Mensagem por ncgolf »

boas, eu tenho um mk2 de 88 com motor jr e o turbo é o k14, mas como nunca andei com outro nao posso me pronunciar
RC 20
Pro
Pro
Mensagens: 1491
Registado: 03 mar 2008, 19:30
Localização: Caneças | Lisboa

Re: tamanho do turbo

Mensagem por RC 20 »

ncgolf Escreveu:boas, eu tenho um mk2 de 88 com motor jr e o turbo é o k14, mas como nunca andei com outro nao posso me pronunciar
Qual é a tua duvida?
Golf II TD
Golf III GTI TDI

Imagem
mitas_gr
Amateur
Amateur
Mensagens: 358
Registado: 15 mar 2009, 13:12
Localização: Amadora,onde poucos sonhos se tornam realidade ;)

Re: tamanho do turbo

Mensagem por mitas_gr »

Obrigado rc 20... dsclp so rsp agora mas é que so vi agora
ja vi que somos quase vizinhos
Quem pode pode,quem nao pode sacode ;)
nozes
Expert
Expert
Mensagens: 726
Registado: 18 jan 2009, 21:23
Veículos: Golf GTD mk2/Peugeot 308 SW Ehdi/Citroen Berlingo 1.6 HDI
Localização: Viseu

Re: tamanho do turbo

Mensagem por nozes »

mas qual é mais aconsejado para trabalhar com um intrecooler, por exemplo um t2 ou um t3? é que eu tenho um t3.
bruno_mpwr
Pro
Pro
Mensagens: 2923
Registado: 02 mar 2009, 21:13
Veículos: mk2 gtd , M3 E36
Localização: aveiro etr

Re: tamanho do turbo

Mensagem por bruno_mpwr »

um intercooler é sempre aconselhado!!!
mesmo que nao queiras o carro pra andar em "corridas" ! :)
Não tens que fazer nos teus tempos livres?! compra um Golf mk2.....
Hellmouser
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 04 jul 2017, 12:31
Veículos: Vw mk1/mk2/mk3/mk4

Re: tamanho do turbo

Mensagem por Hellmouser »

Boa, tive um vw mk2 1.6, entretanto alterei o motor para um Jr com um k24, para andar na brincadeira e talvez partir, nada como o k24 com a bomba injetor a, bicos trabalhados, ou os de 155bar já dá, entretanto com um bom IC frontal como tinha, o meu era de uma lancia delta HF turbo a GASÓLEO, por acaso vinha com um k16 e com um intercooler origel já bem fixe, a minha liga era do 1.6D e estava estrangulada, mas mesmo assim, rata a tdi's de 90 e 110 a vontade 😅 também devido às caixas do gtd serem 1,2 curtas 3,4 longas, e 5 curta 👍 a respeito a conversa dos turbos também tenho um k14 e digo que só para consumos porque fica baixa e média, mas depois estanca, e como sou da Madeira, equela porcaria era pa soprar a subir 😂 entretanto, mt atenção ao aquecimento que estes motores fodem bues juntas e cabeças, o truque tá no radiador de óleo do motor que vem no motor do audi 80 com o mesmo motor, e é de aproveitar o radiador grande com 2 ventoinhas que só uma tem o motor e a outra roda com uma correia 😎 fica top e ja da pa rir, tirando os problemas dos rotentores do veio desembreador, a embreagem aguenta bem uns puxetes 😂 e casquis dos braços de suspencao dianteiros com os quasquis do audi TT que é todo preenchidos, os originais são só 2 arranques 😂😂
Kampazz
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 06 fev 2019, 08:37
Veículos: GOLF III TD 75cv

Re: tamanho do turbo

Mensagem por Kampazz »

Hellmouser Escreveu: 20 nov 2018, 12:06 Boa, tive um vw mk2 1.6, entretanto alterei o motor para um Jr com um k24, para andar na brincadeira e talvez partir, nada como o k24 com a bomba injetor a, bicos trabalhados, ou os de 155bar já dá, entretanto com um bom IC frontal como tinha, o meu era de uma lancia delta HF turbo a GASÓLEO, por acaso vinha com um k16 e com um intercooler origel já bem fixe, a minha liga era do 1.6D e estava estrangulada, mas mesmo assim, rata a tdi's de 90 e 110 a vontade 😅 também devido às caixas do gtd serem 1,2 curtas 3,4 longas, e 5 curta 👍 a respeito a conversa dos turbos também tenho um k14 e digo que só para consumos porque fica baixa e média, mas depois estanca, e como sou da Madeira, equela porcaria era pa soprar a subir 😂 entretanto, mt atenção ao aquecimento que estes motores fodem bues juntas e cabeças, o truque tá no radiador de óleo do motor que vem no motor do audi 80 com o mesmo motor, e é de aproveitar o radiador grande com 2 ventoinhas que só uma tem o motor e a outra roda com uma correia 😎 fica top e ja da pa rir, tirando os problemas dos rotentores do veio desembreador, a embreagem aguenta bem uns puxetes 😂 e casquis dos braços de suspencao dianteiros com os quasquis do audi TT que é todo preenchidos, os originais são só 2 arranques 😂😂
Boas hellmouser que motor é o teu? É o azz?
É que tenho um golf 3 TD 75cv e gostava de por aquilo com um pouco de vida mas nada de mais..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18484
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: tamanho do turbo

Mensagem por Mario_Marques »

bruno_mpwr Escreveu: 25 abr 2010, 19:33 um intercooler é sempre aconselhado!!!
mesmo que nao queiras o carro pra andar em "corridas" ! :)
Não necessariamente, tudo depende da aplicação, se um turbo estiver bem dimensionado e não aquecer muito o ar o intercooler pouco ou nada faz falando em intercooler a ar.
Se tiveres uma temperatura de admissão de por ex 50graus, tempo ambiente de 27, na melhor das hipóteses vais ter uns 42de intake que são migalhas e vais ter a restrição de fluxo do IC e quebra de pressão.
Os turbos vnt nos dias de hoje existem porque sim melhora um pouco as baixas mas também existem especialmente para forçar o ciclo das Egr para baixar o nox caso contrário muito provavelmente muitas marcas não utilizariam, tem também um lado bastante negativo para uma aplicação para performance que é uma grande restrição de escape e aumento de pressão de escape que é um dos motivos de nos dias de hoje apesar dos motores serem muito melhor construídos, sofrem muito mais desgaste e a potência max num turbo sem vnt é sempre superior a comparar de igual para igual.

Outra coisa importante é que pegar num turbo de 30 anos usado que andou com 15w40 e tem 200mil km ou pior não é o mesmo que pegar nele novo a rolar com 5w40, a velocidade de resposta é completamente diferente, quando passei no meu mk2 do T3 usado para um zero KMS foi água para o vinho, apesar do t3 que lá estava estar bom, tinha imensa fricção, no vsr via-se negro para fazer 110mil rpm, o novo nas mesmas condições de teste fazia 180mil
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder